Rastreabilidade do concreto e insumos: o que é e como aplicar

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

19 de setembro 2022| 13 min. de leitura

Compartilhe
Rastreabilidade do concreto e insumos: o que é e como aplicar

Você já deve ter ouvido falar na rastreabilidade, cuja exigência cresceu muito ultimamente, nos mais diversos setores da economia. Isso está relacionado com a preocupação dos consumidores em relação à qualidade e o modo de produção do que consomem.

Então, como o próprio nome indica, a rastreabilidade visa identificar a origem, o caminho percorrido e o destino de alimentos, matérias-primas, materiais e toda sorte de insumos.

Rigorosamente, é aplicável a toda e qualquer área da cadeia produtiva, inclusive na construção civil.

Ela permite às pessoas, por exemplo, mais segurança de que os produtos consumidos foram processados de forma ambientalmente correta, sem o emprego de mão-de-obra escrava ou infantil. Isso numa época de grandes preocupações socioambientais é fundamental.

no setor construtivo está se tornando impossível uma empresa crescer se não apresentar um rastreamento rigoroso de seus insumos, principalmente os mais impactantes. É uma condição para financiamentos, certificações e licitações, além de ser um item bastante valorizado pelos clientes mais atentos a essas questões.

Seguindo leitura e você vai saber muito mais sobre a rastreabilidade do concreto e insumos e as vantagens da sua aplicação.

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil e pode representar cerca de 40% do custo de uma obra. Acertar a execução dele é muito importante, pois, em muitos casos, é inviável ou muito oneroso refazer etapas. Por isso, é de suma importância garantir a sua qualidade – e aí entra uma etapa fundamental: a rastreabilidade do concreto.

Em resumo, o concreto é o produto final da mistura entre água, aglomerante (cimento), agregados miúdos (areia), agregados graúdos (brita ou seixos rolados) e, eventualmente, aditivos e outros itens.

Dessa forma, a resistência e durabilidade do concreto dependem do fator “água x cimento”, das características e qualidade dos materiais utilizados e do controle tecnológico durante todo o processo. Assim, o concreto pode ser classificado conforme critérios de resistência, densidade, forma de produção, finalidade etc.

Já deu para perceber que não é tão simples como parece, não é mesmo? E lembre-se que o controle da qualidade do concreto pode garantir muitos benefícios para as construtoras. 

Por exemplo: aumenta a resistência à compressão, durabilidade, a trabalhabilidade, a adaptação a qualquer tipo de forma e facilita a execução. 

O que é rastreabilidade do concreto e de insumos?

Trata-se de um processo que, literalmente, rastreia o concreto de cada caminhão que chega à obra. O objetivo é identificar as matérias-primas, insumos, materiais ou componentes utilizados na produção do concreto.

Essa etapa é crucial para ajudar os engenheiros na obra. Imagine, por exemplo, coordenar uma concretagem que conta com mais de 20 caminhões-betoneira ao mesmo tempo. Se o engenheiro não tiver o controle de cada etapa de concretagem e também não souber o histórico daquele concreto, ele poderá ter problemas. 

caminhões betoneira

É necessário conhecer também a origem do caminhão, o tempo de duração e a condição climática do dia. A rastreabilidade do concreto indica essas e outras informações, trazendo confiabilidade a todo o processo de concretagem.

Numa época em que um equipamento pode ser produzido num país com o componentes vindos de várias partes do mundo, o rastreamento se tornou imprescindível. Hoje serve não só para identificar a origem, mas também preservara identidade e atributos técnicos dos insumos transacionados, bem como mostrar todos os agentes e a logística envolvidos.

Vale ressaltar que a rastreabilidade pode ser de duas formas. Embora o rastreamento da origem para trás (backward) seja mais conhecido, a rastreabilidade também pode ser no sentido para frente (forward). Isto é, pode apontar o que aconteceu com determinado elemento na sequência da sua cadeia produtiva.

Isso acontece, por exemplo, quando se identifica quais produtos foram produzidos a partir de um determinado lote de matéria-prima ou peças e componentes.

Vantagens e importância da rastreabilidade do concreto e de insumos

Fato é que a rastreabilidade, não apenas do concreto, mas dos insumos de forma geral, cresceu muito ultimamente. Como vantagens mais evidentes para a construção e outras áreas, a rastreabilidade permite:

  • Garantir que somente materiais e componentes de qualidade estejam presentes no produto final.
  • Definição clara das responsabilidades pelos insumos. 
  • Identificação de produtos que são distintos, mas podem ser confundidos.
  • Possibilitar o retorno de produtos com defeitos os suspeitos à sua verdadeira origem.
  • Localizar falhas nos produtos e processos com maior precisão e tomar medidas para repará-las com o menor custo possível (diminuição de custos).
  • Entender melhor toda a cadeia envolvida e aperfeiçoar os processos de logística e produção.
  • Adequação à legislação, evitando riscos de incorrer em irregularidades e multas.
  • Alinhamento aos padrões de exigência dos consumidores.
  • Agregar valor aos produtos.
mapa global indicando rede de rastreabilidade por diferentes modais

Basicamente, só há vantagens em realizar a rastreabilidade do concreto e outros insumos na construção civil. 

Nesse sentido, a rastreabilidade do concreto e de insumos é fundamental não apenas para a eficiência e produtividade dos empreendimentos, mas também para atender a uma demanda socioambiental crescente dos consumidores.

Como fazer a rastreabilidade do concreto

Controle do concreto

O controle do concreto pode ser feito por meio uma planilha ou um sistema de gestão, e também em uma planta simplificada, que deve incluir a região ou os elementos que serão concretados. É necessário que seja marcado, por exemplo, os detalhes do caminhão que entregou o concreto e a localização onde foi despejado. 

Além disso, com o auxílio de um laboratório, deve-se recolher amostras de cada caminhão, que posteriormente são rompidas com 7 e 28 dias. Essa análise fornece dados e informações sobre a resistência à compressão daquele concreto.

Portanto, a rastreabilidade do concreto permite saber qual a sua origem, onde foi depositado e se a resistência está dentro do exigido pelo projeto. 

controle de aplicação do concreto

Assim, facilita, de forma sistêmica, a capacidade do engenheiro de prever situações de pouca resistência estrutural, minimizando dores de cabeça no futuro.

Recebimento do concreto

A rastreabilidade passa pelo controle do recebimento do concreto usinado. Ou seja, é preciso verificar cada caminhão que entregou determinada quantidade de concreto e as dimensões do caminhão descritas na nota fiscal.

Verifique também o lacre dos caminhões para saber se o material entregue corresponde ao pedido realizado. Caso não esteja compatível, é preciso retornar o produto.

Também é recomendável que os profissionais que lidam com isso saibam o seguinte: 

Se o processo de aplicação do material ou se o tempo de fabricação do concreto passar de três horas, ele terá que descartar o material. Pois, após três horas, o concreto pode perder algumas propriedades, perdendo também qualidade e resistência. 

Mapeamento da concretagem

Para evitar surpresas, você também deve seguir à risca o mapeamento da concretagem. O planejamento é muito importante, pois vai dizer o número exato de cada material em cada local. 

Existem ainda fichas de verificação dos serviços que controlam e registram as ações em cada parte da obra. A ficha que é referente ao serviço da concretagem tem como função checar e acompanhar os resultados dos laudos do ensaio de concreto.

Durante o mapa da concretagem também são requeridas algumas informações como aprovação do concreto, a data e os valores de resistência que são obtidos por meio dos ensaios feitos com o material.

processo de concretagem

Tudo isso faz parte da rastreabilidade e é importante para testar o volume e resistência do material. Dessa forma, ajuda a saber se aquilo que você comprou é realmente correspondente ao que foi entregue.

Armazenagem dos dados

Tenha em mente que a rastreabilidade do concreto é um agrupamento de dados. Portanto, pode passar o tempo que for, haverá um “rastro” (histórico) da obra, sabendo exatamente como a construtora executou o serviço.

Ao manter o histórico, a obra tem rastreabilidade desde o início. No futuro, será possível acessar informações e analisar que, para determinado pilar, a construtora usou um certo corpo de prova, uma certa concreteira, um certo caminhão, entre outros dados importantes. 

Por isso, é essencial uma boa gestão e armazenagem de dados. E isso se faz ainda mais importante em obras que utilizam diferentes fontes de cimento, vários caminhões, várias betoneiras, fornecedores diferentes etc.

Rastreabilidade = Responsabilidade socioambiental

Nesse contexto, ganham muitos pontos favoráveis os empreendimentos que demonstram claramente sua responsabilidade socioambiental. Um atestado disso são as certificações existentes, que apresentam entre seus requisitos a rastreabilidade dos insumos.

Isto é, a certificação ambiental comprova que construtora ou incorporadora adotou todas as medidas recomendadas para reduzir os impactos ambientais dos empreendimentos e produzir construções sustentáveis.

Dentre elas, a certificação de qualidade ISO 9000, que é a mais conhecida do mundo, tem entre seus requisitos:

“Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade dos processos.”

A “Identificação e Rastreabilidade” também é um dos requisitos do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade da Habitação (PBQP-H). Este é um certificado exigido das construtoras que participam do programa Minha Casa, Minha Vida e que também facilita a participação em licitações municipais, estaduais e federais.

Veja como o PBQP-H determina o rastreamento de todos os materiais controlados, tais como cimento, blocos, areia e concreto:

“A empresa construtora deve garantir a rastreabilidade, ou identificação única dos locais de utilização de cada lote, para os materiais controlados cuja qualidade não possa ser assegurada por meio de medição e monitoramento realizados”, diz o referencial normativo que trata do programa.

Além do mais, o rastreamento é fundamental para o controle eficiente dos ativos de qualquer construtora ou incorporadora, tais como equipamentos de TI, maquinários, ferramentas e materiais. 

A importância da rastreabilidade

Fato é que a rastreabilidade, não apenas do concreto, mas dos insumos de forma geral, cresceu muito ultimamente. E é aplicável a toda e qualquer área da cadeia produtiva, em especial na construção civil.

No setor construtivo está se tornando impossível uma empresa crescer se não apresentar um rastreamento rigoroso de seus insumos, principalmente os mais impactantes. É uma condição para financiamentos, certificações e licitações, além de ser um item bastante valorizado pelos clientes mais atentos a essas questões.

Portanto, a rastreabilidade, na prática, significa basicamente saber:

  • “o que” (o tipo de produto ou bem)
  • “de onde” veio (a origem)
  • “como” veio (qualidade)
  • “para onde” foi (destino)
  • entre outras informações

Basicamente, só há vantagens em realizar a rastreabilidade do concreto e outros insumos na construção civil. Ela é fundamental não apenas para a eficiência e produtividade dos empreendimentos, mas também para atender a uma demanda socioambiental crescente dos consumidores. 

Portanto, estamos falando de algo irreversível, é um dado da realidade. Mas vai além disso: significa ter uma construção segura, bem executada e com garantia de qualidade. Requisitos buscados por qualquer construtora, não é mesmo?

Aproveite e veja agora todas as vantagens de utilizar a rastreabilidade na construção civil.

Até o próximo conteúdo!