Construções Sustentáveis: o que é, como aplicar e 10 exemplos

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

26 de agosto 2022| 14 min. de leitura

Compartilhe
Construções Sustentáveis: o que é, como aplicar e 10 exemplos

Quando você escuta falar em construção sustentável, o que vem à mente? Para alguns, parece se tratar de uma solução distante; para outros, é apenas um conceito da moda, pouco prático no dia a dia da maioria das pessoas.

De forma simples, construção sustentável é aquela que leva em conta como a obra e o edifício a ser erguido vão afetar o meio ambiente antes, durante e depois da construção. Ou seja, é construir de forma a poluir menos (ou não poluir nada) e que cause o menor impacto possível na natureza ao longo da vida útil do imóvel.

Estamos falando de eficiência energética, conforto maior, economia de recursos, durabilidade do edifício e uma série de outros benefícios.

Mas a verdade é: a construção sustentável está muito mais perto de nós do que alguns imaginam. Já é possível construir até casas populares com práticas e materiais sustentáveis. Mas, isso só vai acontecer em escala, se as construtoras e incorporadoras entenderem de verdade o conceito e o valor disso.

É por isso que eu vou te mostrar neste artigo alguns princípios de sustentabilidade na construção civil, certificações que você precisa conhecer.

Além disso, vamos ver juntos nada menos que 10 exemplos incríveis e inspiradores de construção sustentável.

O que torna uma construção sustentável? Entenda os critérios

Você sabia que a construção é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e causa impacto ambiental? Quem diz isso é o próprio Conselho Internacional de Construção.

É por isso que a sustentabilidade tem se tornado uma preocupação cada vez maior em construções de todos os tipos.

Mas você talvez se pergunte:

O que torna uma construção sustentável, afinal de contas? De forma geral, podemos citar alguns critérios que são importantes:

Arquitetura inteligente

A arquitetura sustentável leva em conta fatores como a relação da edificação com o entorno, principalmente se a construção for feita ao redor de áreas ambientais.

Além disso, é preciso dar atenção a possíveis mudanças futuras de uso dos ambientes. Ou seja, dar flexibilidade aos locais e evitar futuras demolições.

Eficiência energética

O consumo de energia desempenha um papel importante nos custos financeiros e, principalmente, ambientais, de uma construção.

Prezar pela eficiência energética significa garantir que a energia para manter o local seja de fontes limpas e com baixo impacto sobre o meio ambiente. Isso inclui painéis fotovoltaicos, aquecedores solares e soluções similares.

Gestão da água

A água é outro ponto de importância crítica para que uma obra seja realmente sustentável. A gestão desse recurso vital deve ser observada desde a construção, e também depois, para a manutenção do prédio.

Muitas soluções construtivas consideradas secas têm ganhado espaço no mercado, sem contar os sistemas de racionamento e reaproveitamento de água da chuva.

Uso de materiais

Os materiais usados numa obra fazem total diferença em como será o seu impacto ambiental pelas próximas décadas ou até centenas de anos.

O mercado já se movimenta de forma cada vez mais ativa para apresentar soluções mais eficazes, rápidas e sustentáveis. Um exemplo disso é o Steel Frame, um substituto mais ecológico para a construção de alvenaria.

Controle de resíduos

A gestão de resíduos também desempenha um papel-chave na construção sustentável, até porque os restos de materiais usados nas obras causam grande impacto ao meio ambiente.

Por conta disso que surgiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que conta com diretrizes claras quanto ao manuseio desse tipo de material para diminuir seus prejuízos.

O Sienge disponibiliza gratuitamente o ebook Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil. Ele é muito útil para se aprofundar melhor no assunto e trazer uma gestão de resíduos mais assertiva. Baixe agora clicando na imagem abaixo.

Gerenciamento de Resíduos Construções Sustentáveis
Clique na imagem para baixar

Veja 10 obras sustentáveis (e o que torna cada uma delas especial)

Depois de tantas informações relevantes sobre o que é preciso para tornar uma construção sustentável, nada mais justo que ver exemplos práticos.

E sim, você imaginou certo:

Agora é a hora de descobrir várias obras inspiradoras que mostram, de forma plena, o que significa criar uma edificação que se preocupa com o meio ambiente.

Isso vai ser possível em qualquer obra?

Ainda não, até porque separamos casos fora da curva, que prezam pelo mais alto nível de sustentabilidade. Ainda assim, dá para ter ideia do que já é possível fazer.

Veja quantos exemplos legais e escolha o seu favorito:

1. Seed, Brasil

Edifício Seed São Paulo 10 Construções Sustentáveis
Fonte: Cardim Paisagismo

O edifício Seed, que fica na Vila Olímpia, em São Paulo, é inspirado em iniciativas internacionais, como o Bosco Verticale, na Itália. O prédio conta com, pelo menos, 8 tipos de plantas nativas da Mata Atlântica.

2. Aeroporto de Oslo, Noruega

Aeroporto de Oslo 10 Construções Sustentáveis
Fonte: Wikimedia Commons

O aeroporto de Oslo é o único do mundo com a avaliação máxima do BREEAM, o que o credencia como o terminal aéreo mais sustentável do mundo.

O local conta com um reservatório de neve coletada no frio para resfriar o local no verão.

3. One Angel Square, Inglaterra

One Angel Square 10 Construções Sustentáveis
Fonte: Flickr

Situado em Manchester, na Inglaterra, é considerado um dos maiores edifícios do mundo e recebeu avaliação de 95% no índice do BREEAM. A emissão de CO2 foi reduzida em 80% com relação a antiga sede.

4. Sociedade Torre de Vigia, EUA

Watchtower Testemunhas de Jeová 10 construções sustentáveis
Fonte: Wikimedia Commons

Os 7 prédios da Sociedade Torre de Vigia, em Wallkill, Nova York, receberam 4 Green Globes, a maior nota da certificação do GBI. Apenas 87 prédios (em mais de 1 mil já certificados pela organização) já receberam a nota máxima.

Um dos prédios do complexo possui um telhado ecológico com flora nativa plantada num meio de cultura, sobre uma membrana a prova dʹágua. Além disso há um tratamento no local da água da chuva para reduzir o consumo da água do sistema público.

5. Bellagio Hotel & Cassino, EUA

Bellagio Las Vegas 10 Construções Sustentáveis
Fonte: Wikipedia

O Bellágio, que fica em Las Vegas, Nevada, também recebeu 4 Green Globes pelo GBI. O hotel conta com inúmeras medidas sustentáveis, desde usar toalhas de papel recicladas nos banheiros até combater o desperdício de água.

6. Hospital Geral NG Teng Fong, Singapura

Hospital Geral NG Teng Fong 10 Construções Sustentáveis
Fonte: Wikimedia Commons

Vários fatores sustentáveis, como coleta de água da chuva, ventilação natural e aquecimento solar fazem deste hospital em Singapura merecedor do prêmio Better Healtcare Award em 2017.

7. Bank Of America Tower, EUA

Bank of America Tower 10 Construções Sustentáveis
Fonte: Wikipedia

Localizado em One Bryant Park, Nova York, o prédio de um dos maiores bancos do mundo foi o primeiro a atingir o nível platina do LEED.

Além disso, foi feito com materiais ecológicos, conta com sistema de reaproveitamento de água e preza pela eficiência energética.

8. Shanghai Tower, China

Shanghai Tower 10 Construções Sustentáveis
Fonte: ArchDaily

A torre mais alta da China, e segunda mais alta do mundo, recebeu a certificação do LEED e conta com um design sustentável que garante economia superior a 20% com relação a outros edifícios do mesmo porte.

9. Bairro das Perdizes, Brasil

Bairro das Perdizes São Paulo 10 construções sustentáveis
Fonte: Wikipedia

É o primeiro bairro da América Latina a receber a certificação da Aqua/HQE, o que mostra o quanto o bairro das Perdizes é sustentável desde o projeto e segue as melhores práticas ambientais.

10. Apple Park, EUA

Apple Park 10 construções sustentáveis
Fonte: Wikimedia Commons

A nova sede da Apple, em Cupertino, Califórnia, conta com um sistema de ventilação natural tão poderoso que não precisa de aquecedor ou ar condicionado por 9 meses do ano.

Realizar uma construção sustentável vai muito além de usar alguns materiais ecologicamente corretos. É preciso levar o meio ambiente em conta em cada detalhe do projeto, e pensar até no futuro.

As certificações servem para garantir que essas normas sejam mesmo cumpridas, e tantos exemplos mostram que é mais do que possível alinhar o máximo de beleza e eficiência sem prejudicar o meio ambiente.

5 certificações de sustentabilidade internacionais que você precisa conhecer

Deu para perceber que a sustentabilidade é assunto sério na Construção Civil, e que existem políticas e indicadores práticos voltados para a aplicação correta das melhores práticas.

Mas é só isso?

Claro que não! Há várias certificações de sustentabilidade, no Brasil e no mundo, que ajudam a medir o quanto uma edificação preza pela preservação natural.

Veja algumas das principais certificações internacionais que são usadas para determinar quais são as construções sustentáveis:

  • Green Globes: certificação dada pelo Green Building Initiative (GBI) a prédios que prezam pelos mais altos padrões de sustentabilidade;
  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design): similar ao Green Globes, o LEED é a certificação de sustentabilidade mais usada no mundo;
  • Aqua/HQE: iniciativa da fundação Vanzolini, a certificação foi aplicada no Brasil depois de ser adaptada do selo francês Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale);
  • Procel Edifica: selo da Procel, que existe desde 2003, para construções que usam melhor os recursos naturais para reduzir o consumo de energia nas edificações;
  • BREEAM: o BREEAM fez muito sucesso na Europa desde 1992, antes de chegar no Brasil em 2011. O nível de exigência é bem alto, o que colabora para a enorme credibilidade da certificação.

Como a construção sustentável beneficia a sociedade

Poucas coisas são tão ruins para a poluição do meio ambiente quanto a geração desenfreada de resíduos que vêm da construção civil. Estima-se que cerca de 40% a 50% das emissões de CO² no mundo venham do setor construtivo, ou seja, metade da poluição do planeta.

Mas, felizmente, com todas as soluções que vimos neste artigo, esse número pode cair brutalmente com a aplicação prática de soluções sustentáveis de construção. Nós temos muita tecnologia, muita variedade de materiais e até de sistemas construtivos para mudar isso.

efeito da construção sustentável é ótimo para a sociedade

Além de tudo isso, nós temos algo essencial para todo o cenário do setor de construção:

A tecnologia e a estrutura necessária para construir de forma sustentável com uma gestão de qualidade, digital, alinhada aos principais parâmetros de produtividade e segurança. Em outras palavras, uma plataforma integrada de gestão oferece toda a base de suporte à tomada de decisão e estratégia operacional necessária para construir de forma sustentável.

O impacto desse tipo de mudança na construção civil para a sociedade é enorme. Consegue imaginar quantos bons frutos viriam de reduzir a poluição do planeta em 50%? Além disso, se um setor tão influente quanto o da construção fizer isso, os demais setores o acompanham.

Assim, fica evidente que a construção sustentável é muito mais do que uma oportunidade de se diferenciar no mercado, apesar de este ser um fator a mais a considerar. Mas o principal é pensar que o impacto da sustentabilidade vai muito além de um setor de mercado, mas afeta toda a qualidade de vida da sociedade.

Quer saber mais como aplicar a construção sustentável em suas obras? Veja agora o que você precisa saber sobre bioarquitetura e como aplicá-la aos seus projetos!