Como evitar desperdício de materiais de construção

Gustavo Prata

Gustavo Prata

Engenheiro Civil com mais de 12 anos de experiência em gerenciamento de obras, planejamentos, controle de cronograma físico-financeiro, orçamentos e organização de obras. Atualmente, é Product Manager no Sienge.

17 de junho 2021

Compartilhe

O desperdício de materiais de construção é um daqueles problemas que todo gestor de obra escolheria para eliminar se tivesse um único desejo a ser atendido no canteiro. Afinal, esse tipo de problema gera muito prejuízo e aumenta o trabalho de todos.

Mas é possível evitar o desperdício de forma prática, desde que a equipe responsável pela obra aplique algumas ações importantes, tanto no canteiro de obras quanto fora dele. Mas, quais ações são estas?

Neste artigo eu vou te mostrar por que agora, mais do que nunca, você precisa prestar atenção ao desperdício de materiais de construção e como lidar com isso do melhor modo.

Por que é mais importante do que nunca evitar desperdício de materiais de construção

Falar de desperdício de materiais de construção não é novidade para ninguém na construção civil, mas talvez esse seja um dos motivos de o problema ainda existir: se tornou tão comum apenas falar a respeito, que muitos gestores entendem que o problema não tem solução definitiva, apenas ações paliativas.

Desperdício de materiais pode ser reduzido

Mas isso não é verdade:

Agora é mais importante do que nunca trabalhar para evitar ao máximo o desperdício de materiais de construção. E eu digo isso por, pelo menos, dois motivos:

Danos ao meio ambiente precisam ser contidos

Os danos ao meio ambiente já chegaram a níveis assustadores, e isso parte de todo mundo. Então, qualquer setor de negócios e atividade econômica precisa trabalhar pensando na sustentabilidade.

O mesmo vale para o setor da construção civil. Aliás, é importante lembrar que o desperdício de materiais não tem a ver só com o descarte e decomposição do item em si, mas também com a quantidade de energia necessária para construir o material.

Já existem soluções para combater o desperdício

Na construção, as chamadas construções verdes já são uma realidade, assim como os materiais e tecnologias novas a favor da sustentabilidade. E a tendência é que isso aumente ainda mais, não só para conter os danos ao meio ambiente, mas também para dar mais qualidade de uso às edificações.

Construções verdes são tendência

Ou seja:

Já existem soluções para conter o desperdício de materiais de construção. Por isso, vale a pena investir cada vez mais nos recursos sustentáveis e na tecnologia, pois além de desperdiçar pouco eles têm melhor qualidade.

Como a tecnologia ajuda a evitar o desperdício de materiais de construção

A tecnologia é sempre aliada da inovação, e não seria diferente quando se trata de reduzir o desperdício dos materiais de construção. Enquanto alguns pensam que a tecnologia é responsável pela poluição, fica claro que os avanços modernos se aproximam cada vez mais de uma tecnologia sustentável.

Mas ainda fica a pergunta:

Como é que a tecnologia pode ajudar, de forma prática, a evitar o desperdício de materiais de construção no canteiro? E a resposta é que existem ao menos duas formas de usar a inovação tecnológica para isso. Veja agora quais são elas.

Processos mais eficientes

A primeira maneira que a tecnologia pode ajudar é criar e executar processos de gestão e construção mais eficientes. Em outras palavras, existem soluções no mercado que tornam mais fácil gerenciar e realizar a obra de uma forma que os materiais sejam mais bem aproveitados e que durem mais tempo.

Assim, com as ferramentas certas, você pode mudar a forma com que a sua equipe usa os materiais e aproveitá-los melhor por conta disso. Além do mais, o desperdício não começa na hora de aplicar o material, mas bem antes, já no projeto.

Com as tecnologias certas, os processos aplicados do início ao fim do empreendimento garantem o melhor uso possível de cada recurso, inclusive dos materiais de construção.

Inteligência de dados que aprimora a edificação

Outra forma de usar a tecnologia é coletar dados de inteligência a partir do trabalho feito no passado. Como assim?

Imagine que a sua construtora passou a usar um sistema de gestão especializado e realizou uma obra com ele no ano passado. Agora, vocês iniciam uma obra similar. Com todos os dados e registros da última obra, fica mais fácil gerenciar o empreendimento atual, evitar erros passados e acertar a mão no uso dos materiais.

A tecnologia reduz o desperdício de materiais de construção

Em outras palavras, o histórico serve como base para tomar decisões futuras com maior precisão e nível de acerto. Desse modo, a cada nova empreendimento fica mais fácil ajustar os processos e reduzir cada vez mais o desperdício de materiais.

4 dicas práticas para evitar o desperdício de materiais de construção

Agora que você já viu por que focar no uso da tecnologia, nós vamos entrar na parte prática do que fazer para evitar o desperdício de materiais de construção. E há pelo menos 4 ações que você pode tomar para garantir que as suas obras sejam feitas com os melhores materiais e sem desperdício.

Aqui está o que você deve fazer:

1. Equipar melhor os profissionais no canteiro

No fim das contas, a pessoa responsável por aplicar os materiais na construção é o último responsável por evitar o desperdício. Afinal, mesmo se a equipe for bem em todos os processos anteriores, o profissional pode perder o material se não souber usá-lo.

E qual é a melhor maneira possível de evitar isso? Por dar treinamento e condições de trabalho adequadas aos trabalhadores do canteiro de obras.

O treinamento inclui o ensino de como manusear cada material, como aplicá-lo da forma correta e usá-lo sem desperdício. Já as condições de trabalho têm a ver com fornecer os equipamentos necessários.

É comum para muitas construtoras trabalhar com profissionais que já são experientes, mas que têm “vícios” de trabalho que causam desperdício. Ajudar esses profissionais a seguir as instruções do fabricante pode ser um movimento simples, mas de grande impacto.

2. Usar processos mais eficientes de construção

Já falamos aqui sobre como a tecnologia ajuda nos processos, e hoje em dia existem muitos padrões construtivos que você pode usar para reduzir o desperdício. Um deles é a construção em steel frame, que conta com um projeto detalhado que perde poucos materiais.

Outras opções incluem:

3. Gerenciar bem o almoxarifado

Uma coisa é certa: se o seu almoxarifado for desorganizado, a chance de desperdício é muito maior. Estamos falando de perda de materiais nunca utilizados, compra em excesso, vencimento mais rápido por conta de armazenagem inadequada e vários outros problemas.

Por outro lado, com um estoque bem organizado tudo fica mais fácil:

  • armazenar tudo da forma correta e garantir a preservação dos materiais;
  • ter noção real do que é preciso comprar;
  • facilidade de rastrear cada item e usar tudo o que foi comprado;
  • e mais.

4. Usar uma plataforma de gestão para a construção

Por último, mas não menos importante, esse é o passo que vai facilitar você aplicar todos os outros: adotar uma plataforma de gestão integrada para todas as suas obras. Com um software só, você pode ter todas as informações que precisa para cada etapa do empreendimento.

Além disso, você terá a seu favor a eficiência dos processos e a coleta de dados que citei acima, as duas ferramentas centrais da tecnologia para evitar o desperdício.

Sem dúvida, o modo mais fácil e prático de evitar o desperdício de materiais de construção é com o uso da tecnologia. Mas precisa ser a tecnologia certa, que vai servir de suporte a tomada de decisões, criação de processos eficientes e fonte de aprendizado.

Além das dicas que eu te mostrei aqui, ainda existem outras ações que você pode tomar para prevenir e reduzir o desperdício. Veja, por exemplo, mais 5 formas de evitar desperdícios de materiais de construção nas suas obras!

Compartilhe