banner sienge

Construção Civil – É hora de aumentar a produtividade!

Blog > construcao, gestao, incorporacao, industria-da-construcao, sienge, sustentabilidade, tendencias
12 de setembro de 2013

Qualquer pequeno diferencial é determinante para o sucesso da sua empresa e aumentar a produtividade pode te salvar. O setor da Construção Civil também está neste cenário.

Para o futuro do setor da Construção Civil, a perspectiva é de uma maior preocupação com a qualidade dos produtos ofertados. Retomando a boa engenharia e a boa arquitetura, com mais planejamento e controle das obras, com foco nos processos de gestão, nos custos e na qualidade.

Aumento na margem de rentabilidade das empresas  continua sendo prioridade para o futuro, obrigando as empresas a enxugarem suas estruturas, racionalizarem custos e lógico, serem mais assertivas nos empreendimentos.

Nos lançamentos imobiliários, haverá uma preocupação maior com a concepção do produto, baseada em pesquisas de mercado, afim de captar as necessidades reais, diferentes nichos de consumidores e a viabilidade econômica do empreendimento.

Em meio ao contexto, o movimento de sustentabilidade continua em crescimento progressivo e cada vez mais incorporado com o setor da indústria da Construção Civil, tanto nos processos de certificação (LEED, Grenbuilging, AQUA, ISOs), quanto na aplicação da sustentabilidade na fase de  de concepção do empreendimento, assim como em retrofits.

O grande desafio, porém, está no salto de produtividade da Construção Civil, que deve ter como elemento indutor um intenso movimento na inovação, seja passando pelo desenvolvimento de materiais, novas demandas imobiliárias, novas tecnologias da construção como a popularização do BIM (Building Information Modeling), desenvolvimento e melhor aplicação da TI, adequação às normas de qualidade e qualificação profissional.

A necessidade de potencialização da produtividade na indústria da Construção Civil é um desafio, entretanto, com isso, mesmo atuando em um cenário próspero, as empresas podem e estruturar cada vez mais, aprimorando todos os seus processos e reduzindo drasticamente seus riscos.

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa