Inovação em serviços de construção civil pode gerar mais lucratividade

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

8 de julho 2016| 9 min. de leitura

Compartilhe
Inovação em serviços de construção civil pode gerar mais lucratividade

Não importa o tamanho da empresa, mesmo em época de crise é possível encontrar oportunidades de crescimento em qualquer negócio, inclusive na área de serviços de construção civil.  E a vantagem é que as MPEs conseguem se moldar com mais facilidade. Estudos realizados pela IBM e também pela Adobe, apontam que sem criatividade não será possível solucionar os desafios do nosso tempo. Desta forma, para aumentar a lucratividade de sua empresa é preciso tomar as decisões certas no momento certo. Aplicar a criatividade para gerar inovação tem sido um dos principais objetivos estratégicos das empresas. Criar eventos, investir em marketing de baixo custo e dar mais opções aos clientes estão entre elas. São essas pequenas diferenças que fazem a sua empresa sair na frente no ranking de posicionamento de mercado, aumentar o faturamento e ganhar destaque no setor.

Como usar a inovação em serviços de construção civil?

Inovação é uma combinação de necessidades sociais e de demandas do mercado utilizando os meios científicos e tecnológicos para resolvê-las. Um produto, processo ou método de gestão pode ser considerado inovador se é novo para a empresa, ainda que seja uma prática comum na concorrência ou em outros negócios. Qualquer melhoria de processo produtivo, fruto de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de processos pode oferecer oportunidades expressivas de aumento de lucratividade em relação aos concorrentes. Algumas dicas para as pequenas empresas de construção aplicarem soluções criativas em seus processos podem ser encontradas no ebook 6 passos para tornar sua construtora mais competitiva. Na avaliação de Marco Antonio dos Reis, diretor da Fiesp, a saída para os tempos de crise é, justamente, buscar novas oportunidades.

“As empresas menores devem buscar novos mercados. Procurar institutos de pesquisas e universidades para desenvolver nova linha de produção, participar de feiras do setor, mesmo que como espectador, para entrar em contato com a inovação e enxergar novo horizonte. O pequeno empresário deve ir para o lado da sustentabilidade (ID117), de construções com menor impacto ambiental, de energia fotovoltaica, eólica; explorar algo da falta de energia elétrica”, sugere. Há muitas dicas de como sua pequena construtora pode se diferenciar da concorrência e, consequentemente, aumentar seus resultados. Mas segundo o Manual de Oslo  – principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras são três pontos principais a se observar. Adaptando-os para a pequena e média construtora, podem ser aplicados da seguinte maneira:

#1 Inovação no produto

Edificações que causam menor impacto à natureza são diferenciadas: os projetos são construídos a favor da eficiência de energia e equipados com coletores de água da chuva, tecnologias para captação e aproveitamento do vento e até mesmo hortas domésticas. Um empreendimento imobiliário pode ser sustentável em diferentes dimensões econômicas, ambientais e sociais, sempre com o objetivo de minimizar o impacto no ecossistema desde a fase de obra até sua ocupação.

#2 Inovação no processo

Utilize a tecnologia desde o planejamento até a execução da obra. Para a execução de um projeto, é importante a criação de um plano de planejamento e gerenciamento da mão de obra e de maquinários e equipamentos, por exemplo. Planejar bem uma obra antes mesmo de ela começar traz inúmeras vantagens à construtora: programar e acompanhar melhor as atividades, cumprir prazos, reduzir custos e otimizar o uso de recursos estão entre elas. Essa organização pode ser garantida por meio de cronogramas de obra, entre eles, o cronograma financeiro. Para gerenciar as obras, é possível utilizar aplicativos em dispositivos móveis como smartphones e tablets, por exemplo, que ajudam a gerenciar a construção. Com essa atitude, a empresa reduz o tempo construtivo e o atraso em obras, um dos principais problemas do setor.

#3 Inovação de marketing

Utilize a internet, um meio barato em comparação a TV, revistas e jornais. Perceba que utilizando o marketing digital e divulgando o seu produto na internet, a sua empresa tem chances mais niveladas de competir com as grandes construtoras quando se trata de publicidade e divulgação online. Estima-se que 80%, em média, dos contatos começam pela internet, logo, focar não só em anúncios na web, com ações específicas garantem o almejado retorno no setor de vendas. Para não desperdiçar tempo e dinheiro procure profissionais especializados e considere o marketing digital como investimento, não como gasto.

Promover a criação de um programa de melhoria contínua

Um programa de melhoria contínua é aplicado a partir do uso de metodologias sistemáticas que utilizadas por equipes multifuncionais e interdisciplinares permitem uma análise mais aprofundada dos problemas que afetam os resultados, identificando suas causas e permitindo o desenvolvimento de planos de ação que rompem com os paradigmas e preconceitos instalados.

Como aplicar um programa de melhoria nas pequenas empresas de construção?

Um bom exemplo é o Programa 5s que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A proposta do 5s é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional. Identifique perfis de colaboradores que mais se adequam ao programa e comece por aí. Oferecer treinamentos e cursos para todos os funcionários, desde aqueles que estão no canteiro de obra até gerentes e diretores.

Inove os serviços construção civil utilizando a tecnologia BIM

A tecnologia BIM (Building Information Modeling) – em português, Modelagem de Informações da Construção. De forma resumida, o projeto ideal realizado usando BIM agrega todos os dados relacionados à construção, fornecendo informações aprofundadas sobre cada elemento do empreendimento, que podem ser adicionadas e utilizadas por todos os envolvidos no projeto. Ao mesmo tempo em que a simulação 3D possibilita a construção virtual do projeto com informações mais confiáveis e consistentes, também viabiliza a economia de tempo e dinheiro. Essa tecnologia faz toda a diferença para avaliar rapidamente a a possibilidade de ajustes e adaptações solicitadas pelos clientes que desejam personalizar sua unidade e alterar o padrão estabelecido pela construtora, permitindo verificar possíveis impedimentos estruturais.

As vantagens da utilização do conceito BIM envolvem todo o ciclo de vida do empreendimento, desde os estudos de viabilidade até a demolição. Afinal, a possibilidade de trocar uma porta de lugar, ampliar um cômodo ou remover uma janela podem ser decisivas na hora da venda. Dessa forma, é fácil pensar na tecnologia BIM como uma estratégia que agrega valor à construtora sem comprometer seu custo global. São tantos os benefícios para utilizar o conceito BIM, que nos Estados Unidos, o uso da tecnologia é cada vez mais crescente. Segundo o relatório elaborado pela empresa de consultoria americana McGraw Hill Construction, os índices de utilização da metodologia subiriam de 55% apontados em 2013, para 79% atingidos em 2015.

Serviços de construção civil e tecnologia BIM: um case de sucesso

Aqui no Brasil, um case de sucesso publicado no blog do Sienge mostra a implantação da tecnologia BIM nos projetos da Matec Engenharia com resultados significativos, tais como: redução de 30% da tubulação de fibra ótica, eliminação de um terço das 400 furações previstas na estrutura e redução de 40% do tempo de espera da equipe técnica da obra, o que gerou a estimativa de uma economia de R$ 65.200 nas despesas com engenheiros. A inovação nem sempre requer grandes investimentos. Com a transformação de boas ideias em prática para melhoria de processos, produtos e atitudes aliada à gestão da qualidade, inovar acaba se tornando um verbo sinônimo de solução que contribui muito para o aumento da competitividade das MPEs que prestam serviços de construção civil.