Empreendimentos imobiliários: cases inovadores

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

1 de junho 2016| 9 min. de leitura

Compartilhe
Empreendimentos imobiliários: cases inovadores

Separamos 3 cases de empreendimentos imobiliários para você se inspirar e buscar inovações para as suas obras

Você já acompanhou aqui no blog dicas de como seu empreendimentos imobiliários pode se diferenciar da concorrência por meio de projetos inovadores e, consequentemente, aumentar seus resultados. Trabalhar com nichos de mercado, utilizar materiais sustentáveis e ferramentas tecnológicas, realizar pesquisas de mercado e estudos econômicos e oferecer serviços agregados ao empreendimento são algumas formas de se destacar da concorrência.

O setor da construção civil vem passando por transformações e crescimento. As empresas estão sendo induzidas ao desenvolvimento de inovações ou à incorporação de ações inovadoras para manter a competitividade. Neste contexto, as construtoras precisam adotar modelos para a gestão estratégica da inovação, com base em estratégia e resultados.

Para ilustrar o parágrafo anterior e inspirar você a pensar fora da caixa e inovar no seu próximo empreendimentos imobiliários, o Sienge separou alguns cases de sucesso de projetos inteligentes relacionados a materiais inovadores, métodos sustentáveis e ferramentas inteligentes. Confira!

#1 Case de material inovador: contrapiso autonivelante

Biarritz
Edifício Biarritz Maison Patamares – Ajl Engenharia

Edifício Biarritz Maison Patamares

O empreendimento

O Biarritz Maison Patamares, situado em Salvador/BA, é composto por duas torres com 15 pavimentos cada, sendo duas unidades por andar. Visando acelerar o cronograma do empreendimentos imobiliários e aperfeiçoar o processo de execução do contrapiso, a Concreta optou por contratar uma empresa executora de contrapiso autonivelante.

Resultados

Na obra em estudo, a atividade de contrapiso havia sido planejada para ser realizada da forma convencional, o que levaria em torno de 24 horas (três dias trabalhados) para cada pavimento. Com a adoção da solução de contrapiso autonivelante, foi possível acelerar o cronograma e reduzir esse tempo para 12,83 horas – praticamente a metade.

Vantagens

  • O transporte vertical não foi utilizado em função da tecnologia construtiva adotada, pois o processo é feito por meio de bombeamento. No caso do contrapiso convencional, a obra teria que dispor de transporte vertical e horizontal até o local;  
  • Foi possível minimizar o estoque de agregados no canteiro, tornando-o mais funcional;
  • Foram registrados ganhos de produtividade de mão de obra, pois se mantém a produção com uma equipe reduzida;  
  • Houve um ganho no planejamento físico do empreendimentos imobiliários, reduzindo a parcela de tempo para a etapa deste serviço e permitindo acelerar as atividades sucessoras;
  • É uma solução econômica e fácil de usar;
  • Possui baixa retração;  
  • É durável;  
  • É compatível com a maioria das argamassas colantes do mercado.

#2 Case sustentável: gestão da água

Sede do Sinduscon - BA
Sede do Sinduscon – BA

O empreendimento

A sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon/BA) foi construída dentro dos critérios de sustentabilidade do Selo Aqua. Para reduzir o consumo de água potável, foram implementadas soluções de aproveitamento de águas pluviais. A água da chuva é captada pelo telhado verde, composto por um piso elevado com tubos de irrigação e drenagem que permitem a formação de um reservatório de água abaixo do jardim e acima da laje. Assim, a água será reservada para a irrigação dele por capilaridade. Quando houver excesso de água, esse excedente será armazenado na estação de tratamento do subsolo para usos diversos, como nas descargas dos vasos sanitários, por exemplo.

O prédio também conta com um sistema de reuso de água por meio de uma estação de tratamento pressurizada sem produzir resíduos ou utilizar energia, possibilitando o reaproveitamento de águas cinzas e pluviais nas descargas dos vasos sanitários, na lavagem de pisos e veículos e na irrigação de jardins. A edificação ainda conta com captação de toda a água de condensação do sistema de ar condicionado, além de outros materiais sustentáveis instalados no empreendimentos imobiliários, como torneiras e vasos sanitários.

Resultados

  • As torneiras são responsáveis por uma redução de 75% no consumo de água;
  • Os vasos sanitários participam com uma redução de 80%;
  • Redução de 59% no consumo de água potável por meio do reaproveitamento;
  • A redução de consumo total de água potável devido a essas medidas é de 78,5% comparando-se a uma instalação convencional.

Vantagens

  • Redução dos custos operacionais da edificação;
  • Melhor avaliação do imóvel;
  • Atendimento ao interesse de empresas preocupadas com a sustentabilidade;
  • Preservação dos recursos.

#3 Case BIM: Matec Engenharia

predio matec 2
Projeto utilizando BIM

 

Projeto

Um projeto desenvolvido com softwares que suportam a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) é iniciado com a modelagem virtual, ocorrendo a geração simultânea de um banco de dados com as informações referentes ao modelo, as quais são apresentadas em forma de tabelas, que podem ser exportadas para outros softwares.

Quando se trabalha com esse modelo único de informação todos os dados estão agrupados em apenas um local, o que possibilita o efeito cascata, ou seja, a alteração em um objeto acarreta automaticamente a modificação de toda a documentação associada a ele, como cortes, vistas, fachadas e quantitativos.

Ao permitir visualizar os projetos integrados e em 3D, o BIM possibilita verificar interferências entre instalações e com a estrutura. O teste de clash detection (análise de interferências), por exemplo, pode apontar elementos em conflito prevendo no projeto um problema que poderia comprometer a obra.

Implementação

A implantação da tecnologia BIM nos projetos da Matec se deu com os seguintes passos: visita da Matec à Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos; pesquisa e testes das ferramentas disponíveis no mercado, para aquisição da licença do software; cursos para capacitação de pessoal para o uso do software; e implantação básica do software, incluindo biblioteca, desenvolvimento de modelos de projeto piloto e modelagem completa de algumas obras.

Resultados

  • Redução de 30% da tubulação de fibra ótica. Devido à existência de árvores, que pela norma não poderiam ser retiradas, a caixa de retardo de águas pluviais precisou ser realocada. O BIM possibilitou prever a passagem das tubulações de fibra ótica por baixo da caixa, respeitando as inclinações e curvaturas permitidas para a rede;
  • Um terço das 400 furações previstas na estrutura, necessárias para a passagem da rede de combate a incêndio, foram eliminadas pela substituição do sistema, o que proporcionou uma economia de R$ 12 mil;
  • Redução de 40% do tempo de espera da equipe técnica da obra, que ficaria aguardando as soluções para as interferências detectadas, em campo, paralisando a execução dos serviços, o que foi estimado em uma economia de R$ 65.200 nas despesas com engenheiros.

Vantagens

  • Melhor desenvolvimento do produto;
  • Obtenção de soluções técnicas mais elaboradas;
  • Melhor entendimento do projeto por parte dos projetistas, gestores e equipe da obra, agilizando o processo de execução do empreendimentos imobiliários;
  • Prévia identificação das interferências entre sistemas de instalações, redes de fibra ótica e árvores existentes, evitando retrabalhos;
  • Detecção de todas as furações necessárias na estrutura, evitando necessidade de possíveis reforços estruturais após o término de toda a estrutura;
  • Realização de estudos rápidos e eficientes.

O setor da construção civil enfrenta grandes desafios em um mercado que demanda qualidade, competitividade e produtividade. Por isso, é imprescindível que profissionais da área e construtoras pensem juntos em diferentes formas de concretizar um empreendimentos imobiliários e, assim, obterem diferenciação e vantagem competitiva perante a concorrência.