Emprego na construção civil: dicas para recrutar funcionários

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

7 de junho 2016| 8 min. de leitura

Compartilhe
Emprego na construção civil: dicas para recrutar funcionários

Sabemos que o mercado de emprego na construção civil não está fácil, por isso preparamos dicas para empresas enfrentarem essa situação e recrutarem o melhor pessoal! 

O mercado de trabalho da construção está desaquecido, o setor da construção encolheu 8% em 2015 e segue em crise em 2016.  O emprego na construção civil também tem sofrido. Conforme levantamento realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção (Sinicon) – com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – o setor respondeu por metade dos desligamentos registrados no país no ano de 2015. Por isso é bem provável que sua empresa tenha passado por uma situação de demissão ou realocação de funcionários e equipes.  Uma outra solução alternativa à contratação é a terceirização, leia aqui as nossas dicas antes de fechar um contrato de empreitada.  Pensando em auxiliar nesse momento instável, separamos dicas para recrutar funcionários qualificados e evitar que a sua empresa fique com equipes inchadas ou desqualificadas.

5 dicas para sua empresa recrutar bons funcionários:

1- Avalie a melhor forma de recrutamento: interno, externo?

Para gastar menos com a contratação, você pode considerar privilegiar a promoção de um funcionário que já faz parte da sua empresa. Esse processo se chama recrutamento interno, e tem a vantagem da economia, mas a desvantagem de que não renovar o jeito de pensar e trabalhar. Caso não haja ninguém com o perfil que você espera dentro da sua empresa, anuncie a vaga, ou seja, faça o recrutamento externo.

2- Defina o perfil do candidato à vaga

Imagine o candidato ideal para a sua vaga e faça um resumo sobre essa pessoa. Você pode (e deve) incluir membros da equipe em que esta pessoa vai trabalhar neste processo de escolha, afinal, são eles que são especialistas nessa área de atuação. Alguns dados que podem ajudar a montar um perfil quando se trata de emprego na construção civil:

    • Faixa etária
    • Escolaridade
    • Horário de trabalho
    • Conhecimentos específicos na área de atuação
    • Comportamento esperado
    • Portfólio de obras/experiência
    • Disponibilidade para viajar (caso a empresa atue em mais de uma cidade)

3- Divulgue a vaga

Depois de definir um perfil, é hora de divulgar a vaga. Mas calma, ter apenas o perfil definido ainda não é suficiente para começar a divulgação. É preciso escolher um nome para o cargo (de preferência que seja o mais direto possível e fácil de compreender. Por exemplo: Gestor de Orçamento de Obras), ressaltar as funções que serão realizadas, fazer um resumo do perfil profissional esperado e lembrar de falar um pouco sobre a empresa, sua missão e valores.

  • Seja encontrado! Pesquise por grupos de vagas de emprego no Facebook e LinkedIn e divulgue nesses canais. Essas duas redes sociais podem ser grandes aliadas para uma publicidade gratuita. Ainda há outros sites que podem ser interessantes para divulgar uma vaga, alguns inclusive são gratuitos: vagas.com.br, Catho, Infojobs, Sine, Indeed, etc.
  • Mantenha relacionamento com influenciadores da área: Tenha contato frequente com professores, universidades, cursos técnicos, gestores, profissionais, fornecedores e outras pessoas que trabalham com a sua empresa ou na sua área. Divulgue a estes contatos que está procurando por um funcionário e descreva o perfil procurado, eles podem ter alguém qualificado para indicar.
  • Ressalte as qualidades e o objetivo da sua empresa – gere engajamento: O mais difícil na hora de recrutar bons candidatos é conseguir o engajamento e a identificação do candidato com o projeto ou o objetivo da empresa. Todo funcionário quer sentir que faz parte de algo importante e precisa de uma motivação para desempenhar bem o seu trabalho. É função do recrutador conseguir mostrar bem para o candidato os objetivos, missão, clima e cultura de trabalho da empresa. Não esqueça de falar bastante sobre o que é esperado do candidato à vaga e quais serão as suas responsabilidades. Durante a entrevista, se possível, mostre todas as áreas da sua empresa para o entrevistado e o apresente para algumas pessoas, isso ajuda a criar laços e familiaridade.
  • Ofereça um bom ambiente e condições de trabalho Para atrair o interesse de candidatos qualificados é importante oferecer boas condições de trabalho. Ainda mais se esse potencial funcionário for realmente estratégico para a empresa. Por isso, é bom manter um bom ambiente de trabalho ou disponibilizar alguma vantagem que esteja ao seu alcance. Uma dica é oferecer condições que possam ser um diferencial em relação a outras empresas, como por exemplo, um vale refeição maior, plano de saúde, parceria com instituições de ensino, plano de carreira, descontos em estabelecimentos comerciais, horários maiores de folga, condições de trabalho remoto, entre outros.

 4 – Análise de currículos

Defina uma pessoa da equipe na qual o novo funcionário vai trabalhar para participar da análise de currículos junto ao decisor. Tendo um perfil do candidato definido, esse processo será muito mais rápido e eficaz. Não esqueça de dar uma resposta a todos as pessoas que se inscreveram, mesmo aos não selecionados: isso mostra que sua empresa se importa em manter bons relacionamentos e melhora a sua imagem no mercado. O que as pessoas compartilham na internet mostra muito sobre as suas personalidades! Uma boa dica para conhecer melhor os candidatos antes mesmo de marcar a entrevista é procurar pelos seus perfis nas redes sociais, como Facebook, Linkedin e Instagram.

5 – Entrevista com candidatos

Defina 5 ou 6 perguntas chave para fazer durante a entrevista e quanto tempo cada uma vai levar. Caso não tenha muito tempo disponível para entrevistas ou o volume de candidatos selecionados seja muito grande, considere fazer uma dinâmica de grupo para filtrar os melhores perfis. Existem também alguns testes de personalidade que podem ajudar a perceber o perfil do candidato, como por exemplo a tipologia Myers-Briggs, que está disponível gratuitamente aqui. Outro item muito importante é focar nas habilidades específicas que a vaga requer, afinal, o melhor profissional geralmente possui experiências profissionais ou um portfólio muito bons. Converse sobre as empresas nas quais o candidato já trabalhou, as obras das quais já participou e peça referências de pessoas dessas  experiências anteriores para confirmar os talentos do seu entrevistado. Está procurando por emprego? Nesta semana ainda falaremos sobre dicas para quem está procurando emprego na construção civil! O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe ou nos deixe um comentário abaixo!