Realidade aumentada aplicada na Construção Civil

8 de abril de 2019

A tecnologia avança mais rápido do que a maioria das pessoas está acostumada. E o setor da Construção Civil pode ver isso bem de perto. Enquanto muitas empresas ainda nem contam com um software de gerenciamento de obras, a realidade aumentada já bate às portas.

Mas não precisa se preocupar. A realidade aumentada tem muito a contribuir no setor, inclusive para o crescimento da sua empresa.

E, neste artigo, eu vou te mostrar o que é realidade aumentada, como ela pode ser usada e quais os benefícios ela pode trazer para a Construção Civil.

Realidade virtual e realidade aumentada: entenda os dois conceitos

Em primeiro lugar, vamos deixar algo claro:

Realidade virtual e realidade aumentada são dois conceitos diferentes, apesar de cada um ser útil e interessante por si só. Além disso, os dois podem até ser usados em conjunto, dentro de uma mesma estratégia.

Veja agora o que diferencia os dois conceitos, e como eles podem ser úteis:

Realidade Virtual

realidade aumentada

Esse conceito envolve o uso de tecnologia para criar uma experiência imersiva, em que a pessoa é “transportada para outra realidade”, por assim dizer.

O objetivo da realidade virtual é fazer você sentir como se realmente estivesse em um mundo 100% digital.

Realidade aumentada

A realidade aumentada faz o contrário da realidade virtual: coloca elementos digitais na nossa realidade. Como assim?

Um exemplo é de um aplicativo que filma uma sala vazia e permite ao usuário incluir, de forma digital, diferentes cores de tinta nas paredes do local. A tinta não existe de verdade, mas é uma forma digital de testar qual seria a melhor opção de pintura.

Conheça os principais dispositivos para realidade aumentada

Tanto a realidade aumentada quanto a virtual dependem de dispositivos para criar as experiências imersivas e cumprir seus objetivos de negócio.

Os principais dispositivos disponíveis hoje incluem:

  • óculos: esses dispositivos são feitos para criar a experiência de imersão completa da realidade virtual, e transportar o usuário para “outros mundos”;
  • sensores de manipulação: em vez de capturar apenas os movimentos da cabeça, como os óculos fazem, esses sensores permitem capturar com maior precisão os movimentos do corpo todo;
  • aplicativos de celular: no caso da realidade aumentada, só é preciso um aplicativo para projetar os elementos digitais desejados no ambiente físico.

Principais aplicações da realidade aumentada na Construção Civil

Apesar de parecer muito legal, será que existem mesmo aplicações práticas para a realidade aumentada e a realidade virtual? Com certeza!

Não se deixe enganar pelo ar futurista, essas tecnologias não servem só para videogames e sistemas de entretenimento. Aliás, já existem muitas aplicações de grande relevância para elas no setor de construção civil.

As principais são:

Design de projeto

Projetar a construção de um prédio fica muito mais fácil com os recursos visuais que a realidade virtual oferece. A experiência de design e a riqueza de detalhes no planejamento alcançam outro patamar com esse tipo de tecnologia.

Experiência do cliente

experiência do cliente realidade aumentada

A experiência do cliente é um dos aspectos mais importantes para o sucesso comercial de uma empresa.

Então, é bem simples:

Se você quer aumentar a receita da sua construtora, precisa garantir que toda a experiência de compra dos seus clientes — desde o contato inicial com seu time de vendas até depois da entrega da obra — seja perfeita.

E, mais uma vez, a realidade aumentada pode ajudar muito em criar uma experiência imersiva e sem atritos, que mantenha os clientes satisfeitos a todo momento.

Treinamento

treinamento realidade aumentada

O treinamento e a qualificação desempenham um papel de destaque no sucesso de uma empresa. E líderes que levam isso a sério são os que conseguem extrair o melhor de seus colaboradores.

Com a tecnologia rica em detalhes visuais que a realidade virtual traz, fica mais fácil oferecer treinamento, do básico ao mais avançado, de uma forma eficaz e produtiva.

Manutenção

manutenção realidade aumentada

Já diz o ditado, “melhor prevenir que remediar”. E um bom programa de manutenção deve ter esse papel, garantir que as máquinas e aparelhos continuem funcionando antes de apresentar problemas maiores.

A realidade aumentada pode servir como ferramenta útil na hora de programar e realizar as atividades de manutenção em qualquer tipo de aparelho.

Em alguns casos, elas indicam o que deve ser avaliado com maior cuidado e quais são as prioridades numa rotina de manutenção.

Tours virtuais

tour virtual realidade aumentada

Pode ser difícil convencer um possível cliente, investidor ou parceiro comercial de que um empreendimento será um sucesso sem um bom projeto 3D.

Mas e se você pudesse ir além disso, e colocar a pessoa dentro do imóvel em questão?

É isso que um tour virtual permite. Além de contribuir para um dos pontos acima, a experiência do cliente, isso atribui credibilidade à sua construtora e torna mais fácil fechar negócios e parcerias.

Decoração

Mesmo com o imóvel já pronto, é possível usar a realidade aumentada para ajudar a decidir a decoração do local. Isso é útil não apenas para o cliente final, mas também na hora de preparar unidades modelo para atrair visitantes.

Como o setor pode se beneficiar disso

Talvez você pense que esse tipo de inovação não faz tanta diferença na Construção Civil. Afinal, o que importa é que os projetos sejam entregues no tempo e as obras tenham qualidade.

Mas, pense no seguinte:

O digital faz parte dos hábitos de consumo de todas as pessoas. Isso não isenta o setor de Construção Civil. Quem não se adaptar a essa nova mentalidade do cliente final vai ficar para trás.

Além disso, existem outros benefícios, como:

Entenda o que é captura de realidade

A ideia de captura de realidade é até um pouco auto-explicativa, pois o conceito se resume em uma frase:

“Capturar informações do mundo real digitalmente”.

Em outras palavras, a captura de realidade é um escaneamento do ambiente real para transportar informações e dados relevantes para um projeto digital. A ideia de usar esse tipo de captura tem tudo a ver com a aplicação da realidade aumentada como o futuro das edificações.

A captura de realidade levanta informações mais precisas e em menos tempo que as opções tradicionalmente usadas. Na verdade, ela pode impactar toda a cadeia produtiva da construção, e é isso que vamos ver agora.

Por que a captura de realidade é importante para a cadeia da construção

Mais do que um método de escaneamento melhor, a captura de realidade representa um novo padrão de análise e planejamento para projetos de construção.

Ela pode impactar a cadeira de construção de várias formas importantes, como:

  • as built e facility management;
  • monitoramento estrutural;
  • levantamentos topográficos;
  • investigação de acidentes e desastres naturais;

Como a captura de realidade eleva o Modelo BIM a outro nível

A captura de realidade também eleva o modelo BIM (Building Information Model) a outro nível. Isso se deve a 3 tipos de tecnologia de captura:

  • terrestrial laser scanners: essa tecnologia cria pontos de nuvens que captam as informações sobre o terreno;
  • fotogrametria: consiste em fotografar um ambiente de diferentes ângulos para projetá-lo digitalmente;
  • drones: os drones capturam as imagens do terreno, com todos os dados necessários para criar o projeto em 3D de forma precisa.

A realidade aumentada é uma realidade empolgante para a construção civil. Essa tecnologia tem muitas aplicações úteis, e pode transformar a forma de trabalhar  —  e comercializar  —  empreendimentos do setor. Fique atento a como aplicar essas tecnologias em sua construtora ou incorporadora.

Para te ajudar nisso, preparamos uma palestra com dois especialistas em construção para falar sobre as inovações dessa tecnologia. Acesse agora e veja como o futuro da construção combina o físico e o digital!

Tomás Lima

  • Gestor de Conteúdo
  • Graduado em Administração pela UFMG
  • Apaixonado por Construção Civil
 

Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa