O que é NBR 6122 – Projeto e execução de fundações

Giseli Barbosa Anversa

Giseli Barbosa Anversa

Engenheira Civil, é Product Manager do Sienge, atuando no desenvolvimento de ações para impulsionar o desempenho de empresas da Indústria da Construção.

30 de março

Não se começa uma construção pelo telhado, e sim pelo alicerce. Esse famoso ditado é usado sempre que alguém pensa em pular etapas em qualquer processo, principalmente de negócios. Como ele se aplica bem a praticamente qualquer área, não poderia ser ignorado no setor mais óbvio: a construção civil.

A fundação é uma das partes mais importantes de qualquer edificação. Errar nessa etapa pode condenar toda a construção ou, no mínimo, causar problemas de manutenção para as próximas décadas.

Como existem normas para todas as atividades relacionadas à construção, as instruções técnicas que regem o alicerce de uma obra estão na NBR 6122. Neste artigo eu vou te mostrar o que é e como funciona em detalhes essa NBR.

O que é?

A NBR 6122 faz parte do conjunto de normas reguladoras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e tem o mesmo objetivo que todas as outras normas: padronizar um aspecto da construção civil. Lembrando que NBRs são diferentes de NRs. Cada uma tem seu papel na construção civil.

No caso específico da NBR 6122, o aspecto é o projeto e execução de fundações. Em outras palavras, a norma dá instruções e diretrizes a respeito de tudo que envolve o processo de levantar uma edificação.

É muito importante seguir essas instruções, pois um pequeno desvio de padrão poderia causar um grande impacto negativo sobre toda a construção. Isso é uma forma mais suave de dizer que o investimento poderia ser arruinado financeiramente e, muito pior, colocar a vida de muita gente em grave risco

Quando a NBR 6122 se aplica?

A NBR 6122 regula o projeto e a execução da fundação de todas as estruturas de engenharia civil. Isso quer dizer que tanto obras pequenas quanto grandes, residenciais ou comerciais, precisam aplicar a  norma.

NBR 6122 1

Apesar disso, existem algumas exceções. A NBR 6122 não se aplica nos seguintes casos:

  • tipos de fundação que têm aplicação restrita, como sapatas estaqueadas, radier estaqueados, estacas de compactação e melhoramento do solo;
  • fundações que estão em desuso, como caixões pneumáticos e outros.

Se a sua obra não contempla um destes tipos de fundação, deve seguir a NBR 6122.

3 pontos importantes que você precisa saber sobre a NBR 6122

De certa forma dá para dizer que quem conhece uma norma técnica conhece todas. Afinal, elas seguem um padrão bem definido que serve até para facilitar a consulta. Apesar disso, o grande erro que pode atrapalhar qualquer profissional é achar que já sabe tudo e não precisa prestar atenção aos detalhes.

Cada NBR tem alguns pontos que merecem atenção especial. E 3 aspectos que você tem de saber a respeito da NBR 6122, em particular, não têm nada a ver com parte técnica, e sim com planejamento:

1. A norma foi atualizada em 2019

Um dos pontos mais importantes para os quais você deve prestar atenção é que a NBR 6122 foi atualizada em 2019. Mas por que isso é importante? 

Porque a versão inicial foi criada em 1996 e atualizada em 2010. Se você não buscar o acesso à NBR de uma fonte confiável e bem atual, corre o risco de seguir as orientações de um documento ultrapassado.

Um dos pontos mais importantes desta atualização é a coerência que a nova NBR 6122 trouxe, quando relacionada à NBR 6118 – Estruturas de Concreto Armado, e a introdução de regulamentações para tecnologias mais recentes, como o concreto auto-adensável para fundações de hélice contínua.

Além disso, o novo texto também considera o tipo de fundação e a classe de agressividade ambiental como fatores de influência para a resistência mínima esperada do concreto, conforme preconiza a NBR 6118 – Estruturas de concreto armado.

Levando em conta que essas atualizações são feitas para incluir as novidades do mercado de construção e garantir maior economia e segurança, estar atualizado é fundamental. Como garantir que sua versão do documento seja a última? Pesquise por NBR 6122 2019.

2. A norma é bem extensa

Algumas normas são enxutas e trazem poucas informações bem específicas. Não é o caso da NBR 6122. Por se tratar de um assunto bastante técnico e importante, com muitas possibilidades de aplicação, faz todo o sentido que seja assim.

Mas isso afeta a forma como você precisa encarar o documento. Quanto mais possibilidades da NBR a sua obra contemplar, maior é o volume de informações que terá de assimilar. Do ponto de vista prático isso não é um grande problema, mas é um ponto a ter em mente para incluir no planejamento.

3. Uma NBR nunca anda sozinha

Toda NBR conta com algumas referências normativas, ou seja, outras NBRs que servem como parâmetro e têm informações importantes para a aplicação da norma em questão. 

De forma simplificada: 

Todas as normas estão interligadas. Algumas são diretamente relacionadas entre si, outras se relacionam de forma marginal. É no primeiro grupo que queremos nos concentrar nesse momento, pois se trata de diretrizes que afetam de forma direta  e imediata sua aplicação da NBR 6122.

E a lista de referências relacionadas à NBR 6122, que segundo a própria ABNT, são consideradas indispensáveis para o cumprimento desta, é de nada menos que 27 normas:

  1. ABNT NBR 5738, Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova
  2. ABNT NBR 5739, Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos
  3. ABNT NBR 6118, Projeto de estruturas de concreto – Procedimento
  4. ABNT NBR 6457, Amostras de solo – Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização
  5. ABNT NBR 6458, Grãos de pedregulho retidos na peneira de abertura 4,8 mm – Determinação da massa específica, da massa específica aparente e da absorção de água
  6. ABNT NBR 6459, Solo – Determinação do limite de liquidez
  7. ABNT NBR 6484, Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio
  8. ABNT NBR 6489, Prova de carga direta sobre terreno de fundação – Procedimento
  9. ABNT NBR 6502, Rochas e solos – Terminologia
  10. ABNT NBR 7180, Solo – Determinação do limite de plasticidade
  11. ABNT NBR 7181, Solo – Análise granulométrica
  12. ABNT NBR 7190, Projeto de estruturas de madeira
  13. ABNT NBR 7212, Execução de concreto dosado em central – Procedimento
  14. ABNT NBR 8036, Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios – Procedimento
  15. ABNT NBR 8681, Ações e segurança nas estruturas – Procedimento
  16. ABNT NBR 8800, Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios
  17. ABNT NBR 9062, Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado – Procedimento
  18. ABNT NBR 9603, Sondagem a trado – Procedimento
  19. ABNT NBR 9604, Abertura de poço e trincheira de inspeção em solo, com retirada de amostras deformadas e indeformadas
  20. ABNT NBR 9820, Coleta de amostras indeformadas de solos de baixa consistência em furos de sondagem
  21. ABNT NBR 10905,Solo – Ensaios de palheta in situ – Método de ensaio
  22. ABNT NBR 10908, Aditivos para argamassa e concreto – Ensaios de caracterização
  23. ABNT NBR 11768, Aditivos químicos para concreto de cimento Portland – Especificação
  24. ABNT NBR 12131, Estacas – Prova de carga estática – Método de ensaio
  25. ABNT NBR 13208, Estacas – Ensaios de carregamento dinâmico
  26. ABNT NBR 16258, Estacas pré-fabricadas de concreto – Requisitos
  27. ABNT NBR NM 67, Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone

NBR 6122 3

A NBR 6122 trata de uma das etapas mais importantes de qualquer construção: o projeto e a execução de fundações. Salvo algumas exceções, toda obra de engenharia civil, grande ou pequena, precisa seguir suas diretrizes. Por isso, é fundamental que a você tenha acesso à NBR e a domine muito bem, pois terá de aplicá-la em todas as obras.

Além das terríveis consequências de ignorar a NBR 6122, existem também outras consequências de ignorar as NRs, normas de segurança no trabalho. Veja quais são essas consequências e por que você deve segui-las sempre!