Materiais sustentáveis na construção civil: menos impacto e mais economia

Juliano Souza

Escrito por Juliano Souza

30 de agosto 2022| 22 min. de leitura

Compartilhe
Materiais sustentáveis na construção civil: menos impacto e mais economia

Você já pensou em como podemos ajudar o meio ambiente a partir da escolha de materiais sustentáveis na construção civil?

Atualmente a utilização de materiais na construção civil tem sido um grande desafio para a criação de um conceito de sustentabilidade na área.

Neste artigo você vai conhecer um pouco sobre diversos materiais que estão sendo utilizados.

O pensamento sustentável na construção civil

Você sabe como as empresas estão pensando a sustentabilidade?

Nos últimos anos muitas empresas brasileiras e estrangeiras vêm desenvolvendo centros de pesquisa para o estudo e elaboração de materiais sustentáveis. Estes centros têm por objetivo o desenvolvimento de alternativas para a substituição dos plásticos em suas embalagens. Uma empresa exemplo dessa tendência é a LEGO.

A construção sustentável é um grande desafio para um equilíbrio harmônico entre meio ambiente e a indústria da construção. Este conceito de sustentabilidade deve estar presente em todas as etapas do projeto construtivo.

Lembre-se, é importante o planejamento de uso e aplicação de materiais sustentáveis.

Muitos materiais sustentáveis proporcionam menor impacto no meio ambiente. Abaixo você pode ver alguns materiais que já são amplamente difundidos na área:

  • Madeira de reflorestamento;
  • Tijolo de adobe;
  • Blocos de concreto feito com isopor e pet.

A preocupação com a sustentabilidade não é recente

Essa preocupação na utilização de materiais sustentáveis na construção civil teve início em 1970, após a crise do petróleo. Nessa época muito arquitetos começaram a discutir forma de amenizar o consumo de energia.  Depois dessa época esse conceito só ganhou força e importância.

Na década de 1990 o conceito de construção sustentável ganhou ainda mais força. E essa tendência foi impulsionada principalmente pelos órgãos internacionais que começaram a tratar desse tema de forma mais intensa.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura considera uma construção como sustentável aquela que atende os seguintes aspectos:

  • Aproveitamento do meio natural sem prejuízo ao meio ambiente;
  • Eficiência energética;
  • Diminuição de resíduos.

Agora que você já conhece um pouco sobre os aspectos presentes no conceito de construção sustentável. Vamos conhecer alguns materiais sustentáveis que podem ser utilizados na construção civil.

Sustentabilidade na construção civil: alternativas

sustentabilidade na construção civil materiais de construçãoCom o uso exagerado de recursos, a preocupação com a sustentabilidade na construção civil é cada vez maior. Nesse cenário, a consciência sobre a importância do ecossistema equilibrado e a vontade de fazer diferente, pensando em um amanhã melhor, têm motivado a criação de novas alternativas. Com a oferta de materiais de construção sustentáveis, os profissionais da área e as construtoras vêm investindo esforços conjuntos para adotar materiais verdes e fazer uma gestão completa aplicando sustentabilidade na construção civil do começo ao fim da obra.

A seguir apresentamos as etapas da obra e, respectivamente, alguns materiais de construção sustentáveis que ajudam a tornar a execução de um empreendimento focado em sustentabilidade na construção civil.

Materiais de construção sustentáveis: Fundação da obra

  1. Solo Cimento
    Material homogêneo, resultante da mistura de solo, cimento e água, o solo cimento é usado, principalmente, em construções de pequeno porte. Composto por uma parte maior de areia e outra menor de argila, é o tipo de cimento para argamassa ou estrutura sendo aplicado em revestimentos de pisos e paredes devido à elasticidade. Além disso, é usado também para pavimentação, em muros de arrimo, e confecção de tijolos e telhas sem que haja uma queima prévia. Uma ótima opção de material voltado para sustentabilidade na construção civil.
  2. Concreto reciclado
    Concreto é um material composto por cimento, areia, água, compostos britados (brita, cascalho e/ou pedregulho) que eventualmente contém materiais ligantes como colas, fibras e outros aditivos. O concreto reciclável pode ser feito a partir de várias combinações, com diferentes fórmulas: alguns são fabricados com escória de alto forno, material refugado, enquanto outros são feitos com sobras de minérios e asfalto, recolhidos em demolições e entulhos.

Materiais de construção sustentáveis: Estrutura

  1. Madeiras alternativasA madeira é um material usado na construção civil, porém, a sua extração em larga escala, sem as devidas preocupações, causa sérios danos ao meio ambiente. Pensando na preservação da natureza, uma alternativa é adotar o uso de madeiras de reflorestamento e certificadas para garantir a sustentabilidade na construção civil. Veja a seguir como reconhecer cada uma delas:
  • Madeira de Reflorestamento: vem de lugares que mantém uma área de floresta original ou replantada, com manejo sustentável de produção. As matas são preservadas ao mesmo tempo em que sustentam o ritmo da extração.
  • Madeiras Certificadas: são aquelas cuja origem pode ser comprovada por meio de selos concedidos por órgãos competentes e avaliadores. O selo verde do Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) é um dos mais conhecidos e está presente em mais de 50 países. Além desta, outras certificadoras de madeira também garantem a procedência. São elas:
  • IDHEA – Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica
  • Instituto Falcão Bauer
  • ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
  • Fundação Vanzolini
  • BVQI – Bureau Veritas Quality International

 Materiais de construção sustentáveis: Cobertura

  1. Telhas “ecológicas”
    Com características mecânicas melhores do que as das telhas de fibra de vidro e amianto, as telhas ecológicas são mais leves e não prejudicam a saúde nem o meio ambiente. Estas podem ser feitas a partir de placas prensadas de fibras naturais ou de materiais reciclados. As telhas recicladas com embalagens tetrapak contém uma porcentagem de alumínio, refletindo a luz solar e garantindo uma excelente condição térmica aos ambientes e promovendo a sustentabilidade na construção civil..
  2. Telhado verde
    Instalados na cobertura da obra, os telhados verdes permitem a implantação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as construções. O telhado verde tem baixa inércia térmica da terra e da água vinda dos vegetais da cobertura, absorvendo até 90% mais o calor que os sistemas convencionais. Como o calor não é propagado para o interior da construção, a temperatura fica mais amena e é possível dispensar o uso do ar condicionado, economizando energia e, principalmente, poupando recursos naturais. O sistema também absorve os ruídos, permitindo o isolamento acústico. Mais natureza, beleza, conforto e economia com a sustentabilidade na construção civil.

Materiais de construção sustentáveis: Sistemas de energia

  1. Coletores de Água da Chuva
    O sistema de coleta aproveita a estrutura da edificação e direciona a água de calhas e rufos para um reservatório, também chamado de cisterna, que pode ser ligado a torneiras, vasos sanitários e estruturas que não precisam de água potável. Com a captação da água da chuva, é possível economizar este insumo e diminuir o número de áreas impermeabilizadas.
  1. Aquecimento Geotérmico
    O aquecimento geotérmico é tão natural quanto a coleta da água da chuva já que permite o aproveitamento do vento ou da luz do sol. Contudo, a sua instalação é mais exigente. A implementação consiste em uma mistura de água e materiais que não congelam ou evaporam com facilidade quando expostos à temperatura média do solo (15ºC), passando no subterrâneo por canos ligados a uma bomba movida à eletricidade, que esquenta/esfria a mistura e a distribui por todo o sistema.Depois da instalação, com os movimentos da crosta terrestre, o calor é trazido para perto da superfície. Esse processo é possível por meio da intrusão de magma fundido e pela circulação de águas subterrâneas que levam à formação de reservatórios de água quente sob grande pressão.

    Segundo dados publicados no Portal Energia, estima-se que a energia geotérmica requer 70% menos de energia, se comparada ao sistema convencional de aquecimento e refrigeração. Além disso, o sistema controla a umidade dentro das instalações domésticas e comerciais.

Materiais de construção sustentáveis: Acabamento

  1. Vidro Inteligente
    Os vidros eletrocrômicos permitem controlar o quanto uma área será iluminada e transparente à radiação solar na fachada ou mesmo em ambientes internos. Segundo dados de estudos realizados nos Estados Unidos, referenciados no artigo “Janelas Eletrocrômicas: Uma Nova Era em Eficiência Energética”, as janelas com vidros inteligentes são até 75% mais eficientes no verão e 45% no inverno, quando comparadas às janelas comuns, resultado em uma economia de energia de até 25% no total.
  1.  Tintas à base de óleo e água
    Resinas, tintas, colas, seladores contêm substâncias orgânicas tóxicas, derivadas do petróleo, e compostos voláteis altamente poluidores no contato com córregos e lençóis freáticos. Com substâncias tão pesadas, estes podem causar a danos à saúde e ao meio ambiente, mas, ainda assim, são necessários e amplamente usados no acabamento de obras. Por isso, o mercado já oferece alternativas e produtos verdes. Colas e tintas, por exemplo, são fabricadas à base de água. Seguindo a mesma tendência, tintas, vernizes, impermeabilizantes e solventes passaram a ser feitos à base de óleos vegetais, evitando, assim, o uso e o descarte de produtos químicos prejudiciais à saúde.
  1.  Piso intertravado
    Composto por peças de concreto modulares, com diversas formas e cores, que são assentadas como um quebra cabeça. Devido à sua resistência é aplicado em calçadas, parques e pisos externos. Ao contrário dos demais, os pisos intertravados permitem que a água da chuva permeie entre as juntas e encontre o solo, facilitando a drenagem. Sustentabilidade na construção civil: o meio ambiente agradece!

Ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento de avaliação sobre as alternativas verdes, priorizar o uso de procedimentos e materiais de construção sustentáveis em detrimento dos convencionais, pode baratear a obra e permite uma melhor gestão dos custos de engenharia civil e manutenção, além de promover a sustentabilidade na construção civil.

Além dos benefícios ecológicos, as escolhas de materiais de construção sustentáveis podem trazer ganhos financeiros. O telhado verde, por exemplo, permite a cobertura de grandes áreas planas ou inclinadas com um investimento muito baixo. Os materiais reciclados de construção também podem ser muito baratos. Como são produzidos a partir de resíduos que seriam descartados, o custo é bem menor se comparado aos materiais 100% novos, e ainda contribuem para a redução do desperdício através da sustentabilidade na construção civil.

sustentabilidade na construção civil casinhaQuando as construtoras projetam empreendimentos que utilizam materiais de construção sustentáveis, a economia e os benefícios não são mensurados apenas durante a obra mas, principalmente, no uso do imóvel. Se o ambiente tiver sido planejado para ser bem ventilado o morador irá reduzir o uso de ar condicionado ou ventilador, poupando também recursos naturais. A sustentabilidade na construção civil está diretamente ligada ao bem-estar e ao conforto dos proprietários. Mais do que isso, uma obra que utiliza materiais de construção sustentáveis pensa nas pessoas e na natureza, ou seja, na comunidade em equilíbrio. Com a sustentabilidade na construção civil,  empresa e sociedade ganham juntas.

Ministério do Meio Ambiente estima que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da Construção Civil. Daí a preocupação de repensar a relação entre construção, meio ambiente e qualidade de vida. O compromisso com a sustentabilidade na construção civil deve ser de todos os envolvidos: clientes, profissionais, empresas e comunidade. As escolhas de hoje não podem comprometer a capacidade das gerações futuras suprirem suas próprias necessidades. A sustentabilidade na construção civil representa, acima de tudo, o dever de manter uma relação equilibrada com o ambiente para garantir qualidade de vida hoje e amanhã.

Outros materiais sustentáveis aplicados a construção civil

REPLAST

Um produto desenvolvido pelo engenheiro neozelandês Peter Lewis, que tem como principal objetivo desenvolver um material sustentável com resíduos plásticos. Este material é produzido a partir de resíduos plásticos retirados do oceano por todas as partes do mundo. E uma preocupação era fazer com que esse material não retornasse ao meio ambiente.

O Replast é um tijolo sustentável, que é produzido a partir da compressão destes resíduos em blocos modulares de diversas formas e densidades. E de acordo com sua configuração e forma personalizada eles podem ser encaixados, não necessitando de cola ou adesivo.

Além disso o processo de fabricação não possui emissão de CO² e não também não é tóxico.  Esse material pode ajudar a melhorar a sustentabilidade dos projetos e colaborar com a aquisição da certificação LEED.

Outra vantagem do Replast é a possibilidade de fazer o transporte de forma prática e eficiente por meio de container, caminhões e navios sem a necessidade de embalagens.

Quer saber um pouco mais sobre o tijolo Replast? Assista este vídeo que fala sobre o processo de produção do tijolo sustentável.   

ECOTOP

São placas, telhas e cumeeiras economicamente vantajosas e alinhado com os aspectos ambientais. Todos os produtos são compostos por 25% de alumínio e 75% de plástico proveniente de tubos de pasta de dente e outras embalagens.

Durante a fabricação dos produtos não é aplicado nenhum tipo de queima. E toda a composição dos produtos é feito com materiais de difícil eliminação no meio ambiente. Dessa forma a fabricação destes produtos não oferece riscos ao meio ambiente, nem à saúde além de não gerar efluentes e nem poluentes.

O valor de uma telha ECOTOP, com tratamento térmico na medida 2,20 X 0,95 custa em média R$40,00 cada.

Reciclagem de pneus

O descarte de pneus tem cada vez mais gerado sérios problemas ambientais. Além de ser um material de difícil decomposição o pneu pode ser um ambiente propício para a criação e proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Uma das alternativas adotadas para a reciclagem deste material, é a trituração e aplicação em camadas asfálticas. Essas camadas asfálticas são geralmente aplicadas em estradas de rodagem. Este material também pode ser transformado em dutos para a construção de galerias pluviais.

A utilização do pneu como matéria prima na construção civil demanda da separação da do aço que faz parte da sua composição. A borracha triturada pode ser inserida junto aos demais materiais construtivos para a produção de pisos. Esses pisos podem ser aplicados principalmente em ambientes educacionais e esportivos.

ISOPET

Este material é desenvolvido a partir de isopor e garrafas PET reciclados em formato de blocos que podem ser encaixados no sistema (macho-fêmea).  Devido ao sistema de encaixe o material não necessita de cola ou produto adesivo. Para o acabamento, é necessária apenas uma fina cobertura de concreto de baixa densidade, não sendo necessária a utilização de areia.

A utilização deste tipo de bloco apresenta uma vantagem econômica, pois ele proporciona uma redução no consumo elétrico e no valor final da obra. Também é importante você saber que este bloco é resistente ao fogo.

Devido a sua composição possuir isopor isso possibilita um melhor isolamento térmico, deixando a temperatura dos ambientes mais confortáveis em qualquer estação do ano.

Bambu

Materiais sustentáveis na construção civil
Figura 1: Bambu aplicado na construção

 

Outra matéria prima muito conhecida é o bambu. Ele já vem sendo amplamente utilizado na construção civil devido a sua resistência e flexibilidade. É uma grande alternativa na substituição do concreto armado.

O bambu é extremamente resistente, sustentável e pode ser encontrado e cultivado em diversos lugares. Muitas pesquisas e testes são aplicadas em novas espécies de bambu e já se observa uma resistência e tração 6 vezes maior que a do aço. É uma tendência que no futuro o bambu seja amplamente utilizado na indústria da construção.

Containers

Os containers têm ganhado cada vez mais espaço como material sustentável na construção civil. A construção com a utilização de containers reciclados deixou de ser moda e tornou-se uma técnica construtiva muito eficiente. Essas estruturas geram uma economia de até 30% na construção de edifícios.

Muitos projetos construtivos, utilizam o container como matéria prima na produção de uma edificação. Eles possuem dimensões que facilitam sua utilização. Na imagem você pode observar uma moradia estudantil construída com containers.

Materiais sustentáveis na construção civil
Figura 2 – Moradia estudantil construída com containers em Amsterdam.

 

Tijolos de Terra Compactada

Materiais sustentáveis na construção civil
Figura 3 Tijolo de terra compactada

Os tijolos de terra compactada já fazem parte da indústria da construção a muito mais tempo que imaginamos. Esse material sustentável foi utilizado na construção da muralha da China a muitos anos atrás.  Atualmente essa técnica vem sendo resgatada na produção de muitos projetos construtivos.  

A técnica de produção continua a mesma. O tijolo é construído a partir do barro úmido e cascalho com um estabilizador que pode ser concreto. Essa mistura é comprimida em forma e exige um período de cura de no mínimo 2 anos.    

A construção civil de forma sustentável

A indústria da construção civil tem grande responsabilidade nos impactos no meio ambiente. E é uma grande tendência, do setor repensar a utilização de determinados materiais nos projetos construtivos e buscar alternativas ecologicamente corretas.

Neste artigo você conheceu alguns materiais sustentáveis aplicados a construção civil. Você também conheceu algumas iniciativas de utilização de materiais descartados que podem ser reutilizados de forma sustentável.

Você notou como plásticos, alumínios, isopor e outros tipos de rejeitos podem ganhar outras formas e podem ser utilizados na construção civil.

Espero que este artigo lhe ajude a repensar os materiais que você pode utilizar para a produção de projetos construtivos. É importante você estar atento às novidades de materiais sustentáveis aplicados a construção civil. Determinados materiais sustentáveis podem lhe proporcionar uma redução nos custos da obra.

Não deixe de navegar em nosso site e conhecer um pouco mais sobre o universo da construção. Aproveite para deixar seu comentário sobre o que você gostou, e também curtir e compartilhar com seus amigos. Você estará colaborando para uma construção econômica e sustentável com menos impacto ao meio ambiente.