banner sienge

Materiais sustentáveis na construção civil: menos impacto e mais economia

22 de novembro de 2017

Você já pensou em como podemos ajudar o meio ambiente a partir da escolha de materiais sustentáveis na construção civil?

Atualmente a utilização de materiais na construção civil tem sido um grande desafio para a criação de um conceito de sustentabilidade na área.

Neste artigo você vai conhecer um pouco sobre diversos materiais que estão sendo utilizados.

O pensamento sustentável na construção civil

Você sabe como as empresas estão pensando a sustentabilidade?

Nos últimos anos muitas empresas brasileiras e estrangeiras vêm desenvolvendo centros de pesquisa para o estudo e elaboração de materiais sustentáveis. Estes centros têm por objetivo o desenvolvimento de alternativas para a substituição dos plásticos em suas embalagens. Uma empresa exemplo dessa tendência é a LEGO.

A construção sustentável é um grande desafio para um equilíbrio harmônico entre meio ambiente e a indústria da construção. Este conceito de sustentabilidade deve estar presente em todas as etapas do projeto construtivo.

Lembre-se, é importante o planejamento de uso e aplicação de materiais sustentáveis.

Muitos materiais sustentáveis proporcionam menor impacto no meio ambiente. Abaixo você pode ver alguns materiais que já são amplamente difundidos na área:

  • Madeira de reflorestamento;
  • Tijolo de adobe;
  • Blocos de concreto feito com isopor e pet.

A preocupação com a sustentabilidade não é recente

Essa preocupação na utilização de materiais sustentáveis na construção civil teve início em 1970, após a crise do petróleo. Nessa época muito arquitetos começaram a discutir forma de amenizar o consumo de energia.  Depois dessa época esse conceito só ganhou força e importância.

Na década de 1990 o conceito de construção sustentável ganhou ainda mais força. E essa tendência foi impulsionada principalmente pelos órgãos internacionais que começaram a tratar desse tema de forma mais intensa.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura considera uma construção como sustentável aquela que atende os seguintes aspectos:

  • Aproveitamento do meio natural sem prejuízo ao meio ambiente;
  • Eficiência energética;
  • Diminuição de resíduos.

Agora que você já conhece um pouco sobre os aspectos presentes no conceito de construção sustentável. Vamos conhecer alguns materiais sustentáveis que podem ser utilizados na construção civil.

REPLAST

Um produto desenvolvido pelo engenheiro neozelandês Peter Lewis, que tem como principal objetivo desenvolver um material sustentável com resíduos plásticos. Este material é produzido a partir de resíduos plásticos retirados do oceano por todas as partes do mundo. E uma preocupação era fazer com que esse material não retornasse ao meio ambiente.

O Replast é um tijolo sustentável, que é produzido a partir da compressão destes resíduos em blocos modulares de diversas formas e densidades. E de acordo com sua configuração e forma personalizada eles podem ser encaixados, não necessitando de cola ou adesivo.

Além disso o processo de fabricação não possui emissão de CO² e não também não é tóxico.  Esse material pode ajudar a melhorar a sustentabilidade dos projetos e colaborar com a aquisição da certificação LEED.

Outra vantagem do Replast é a possibilidade de fazer o transporte de forma prática e eficiente por meio de container, caminhões e navios sem a necessidade de embalagens.

Quer saber um pouco mais sobre o tijolo Replast? Assista este vídeo que fala sobre o processo de produção do tijolo sustentável.   

ECOTOP

São placas, telhas e cumeeiras economicamente vantajosas e alinhado com os aspectos ambientais. Todos os produtos são compostos por 25% de alumínio e 75% de plástico proveniente de tubos de pasta de dente e outras embalagens.

Durante a fabricação dos produtos não é aplicado nenhum tipo de queima. E toda a composição dos produtos é feito com materiais de difícil eliminação no meio ambiente. Dessa forma a fabricação destes produtos não oferece riscos ao meio ambiente, nem à saúde além de não gerar efluentes e nem poluentes.

O valor de uma telha ECOTOP, com tratamento térmico na medida 2,20 X 0,95 custa em média R$40,00 cada.

Reciclagem de pneus

O descarte de pneus tem cada vez mais gerado sérios problemas ambientais. Além de ser um material de difícil decomposição o pneu pode ser um ambiente propício para a criação e proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Uma das alternativas adotadas para a reciclagem deste material, é a trituração e aplicação em camadas asfálticas. Essas camadas asfálticas são geralmente aplicadas em estradas de rodagem. Este material também pode ser transformado em dutos para a construção de galerias pluviais.

A utilização do pneu como matéria prima na construção civil demanda da separação da do aço que faz parte da sua composição. A borracha triturada pode ser inserida junto aos demais materiais construtivos para a produção de pisos. Esses pisos podem ser aplicados principalmente em ambientes educacionais e esportivos.

ISOPET

Este material é desenvolvido a partir de isopor e garrafas PET reciclados em formato de blocos que podem ser encaixados no sistema (macho-fêmea).  Devido ao sistema de encaixe o material não necessita de cola ou produto adesivo. Para o acabamento, é necessária apenas uma fina cobertura de concreto de baixa densidade, não sendo necessária a utilização de areia.

A utilização deste tipo de bloco apresenta uma vantagem econômica, pois ele proporciona uma redução no consumo elétrico e no valor final da obra. Também é importante você saber que este bloco é resistente ao fogo.

Devido a sua composição possuir isopor isso possibilita um melhor isolamento térmico, deixando a temperatura dos ambientes mais confortáveis em qualquer estação do ano.

Bambu

Materiais sustentáveis na construção civil

Figura 1: Bambu aplicado na construção

Outra matéria prima muito conhecida é o bambu. Ele já vem sendo amplamente utilizado na construção civil devido a sua resistência e flexibilidade. É uma grande alternativa na substituição do concreto armado.

O bambu é extremamente resistente, sustentável e pode ser encontrado e cultivado em diversos lugares. Muitas pesquisas e testes são aplicadas em novas espécies de bambu e já se observa uma resistência e tração 6 vezes maior que a do aço. É uma tendência que no futuro o bambu seja amplamente utilizado na indústria da construção.

Containers

Os containers têm ganhado cada vez mais espaço como material sustentável na construção civil. A construção com a utilização de containers reciclados deixou de ser moda e tornou-se uma técnica construtiva muito eficiente. Essas estruturas geram uma economia de até 30% na construção de edifícios.

Muitos projetos construtivos, utilizam o container como matéria prima na produção de uma edificação. Eles possuem dimensões que facilitam sua utilização. Na imagem você pode observar uma moradia estudantil construída com containers.

Materiais sustentáveis na construção civil

Figura 2 – Moradia estudantil construída com containers em Amsterdam.

 

Tijolos de Terra Compactada

Materiais sustentáveis na construção civil

Figura 3 Tijolo de terra compactada

Os tijolos de terra compactada já fazem parte da indústria da construção a muito mais tempo que imaginamos. Esse material sustentável foi utilizado na construção da muralha da China a muitos anos atrás.  Atualmente essa técnica vem sendo resgatada na produção de muitos projetos construtivos.  

A técnica de produção continua a mesma. O tijolo é construído a partir do barro úmido e cascalho com um estabilizador que pode ser concreto. Essa mistura é comprimida em forma e exige um período de cura de no mínimo 2 anos.    

A construção civil de forma sustentável

A indústria da construção civil tem grande responsabilidade nos impactos no meio ambiente. E é uma grande tendência, do setor repensar a utilização de determinados materiais nos projetos construtivos e buscar alternativas ecologicamente corretas.

Neste artigo você conheceu alguns materiais sustentáveis aplicados a construção civil. Você também conheceu algumas iniciativas de utilização de materiais descartados que podem ser reutilizados de forma sustentável.

Você notou como plásticos, alumínios, isopor e outros tipos de rejeitos podem ganhar outras formas e podem ser utilizados na construção civil.

Espero que este artigo lhe ajude a repensar os materiais que você pode utilizar para a produção de projetos construtivos. É importante você estar atento às novidades de materiais sustentáveis aplicados a construção civil. Determinados materiais sustentáveis podem lhe proporcionar uma redução nos custos da obra.

Não deixe de navegar em nosso site e conhecer um pouco mais sobre o universo da construção. Aproveite para deixar seu comentário sobre o que você gostou, e também curtir e compartilhar com seus amigos. Você estará colaborando para uma construção econômica e sustentável com menos impacto ao meio ambiente.  

Juliano Souza

  • Geógrafo formado pela Universidade Federal do Paraná
  • Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Florianópolis
  • Atua como analista educacional na UNGP/Softplan
 

Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa