Qual é o melhor software para gerenciamento de obras de Construção Civil?

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

29 de setembro 2022| 21 min. de leitura

Compartilhe
Qual é o melhor software para gerenciamento de obras de Construção Civil?

Você já deve ter notado que a tecnologia mudou para sempre a Construção Civil. E o uso de sistemas integrados para gestão de obras é um dos pontos altos dessa revolução.

E com tantas opções no mercado, pode ser difícil decidir qual é a mais indicada para a sua empresa.

É por isso que eu vou te ajudar a encontrar o melhor software para gerenciamento de obras de Construção Civil e deixar de lado as ferramentas comuns.

Neste artigo, você vai ver 3 pontos essenciais para escolher o melhor sistema de gestão de obras para a sua empresa. Vamos começar!

O que faz um software para gerenciamento de obras de Construção Civil ser o melhor?

A ideia de encontrar um bom sistema de gerenciamento pode parecer muito vaga ou subjetiva. Mas, para colocar de maneira simples, isso quer dizer que o melhor software é aquele que dá conta de todas as demandas das suas obras.

Mas o que isso significa?

Na prática, ele precisa ajudar a sua empresa a economizar tempo, dinheiro e aumentar a segurança em todos os aspectos do trabalho diário. Desde o planejamento de obras até a compra de materiais, tudo precisa ser melhorado.

software para gerenciamento de obras de Construção Civil

Por isso, antes de comprar um software de gestão para as suas obras, você precisa procurar por 3 coisas:

Funcionalidades

As funcionalidades mostram todo o poder de fogo de um sistema para gerenciamento de obras, ou seja, o que ele consegue (ou não) fazer. Só de ver os recursos que um software tem, dá para dizer se falta algo relevante.

Mas eu sei o que você está pensando:

“Quais são as principais funcionalidades que eu preciso procurar no software ideal para gerenciar minhas obras?”

Siga a lista a seguir, e você vai se sair bem na sua busca:

Integração entre as áreas da empresa

Uma empresa na qual os setores trabalham de forma isolada, sem boa comunicação, está fadada ao fracasso. E um dos principais propósitos de qualquer software de gestão de obras deve ser derrubar esse tipo de barreira.

Mas como?

Um sistema integrado oferece maior transparência e facilidade de acesso aos dados relacionados às obras. Com isso, é possível deixar o trabalho de todos muito mais interligado e prático.

Por exemplo, a engenharia precisa se comunicar bem com o setor de suprimentos. Este, por sua vez, tem de estar em sintonia com o departamento financeiro.

Capacidade de se conectar com outros softwares/aplicativos

Por mais que ter uma solução centralizada e completa seja interessante, nem sempre é prático e realista mudar todo o fluxo de trabalho. Isso quer dizer que algumas ferramentas que você já usa não devem ser substituídas, mas integradas a sua plataforma de gerenciamento.

E caso você esteja se perguntando:

“Talvez isso dê muito trabalho, e o time se perca com aplicativos demais”, saiba que vai acontecer o oposto!

Com as integrações certas fica mais fácil extrair dados combinados entre o seu ERP e outras ferramentas. Assim, você terá condições de tomar melhores decisões e de manter um controle mais preciso sobre todo o processo de trabalho.

Hospedagem na nuvem

A hospedagem na nuvem já se tornou padrão entre as aplicações de maior qualidade, em qualquer segmento do mercado. Ao procurar um sistema para gerenciamento de obras de construção civil, você não pode deixar isso de lado.

E aqui está o porquê disso ser tão importante:

Aplicações hospedadas na nuvem são muito mais seguras e práticas de trabalhar. Em vez de precisar instalar programas pesados em cada máquina, é só acessar o sistema online.

Além disso, ele contará com backups constantes das informações, o que protege seus dados em caso de problemas com o servidor.

software para gerenciamento de obras de Construção Civil

 

Ser modular

Outro ponto importante ao buscar um sistema para gerenciamento de obras de Construção Civil é não contratar mais do que a sua empresa precisa.

Como assim?

Muitos sistemas são completos, mas genéricos. Ou seja, eles contam com funcionalidades que a sua empresa não precisa. Além de custar mais caro, esse tipo de solução pode confundir a sua equipe e adicionar complexidade desnecessária ao processo.

Um sistema modular, ou seja, que conta com módulos separados para cada função desejada, é muito melhor. Assim, você contrata só o que vai usar e não tem problemas com desperdício ou complicações demais.

Ser especializado em Construção Civil

Existem muitos sistemas de gerenciamento de tarefas e projetos que contam com recursos adaptáveis a vários tipos de organizações e negócios.

Mas junto com essa flexibilidade, pode faltar suporte a partes importantes da sua rotina de atividades. É por isso que vale a pena investir em um software especializado em Construção Civil.

Uma solução assim tem muito mais chances de atender exatamente à sua demanda, sem colocar recursos demais ou deixar algo faltando.

Antes de continuarmos, gostaria de recomendar para você o Guia Para Comprar Software de Gestão na Construção Civil, que aprofunda em vários desses itens para acabar com suas dúvidas e te auxiliar nesse processo. Clique na imagem abaixo para baixar gratuitamente.

Guia para Comprar Software de Gestão na Construção Civil
Clique na imagem para baixar

Ter um bom suporte técnico

É muito comum ver empreendedores que pesquisam apenas preço e recursos, mas se esquecem de ver qual empresa de software para gerenciamento de obras de Construção Civil oferece o melhor suporte ao cliente.

Mas que diferença isso faz, afinal?

Se você ainda não considera a qualidade do suporte uma prioridade, veja 2 momentos em que isso pode impactar seu negócio de forma direta:

Problemas com o sistema

Mesmo a melhor das ferramentas está sujeita a enfrentar problemas. E quando isso acontecer, a resposta do time de suporte fará toda a diferença.

Um time bem preparado de suporte vai fazer de tudo para resolver a situação do melhor modo possível e não prejudicar o andamento das suas obras. Esse é o tipo de equipe que você precisa buscar.

Por outro lado, um time de suporte desalinhado pode agravar ainda mais o problema e até causar prejuízo para a sua empresa.

Dúvidas comuns

software para gerenciamento de obras de Construção Civil

Não é só em momentos de crise que você ou seus funcionários vão precisar do time de suporte. Pelo contrário, qualquer dúvida sobre o sistema deve ser prontamente respondida pela equipe de suporte.

Se isso não acontecer, você e sua equipe podem perder tempo demais com a implementação e  configuração das funções do ERP em vez de se concentrar no principal: a gestão da obra.

Então, pense nisso:

De que adiantaria ter as melhores funcionalidades se não tiver alguém para prestar ajuda e ensinar você a usá-las?

Ter uma empresa sólida por trás

Por fim, mas não menos importante, quem é a empresa por trás do sistema que você está prestes a contratar? É crucial que você saiba disso antes de considerar a compra de um software para gerenciamento de obras de Construção Civil.

Infelizmente, muitas empresas se aproveitam da falta de pesquisa dos clientes para vender soluções que não têm condições de entregar.

Mas como você pode evitar esse tipo de armadilha?

Por considerar os seguintes pontos:

  • Quem são os clientes atuais da empresa em questão?
  • Qual é a reputação da empresa no mercado?
  • Há quanto tempo a empresa está na ativa, e qual o seu histórico?

Continue sua leitura que mais adiante abordaremos mais profundamente este assunto.

Benefícios do Software para gerenciamento de obras

cenário brasileiro para a construção civil continua instável e altamente competitivo. As exigências por qualidade, rapidez e, ao mesmo tempo, diminuição de custos, provocam grande estresse nas linhas de produção.

É justamente nesta situação que um ERP ou Enterprise Resource Planning pode fazer a diferença entre uma empresa frágil e outra competitiva, que realmente disputa mercado.

Antes de prosseguirmos, convém recordar o que é, exatamente, um ERP. Estamos falando de um software capaz de integrar todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

Em outras palavras, é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma construtora ou incorporadora.

Desta forma, ele possibilita a automação e armazenamento de todas as informações do negócio. Na prática, isso simplifica o planejamento e acompanhamento do processo de produção.

Diminuição de custos

A empresa ganha subsídios para se organizar melhor, repensar seus procedimentos e com isso diminuir seus custos.

Na prática, o ERP pode revolucionar uma empresa.

Ao ter mais controle de cada etapa de uma obra, da venda à concepção e daí à execução,  a construtora consegue produzir de forma mais inteligente, rápida e melhor.

O resultado, por vezes, é surpreendente.

Decisões mais rápidas e seguras

Como você bem sabe, uma única construção envolve um número imenso de variáveis relacionadas a fornecedores, materiais, mão de obra e equipamento, entre outras.

Ao integrar e fazer conversarem entre si todos os setores, com o cruzamento de dados em tempo real, os gestores da empresa podem ter o domínio completo da situação. Quando surge um evento, ou se planeja alguma mudança, como a introdução de uma nova tecnologia, todos tomam conhecimento disso instantaneamente.

E os ajustes para esses novos fatores ocorrem de forma automática, sincronizada. Tudo em um tempo muito menor do que sem o ERP.

Além disso, a visão de quem coordena o processo é global, absoluta, sobre todos os fatores. Assim as decisões podem ser tomadas de forma mais rápida e segura. Ponto para o gestor!

Crescimento do lucro da empresa

sofwtare de gestão


O consultor de produto Ricardo Haberbeck de Oliveira Amorim, da Unidade da Indústria da Construção da Softplan, é um entusiasta do ERP. Ele assegura que o sistema traz ganhos de produtividade significativos.

O consultor explica que um software de gestão, quando bem alimentado, gera segurança, confiabilidade e rapidez no tratamento dos dados.

Pode-se visualizar os resultados dos dados inseridos com menor tempo gasto, ficando a equipe liberada para tratar de assuntos de maior prioridade.

Por outro lado, a facilitação da análise dos dados faz com que as pessoas estratégicas da organização tenham em mãos relatórios de fácil entendimento sobre custo e prazo das obras. Com isso, podem obter maior precisão no uso dos materiais aplicados, utilização das equipes e execução dos serviços ou tarefas.

“Assim o lucro da empresa tende a crescer de maneira proporcional à correta utilização do sistema integrado (ERP)”, diz o consultor.

Planejamento mais eficiente

Um sistema integrado começa por tornar o planejamento da organização mais eficiente, porque os dados precisos permitem definir planilhas, etapas e cronogramas com mais facilidade. Os prazos são estabelecidos de forma correta e realista, de forma a serem cumpridos perfeitamente.

Outra facilidade é o controle de estoques e a diminuição de desperdícios, uma vez que a gestão de materiais é uma das atividades mais complicadas em uma obra. É preciso que não faltem insumos, mas é necessário também sincronizar os estoques com o ritmo do  trabalho para que não haja produto parado por muito tempo.

Através de um ERP é possível monitorar melhor esse fluxo, desde os fornecedores até o emprego correto – ou não – dos materiais na construção. Dessa forma, evita-se estoques desnecessários e os desperdícios na obra.

Correção de problemas

Vale destacar, ainda, a análise do desempenho dos colaboradores de cada área, de forma a identificar onde a eficácia está adequada à necessidade da empresa. A princípio, há uma redução da carga de trabalho uma vez que muitas atividades repetitivas são eliminadas e automatizadas.

Essa visão ampla e detalhada da organização que o sistema integrado oferece permite a identificação e correção de eventuais problemas com agilidade, em qualquer setor.

Reflexos em todas as áreas da empresa

software de gestão
Fonte: Agência Brasil

É importante ressaltar que a implantação de um sistema desses gera reflexos todas as áreas da empresa. Há, praticamente, um realinhamento de toda a organização.

Acontecem mudanças estruturais, tecnológicas e até comportamentais com essa nova tecnologia.  Veja alguns exemplos:

  • Aumento no nível de controle sobre o trabalho;
  • Tendência a um aumento de autonomia para realização de tarefas e decisões rotineiras pelo maior acesso às informações;
  • Aumento no nível de formalização das organizações;
  • Maior padronização dos processos de trabalho;
  • Atualização de hardware e software;
  • Incorporação de novas técnicas de gestão (best practices);
  • Redesenho de processos e sua racionalização;
  • Melhoria no monitoramento e integração dos processos;
  • Identificação e resolução de problemas são mais rápidos;
  • Melhor sincronização das dimensões física e contábil;
  • Tendência a um aumento de autonomia para realização de tarefas e decisões rotineiras pelo maior acesso às informações;
  • Tempo maior empregado nas atividades-fins de cada setor, nas atividades de análise de dados e nas atividades gerenciais;
  • Aumento da responsabilidade na realização de atividades;
  • Preocupação com a veracidade e precisão dos dados;
  • Maior necessidade de as pessoas pensarem na empresa toda, de se voltarem aos objetivos organizacionais;
  • Aumento da visão sobre clientes externos da organização;
  • Maior compreensão dos objetivos do trabalho.

Depoimentos de quem já utiliza 

A palavra de quem já usa o software para gerenciamento de obras é sua principal ferramenta de marketing. 

Confira através dos nossos clientes porque o Sienge é o melhor Software para construtoras.

Para uma empresa da indústria da construção, a decisão de comprar um Software para construtoras geralmente é dada a partir da necessidade de melhorar a organização e comunicação interna. 

E para que essa aquisição seja bem feita é preciso analisar fatores técnicos e específicos, tais como, principais necessidades da empresa: forma de controle financeiro, como é o controle de insumos, processo de montagem dos orçamentos, e por aí vai.

Bem como, conhecer melhor a empresa fornecedora do Software, saber os tipos de serviços que a empresa oferece – suporte, pós-venda e customizações – e saber das experiências que outros clientes tiveram com a utilização do Software para construtoras

Conhecer o que os outros falam é muito importante, pois assim você pode prever como será sua experiência. 

Sempre uma empresa quer referências sobre o Sienge, indicamos a Pedra Branca, pois já utilizam o sistema desde a versão desktop e hoje, com a versão web e com o advento dos aplicativos móveis a empresa aproveita muito mais os benefícios que temos a oferecer.

Na Pedra Branca, hoje todas as áreas utilizam o Sienge, desde a Engenharia, passando pelo Financeiro e o Comercial. No setor financeiro, por exemplo, os relatórios, pagamento escritural, pagamento de alçadas do sistema deram mais produtividade operacional à empresa. 

Já no setor comercial, com a possibilidade de acessar online a disponibilidade de unidades à venda, o Portal do Corretor do Sienge, ajudou imobiliárias que trabalham fora do plantão de vendas da Pedra Branca, dando mais segurança e velocidade no seu trabalho.

Com o Sienge Web e os dispositivos móveis como iPad, iPhone, tablets e smartphones, a Pedra Branca ganhou agilidade em seus processos e essa velocidade se tornou indispensável para o funcionamento da empresa. 

No processo de avaliação de um novo software para construtoras, sempre busque referências de quem já o usa, principalmente os clientes mais antigos. Tente entender porque após tantos anos eles sem mantém usando o Software.

Implantação deve ser cuidadosa

O resultado de tudo isso que eu mostrei a você até agora são ganhos exponenciais de produtividade.  

Mas é preciso ter clareza que a implantação de um software de gestão deve ser cuidadosa, bem planejada. Ela requer algumas condições para a empresa alcançar seus objetivos.

Especialistas nestes sistemas citam, entre outras, uma perfeita definição das necessidades da organização. Depois, visão e objetivos claros, o envolvimento dos usuários, apoio da direção, planejamento adequado, expectativas realistas, equipe competente e dedicada.

Ressaltam, ainda, infraestrutura adequada, comprometimento e constante qualificação da equipe usuária, com consultoria externa, como requisitos importantes ao uso do ERP.  

Agora que falamos bastante sobre o tema, sugiro a você o nosso e-book sobre os grandes pilares da produtividade na construção civil, no link, que pode ser baixado gratuitamente.

Conclusão

Então, podemos afirmar com muita segurança que um sistema ERP traz grandes facilidades para os gestores. Torna mais eficiente e ágil toda a estrutura envolvida na construção, com custos menores.

Portanto, se o objetivo de uma empresa é conquistar mercado e crescer, deve considerar seriamente a adoção de um software de gestão integrada.

Com o cuidado de pesquisar diferentes fornecedores para fazer a escolha correta, do sistema mais adequado a cada empresa, conforme seu porte, suas demandas e suas metas.

É um grande passo para ganhos substanciais da tão almejada produtividade.

Agora que você já viu tudo que precisa para encontrar o melhor software para gerenciamento de obras de construção civil, está pronto para iniciar sua busca.

Mas e se você nem precisar fazer isso?

O Sienge preenche todos os requisitos que você acabou de ler a respeito. Mas a melhor forma de comprovar isso é por ver a nossa plataforma em ação.

Clique aqui e peça agora uma demonstração, ou ligue para (48) 3027 8110 e um dos nossos especialistas vai mostrar por que o Sienge já conquistou mais de 2900 clientes, e como pode ajudar também a sua empresa!