O que é DDS – Entenda sua importância e veja dicas de segurança

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

21 de setembro 2017| 13 min. de leitura

Compartilhe
O que é DDS – Entenda sua importância e veja dicas de segurança

*Atualizado em 20/11/2023*

Você sabe o que é DDS e qual é a sua importância para a Construção Civil? Certamente, em algum momento você já deve ter ouvido falar sobre isso. 

DDS significa Diálogo Diário de Segurança e tem como objetivo conscientizar os operários sobre a prevenção de acidentes de trabalho. Mais do que isso, consolida as melhores práticas para trabalhar com segurança. Ou seja, está sempre de acordo com as respectivas regras e normas da construção civil.

Para ajudar você a implementar rapidamente essa prática em sua construtora, no post de hoje vamos explicar a importância do DDS. Também vamos falar sobre como aplicá-lo definitivamente no dia a dia no seu canteiro de obras!

A importância do DDS na construção civil

A prática do Diálogo Diário de Segurança (DDS) – que também pode ser chamado de Diálogo Sobre Segurança (DSS) – é, na verdade, uma reunião diária com as equipes de trabalho. Teve início na década de 90 com a finalidade de despertar a atenção dos colaboradores sobre a questão da segurança no ambiente de trabalho.

O DDS dura, em geral, entre cinco e 15 minutos. Acontece sempre antes do início da jornada de trabalho. Seu objetivo é oferecer instruções básicas e levantar discussões sobre temas relacionados à prevenção de acidentes, segurança, meio ambiente, saúde e qualidade.

Geralmente, o DDS é ministrado pelo líder da equipe ou por um técnico de segurança. Mas também pode ser feito por um profissional do SESMT ou do CIPA, por um engenheiro de segurança ou até mesmo, eventualmente, por profissional convidado.

DDS na Norma Regulamentadora nº 1 (NR 1) revisada

As conversas periódicas sobre segurança no trabalho são tão importantes que o DDS é mencionado inclusive na NR 1 revisada.

O texto da norma afirma, no item 1.4.4, que todos os trabalhadores, quando são admitidos ou mudarem de função com novos riscos relacionados, devem ser informados sobre:

  • Riscos ocupacionais que existam ou possam originar-se nos locais de trabalho;
  • Meios para prevenir e controlar tais riscos;
  • Medidas adotadas pela empresa;
  • Procedimentos a serem adotados em situação de emergência; e
  • Procedimentos a serem adotados quando constatarem risco grave e iminente para sua vida e saúde (em conformidade com os subitens 1.4.3 e 1.4.3.1).

Assim, o item 1.4.4.1 da NR 1 admite que isso pode ocorrer:

  • Durante os treinamentos; e
  • Por meio de diálogos de segurança, documento físico ou eletrônico.

Note que a NR 1 não fala de DDS ou diálogo diário de segurança, mas sim diálogo de segurança.

Graças a essa ferramenta, aliás, surgiram também outras práticas relacionadas ao meio ambiente de trabalho.

Assim, outros nomes que podem ser encontrados no mercado são:

  • DDSMS – Diálogo Diário de Segurança e Medicina do Trabalho
  • DDSSMA – Diálogo Diário de Saúde, Segurança e Meio Ambiente
  • DDQSMS – Diálogo Diário de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
  • DDHS – Diálogo Diário de Higiene e Segurança
  • DDHSMA – Diálogo Diário de Higiene, Segurança e Meio Ambiente

Mas não se engane: seja qual for o nome, o diálogo sempre tratará de temas sobre segurança do trabalho, que é o tema do nosso artigo de hoje!

Como aplicar o DDS no canteiro de obras?

Há inúmeros riscos presentes na indústria da construção civil. Dentre eles, os elevados números de acidentes no ambiente de trabalho. Logo, é muito importante estar ciente de todas as formas, técnicas, normas e regras para garantir a segurança dos trabalhadores.

Uma das maneiras mais práticas, fáceis, rápidas e praticamente sem custo algum é a aplicação do DDS no dia a dia do canteiro de obras.

Antes de mais nada você precisa informar seus colaboradores sobre o local das reuniões e o horário em que vão acontecer. Não deixe de explicar a eles também os motivos que levam à prática do DDS. Afinal, é muito importante que o colaborador saiba que você e a empresa se preocupam com a sua saúde e segurança.

Dicas para a realização do DDS:

  • Fique atento ao tempo: o diálogo deve ser rápido! Não ultrapasse os 15 minutos recomendados para que a reunião não fique cansativa e, com isso, você perca a atenção dos colaboradores;
  • Seja objetivo: não perca tempo com grandes discursos. Os temas levantados devem ser objetivos e diretos;
  • Utilize exemplos: para que seus colaboradores entendam melhor o que está sendo discutido, use casos reais de acidentes e como evitá-los;
  • Traga convidados: sempre que puder, traga um profissional relacionado ao tema para aplicar a DDS. Essa é uma prática que passa credibilidade aos colaboradores;
  • Escute seus colaboradores: reserve um tempo para que os operários também possam expor sua opinião ou sugestão sobre o tema em debate;
  • Cuidado com a linguagem: não utilize palavras de difícil compreensão e não trate o diálogo como algo extremamente formal. Isso fará com que todos compreendam o que está sendo dito e proporciona mais aproximação com o colaborador.

Ah, e monte um cronograma das reuniões! Você pode usar o seu quadro de avisos, inclusive. O importante é os colaboradores poderem ver os horários do DDS e os temas que serão abordados em cada dia. Além disso, para melhor organização, documente o que foi discutido em cada reunião em uma ata.

Veja nos vídeos abaixo dois exemplos de formatos de aplicação do DDS bem diferentes um do outro! Você pode escolher o que melhor funciona para seu time.

 

 

6 temas importantes para DDS

Inúmeros serviços fazem parte da indústria da construção civil. Logo, a quantidade de temas a serem tratados nos DDSs pode ser elevada. Para que você saiba por onde começar, destacamos cinco dos temas mais importantes a serem abordados:

1 – Normas Regulamentadoras

É claro que, em apenas 15 minutos, você não vai conseguir expor todas as normas regulamentadoras existentes na construção civil. Entretanto, pode pontuar as mais importantes. Melhor ainda, se concentrar nas que estiverem relacionadas às atividades a serem realizadas pelos colaboradores no dia em questão.

2 – EPI (Equipamento de Proteção Individual)

Poucas pessoas entendem ou sabem da importância da utilização dos EPIs. Por isso, explique aos seus colaboradores como utilizar e os riscos de acidentes que podem ser evitados por meio da utilização dos equipamentos.

3 – A importância da organização e limpeza no ambiente de trabalho

A falta de organização e até de higiene podem ser motivo de acidentes em um canteiro de obras. Então, aproveite a oportunidade e não deixe de abordar esse tema no DDS.

4 – Sinalização

Parece ser um tema sem muita importância, não é mesmo! Pois saiba que a falta de sinalização é um dos fatores mais comuns de acidentes nos canteiros de obras. E, mesmo quando a sinalização existe, a falta de compreensão sobre o significado dos sinais também é indício de problemas.

Aborde esse tema de forma recorrente até que os funcionários compreendam o que cada sinal significa.

5 – Primeiros socorros

Reserve um dia de DDS para esse tema. Na ocasião, se possível, traga um profissional especializado no tema. Ele vai saber explicar melhor como os primeiros atendimentos em casos de acidentes devem ser realizados até a chegada da equipe médica.

Esse conhecimento pode fazer a diferença no atendimento a um acidentado.

6 – DDS motivacional

Os diálogos motivacionais não apenas focam em segurança, mas também ajudam a inspirar e engajar a equipe, ajudando a consolidar a segurança no trabalho como uma verdadeira cultura de sua empresa.

Nesta reunião, você pode comemorar os desafios superados e as lições aprendidas dos times, destacar as grandes realizações das equipes, fazer reconhecimentos e elogios públicos individuais, entre outras abordagens positivas.

Gostou da ideia? Então veja aqui 15 temas para seu DDS motivacional.

Bônus: Use a criatividade!

Por ser um evento diário, em algum momento, pode ser que falte temas para serem abordados no DDS. Por isso, pesquise novas possibilidades de assuntos que possam ser debatidos.

A dica é buscar temas no dia a dia do canteiro de obras. Mesmo que o tema se repita, é sempre possível abordá-lo de maneira diferente. Isso ajuda a desenvolver novas perspectivas, novas formas de entendimento e evita tornar o papo repetitivo.

Leia mais: O Sienge disponibiliza gratuitamente um e-book sobre segurança no trabalho que pode servir de base para muitos DDS. Clique aqui e baixe agora!

Benefícios para sua construtora

A aplicação do DDS na construção civil tem se tornado algo cada vez mais comum. Isso graças aos benefícios que essa prática proporciona não apenas para a empresa, mas também para os colaboradores.

Entre as vantagens que se destacam, estão:

  • Aumento na produtividade;
  • Melhoria no ambiente de trabalho;
  • Aumento na satisfação dos colaboradores;
  • Redução de acidentes de trabalho;
  • Redução de custos devido a acidentes de trabalho;
  • Melhoria na comunicação entre você e o seu colaborador;
  • Aumento na segurança e qualidade dos colaboradores.

Como se vê, todos têm a ganhar com os Diálogos Diários de Segurança.

Você vai querer mensurar os resultados da prática do DDS na sua construtora, não? Por isso, é importante manter um controle rigoroso de ocorrências de acidentes. Sejam eles graves ou não.

O que se espera é que os DDSs promovam a redução na quantidade e na gravidade de acidentes. No entanto, caso você perceba que o número de ocorrências ainda é alto, revise o seu planejamento de DDS.

Conclusão

Como você pode ver, existem maneiras rápidas e econômicas de garantir segurança no ambiente de trabalho. Em contrapartida, tais práticas proporcionam benefícios para você, sua construtora e, sobretudo, seus colaboradores.

Práticas como DDS podem garantir resultados muito positivos! Além de reduzir o número de acidentes, promovem, consequentemente, redução de custos diretos e indiretos decorrentes de desse tipo de ocorrência.

Aplique o DDS na rotina da sua construtora e não deixe de nos contar os resultados que você alcançou com essa prática!

Antes de ir, curta e compartilhe o nosso post com seus amigos para que eles também conheçam os benefícios dessa prática!