Controle de materiais utilizando um software: confira os benefícios

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Engenheiro civil, especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV e sócio-fundador do Engenharia de Alta Performance

17 de novembro 2021

Compartilhe

Você ainda resiste à ideia de fazer o controle de materiais da sua empresa usando um software? Caso a sua resposta seja sim, é hora de entender por que essa é a melhor decisão que você pode tomar para manter o estoque sempre em dia.

 

Por um lado, é natural que os gestores de empresas sintam medo de fazer a transição dos processos com os quais já estão acostumados para um sistema digital. Mas os benefícios compensam muito em comparação com os possíveis desafios de adaptação.

 

Por isso, neste artigo eu vou mostrar a você os principais benefícios de contar com software para cuidar do controle de materiais na sua empresa.

Veja 5 dos benefícios de usar um software para fazer seu controle de materiais

É uma tarefa muito fácil listar os benefícios de usar um sistema digital como ferramenta de controle de materiais na sua construtora ou incorporadora. Afinal, aliar a tecnologia ao processo de gestão é mais que uma tendência, mas o caminho natural para todas as empresas de construção que vão dominar o mercado daqui em diante.

Mas o cenário para os próximos anos já é esperado:

 

Enquanto alguns gestores e líderes vão demorar demais pensando se vale a pena entrar na transformação digital, quem fizer isso sem demora vai nadar de braçada. Afinal, a grande questão não é se vale a pena, mas como aplicar da melhor forma possível algo inevitável.

 

Então, sem precisar pensar muito, veja algumas das principais vantagens de contar com um software para fazer o controle de materiais nas suas obras:

1. Acesso universal

O primeiro grande benefício da gestão de estoque com uma ferramenta digital é que isso elimina os problemas de acesso às informações. Quando os responsáveis usam planilhas, a informação fica sempre muito concentrada nas mãos de poucas pessoas.

 

Com isso, surgem vários outros problemas, como um volume muito grande de pedidos de materiais para a mesma pessoa. O número de pedidos desse tipo diminui muito quando todos têm acesso aos números do estoque.

 

Além disso, é possível consultar as informações necessárias mesmo longe do canteiro de obras, o que significa um grande avanço de produtividade em obras dinâmicas. Pense, por exemplo, em como isso economiza tempo da obra, o que pode significar a diferença entre manter a obra dentro do prazo e do orçamento ou não.

2. Processos mais ágeis e precisos

Outro benefício claro de usar um software para fazer o controle de materiais tem a ver com o ganho de agilidade que isso representa para os processos internos da empresa. Mais uma vez, basta comparar a velocidade com que a informação chega nas pessoas chave da operação com e sem a tecnologia.

 

É impossível manter os processos sempre otimizados ao máximo se a informação demora para chegar em que precisa dela. Além disso, quando essa informação se concentra sempre em uma única pessoa, os processos ficam ainda mais lentos.

 

Por outro lado, com informações compartilhadas em tempo real entre todas as pessoas que precisam dela para realizar suas funções, todo o processo fica mais simples e ágil. 

 

Além disso, não poderia deixar de falar em quanto a boa gestão de estoque torna esses mesmos processos mais precisos. Assim, não se trata apenas de trabalhar mais rápido, mas também com maior nível de acerto.

 

Então, a junção de agilidade e precisão é a combinação perfeita. E o resultado, como tudo que mais importa na construção civil, é um impacto positivo nos dois elementos mais importantes da obra: prazo e orçamento.

3. Segurança da informação

Um dos pontos em que muitas pessoas não se concentram muito, mas deveriam, é a segurança das informações quando são guardadas em um sistema digital. Mas, por que isso é tão importante?

 

Quando a empresa usa tecnologias ou métodos manuais, como as próprias planilhas de Excel, elas dependem sempre da máquina em que estão salvas.

 

Mas, imagine o seguinte:

 

De uma hora para outra, o computador no qual todos os dados estão salvos tem um problema e deixa de funcionar. Essa situação nem é tão difícil de acontecer, ainda mais se a máquina já estiver velha.

 

Já os sistemas digitais de controle de estoque funcionam em nuvem, ou seja, ficam o tempo todo conectados na internet e salvam as informações em locais seguros. Assim, mesmo que o computador, celular ou tablet da empresa pare de funcionar, os dados continuam a salvo. 

4. Dados estratégicos

Uma das grandes tendências dos últimos anos tem sido a tecnologia conhecida como Big Data. Em resumo, se trata de uma tecnologia que permite tomar decisões estratégicas importantes com base na análise de volumes assombrosos de dados.

 

Mas o que isso tem a ver com o controle de materiais da sua empresa?

 

Tudo, pois esse controle gera dados que você pode usar como base para tomar decisões importantes de gestão e desenvolvimento. Aliás, sistemas de gestão integrada de confiança criam relatórios prontos com revelações importantes. 

 

Assim, basta usar essas informações para tomar decisões bem informadas de negócios que podem acelerar o crescimento e aumentar os lucros da operação.

5. Comunicação aberta

Pensando nos benefícios que já citei acima, como processos mais ágeis e informação acessível a todos, dá para notar outro grande benefício do sistema digital: a comunicação entre as equipes fica mais aberta, o que contribui para um fluxo de trabalho mais transparente e eficaz.

 

Com isso, a empresa adota uma forma mais integrada de trabalho de forma natural, e todos conseguem colaborar de forma mais plena sem grandes desafios. 

 

Para alguns, essa vantagem não parece tão importante, mas é sempre válido lembrar que a maior parte dos problemas em uma empresa acontece por falhas na comunicação.

Qual software usar para fazer o controle de materiais da sua empresa

Algo muito importante a considerar antes de escolher a ferramenta ideal para fazer o seu controle de materiais é que o sistema precisa conversar com outras áreas da empresa. Ou seja, não é tão vantajoso assim contar com uma ferramenta que serve apenas para controlar o estoque.

 

Aliás, pensando de forma estratégica, não vale a pena ter nenhum tipo de ferramenta digital que não trabalhe de forma integrada com outras soluções. Assim, a melhor coisa a fazer é escolher uma plataforma de gestão integrada de confiança.

 

Daí, com base no leque de opções que se integram à plataforma, você pode escolher a que mais atende as necessidades da sua empresa. Além disso, é possível que a própria plataforma já tenha uma ferramenta própria de controle de materiais.

 

Seja como for, é importante pensar na tecnologia como uma forma de conectar todos os setores e processos da empresa, pois é isso que traz mais produtividade e lucros. 

 

Assim, fica claro que aliar a tecnologia ao processo de gestão da sua construtora ou incorporadora o mais rápido possível é a melhor decisão a tomar. Afinal, os muitos benefícios não deixam qualquer dúvida sobre como um sistema de gestão pode transformar a rotina de trabalho e os resultados da empresa no dia a dia.

 

Quer saber mais sobre como um sistema de gestão integrada pode ajudar a sua empresa? Veja agora quais são os benefícios de contar com uma solução desse tipo em todas as suas obras!

Compartilhe