— Clientes Sienge —
Ipê-OMNI
Construtora
A Construtora Ipê surgiu em 1961 com o intuito de investir em Brasília, no setor da construção civil. Em 1998 se une à Omni, empresa de vanguarda do comércio de tecnologia, o que alavancou o capital e elevou a empresa a um novo padrão.
DESAFIO

O conseqüente crescimento da empresa gerou a necessidade de integrar todas as áreas de trabalho. No entanto, a falta de comunicação entre os setores e o volume de atividades para realizar o repasse de informações atrasava diversos procedimentos. “Os processos, por não terem a integração necessária, despendiam maior esforço de controle, principalmente, das pessoas que estavam à frente das aprovações”, ressalta Júlio César Peres, diretor da Ipê Omni.

A empresa estava em busca de uma ferramenta para integrar as áreas e que ajudasse a tornar a incorporadora mais eficiente, com retorno financeiro. “Precisávamos aumentar a produtividade e a assertividade no trabalho, além da relação custo x benefício que um software integrado traz. Esses foram os fatores que nos levaram a buscar um sistema de gestão”, destaca Júlio.

" Depois da integração entre o Sienge e o software contábil, a empresa passou a ter suas demonstrações financeiras em dia e com a qualidade esperada. "
- Renata Mathias Martins, Gerente Financeira
SOLUÇÕES

A Ipê Omni avaliou diversas soluções disponíveis no mercado. Dentre as opções avaliadas, Handerson Paulo da Silva, analista de TI, cita alguns diferenciais que levaram à escolha do ERP fornecido pela Softplan, o Sienge, desenvolvido especialmente para as empresas da indústria da construção: “As operações feitas no Sienge são rápidas, ágeis e reduziram o tempo e o custo para a realização dos trabalhos. Por se tratar de um software específico para o nosso segmento, a adaptação é mais fácil e os processos já se assemelham muito aos que a empresa desenvolve no dia-a-dia. O custo de investimento e a facilidade de implantação também favoreceram a escolha do produto”, relata.

Desde a implantação do Sienge, em 2005, a empresa constatou que houve várias melhorias. A gestão da empresa em termos de acompanhamento histórico e evolutivo dos seus números não era realizada, situação que foi alterada após a implantação. A tomada de decisão e as aprovações se tornaram mais rápidas e seguras, pois todos os dados podem ser consultados facilmente.

Os processos que dependiam de duas ou mais áreas passaram a ser automatizados pelo software, com o diferencial da agilidade e economia. Um exemplo dado por Renata Mathias Martins, gerente financeira, é a comunicação entre a sua área e a contabilidade: “Durante anos os documentos não conseguiam chegar ao contador em tempo hábil para que ele pudesse retornar com agilidade as demonstrações financeiras. Depois da integração entre o Sienge e o software contábil que o contador terceirizado utiliza, a empresa passou a ter suas demonstrações financeiras em dia e com a qualidade esperada. Tivemos aqui uma redução de 25 dias na entrega dos relatórios contábeis”.

A tecnologia do Sienge também proporcionou eficiência na comunicação entre a sede e as obras, e com os clientes. O software é utilizado em todas as obras da Ipê Omni, diretamente dos canteiros para rotinas de solicitações de compras, contratos com prestadores de serviços, medição e controle de contratos, evolução física da obra, controle de estoque e acompanhamento patrimonial dos bens da empresa. Já a relação da empresa com seus clientes foi muito facilitada após a implantação do Portal do Cliente. “Nossos clientes ficaram mais independentes em coisas simples do dia-a-dia, como emissão de boletos, atualização cadastral e acompanhamento do saldo devedor de seus imóveis. A quantidade de atendimentos realizados pessoalmente na empresa caiu drasticamente”, diz Renata.

Soluções utilizadas

Comercial
Contabilidade/Fiscal
Engenharia
Financeiro
Gestão da Qualidade
Suporte à Decisão
Suprimentos

Gostou das soluções que o Sienge tem a oferecer?
Peça uma demonstração do nosso software e redefina a gestão da sua empresa hoje!
Peça uma demonstração
banner sienge