Aprenda a fazer um bom orçamento antes de começar uma obra!

Aqui você encontrará um passo a passo de como fazer um orçamento do seu novo projeto e também uma planilha de orçamento de obra totalmente gratuita!

21,7%

Por que você deve fazer um bom orçamento:

É o desvio médio entre o que foi orçado e o custo real de uma obra, segundo pesquisa da consultoria Delloite.

Essa diferença entre orçado x realizado pode diminuir muito se você fizer um bom orçamento de obra! Onde você tem uma previsão de quanto será gasto no total e consegue programar os desembolsos em cada etapa. Você também tem controle sobre o andamento da obra, o que reduz custos com a falta de insumos.

O que um bom orçamento deve conter:

Partindo de um novo projeto a ser realizado, o orçamento deverá ter informações dos insumos, composições, serviços, mão-de-obra, impostos, máquinas e equipamentos, além de custos indiretos.

Siga o passo a passo para fazer um bom orçamento de obra:



1

Levante as composições de preço e demais quantitativos dos serviços que serão realizados, conhecendo com profundidade o consumo de materiais em cada um.



2

Levante a quantidade de mão de obra, o tempo de uso dos equipamentos necessários aos serviços, os custos financeiros decorrentes, os custos indiretos (água, luz, internet, etc) e a carga tributária que irá pesar sobre os serviços.



3

Adicione os impostos sobre os serviços, mão-de-obra, licenciamento, burocracias e permissões.



4

Calcular o BDI

O BDI (ou Benefícios e Despesas Indiretas) é um índice que ajuda a compor orçamentos melhores para se chegar a preço de venda adequado para cada obra.
Para aplicá-lo no orçamento, utilize a fórmula abaixo:

Preço de venda = custo direto x (1 + BDI/100)




5

Aplicar o BDI na planilha de orçamento.



6

Concluir o orçamento com o preço total de cada serviço, insumo, mão-de-obra e o preço estimado de venda.


Nenhum empreendimento é igual ao outro, por isso é importante dar atenção exclusiva a cada orçamento e fazê-lo de forma detalhada e correta!



Agora que você já sabe os passos para um bom orçamento, baixe nossa planilha gratuita com tipos de serviços já descritos e todos os quantitativos que você precisa!




Imagem Planilha Orçamento de Obras


No vídeo abaixo, nós explicamos sobre como preencher
a planilha de orçamento de obra e facilitar o seu uso: