Gestão de mão de obra – As melhores dicas e práticas

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

20 de setembro 2022| 25 min. de leitura

Compartilhe
Gestão de mão de obra – As melhores dicas e práticas

Aprimorar cada vez mais a gestão de mão de obra é um dos desafios dos gestores da construção civil. Garantir que as equipes executem o trabalho com precisão e sem atrasos faz parte dessa “missão”.

Provavelmente, você já ouviu falar no conceito de gestão de mão de obra, certo? Ele está relacionado à aplicação de práticas que visam potencializar o desempenho de colaboradores. Para isso, são dadas as condições necessárias para que se desenvolvam e se sintam motivados e engajados.

Uma coisa é certa! A gestão de mão de obra na indústria da construção civil tem ganhado cada vez mais destaque. O que é muito vantajoso para o setor, já que essa atividade pode gerar aumento na produtividade e lucratividade da construtora.

Conhecida também como gestão de pessoas, essa atividade está diretamente ligada à gestão de obra, uma das etapas mais importantes nos projetos de construção civil.

Mas você deve estar se perguntando: Por onde devo começar?

Com base nessa dúvida, no post de hoje nós vamos mostrar como ter uma gestão de mão de obra eficiente e como o Sienge pode contribuir para a implementação dessa atividade.

Vamos começar?

1. Contrate bons profissionais

Sem bons profissionais no time, não podemos fazer muita coisa. Portanto, é fundamental tomar algumas atitudes para atrair e reter bons talentos. 

Primeiramente, divulgue a vaga. Ao divulgar a vaga para o público-alvo e pelo canal certo, a construtora aumenta muito as chances de ter sucesso na contratação. 

É preciso definir, de modo estratégico, a ferramenta a ser usada para divulgar as vagas e encontrar profissionais qualificados. Uma das alternativas é contar com sites especializados na divulgação de vagas.

Ao divulgar as vagas, deixe claro qual será a função de cada um e qual o tipo de serviço a ser executado. A correta divulgação, com todas as especificações, facilita o processo e garante uma seleção mais exitosa. 

Muito além da competência e da formação técnica para a função, busque identificar se o candidato à vaga é idôneo, responsável e pontual. Estas são características que também influenciam e, de algum modo, podem definir seu desempenho nas atividades laborais.  

A carteira de Trabalho não é a sua única fonte de informação sobre a carreira do candidato. Busque saber mais sobre ele – perfil, qualidades e o motivo da saída de obras ou empregos anteriores – se possível com as empresas nas quais ele já trabalhou. 

Outro aspecto importante deve ser avaliado: o candidato busca aprimoramento, estuda, faz cursos? O conhecimento e a atualização também impactam no seu rendimento.

2. Reconheça e nomeie líderes na gestão de obra

Para conduzir a obra, é preciso ter um time completo, qualificado e focado nas principais metas do projeto. O desempenho de cada profissional reflete na qualidade do trabalho desenvolvido e também, no ritmo de andamento da obra. 

Assim, ter um líder preparado comandando as equipes é fundamental para tornar a gestão de obra mais eficiente e eficaz. Mas para eleger um líder, antes é preciso identificá-lo.

Dentre os profissionais da equipe, engenheiros, mestres de obras e encarregados destacam-se porque intuitivamente, pelas funções que acumulam, eles tendem a assumir a responsabilidade de liderar e motivar os profissionais. 

Os responsáveis pela gestão de obra da construtora têm o desafio de observar os profissionais e buscar reconhecer neles as características e atitudes inspiradoras de liderança. 

Ao identificar um potencial líder, peça para tomar a frente dos trabalhos, ajudando na gestão de obra e motivando e engajando a equipe. O sucesso da construtora depende do trabalho de líderes maduros e profissionais dedicados e produtivos.  

Na gestão de obra, a liderança tem o papel de compartilhar com a equipe os objetivos do projeto, e ressaltar para cada um a importância da sua contribuição. Um líder empático ajudará a construtora a impulsionar o desenvolvimento de todos e até, reter talentos.

3. Aplique uma boa gestão de obras e a pense na terceirização de alguns profissionais

Como a  construtora desenvolve diferentes projetos e, muitas vezes, vários simultaneamente, nem sempre é possível executar a obra somente com os profissionais que integram o time da construtora. 

Além disso, dependendo da fase e da gestão de obra, vale a pena contratar profissionais especializados por meio da terceirização.

Para as construtoras a optar pela contratação de mão de obra terceirizada, vale destacar que lhes cabe a responsabilidade subsidiária. Ou seja, em caso de descumprimento das obrigações trabalhistas por parte da terceirizada, e da impossibilidade de arcar com as dívidas resultantes, a empresa contratante pode ser acionada pelo trabalhador que recorre à justiça.

4. Ofereça benefícios para quem é assíduo 

O absenteísmo, indicador que mede a ausência dos funcionários em executar suas atividades ou funções laborais, é preocupação constante nas empresas, e na construção civil não é diferente. 

Para incentivar a pontualidade e a assiduidade, muitas empresas vêm concedendo bônus aos funcionários assíduos. Para quem bate o ponto todos os dias, a premiação é dada em dinheiro e pode chegar a 12% do salário mensal. 

Com a implantação do projeto de bonificação pela assiduidade, as empresas registram índices bem mais altos de presença no trabalho.

5. Planeje dias de folga e férias aos colaboradores, de modo justo

Além de ser direito do trabalhador, o dia de folga é uma pausa saudável. Depois do descanso até a produtividade aumenta. Na gestão de obra, a construtora deve conceder aos profissionais, no mínimo, um dia de folga por semana. Os dias de descanso são regulamentados pela lei n° 605, de janeiro de 1949.

Cabe à empresa especificar em qual dia da semana será o descanso, já que não é obrigatório conceder a folga aos sábados e domingos. Ainda assim, na gestão de obra, o ideal é definir um ou dois dias semanais de descanso, para que o trabalhador possa se programar. 

Se a construtora precisar que o profissional trabalhe no domingo ou feriado, é possível, desde que seja concedido um dia de folga/semana. Outra alternativa é compensá-lo com o pagamento do adicional de 35%.

Assim como todo trabalhador, os profissionais da construção civil têm direito a usufruir de férias após cumprir o período aquisitivo de um ano. O número de dias de férias é escalonado, de acordo com a assiduidade do trabalhador. 

Conforme prevê o decreto-lei n° 1.535, de abril de 1977, quem não faltou mais de cinco vezes no ano tem direito aos 30 dias, e assim por diante. Além de ser justo (e obrigatório!) conceder as férias, é importante oportunizar a escolha do período ao trabalhador. 

De todo modo, analise antes se o período escolhido não prejudica o andamento da obra e, se for o caso, negocie com o profissional. Quando o gestor mantém diálogo aberto com os envolvidos fica fácil chegar a um consenso. 

É bom ter em mente que ao usufruir de um período de férias o profissional sempre volta mais disposto e motivado.

3 pontos de vista da gestão de mão de obra

Mais do que gerir pessoas no canteiro de obras, a gestão de mão de obra possui três pontos de vista diferentes: do trabalhador, da empresa e da atividade.

Essas três perspectivas podem ser trabalhadas separadamente. Contudo, pelo fato de se integrarem, se você deseja ter uma gestão eficiente precisa compreendê-las.

gestão de mão de obra

Trabalhador

Foi-se a época em que para ser um bom gestor era preciso premiar bons colaboradores e penalizar os que não cumpriam o desempenho esperado. Hoje em dia os funcionários precisam estar motivados e satisfeitos no ambiente de trabalho para garantir bons resultados.

É preciso compreender que, para a sua construtora ter bons resultados, seus colaboradores precisam estar felizes e focados em alcançar o mesmo objetivo que você: o sucesso do projeto.

Fique atento a nossa dica:

Um bom ponto de partida para gestão de mão de obra é compartilhar as mudanças e decisões sobre o projeto com todos os colaboradores e permitir que eles também expressem sua opinião ou deem sugestões.

Isso irá fazer com que eles se sintam parte da equipe e importantes para o projeto.

Empresa

O objetivo da sua construtora, muito provavelmente, é ter sucesso e bons clientes, certo? Para isso, seu planejamento e sua gestão de mão de obra são peças chave fundamentais.

Muitas empresas contratam a mão de obra ainda na fase do planejamento e na maioria das vezes não se atenta à qualificação dos funcionários ou até mesmo avalia o perfil de cada um para as tarefas que serão desempenhadas.

Por isso é muito comum ver construtoras sofrerem com problemas relacionados a acidentes de trabalho, faltas de colaboradores, serviços mal executados, entre outros.

Na estratégia de competitividade da sua empresa frente ao mercado, deve-se considerar a gestão de mão de obra eficiente. A satisfação das necessidades dos seus colaboradores deve ser uma preocupação constante, levando em consideração que tais vão além das básicas, como alimentação e moradia.

Garantir cursos de capacitação, benefícios que envolvam não somente os funcionários, mas também seus familiares, fará com que você alcance patamares mais elevados de satisfação, que dizem respeito ao lado social, de auto estima e auto realização.

Atividade

Em relação ao contexto da atuação das empresas, as características da mão de obra local e a variação da demanda por trabalhadores em função do tempo deve ser avaliada antes do início da obra.

Isso porque algumas atividades podem exigir um nível de capacitação mais elevado e pode ser necessário a implementação de algum curso de formação ou a adoção de novas tecnologias. Tudo isso levando em consideração a quantidade, aptidão e nível de especialização de mão de obra disponível.

Para começar a implementar uma boa gestão de mão de obra, tenha esses três pontos de vista em mente. Logo você poderá avaliar os benefícios que isso pode garantir a sua construtora.

Mas se lembre:

Aplicar melhorias no ambiente de trabalho e na qualidade de vida e bem estar dos colaboradores no canteiro de obras não é um custo, é um investimento que garantirá vantagens para sua construtora e seus funcionários.

Como contratar um gestor de mão de obra

Com a crise econômica do país, a indústria da construção civil se deparou com a necessidade de enxugar suas equipes e trabalhar sob demanda. Por conta dessa redução de colaboradores, a gestão de mão de obra se tornou algo ainda mais importante.

Mas mais importante do que ter uma boa gestão de mão de obra, é ter um bom gestor de mão de obra. E talvez, a essa altura, você deva estar se perguntando:

Como eu contrato um bom gestor para a minha construtora?

gestão de mão de obra

Veja se a sua construtora já tem um colaborador qualificado para a vaga

As vezes nós estamos em busca de algo que pode estar bem na nossa frente, não é mesmo? Isso pode acontecer na sua empresa na hora de buscar um gestor de mão de obra. E porque não dar a oportunidade para quem já está dentro da construtora?

Talvez você já possua no seu quadro de funcionários um gestor de mão de obras qualificado e com experiência. Isso torna tudo mais fácil. Mas pode acontecer que o colaborador não esteja qualificado, mas tenha o perfil perfeito para a vaga de gestão.

Descubra se ele não tem interesse no novo cargo e, caso tenha, avalie a possibilidade de oferecer essa qualificação. Algumas vantagens ao promover e qualificar um profissional são:

  • Redução de custos em uma nova contratação;
  • Conhecimento, por parte do novo gestor, da equipe, da políticas e dos objetivos da empresa;
  • O colaborador se sentirá valorizado e motivado, transferindo essa mesma sensação para os seus colegas;
  • Sua construtora terá um profissional qualificado e especializado;
  • Menos rotatividade de colaboradores.

Oferecer essa oportunidade para os seus colaboradores antes de anunciar a vaga externamente mostra que a sua construtora se preocupa com o sucesso e o bem estar dos funcionários. E é exatamente isso que se aplica na gestão de pessoas.

Divulgue a vaga

Caso sua construtora não tenha nenhum profissional com perfil para a vaga, divulgue em sites, redes sociais da empresa e em jornais. Indicações são sempre bem vindas na hora de contratar novos profissionais. Mas às vezes essas indicações não têm o perfil que você precisa. Isso faz com que seja necessário anunciar a vaga de emprego.

Para começar, seja minucioso com a descrição das tarefas que serão desempenhadas no cargo de gestor de mão de obras e não deixe de colocar quais são os critérios necessários para a função. Assim você evita entrevistar candidatos que não se encaixam no perfil que você busca.

Outro ponto importante na divulgação da vaga é informar a remuneração e os benefícios. Não pense que pagando menos do que é justo você encontrará o profissional que deseja. Ofereça o que está de acordo com o mercado.

Avalie a qualificação e perfil

Nem sempre a formação acadêmica está atrelada ao perfil profissional do gestor. Ele pode ser formado em Edificações e ter uma vasta experiência profissional com gestão de projetos. Mas isso não significa que ele tem perfil para ser gestor de mão de obra.

Talvez o perfil mais indicado para essa vaga seja um profissional que tenha formação em gestão de pessoas e tenha experiências na área, inclusive gestão de mão de obra.

Sendo mais criterioso quanto a isso você evita que o tempo de adaptação do funcionário seja maior. Afinal ele já sabe como deve trabalhar, inclusive os tipos de pessoas que precisará gerir.

Contratado vs. Terceirizado

É muito comum as empresas não saberem lidar com os prestadores de serviços, empreiteiros e qualquer outro colaborador terceirizado. Afinal, será que você também deve gerir essas pessoas?

A resposta é sim! Todo integrante do projeto é importante, sendo funcionário da empresa ou não. Por isso, os terceirizados também fazem parte da gestão de mão de obra.

Mas antes vamos esclarecer:

  • Contratados: são os funcionários registrados através da CLT, conforme as leis trabalhistas, e fazem parte do quadro de colaboradores da construtora;
  • Terceirizados: os profissionais terceirizados são contratados como Pessoa Jurídica (PJ) e têm um contrato formalizado com a construtora com prazo determinado para conclusão.

Independentemente do tipo de contrato que você tem com os colaboradores, é preciso garantir para todos um ambiente saudável para trabalhar. Os terceirizados também precisam se sentir importantes e parte da equipe para que todos alcancem o mesmo objetivo.

E tome cuidado!

Apesar dos funcionários terceirizados usufruírem das dependências da sua construtora, eles não têm os mesmo benefícios que os seus colaboradores. Não se confunda, pois isso pode gerar muitos problemas para você, inclusive legais.

Uma boa gestão da mão de obra tem muitos benefícios

Por que você deveria focar em implementar práticas desse tipo na sua empresa? Na verdade, razões não faltam, muito pelo contrário. Em resumo, podemos dizer que o sucesso do gerenciamento da obra está diretamente ligado à forma como é feita a gestão de pessoas no seu negócio.

Nesse sentido, engajar os profissionais, proporcionando condições, crescimento e benefícios, ajuda, por exemplo, a reter talentos e evitar a rotatividade. Como sabemos, o famoso turnover, infelizmente, é muito comum nos canteiros de obras.

Da mesma forma, faltas e atrasos que prejudicam o andamento do trabalho são frequentes. Mas com funcionários motivados, esses índices também tendem a diminuir bastante.

Todos esses fatores e também outros efeitos da gestão de pessoas impactam positivamente o gerenciamento do canteiro de obras. Confira quais são os benefícios de adotar uma boa gestão de pessoas na sua construtora.

Equipe mais satisfeita

Ao promover o entusiasmo, oferecendo benefícios, capacitação e contando com líderes empáticos, a empresa, evidentemente, aumenta a satisfação dos colaboradores. Isso faz com que eles tenham uma visão mais positiva do próprio trabalho e do contratante.

Ainda, quando se sentem realmente parte da equipe, os profissionais mostram mais comprometimento com o emprego e com a execução de suas tarefas. Para que a satisfação seja mantida, é importante que o gestor demonstre reconhecimento em relação aos feitos do time e de cada um dos seus integrantes.

Ganho de produtividade do time

Delegar responsabilidades e acompanhar o desempenho do trabalhador de perto também é parte da gestão de pessoas no canteiro de obras. Todavia, não é só isso que garantirá a produtividade da equipe.

É fato que um profissional que se sente estimulado a fazer o seu trabalho bem-feito é muito mais eficiente. Logo, será muito mais fácil manter um trabalhador focado em suas metas, se ele estiver satisfeito com a gestão.

Esses fatores garantem a realização de entregas de qualidade, dentro do cronograma e dos padrões exigidos. Ainda, a assiduidade, assim como o fato de não ter que realizar novas contratações durante a construção, também corrobora para o aumento da produtividade.

Menos acidentes no canteiro de obras

O trabalho na construção civil envolve alguns riscos, por isso, exige a garantia da segurança dos colaboradores. Essa preocupação, com contratação de um bom seguro de vida em grupo, define uma boa gestão de pessoas.

Além de cumprir as NRs, fixando sinalizações e impondo a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC), é importante conscientizar sobre os perigos. 

Para tanto, o treinamento dos profissionais sobre o uso dos sistemas construtivos ajuda a evitar acidentes que geram multas, atrasam a obra e, o pior, colocam vidas em risco.

Melhor aproveitamento de recursos

Promover cursos de capacitação é relevante por vários motivos — um deles é ensinar sobre o uso consciente e otimizado de recursos. Com treinamento adequado, os profissionais aprendem a reduzir perdas que geram custos para a construtora.

Nesse sentido, a transparência na gestão, como já citamos, também tem um papel crucial, pois é interessante que os colaboradores conheçam a realidade da empresa. Assim, conscientes de toda estrutura necessária para uma construção, eles serão mais cautelosos em evitar desperdícios de materiais e insumos.

Redução de custos

O melhor aproveitamento dos recursos, a minimização de riscos no canteiro e o aumento da satisfação e da produtividade do time resultam, invariavelmente, em redução de custos. Portanto, o investimento em gestão de pessoas traz resultados concretos para o negócio.

Em contextos de crise os gestores vão sendo desafiados a fazer mais com menos. Em um planejamento estratégico com o intuito de superar esse momento e minimizar os prejuízos, o gerenciamento de pessoas pode trazer bons resultados.

Otimização da gestão

Como você pode imaginar, o sucesso da administração de um projeto de construção civil está relacionado com o engajamento e o desempenho dos colaboradores.

Uma equipe fortalecida e capacitada, que trabalha com foco e harmonia, simplifica a gestão de obras e evita problemas que podem atrasar as entregas.

Use o Sienge na gestão de mão de obra

Nós já falamos aqui sobre as facilidades e benefícios que a utilização de um ERP pode garantir no dia a dia de um canteiro de obras. Mas as vantagens podem ser ainda maiores ao utilizar um software especializado em gestão para a construção civil, como o Sienge.

Desenvolvido com a proposta de tornar as tarefas do setor mais fáceis e práticas, o Sienge oferece aos seus usuários:

  • Integração e padronização de processos;
  • Eliminação de redundância;
  • Redução do tempo de operações;
  • Agilidade nos negócios;
  • Obtenção da informação em tempo real;
  • Eficiência;
  • Controle e gestão;
  • Base única de dados;
  • Adaptação às mudanças de processos;
  • Reduz a necessidade de planilhas.

Além dessas vantagens, o Sienge ainda permite que você possa medir a produção de serviços e etapas cumpridas no canteiro de obras e gerar pagamentos pela produção do colaborador. Tudo isso por meio do Controle de Mão de Obra.

Ainda, por meio do sistema de Contratos e Medições, você pode acompanhar os pagamentos dos contratos dos prestadores de serviço e empreiteiros.

Como você pode ver, utilizar a tecnologia pode ajudar para que a sua gestão de mão de obra seja ainda mais eficiente.

Caso queira testar as funcionalidades do Sienge é só pedir uma demonstração dele AQUI.:

Conclusão

Parecia muito complicado, mas você viu como a gestão de mão de obra é fácil de implementar na sua construtora? Ainda mais com o auxílio de um bom gestor e do Sienge!

Com uma boa gestão de mão de obra, sua construtora e seus colaboradores podem ter inúmeras vantagens. Não só em termos de produtividade e lucratividade, mas também de convívio e bem-estar.

Este post ajudou você a esclarecer suas dúvidas? Então não deixe de comentar, curtir e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais!