Quais as vantagens da terceirização da mão de obra na construção civil?

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

9 de setembro 2022| 9 min. de leitura

Compartilhe
Quais as vantagens da terceirização da mão de obra na construção civil?

Medidas adotadas pelo Governo Federal nos últimos anos aceleraram o mercado da construção civil. Programas como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo, geraram uma grande demanda para o setor. Com esse estímulo, empresas do ramo percebem que há momentos em que não dispõem de mão de obra suficiente para atender a procura. Dessa forma, para seguir atuando com excelência e pontualidade, há duas alternativas: ou investe-se na contratação de novos profissionais, aumentando a equipe fixa, ou aposta-se na terceirização da mão de obra.

Embora ainda haja dúvidas entre as construtoras, a terceirização de mão de obra já é uma realidade na construção civil. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% das empresas, nas quais se enquadram as de construção civil, já utilizam serviços terceirizados. Além disso, o mesmo estudo aponta que 84% destas companhias pretendem manter e ampliar o uso deste modelo.

Na gestão de obra, é valioso identificar se a contratação direta de mão de obra ou por meio de terceirizado irá caracterizar vínculo empregatício em determinado contrato.

Não à toa, tramita no Senado o Projeto de Lei da Câmara (PLC 30/2015), que visa regulamentar e também aperfeiçoar a prática no mercado de trabalho e que divide opiniões no mercado. Devido à complexidade dos projetos, grandes construtoras frequentemente contratam empresas de pequeno e médio porte para assumir parte do projeto, ou até mesmo sua totalidade. Afinal, esta é uma medida que, além de reduzir custos, pode solucionar demandas pontuais por mão de obra no decorrer da execução da obra.

Contudo, essa não é uma escolha tão simples, e diversos fatores devem ser levados em consideração antes de assinar um contrato de prestação de serviços para construção civil. Tanto aumentar a equipe interna quanto terceirizar serviços tem suas vantagens, e para determinar o melhor modelo, é importante analisar cuidadosamente o cenário e as necessidades da sua construtora. Nessa análise, lembre-se de considerar:

Redução de Custos: este é sempre um dos primeiros quesitos a serem avaliados e tem grande influência na decisão final. Os valores investidos em cada modelo de trabalho variam de acordo com a demanda da empresa.

  • Aumentar a equipe: quando a demanda se estende para mais de um empreendimento, pode ser mais vantajoso contratar novos profissionais. Por outro lado, ampliar seu quadro de funcionários para dar conta de um serviço específico ou de curto prazo, pode não ser um bom negócio. Afinal, após a conclusão deste trabalho, você terá que administrar o custo fixo da equipe. 
  • Terceirizar: uma boa opção é terceirizar serviços pontuais, que garantam a entrega da obra dentro dos prazos e sem perder em excelência. Neste caso, a empresa economiza bastante ao fechar com um parceiro, ao invés de contratar novos profissionais, que podem depender ainda de capacitação e aperfeiçoamento, o que além de implicar no custo, pode comprometer o prazo de entrega do empreendimento. Contudo, se a demanda por mão de obra especializada for uma constante, terceirizar pode sair caro.

Maior Qualidade: se é fundamental levar em conta o preço gasto com as duas modalidades, não menos importante é certificar-se da qualidade do produto final.

  • Aumentar a equipe: ao contratar novos funcionários, deve-se considerar que o profissional não necessariamente chegará pronto à sua construtora. É preciso qualificar e lapidar os novos profissionais, adequando-os aos padrões de qualidade da construtora. Assim, com paciência e investimento em qualificação, a aquisição de novos membros para seu time interno deve ser satisfatória, garantindo excelência em seu projeto.
  • Terceirizar: tenha em mente que você estará delegando o seu projeto, ou parte dele, a uma equipe de profissionais com um padrão de qualidade por vezes desconhecido por sua empresa. De todo modo, isso não significa que a qualidade da entrega será inferior. No entanto, contratar uma empresa terceirizada exige uma extensa pesquisa a respeito dos trabalhos anteriores realizados. É interessante consultar clientes anteriores para se informar quanto à qualidade do serviço prestado e sugerir que seja apresentado um portfólio que comprove a experiência na área. 

Cumprimento dos Prazos: é impossível definir qual das duas opções irá garantir melhor performance junto aos prazos das entregas. Dependendo do andamento (e percalços!) da obra, uma pode ser melhor opção que a outra.

  • Aumentar a equipe: o prazo está apertado e sua empresa está absolutamente certa de que não será possível a obra a tempo sem a adição de novos profissionais ao projeto. Neste caso, não faz sentido aumentar o time interno. Os trâmites de qualquer contratação levam tempo e exigem pesquisa para seleção dos contratados, podendo acarretar, ocasionalmente, atrasos ainda maiores na entrega. Contudo, quando a demanda se mostra contínua, se estendendo a outros projetos posteriores, dispor de uma equipe interna mais completa é um bom negócio.
  • Terceirizar: considerando a mesma situação, com um prazo apertado e correndo contra o tempo para entregar a obra, a solução pode ser a contratação de uma empresa terceirizada para ajudar na finalização da obra. A grande vantagem da terceirização da mão de obra aqui, é que a empresa contratada já conta com um time de profissionais especializados que sua construtora precisa para finalizar o projeto. Além disso, devem ser especificadas em cláusulas contratuais as sanções que a empresa pode sofrer ao atrasar os serviços.

Segurança: independentemente do modelo de trabalho escolhido, a empresa deve garantir a segurança dos trabalhadores que executam sua obra para evitar futuros processos trabalhistas e, principalmente, acidentes de trabalho no canteiro de obras.

  • Aumentar o time: acidentes de trabalho são imprevisíveis e ninguém espera que venham a acontecer em seu canteiro de obras. No entanto todos os trabalhadores que estão comprometidos com o empreendimento devem ser devidamente registrados e formalmente treinados, assim como é preciso que sejam conscientizados sobre a utilização dos equipamentos de proteção. Essas ações voltadas à segurança no trabalho, são facilitadas quando se opta pelo aumento do time interno, pois a construtora tem maior controle sobre a gestão dos trabalhadores, a regularidade de seus contratos e registros, evitando possíveis impasses judiciais em casos de acidentes no empreendimento, onde a construtora será responsabilizada.
  • Terceirizar: imagine um cenário em que ocorre um acidente de trabalho em seu canteiro de obras e o acidentado, no caso, é terceirizado e não registrado. Não importará se o profissional foi contratado para prestação de serviços ou negociação informal, sua construtora será responsabilizada pelo ocorrido. Isso não significa que sua empresa não deva contratar um parceiro para a obra. No entanto, é preciso muita atenção e garantir a formalização via contrato de prestação de serviços de construção civil junto à prestadora. Confira aqui como elaborá-lo.

Percebe-se que a terceirização da mão de obra se apresenta como uma alternativa muito interessante para a construção civil, especialmente para suprir demandas específicas dentro do escopo do projeto. Essa opção pode ser ainda mais fortalecida em tempos de economia instável e até incertezas quanto a estabilização das demandas.

Estude os dois modelos de trabalho e entenda os impactos da terceirização na construção civil, considerando as particularidades da sua construtora e dos seus empreendimentos. Analisando com cuidado essas informações, sua construtora fará a melhor escolha!