Conheça os temas e destaques do Construsummit 2021

Romário Ferreira

Escrito por Romário Ferreira

11 de agosto 2021| 11 min. de leitura

Compartilhe
Conheça os temas e destaques do Construsummit 2021

Um dos principais eventos da Indústria da Construção está de volta e com data marcada. O Construsummit 2021 será realizado nos dias 22 e 23 de setembro. Reserve a agenda e se prepare para conhecer o futuro da construção civil!

O evento será totalmente online e terá como pano de fundo a transformação digital de uma ponta a outra da cadeia da construção. Por isso, reunirá os principais players de todos os segmentos do setor. Serão cerca de 50 palestrantes divididos em 5 trilhas de conteúdo.

O Construsummit 2021 é uma realização do Sienge Plataforma com apoio da Grua Conteúdo e patrocínio de: CV – Construtor de Vendas, Agilean, Prevision, Imobi Report, Analize, Gerdau, Trutec, Vedacit Pró, AOMS Technologies e Hinc

Fiz parte da organização das duas primeiras edições do Construssumit e agora, por meio da Grua Conteúdo, participei da curadoria e produção de conteúdo deste esperado retorno do evento. Lembro até hoje dos temas e desafios das edições anteriores. E, comparando com a atual, é interessante notar as mudanças pelas quais a construção passou.

Hoje, podemos afirmar que o setor está aprendendo a inovar cada vez mais. E a transformação digital – ainda que em diferentes estágios de maturidade – já é realidade em todos os pontos da cadeia produtiva.

Este contexto, obviamente, está presente ao longo de toda a programação do evento – que, aliás, está imperdível! A seguir, explicarei a estrutura de conteúdo em detalhes. Antes, assista ao vídeo de lançamento do evento:

Construsummit 2021: contexto e trilhas de conteúdo

Atualmente, temos empresas tradicionais e startups promovendo inovação em todas as frentes, investindo pesado em tecnologia para coletar e processar dados.

Então, qual é o próximo desafio?

São vários, mas passa principalmente pela ampla integração da cadeia a partir da tecnologia. Precisamos encontrar o melhor caminho para chegar a níveis realmente industriais de eficiência e produtividade. E a “plataformização” da construção pode ser a solução. 

Afinal, foi este o movimento que provocou grandes saltos de crescimento e maturidade em outros segmentos da economia. Portanto, a proposta do Construsummit 2021 é mostrar como essa visão também já transforma o nosso setor. ​

Seguindo essa linha, o conteúdo do evento foi dividido em 5 trilhas:

  • Plenária 
  • Construção
  • Comercial por CV
  • Ecossistema e Integração
  • Gestão

Vamos entender um pouco mais sobre elas a seguir. Só lembrando que a plenária acontece nos dois dias do evento, enquanto as trilhas são divididas: Construção e Comercial estão no primeiro dia; Ecossistema e Gestão, no segundo.

Construsummit 2021Plenária 

A plenária aborda temas relacionados à economia, liderança, gestão, inovação, entre outros. Logo na primeira palestra, iremos destacar a gestão estratégica de dados como forma de garantir previsibilidade e maior integração na cadeia da construção.

Na sequência, os conteúdos exploram as perspectivas econômicas e setoriais, com as presenças de representantes das entidades setoriais. Vamos discutir, por exemplo, como superar os atuais desafios para consolidar a retomada da Indústria da Construção. 

Além disso, vamos permear temas essenciais e atuais. Por exemplo:

  • Como as tecnologias nos preparam para o futuro, transformando os desafios em oportunidades?
  • Como aproveitar o atual contexto e todas essas tecnologias disponíveis?
  • Por que as plataformas digitais têm revolucionado mercados e indústrias?
  • Frente aos desafios e oportunidades, como ter uma gestão resiliente no pós-pandemia?
  • Qual o novo perfil da liderança na construção civil? 
  • Por que o futuro do setor está nas mãos das “empresas de tecnologia que constroem”?

Entre os palestrantes confirmados na plenária estão:

  • Vinicius David, Executivo de Tecnologia no Vale do Silício e Professor de Liderança e Inovação na Universidade de Berkeley
  • Glaucia Guarcello, Innovation & Venture Lead Partner da Deloitte Brazil 
  • Ionan Fernandes, CEO do Sienge
  • Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos no FGV/IBRE
  • Luiz França, Presidente da ABRAINC
  • Rodrigo Navarro, Presidente da ABRAMAT
  • Marcelo Sato, Sócio da Astella Investimentos
  • Antônio Setin, CEO da Setin Incorporadora 
  • Alexandre Frankel, Chairman da Vitacon
  • Fábio Villas Bôas, Vice-presidente da Tecnisa
  • Entre outros

A apresentação da plenária será feita por Elisa Tawil, Líder do Movimento Mulheres do Imobiliário e executiva na eXp Brasil. Elisa foi a primeira paulista certificada pelo curso de Liderança Avançada para Mulheres pela Shakti Fellowship, em parceria com a San Diego University, da Califórnia, e a primeira brasileira certificada Gold pela Tiara International LLC.

Trilha 1: Construção

A primeira das quatro trilhas do Construsummit é a de Construção, focada em engenheiros e gestores de obras. A trilha busca retratar o que temos visto no setor: do planejamento à execução, os canteiros de obras passaram por mudanças significativas nos últimos anos.

Por exemplo: o governo tem estimulado a adoção do BIM no Brasil; a digitalização e adoção de tecnologias aumentaram nos canteiros brasileiros; construção modular e industrializada ganhando cada vez mais mercado; entre outros destaques. (Lembro que muitos desses pontos, nas edições anteriores do evento, eram mais aspirações do que realidade. A construção está avançando!)

Trilha 2: Comercial por CV – Construtor de Vendas

A trilha Comercial, patrocinada pelo CV, é destinada a profissionais de novos negócios e gestores de equipes de vendas. E os conteúdos estão alinhados a uma realidade bastante otimista. Afinal, após mais de 5 anos com um mercado de venda de imóveis desaquecido, em 2020, as incorporadoras tiveram uma reviravolta, mesmo com a pandemia. E o uso da tecnologia é determinante para apoiar e alavancar a eficiência e lucratividade das empresas no atual cenário.

Além disso, com o mercado em transformação e novos hábitos surgindo, os produtos também precisam estar alinhados a essa realidade. As empresas precisam estar preparadas, revisitando as suas estratégias em toda a jornada de vendas e pós-vendas.

Trilha 3: Ecossistema e Integrações

Focada em gestores e profissionais de TI e inovação, a terceira trilha mostra toda a importância da tecnologia e da inovação para o setor. Mas, ao mesmo tempo, discute como chegar a um ambiente de completa integração, com um arranjo tecnológico baseado em informação e com segurança.

Como você bem sabe, inúmeras soluções tecnológicas têm surgido diariamente. Mas como usá-las a favor da sua empresa, garantindo efetivamente maior produtividade ao setor?

Além disso, como garantir a conformidade com a LGPD, frente ao uso de tantas ferramentas? O que o futuro reserva às empresas da construção em termos de tecnologia e integrações? Essas e outras questões estarão em destaque na trilha.

Trilha 4: Gestão 

Na última trilha, vamos abordar como a cadeia da construção tem vivido e superado anos desafiadores. Afinal, é preciso encarar os desafios, garantir a produtividade e se preparar para o próximo passo – seja em termos de gestão ou de tecnologia e transformação digital.

Vamos explorar, por exemplo: as perspectivas da indústria de materiais de construção; o cenário dos preços de imóveis residenciais no Brasil; a importação de aço como estratégia para driblar a alta dos preços no mercado nacional; a importância dos dados para a saúde financeira da construtora; entre outros temas. 

Por que participar do Construsummit 2021?

Além do rico conteúdo que será apresentado, o evento é especial também por outros motivos. Um deles é a possibilidade de fazer networking e negócios. Com previsão de receber mais de 5 mil pessoas numa plataforma online, o Construsummit 2021 é a oportunidade para você atualizar suas conexões e conhecer as principais soluções na feira de negócios, que conta com estandes virtuais. 

E se você já é cliente Sienge, tem um motivo a mais: sua empresa tem direito a três ingressos gratuitos. Basta preencher o CNPJ da empresa antes de selecionar o tipo de ingresso no campo “Aplicar Código” que o cupom de desconto será aplicado na modalidade “Construpass”.​

Outra novidade dessa edição é a parceria do Sienge com a Construide, que constrói casas populares para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Sienge doará o lucro do evento à Construide, que já realizou mais de 40 obras, beneficiando cerca de 7 mil pessoas.

Além disso, conforme destaca o CEO do Sienge, Ionan Fernandes, “precisamos fomentar a criação de um ecossistema de negócios da construção, capaz de conciliar os interesses de uma cadeia cíclica”. E sua empresa não pode ficar de fora desse ecossistema. 

Acesse agora mesmo o site do Construsummit 2021 e saiba tudo sobre o evento. Já está disponível a prévia da programação e a lista de palestrantes confirmados. Em caso de dúvidas sobre inscrições, entre em contato pelo e-mail: construsummit@softplan.com.br  

Nós, da Grua Conteúdo, estamos apoiando o Sienge na produção do evento e também podemos ajudar a sua empresa com marketing de conteúdo e curadoria especializada em construção. Fale conosco!