Qual tecnologia usar para integrar o canteiro de obras com a gestão?

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

27 de dezembro 2018| 10 min. de leitura

Compartilhe
Qual tecnologia usar para integrar o canteiro de obras com a gestão?

Enterprise Resource Planning ou, para quem não domina o inglês, Planejamento dos Recursos da Empresa. Este é o significado de ERP, que vem do inglês e reúne diversas atividades comandadas por um software.

É desta tecnologia que vamos falar hoje! O software objetiva otimizar o fluxo de informações de uma empresa, disponibilizando em tempo real a performance de diversos setores, inclusive do canteiro de obras. O ERP facilita automaticamente o processo de tomada de decisão dos gestores de uma organização.

Ficou interessado? Então continue comigo e veja a seguir como esse Sistema de Gestão Empresarial atua no gerenciamento de processos dentro de uma construtora ou incorporadora!

Para que serve o ERP nos processos de gestão?

Se há um desafio na Construção Civil, podemos dar destaque à falta de controle total entre a gestão e o que acontece no canteiro de obras. Lidamos diariamente com situações complicadas devido à ausência de organização das informações entre os setores.

Esta falta de praticidade na tomada de decisões ocasiona retrabalhos e gastos que poderiam ser evitados. Se práticas preventivas de controle fossem aplicadas no gerenciamento da obra desde o início, haveria uma considerável diminuição de desperdício de tempo e de custos.

Quando pensamos em organização, de cara já pensamos em planilhas não é mesmo? E mais, uma planilha para cada função. Mas você já calculou o tempo gasto para gerenciar todos estes dados armazenados e a probabilidade de erros? Por conhecimento de causa, já te adianto que você gastaria MUITO tempo e cometeria erros acima das expectativas.

Afinal, gerir uma construtora é ser responsável pelas vendas, pedidos, folhas de pagamento, contas a pagar e a receber, estoque, nota fiscal e diversas outras demandas que o segmento exige.

Hoje vou mostrar como é possível fazer uma análise de todas as informações de maneira mais rápida dentro de um único sistema, pois é para isso que o software ERP existe. Para diminuir sua margem de erro, atuando com maior eficácia em seu gerenciamento.

Vamos lá?

Por que integrar informações?

integração do canteiro de obras

Até aqui já deu para perceber que a comunicação entre os departamentos da empresa é a chave para a organização necessária dos processos. Mas sabemos que, quando o assunto é canteiro de obras este quesito se torna um pouco mais complicado. Vou citar um exemplo:

O setor de compras verifica que há uma matéria prima que está sendo pouco usada e decide não se preocupar com o estoque. Um belo dia o pessoal da produção decide utilizar esta matéria prima no lugar do material de costume e esquece de avisar ao departamento de compras. Dá para imaginar o fim dessa história?

A matéria prima irá acabar, a produção vai parar e se caso a empresa não tiver recursos financeiros disponíveis naquele momento, o prazo vai estourar e o cliente não vai gostar nada disso.

Agora imagine todas estas informações disponíveis em um único sistema! A comunicação entre os setores da empresa desde a produção ao financeiro seria beneficiada. Com um sistema de informações integradas, o gestor poderá elaborar estratégias e solucionar a tempo situações que podem ser prejudiciais a obra.

Agora vamos ver como funciona o software ERP.

Camadas do ERP

Separei de maneira resumida um pouco do mecanismo do sistema, para que você tenha conhecimento das três camadas que dividem o sistema.

Camadas:

  • Apresentação: Nesta camada o usuário preenche os campos para que possa ter acesso ao sistema. Esta é a camada que iniciará a comunicação interna no sistema para que processamentos possam ser efetuados.
  • Processamento lógico: Aqui as informações que o usuário forneceu na camada de apresentação são integradas com os módulos do sistema. Mediante uma solicitação do usuário, a resposta é fornecida pelo sistema e salva no banco de dados. É nesta camada que ficam armazenadas os processos empresariais, as novas atualizações, segurança do sistema e melhorias do desempenho. Ou seja, a integridade do sistema está localizada aqui.
  • Armazenagem: Após o usuário passar pela camada do processamento lógico, as informações caem na camada de armazenagem para serem salvas em um banco de dados. Isso garante a confiabilidade de que as informações fiquem gravadas e que possam ser acessadas futuramente.

Você também tem a possibilidade de exportar informações de documentos e arquivos para o ERP.

Veja o Passo a Passo Sienge para Implementar um ERP em sua Construtora

Integração do sistema ERP em diferentes departamentos

A integração do software ERP acontece através de diversos módulos e processos de gestão. As atividades são integradas e os processos automatizados, facilitando o acesso aos departamentos paralelos.  

Os módulos representam os setores de funcionamento da empresa, consolidando as informações de maneira automatizada e inteligente. Desta forma o sistema trabalha num curso infinito de interação entre os módulos através das entradas ou saídas de dados.

Os módulos estoque e compras, por exemplo, podem ser integrados e acompanhados em tempo real. Se porventura um suprimento estiver em falta, automaticamente o setor compras será informado, identificará a disponibilidade dos recursos e então poderá efetuar o pedido do material.

Outro exemplo é quando a empresa recebe uma mercadoria. O módulo de compra, o módulo fluxo de caixa e o módulo estoque irão compartilhar os mesmos dados.

Com um ERP, é possível comparar também o número de faltas de um determinado funcionário com a produtividade do seu setor (módulo recursos humanos x módulo engenharia). Cada software se adapta à realidade de uma organização, atendendo suas demandas específicas e possibilidades orçamentárias.

E será assim que de maneira mais precisa, os gestores farão escolhas corretas aumentando suas capacidades de gestão, não somente de um setor, mas do funcionamento integrado da organização.

Abaixo iremos pontuar um dos módulos mais importantes que utilizamos no segmento da indústria da construção:

  • Módulo de Engenharia;
  • Módulo de Suprimentos;
  • Módulo Financeiro;
  • Módulo Nota Fiscal;
  • Módulo Comercial;
  • Módulo Gestão de Ativos;
  • Módulo Suporte à decisão;
  • Módulo Gestão de qualidade;
  • Módulo Recursos Humanos;
  • Módulo Segurança;
  • Módulo Integração BIM;

Veja com detalhes a função e a importância de cada módulo no Sistema de Gestão Empresarial da Construção Civil.

Vantagens de ter um sistema ERP

Economia de tempo, redução de custos e melhora na produtividade são um dos principais fatores que levam uma empresa a aderir um software de sistema ERP.

Veja algumas vantagens que o sistema agregará na organização:

  1.    Melhora na produtividade e redução de erros;
  2.    Controle e padronização de processos;
  3. Visão e redução de erros;
  4. Redução de estoque;
  5.    Controle maior sobre o ciclo de produção

Confira o conteúdo do nosso especialista André Freitas,  entenda na prática como funciona um sistema ERP e dê Tchau às planilhas!

Ao implantar um sistema ERP, melhorias perceptíveis tomarão espaço em pouco tempo. Uma dessas melhorias sem dúvidas será o fato de seus dados estarem armazenados de forma extremamente segura e sempre atualizados em tempo real evitando retrabalhos.  

A empresa terá informações necessárias para planejar com mais qualidade, diminuir custos e elevar os processos de produção para um patamar superior. A gestão ganha uma nova dinâmica devido a segurança e rapidez na obtenção dos dados.

Agora que você já sabe que implementar o sistema ERP irá proporcionar resultados concretos à sua empresa, além da estrutura, organização e inúmeros benefícios, aproveite para conversar com um de nossos consultores e viabilize o sonho de crescimento contínuo do seu negócio!

Gostou do post? Lembre de curtir, compartilhar e não deixe de contar pra gente sua experiência com software ERP. Você já utilizou algum? O que achou?