Sienge Plataforma: como ela funciona na prática?

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

2 de setembro 2022| 18 min. de leitura

Compartilhe
Sienge Plataforma: como ela funciona na prática?

Nós precisamos concordar que ter uma tecnologia que auxilie no planejamento e na gestão de uma obra é um diferencial importante que pode garantir o sucesso do seu projeto. E isso é possível por meio de um ERP para construção civil.

Além da praticidade, funcionalidade e agilidade, um software de gestão pode garantir aumentos significativos relacionados à produtividade e lucratividade.

Entre os ERPs disponíveis no mercado, o Sienge se destaca por ser altamente especializado no setor da construção civil, com ferramentas e módulos desenvolvidos especificamente para este nicho de mercado.

Afinal, o cuidadoso processo de curadoria tecnológica do Sienge Plataforma se baseia nas jornadas que as empresas de construção cumprem para fazer seus negócios rodarem no dia a dia. Mas antes de contar como funciona o Sienge Plataforma, é importante explicar brevemente o que é uma plataforma.

Sienge Plataforma se baseia nas jornadas das construtoras

O que é um ERP para construção civil?

Popularmente conhecido como ERP, essa sigla significa Enterprise Resource Planning, que traduzido para português quer dizer: Planejamento dos Recursos da Empresa. Ele representa uma série de atividades gerenciadas por um software para a gestão de processos. Resumidamente, ERP é um sistema de gestão empresarial.

Seu principal objetivo é facilitar o fluxo de informações e atividades de maneira integrada e organizada para otimizar a tomada de decisões dentro de uma empresa.

Dentre os principais benefícios relacionados a utilização de um ERP para construção civil estão:

  • Redução de estoques;
  • Redução de pessoal;
  • Aumento de produtividade;
  • Redução de tempo de tarefas;
  • Redução de custos;
  • Melhoria em processos de suprimentos;
  • Melhoria na gestão de caixas.

Quando uma empresa é gerenciada por meio de um único sistema, a comunicação entre os departamentos fica mais clara e a integração de informações mais rápida e eficiente. Desta maneira, as chances de erros se tornam cada vez mais improváveis.

O que é o Sienge Plataforma?

De forma geral, podemos dizer que uma plataforma tecnológica é uma solução que promove a integração entre pessoas e empresas. Um smartphone, por exemplo, é uma plataforma. Afinal, é uma solução tecnológica que coloca as pessoas em contato com os aplicativos.

Assim, uma plataforma cria um ecossistema digital em torno de si com base na participação de três tipos de players:

  1. Proprietário da plataforma, que no nosso exemplo é o Sienge;
  2. Fornecedores de soluções, que são nossos parceiros de integração que desenvolvem ferramentas e produtos para serem acessados a partir do Sienge;
  3. Consumidores ou clientes, que adquirem e usufruem dos serviços disponíveis no Sienge Plataforma.

O Sienge Plataforma ajuda a empoderar seus clientes. Porque uma das principais características de uma plataforma é possibilitar a escolha das soluções às quais se quer conectar, da mesma maneira que você escolhe quais apps quer baixar e usar no seu celular.

Dessa maneira, o Sienge Plataforma gera um enorme potencial de revolucionar a forma como uma empresa realiza sua gestão. E com ganhos expressivos de compliance, segurança, confiabilidade nas informações e produtividade.

Tudo isso sem deixar de lado a possibilidade de cada empresa personalizar o leque de soluções com as quais prefere trabalhar. Então, vamos ver como isso funciona na prática.

Como funciona o Sienge Plataforma?

Na prática, o Sienge Plataforma promove gestão integrada de verdade, pois atua como espinha dorsal tecnológica dentro de seus clientes. Assim, proporciona controle de ponta a ponta para quem o utiliza. É que a visão proporcionada pelo Sienge Plataforma vai muita além dos módulos de engenharia, financeiro, contabilidade, fiscal, suprimentos ou outros.

Todas essas funcionalidades estão presentes no Sienge Plataforma. No entanto, a abertura do sistema permitiu que outras soluções, desenvolvidas por empresas parceiras, pudessem se conectar ao Sienge Plataforma e aumentar ainda mais o controle sobre a gestão. Atualmente, integram à plataforma mais de 25 softwares.

Sienge Plataforma integra mais de 25 softwares

Dessa maneira, com auxílio de ferramentas auxiliares, o Sienge consegue ir até o detalhe dentro do canteiro de obras ou da equipe de vendas, por exemplo. Ou seja, o gestor tem acesso em tempo real a informações sobre o andamento da obra ou relacionadas às vendas. E tudo de forma integrada, com total segurança sobre os dados que trafegam na plataforma e ao alcance de um clique.

É o caso, por exemplo, da integração com o Construtor de Vendas. O CRM especializado no mercado imobiliário é totalmente integrado ao Sienge. Então, toda a gestão do relacionamento com o cliente pode ser feita por meio do Sienge. Essa integração facilita a gestão do repasse das unidades, a comissão dos corretores e até mesmo os processos de vistoria e entrega das chaves.

Mas como as ferramentas se integram à plataforma?

APIs e conectores

A plena integração entre o Sienge Plataforma e as ferramentas acontece, na prática, a partir de duas soluções tecnológicas conhecidas como APIs e conectores.

De forma resumida, APIs funcionam como pontes capazes de fazer a interligação entre diferentes softwares ou aplicativos. Dessa maneira, são capazes de imprimir automatização na transferência dos diferentes dados que trafegam entre as ferramentas e o Sienge Plataforma.

Os conectores também são responsáveis por promover integração entre sistemas, mas num nível mais profundo. Por isso, em geral, eles fazem a transferência de dados mais sensíveis, como no caso de transações financeiras, por exemplo.

O importante, em último caso, é entender que a integração via Sienge Plataforma é totalmente automatizada e proporciona segurança e agilidade na transferência de dados em tempo real. Ou seja, se inserir uma informação inserida na obra, ela fica disponível imediatamente para o escritório e vice-versa.

O resultado são decisões baseadas em informações confiáveis e que trafegam em segurança, proporcionando assertividade à gestão dos empreendimentos.

Como funciona o Sienge Plataforma: visão por jornadas

Muito mais do que um recurso tecnológico, a atuação do Sienge Plataforma como solução integrada de gestão está relacionada a um olhar estratégico sobre o negócio dos clientes. E essa transformação está baseada na visão por jornadas de negócio.

O Sienge se baseia nas seguintes jornadas para atender a seus clientes:

  • ACE (Aquisição, Construção e Estoque)
  • Crédito Imobiliário
  • Vendas
  • Financeiro
  • Pós-Vendas
  • Compliance

Isso significa que o Sienge Plataforma entrega soluções de ponta a ponta para cada uma dessas jornadas. Assim, garante que os clientes tenham integração total nos dados que trafegam dentro das jornadas e entre elas, permeando cada uma dessas camadas.

Sienge Plataforma atende a várias jornadas, incluindo a comercial

Para entender melhor, vamos tomar como exemplo a venda de unidades. A jornada de vendas do Sienge Plataforma entende que se trata de um processo que envolve diferentes módulos, integrações e funcionalidades do Sienge. Isso tudo impacta aspectos relacionados ao financeiro, ao crédito imobiliário, ao estoque, dentre outros.

Então, na prática, o Sienge entrega a solução completa. Para isso, recorre a funcionalidades criadas internamente ou se integra a parceiros quem tenham a tecnologia necessária para endereçar a demanda. Assim, basta o cliente selecionar as soluções com as quais deseja contar para gerenciar sua empresa.

Qual o diferencial do Sienge?

Desenvolvido especialmente para a indústria da construção civil, o Sienge é um software de gestão criado pela Softplan em 1990. Por meio dele é possível acompanhar e direcionar todos os passos de um projeto.

O ERP para construção civil permite que você tenha, em um único lugar, todas as informações relacionadas ao seus projetos, desde o canteiro de obras até o departamento financeiro.

Ao implementar o Sienge no dia a dia da sua construtora você consegue:

  • Acompanhar a evolução do projeto por meio de indicadores como Orçado x Realizado e o cronograma Físico Financeiro. Tudo em tempo real;
  • Aumentar o controle de custos com a gestão de estoque;
  • Gerenciar sua mão de obra e acompanhar diferentes canteiros de obra ao mesmo tempo.

O Sienge ainda te ajuda a manter o seu fluxo de caixa consolidado, mostrando todas as previsões de contas a pagar e receber, economiza seu tempo e dinheiro, já que seu processo de compras de materiais ficará mais organizado e ainda gera relatórios gerenciais.

Além disso tudo, o ERP para construção civil oferece todo o suporte para esclarecer dúvidas e busca, constantemente, atualizar seu sistema para que ele corresponda às necessidades e expectativas de seus clientes.

Outro ponto importante relacionado ao Sienge e que merece destaque é o fato dele funcionar 100% Web. Isso significa que você poderá acessar o ERP para construção civil pelo Desktop, Tablet ou Smartphone.

Conheça os 12 módulos do Sienge

O ERP para construção civil Sienge é dividido em módulos que, combinados conforme a necessidade da sua construtora, otimizam todos os seus processos.

Engenharia

Se a sua demanda é por planejamento, acompanhamento e execução de obras, o ERP para construção civil te proporciona instrumentos que permitem acelerar a execução de diversas tarefas.

Com o módulo de Engenharia do Sienge sua construtora faz orçamentos, controla mão de obra, gera cronogramas, diários de obra e controla custos. Além disso, é possível importar e exportar orçamentos de obras anteriores que tenham sido gerados em formato xls, por exemplo.

Suprimentos

Por trabalhar de forma totalmente integrada ao módulo Financeiro, o módulos de Suprimentos do ERP para construção civil mantém controle absoluto sobre valores e quantidades orçadas.

Isso porque o Sienge proporciona muita facilidade ao gerenciamento de fluxos de compras, estocagem, distribuição de materiais e a contratação ou prestação de serviços. Com ele você vai controlar melhor seus contratos e medições, seus estoques e até mesmo o relacionamento com os fornecedores.

Financeiro

Ponto crucial de qualquer empresa, o departamento financeiro da sua construtora ganha autonomia, controle e segurança com o módulo financeiro do ERP para construção civil. Por ser um sistema integrado, o Sienge atualiza em tempo real todas as atividades financeiras da sua empresa.

No módulo Financeiro você encontra ferramentas para as atividades:

  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Caixa e bancos;
  • Integração de folha de pagamento;
  • Notas Fiscais.

Outra vantagem do módulo financeiro é que ele se comunica e compartilha informações automaticamente com outros módulos, o que garante aumento de produtividade e evita falhas de comunicação.

Nota Fiscal Eletrônica

Um dos módulos mais recentes no Sienge é a NF-e, ou Nota Fiscal Eletrônica, que surgiu com o objetivo de facilitar o uso das notas fiscais. Com um processo totalmente digital, a emissão se tornou muito mais fácil, inclusive para a gestão de informações fiscais.

Por meio dessa integração é possível realizar todo o processo de recepção e emissão de nota fiscal pelo sistema de maneira prática, rápida e segura.

Contabilidade – Fiscal

Um dos departamentos que muitas vezes tem muitos problemas relacionados à comunicação é a contabilidade. Para facilitar o seu dia a dia, o ERP da construção civil possui o módulo Contabilidade Fiscal, que facilita a gestão contábil.

Por meio deste módulo você encontra ferramentas relacionadas a:

  • Obrigações fiscais;
  • Custo orçado e incorrido;
  • Integração fiscal;
  • Integração contábil;
  • Contabilidade;
  • Acompanhamento de correção.

Comercial

Muito além do canteiro de obras, o Sienge entende que depois da conclusão do projeto você precisa acompanhar a venda do projeto, por isso desenvolveu o módulo Comercial.

Com ele você possui recursos que vão desde o cadastro e controle de prospects até o lançamento dos contratos, tudo isso totalmente integrado ao módulo Financeiro.

O módulo Comercial está dividido em:

  • Portal do Corretor;
  • Vendas;
  • Pré-vendas;
  • Portal do cliente;
  • Locação de imóveis próprios;
  • Gestão de condomínios;
  • Assistência Técnica;
  • Certidões.

Gestão de Ativos

Por meio da Gestão de Ativos, o Sienge possibilita que você controle a movimentação e baixa dos bens patrimoniais da empresa, frota de veículos e equipamentos em geral. Tudo isso com acompanhamento contábil, planos e registros dos inventários de bens.

Com o módulo Gestão de Ativos você consegue gerir seus patrimônios, frotas, equipamentos e locação.

Suporte à Decisão

O Suporte à Decisão foi criado para ajudar você a ter acesso rápido a dados e relatórios que auxiliam a gestão e a decisão em diversas áreas da empresa. Com isso fica mais fácil ter uma visão mais ampla dos setores e das ações preventivas e corretivas que precisam ser tomadas.

Com o Suporte à Decisão você consegue gerenciar:

  • Setor financeiro;
  • Obras;
  • Suprimentos;
  • Orçamento empresarial;
  • Viabilidade econômica;
  • Acompanhamento de viabilidade.

Gestão de Qualidade

Gerir a qualidade de um projeto é algo extremamente importante, por isso, o Sienge disponibiliza funcionalidades que atendem às normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, AS 8000/NBR 16001 e PBQP-H.

Entre as vantagens que o módulo Gestão de Qualidade oferece, são:

  • Administração integrada;
  • Auditoria interna;
  • Melhoria contínua;
  • Controle e aquisições;
  • Normas e procedimentos;
  • Controle ambiental;
  • Responsabilidade social.

Segurança

Em qualquer empresa é preciso controlar quem tem autorização para acessar determinados locais, certo?

Com o Sienge não é diferente. Por meio do módulo de Segurança você gerencia perfis de usuários e seleciona quais informações podem ser acessadas por cada um. Ou seja, os dados ficam restritos apenas a quem realmente deva ter conhecimento deles.

Integração BIM

A ferramenta de integração BIM do Sienge permite captar informações do Revit e inserir no sistema de orçamento do ERP para construção civil. Ou seja, seus orçamentos passam a ser gerados automaticamente!

Por meio da Integração BIM do ERP para construção civil Sienge você:

  • Ganha em assertividade: com informações centralizadas acaba o risco de haver conflito de dados;
  • Evita retrabalhos: como o Sienge captura as informações de projeto ele gera os quantitativos automaticamente;
  • Aumenta a agilidade: com as automatizações proporcionadas pela integração, o ERP para construção civil reduz drasticamente o tempo necessário para processar dados.

Suporte total ao cliente

Mesmo com todas essas informações sobre as vantagens do Sienge pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre o funcionamento do ERP para construção civil, certo?

Não tem problema. A qualquer momento você pode solicitar uma demonstração do Sienge para testar na prática todos os benefícios dessa solução.

Além disso, a Softplan proporciona suporte total aos clientes do Sienge. Tudo para que você e sua empresa estejam sempre bem atendidos.

O sucesso do cliente é o principal foco da Softplan.

Conheça o Sienge

Da obra ao escritório, temos as melhores soluções para gestão da sua empresa. É só plugar e fazer a operação da empresa crescer.

Faça um teste do uso do ERP na sua construtora e descubra que, além de ajudar no orçamento de obra, ele pode fazer muito mais por você. Clique aqui para receber uma demonstração gratuita do Sienge e veja como o ERP é a solução que a sua construtora precisa!