banner sienge

Como um ERP de gestão garante economia para construir?

5 de julho de 2018

Dentre as inúmeras formas de economizar na construção civil, uma solução eficiente é o uso de um software de gestão graças a sua praticidade e interatividade.

Muitas vezes associamos obras de Construção Civil a custos altos e muitos gastos, certo? Mas você sabia que uma dentre as inúmeras soluções que um ERP de gestão oferece, uma delas é a economia?

Ao utilizar um Enterprise Resource Planning (ERP), traduzido para português como Sistema Integrado de Gestão Empresarial, você tem em mãos uma solução tecnológica. Seu principal objetivo é integrar diversas áreas de uma empresa com automação e armazenamento de informações.

Trabalhar com um software de gestão significa ter menos retrabalhos e maior confiabilidade nos dados e informações sobre os projetos, que podem ser compartilhadas entre diversas áreas da construtora em tempo real.

Muito provavelmente você já ouviu falar desta tecnologia. Mas existem outras formas de utilizá-la. Uma delas é para garantir economia e lucratividade para a sua empresa.

Mas existem outros benefícios que você pode alcançar ao utilizar um ERP. Vamos começar falando sobre elas:

Vantagens de um software de gestão para a construção civil

Graças a sua atuação unificada, o ERP é um sistema que permite o gerenciamento global, já que fornece uma visão detalhada dos vários setores da empresa. E sim, isso significa você não precisa perder tempo com inúmeras planilhas.

Ao implantar este sistema é possível ter mais agilidade no levantamento de dados. Além disso, todo o processo de construção, desde o orçamento até a venda e faturamento do empreendimento pode ser feita através do ERP.

ERP redução de custos

Fonte: Bredas

Com essa tecnologia, você consegue ter mais subsídios no planejamento das suas obras e promover melhorias em toda a cadeia de produção. Assim, a tomada de decisões estratégicas se torna mais rápida e eficaz, o que impacta diretamente nos resultados dos projetos.

Dentre as principais vantagens que um ERP oferece para a sua construtora, destacamos:

  • Integração de processos;
  • Eliminação da repetição de tarefas;
  • Velocidade da informação;
  • Maior controle sobre as etapas dos projetos;
  • Praticidade e agilidade no acesso de informações;
  • Adaptação às mudanças.

Mas e na prática, como ele pode ajudar você a economizar?

O ERP é dividido em módulos. Cada um deles foi pensando especificamente para atender às principais necessidades do setor. Alguns são fundamentais para garantir redução de custos, já que são nessas etapas que os gastos saem um pouco do controle.

Uma delas, que precisa ser muito bem feita é o…

… Orçamento

Quantas vezes você já elaborou um projeto que começou com X valor no orçamento e terminou muito acima do planejado?

Está etapa, normalmente, é a que mais dá trabalho na hora do planejamento e durante a execução da obra. Na maior parte das vezes por falta de organização ou até mesmo de informação.

erp economizar na construção civil

Fonte: By Colella

Ao utilizar este módulo no ERP o usuário pode cadastrar as planilhas de orçamentos de obras, com suas estruturas que podem ser mais detalhadas, com os custos dos insumos e serviços.

Também é possível detalhar os percentuais de BDI, que são os bônus de despesas indiretas e que vai incidir sobre os serviços. Com isso é possível definir o total desses custos e evitar o desperdício.

Este módulo é fundamental para garantir a economia dos seus projetos, já que a partir dos itens orçados, é possível fazer o planejamento e o cronograma da obra com mais precisão.

Com uma orçamento de obra mais preciso e confiável, você ganha benefícios, como:

  • Controle de custos;
  • Maior poder de negociação;
  • Compatibilização de projetos;
  • Participação assertiva em licitações;
  • Registro histórico evolutivo de cada obra.

Todos esses itens acima já garantem uma redução significativa de custos para a sua construtora.

Talvez neste ponto você esteja se perguntando qual outra etapa pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro?

Planejamento

Uma coisa é certa: quando um bom planejamento é desenvolvido as chances do projeto atingir números altos de produtividade e qualidade são de quase 100%! Mas quem consegue algo assim?

Planejar envolve atenção, dedicação e muito conhecimento. Não apenas técnico, mas também da obra como um todo. Quando o seu gestor tem total domínio e conhecimento sobre todo o empreendimento é possível garantir mais eficiência na execução dos trabalhos.

Mais do que prever datas e prazos, o planejamento é uma tarefa complexa que envolve todos os aspectos do projeto. Desde a mão de obra até os suprimentos que serão utilizados.

Mas como dar conta de tantas coisas ao mesmo tempo?

É nesse momento que um ERP de gestão para a construção civil pode ajudar você. Com um módulo criado exatamente para essa etapa, você consegue atualizar e conferir todas as informações do seu planejamento e até mesmo consultar o de antigas obras, caso necessário.

No software de gestão é possível administrar os contratos de compras de insumos, de aluguel de equipamentos e de mão de obra. Além disso, este módulo fornece recursos para trabalhar com fontes de dados para cálculo de valores de insumos e precificação da obra.

Outra funcionalidade é a apuração dos custos com máquinas e equipamentos de forma precisa, em cada etapa do projeto.

Ao utilizar o ERP de gestão para o planejamento na construção civil, você garante:

  • Aumento na precisão do seu planejamento de obras;
  • Redução no desperdício de materiais e insumos;
  • Melhora o controle de obra;
  • Prevê situações desfavoráveis no andamento do projeto;
  • Organiza melhor as atividades e orçamento de acordo com o tempo.

Mas, mais do que garantir que o seu orçamento e planejamento seja bem elaborado, um software de gestão para a construção civil permite que você faça o:

Acompanhamento

Imagine só que incrível seria você poder ter informações sobre o andamento das suas obras sem precisar visitá-las o tempo todo. Talvez você já saiba que o ERP permite que você visualize todas as informações de onde estiver. Parece que não estamos contando nenhuma novidade, mas você já pensou no quanto economiza apenas com um clique?

Alguns ERPs possuem um módulo especificamente para isso. Até por que é muito comum que ocorra, por exemplo, o estouro do orçamento ou a atrasos na entrega de materiais por falta de acompanhamento.

Este módulo permite que você acompanhe a evolução física e financeira da obra, por meio de cronogramas e gráficos. Além disso, apresenta dados do fluxo de caixa consolidado, considerando as informações de todas as obras em andamento.

Essa conexão entre o escritório e o canteiro de obras garante, não só economia de tempo e dinheiro que você perderia com a locomoção para visitar e acompanhar de perto todas essas informações, mas também previne erros e desperdícios.

Pense que, graças ao acompanhamento, você pode, inclusive, medir o tempo que é gasto em cada etapa da obra, fazer o levantamento de valores e utilizar esses dados em futuros projetos aplicando técnicas para economia e aumento de produtividade.

Incrível como a tecnologia pode ajudar nos negócios, não é?

Claro, não pense que ao contratar um ERP você não precisa aparecer no canteiro de obras ou fiscalizar o projeto até a sua finalização. É sempre importante que você acompanhe tudo de perto, com ou sem um software de gestão.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o acompanhamento de obras, dá uma olhadinha nesse vídeo que separamos para você do pessoal do Bora na Obra:

Conclusão

Neste post nós destacamos apenas três módulos que podem começar a ajudar você a reduzir custos e garantir aumento na sua produtividade e, consequentemente, lucratividade. Mas todos os módulos de um software de gestão foram desenvolvidos para suprir todas as suas necessidades e tem este mesmo propósito.

Quanto mais você utilizar essa tecnologia na sua construtora, maiores são as chances de garantir economia, já que os processos estarão integrados, com informações mais precisas, menos desperdício e mais proatividade.

Não pense que implantar esta tecnologia na sua construtora é um custo. Trata-se de um investimento que pode garantir lucratividade!

E fique atento a nossa dica:

Existem muitos softwares de gestão disponíveis no mercado. Pesquise bastante, priorize o que foi desenvolvido especialmente para a construção civil – já que ele pode corresponder melhor as suas expectativas – e veja qual atende melhor as necessidades da sua construtora!

Caso este post tenha te ajudado e esclarecido suas dúvidas, não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais! E nos conte se você já utiliza essa tecnologia na sua empresa e o que pensa sobre isso, sua opinião é muito importante.

 

Tomás Lima

  • Gestor de Conteúdo
  • Graduado em Administração pela UFMG
  • Apaixonado por Construção Civil
 

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa