Orçamento, planejamento e controle de obras para pequenas empresas

Escrito por Redação Sienge

26 de março 2024| 9 min. de leitura

Compartilhe
Orçamento, planejamento e controle de obras para pequenas empresas

A Construção Civil  é um setor dinâmico e desafiador, onde a margem para erros é mínima e o sucesso depende amplamente de uma gestão eficaz. Para pequenas construtoras e incorporadoras, dominar as artes do orçamento, planejamento e controle de obras não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade.

Orçamentar com precisão, planejar meticulosamente e controlar rigorosamente cada etapa da obra são tarefas complexas que demandam não apenas conhecimento técnico, mas também uma visão estratégica e adaptabilidade. Para as pequenas construtoras e incorporadoras, onde os recursos são frequentemente mais limitados, a importância de otimizar cada aspecto da gestão de projetos se torna ainda mais crítica. 

Se você tem dúvidas sobre orçamento, planejamento e controle de obras para pequenas empresas, este artigo é para você. Aqui trazemos insights valiosos e estratégias práticas para ajudar essas empresas a navegar pelos desafios da Construção Civil , garantindo projetos entregues no prazo, dentro do orçamento e com qualidade superior.

Você vai entender como um orçamento bem elaborado pode servir de alicerce para um planejamento eficiente e como o controle contínuo pode garantir a aderência a esses planos, mesmo diante de imprevistos. Independentemente do tamanho ou da complexidade do projeto, a aplicação destas práticas pode significar a diferença entre o êxito e o insucesso. 

Pequenas construtoras: como fazer orçamento, planejamento e controle de obras

Para pequenas construtoras e incorporadoras, a implementação eficaz de orçamento, planejamento e controle de obras é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do negócio. Essas etapas, embora distintas, são interdependentes e requerem atenção detalhada para garantir a entrega de projetos dentro dos prazos e orçamentos estipulados. 

Vamos ver cada uma delas a seguir.

Orçamento de obras 

O orçamento de obras é muito importante para qualquer projeto de construção. Essa etapa é crítica, pois define as fundações financeiras do projeto. O orçamento precisa ser minuciosamente elaborado, levando em consideração todos os custos associados, desde materiais, mão de obra, até despesas indiretas e uma margem para contingências. Os desafios aqui incluem a volatilidade dos preços dos materiais e a possível subestimação de custos, já que um pequeno erro pode acabar comprometendo as finanças da construção. 

Planejamento de obras

Esta fase envolve a criação de um cronograma detalhado que mapeia todas as atividades necessárias, atribuindo prazos e recursos para cada uma delas. O desafio aqui é garantir a precisão no cronograma, prevendo possíveis atrasos e ajustando as expectativas de acordo com a realidade do campo. Atrasos na entrega de materiais ou na execução podem comprometer o cronograma inteiro. Utilizar métodos de planejamento flexíveis e ter planos de contingência são estratégias chave para enfrentar essas incertezas.

Controle de obras

A fase de controle é onde a teoria se encontra com a prática. Monitorar o progresso da obra, comparando o estado atual com o planejado, é vital para garantir que o projeto permaneça no curso certo. Isso envolve não apenas o acompanhamento do cronograma, mas também a gestão dos custos, da mão de obra e a qualidade do trabalho. Desvios significativos, seja em tempo ou custo, necessitam de ação imediata para corrigir o curso do projeto. Os principais desafios incluem a manutenção do orçamento e a adaptação a mudanças imprevistas no escopo do projeto. 

O que muita gente não percebe, é que essas etapas são também uma oportunidade para se diferenciar no mercado, entregando projetos de qualidade de maneira eficiente e econômica. Enfrentar esses desafios requer não apenas habilidades técnicas, mas também uma abordagem estratégica e adaptativa, pronta para enfrentar as incertezas inerentes ao setor da Construção Civil .

Ferramentas de orçamento, planejamento e controle de obras

Como você viu, as etapas de orçamento, planejamento e controle de obras são fundamentais para o sucesso da construção. No entanto, existem alguns desafios que precisam ser superados para que nada saia do controle. É aí que entra a tecnologia.

Hoje em dia, podemos contar com diversas ferramentas para otimizar esses processos, principalmente para pequenas construtoras e incorporadoras que buscam eficiência e precisão mas ainda possuem um número reduzido de profissionais. O uso dessas tecnologias minimiza retrabalhos ao permitir ajustes em tempo real, economiza recursos ao prever necessidades de materiais e mão-de-obra com exatidão, e reduz vários tipos de erros através de cálculos automatizados e altamente confiáveis. 

Mas como saber qual a ferramenta ideal para a sua empresa? Já que a eficácia dos serviços vai depender muito da escolha certa. Uma solução que se ajuste perfeitamente às necessidades e ao tamanho da construtora pode ser a diferença entre um projeto bem-sucedido e um não tão bom assim. Pensando nisso, nós temos uma sugestão.

Conheça o GO Gestor de Obras – Sienge

O GO Gestor de Obras é uma ferramenta única que permite automatizar e otimizar os processos de orçamento, planejamento e controle de obras, trazendo mais eficiência e precisão para o dia a dia de pequenas construtoras e incorporadoras.

Através do GO, você pode economizar até 14 horas semanais, um tempo precioso que pode ser redirecionado para outras áreas cruciais do seu negócio. Além disso, a plataforma promove uma economia média de 6% nos custos de compras de materiais, graças à sua gestão integrada que abrange engenharia, financeiro e suprimentos. 

Veja algumas das funcionalidades da ferramenta: 

  • Sistema de Compras: facilita a verificação rápida de entregas e a comparação de preços de insumos, assegurando que você esteja sempre fazendo negócios sob as melhores condições de mercado.
  • Consultoria Especializada: proporciona suporte personalizado para a implementação da ferramenta, assegurando que você aproveite ao máximo suas funcionalidades e otimize seus processos de gestão.
  • Sistema de Engenharia: permite o uso eficiente da Tabela Padrão de Insumos e Composições, além da integração com a tabela SINAPI para facilitar as operações de cadastro e acompanhamento de milhares de itens.
  • Funcionário Digital: um assistente virtual sempre à disposição para responder suas dúvidas e alertar sobre pendências, otimizando a gestão diária e minimizando erros.
  • Dashboard: oferece um painel de controle com as informações mais relevantes, permitindo uma visão clara do progresso das obras e facilitando a tomada de decisões estratégicas.
  • Sistema Financeiro: apresenta relatórios detalhados para uma visão completa da situação financeira da empresa e análise de obras finalizadas, contribuindo para um planejamento mais eficaz.

Mais de 500 empresas já escolheram o GO Gestor de Obras, beneficiando-se de uma plataforma integrada de interface simples e eficiente. Com o GO, você ganha mais tempo e tranquilidade, evitando atrasos e problemas financeiros, e alavancando seu crescimento no setor de construção de pequenas obras.

O GO Gestor de Obras – Sienge é mais que uma ferramenta; é um parceiro estratégico que transforma os desafios da gestão de obras em oportunidades para seu negócio prosperar. Conheça mais sobre a ferramenta agora mesmo