O que é NR 11 – Transporte, Armazenagem e Manuseio de Materiais

5 de dezembro de 2018

Certamente você já sabe o que são as Normas Regulamentadoras e qual sua importância na Construção Civil, certo? Mas você sabia que a NR 11 trata especificamente do transporte, da movimentação, armazenagem e manuseio de materiais?

Pois é, regulamentada pela portaria nº 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego, a NR 11 é responsável por determinar as formas seguras de manusear materiais nas obras.

Mas talvez você esteja se perguntando: por que ela é importante?

Primeiramente, é preciso pensar na segurança de seus colaboradores. Por isso, se adequar às suas exigências é extremamente importante. Outro ponto é que, não cumprir as regulamentações das normas pode implicar em multas e até mesmo ações trabalhistas.

Compreende agora a importância deste post pra você?

Para que você não tenha mais dúvidas sobre este tema, aqui você encontrará todas as informações que precisa saber sobre a NR 11.

Por isso, vamos começar explicando:

O que é a Norma Regulamentadora 11

nr 11 nr11 transporte de cargas armazenamento manuseio

O transporte de materiais e cargas, armazenamento e manuseio são ações frequentes em um canteiro de obras. Com isso, toda norma regulamentadora estabelecida é importante, já que seu objetivo é garantir a saúde e integridade física do trabalhador. E a NR 11 é uma delas.

A NR 11 é responsável por estabelecer medidas de segurança para o trabalho dos funcionários em transporte, armazenamento e manuseio de materiais e cargas. Tudo isso com o objetivo de reduzir o número de acidentes no ambiente de trabalho. Já que, frequentemente, estes colaboradores trabalham com peso, máquinas ou em altura.

Essa norma regulamentadora também determina que empresas públicas e privadas, com funcionários registrados pela CLT, sigam alguns critérios básicos para operação de:

  • Elevadores;
  • Guindastes;
  • Transportadores industriais;
  • Máquinas transportadoras.

Além disso, vale destacar que os equipamentos utilizados para movimentação de materiais devem oferecer garantias de resistência e segurança. Isso sem falar que precisam estar conservados e em perfeita condição de trabalho.

A divisão da NR 11

Esta norma está dividida em quatro atividades importantes, onde consiste, em cada um delas, a obrigatoriedade dos requisitos a serem cumpridos, que são:

Operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras

Para a realização deste tipo de atividade é preciso contar com a ajuda de algumas máquinas. Com isso, os equipamentos utilizados para movimentação devem oferecer ao colaborador segurança e resistência, sendo fundamental estar em condições perfeitas.

Nos equipamentos de transporte motorizado, é obrigatório que o trabalhador possua habilitação para dirigir, com validade de um ano. Também é preciso que durante o trabalho, esteja com um cartão de identificação com foto e nome completo.

Neste ponto, é importante ressaltarmos que:

A revalidação do cartão para dirigir é de responsabilidade do empregado, e não do empregador!

Nos casos em que o local da obra é fechado e com pouca ventilação, é preciso tomar muito cuidado com a emissão de gases tóxicos emitidos pelos equipamentos. Isso evitará que a concentração dos gases seja acima do limite permitido.

Trabalho em atividades de transporte de sacas

Nesta atividade é muito comum haver acidentes relacionados a ergonomia. Para evitá-los, é preciso estar atento às medidas de segurança. Assim você saberá que o transporte está sendo feito de maneira correta.

Porém, só é caracterizado como transporte de sacas, as atividades realizadas, continuamente ou não, quando o colaborador carregar o peso sozinho. Além disso, a distância máxima de transporte manual é de 60 metros.

Para essa atividade, a NR 11 determina que, em alguns casos, é aconselhável que o colaborador utilize um cinto ergonômico com suspensório, para aliviar o peso na coluna. Outra opção é utilizar esteira-rolantes, dadas ou empilhadeiras.

Armazenamento de materiais

Além do transporte e manuseio de materiais, é importante estar atento ao seu armazenamento. Já que esta atividade também pode oferecer riscos aos seus funcionários.

É preciso respeitar a capacidade de carga do espaço e o local de armazenamento não pode ter portas bloqueadas, equipamentos contra incêndio ou saídas de emergência. Assim como, não atrapalhar o trânsito, a iluminação e outros acessos.

Outro ponto que você não pode esquecer:

O armazenamento de materiais deve obedecer os requisitos de segurança especiais a cada tipo de material. Por exemplo, nada de deixar materiais inflamáveis próximos a locais onde a risco de fogo.

Movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de rochas ornamentais

Para esta atividade, a NR 11 determina que todo o equipamento possua identificação de carga máxima, além do registro, de manutenção e inspeção periódica.

Também é importante que o fabricante do equipamento forneça o manual de instruções para que as operações ocorram corretamente. Além de subsidiar a capacitação do operador.

As áreas para movimentação das chapas devem proporcionar segurança e é recomendável que, durante este procedimento, seja interrompida a circulação de pessoas.

Agora que você já sabe como essa norma é dividida, pode estar se perguntando:

Como aplicar a NR 11 na minha construtora?

 

A NR 11 determina que a capacitação dos seus colaboradores seja obrigatória. Afinal, todo conhecimento e instrução fazem a diferença na hora de exercer essas atividades.

Além disso, você conscientiza o seu colaborador sobre a importância de respeitar as normas de segurança.

Para esta norma regulamentadora, a capacitação é dividida em 3 módulos:

  • 1º Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho – carga horária de 16 horas;
  • 2º Estudo do conteúdo da NR 11 – carga horária de 4 horas;
  • 3º Segurança na operação – carga horária de 16 horas.

Esses são apenas módulos básicos, mas que podem ser modificados de acordo com a atividade que seus colaboradores desempenham. O importante é que, se você quer implementar a NR 11 na sua construtora, precisa treinar seus funcionários.

Pode não parecer, mas em muitas construtoras, ainda é muito comum não haver treinamentos, capacitação ou até mesmo orientação sobre essas atividades. Esses erros são os principais causadores de acidentes de trabalho.

Em alguns casos, vale ressaltar que dependendo da atividade que o colaborador irá desempenhar, ele precisa passar pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Com isso, além do treinamento, o exame também comprovará que o funcionário está apto para utilizar a máquina relacionada a sua função.

E fique atento!

A capacitação e o treinamento são de responsabilidade do empregador. Inclusive, não pense que essa etapa deve ser feita apenas uma vez. Invista sempre em reciclagens de conteúdo, palestras e ações de conscientização. É extremamente importante que seus colaboradores não esqueçam a importância da NR 11!

Agora, é importante que você saiba que não é apenas a NR 11 que é fundamental para a sua construtora. Veja abaixo..

A relação da NR 11 com outras normas regulamentadoras

Além da norma nº 11, existem outras NRs que falam sobre saúde e segurança do trabalho. Mesmo que abordem de maneira parcial, elas também se referem ao transporte, a movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

Veja abaixo alguma delas:

Essas são apenas algumas das normas que podem ser relacionadas a NR 11. De qualquer maneira, é muito importante que você fique atento a todas as normas regulamentadoras. Já que agora você sabe o quanto elas são fundamentais para a construção civil.

Para concluir

Como você pode ver, aplicar a NR 11 na sua construtora garante inúmeras vantagens, como redução no número de acidentes, nos gastos, aumento na produtividade e lucratividade. Isso sem falar que você incentiva seus colaboradores a trabalhar com segurança, priorizando saúde e bem estar.

Não deixe de atualizar seus métodos de trabalho e seguir as normas regulamentadoras do setor. Isso representa investimento e melhoria na qualidade de seus serviços!

Gostou do post?

Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!

Tomás Lima

  • Gestor de Conteúdo
  • Graduado em Administração pela UFMG
  • Apaixonado por Construção Civil
 

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa