Fundação Radier – entenda o que é e como funciona

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

25 de maio 2023| 16 min. de leitura

Compartilhe
Fundação Radier – entenda o que é e como funciona

Fundação Radier é como se chama o tipo de fundação superficial que possui uma base super resistente capaz de descarregar toda a carga da edificação. É considerada uma fundação rasa, já que possui uma profundidade máxima de cerca de três metros.

Por ficar em contato direto com o solo, toda a carga proveniente das paredes e colunas do prédio se divide em uma grande área, oferecendo boa estabilidade e segurança à estrutura. 

Também conhecida como fundação em placa devido ao formato da sua base, a Fundação Radier pode ser uma boa opção em diversas ocasiões da construção civil. 

Se você deseja saber mais sobre este assunto, entender como funciona a fundação e quais os prós e contras, continue sua leitura. 

O que é a Fundação Radier?

A fundação radier é um tipo de fundação superficial utilizada na construção civil. Consiste em uma laje de concreto que abrange toda a área de projeção da construção, ficando em contato direto com o solo. Tem como principal objetivo descarregar as cargas provenientes dos pilares e das paredes através de uma grande área do solo de forma igual.

Ao contrário de outras fundações que requerem escavações mais profundas, se torna ideal para casos em que a profundidade máxima necessária não ultrapassa cerca de três metros. Essa solução construtiva distribui as cargas de forma uniforme no terreno, evitando sobrecargas pontuais que poderiam resultar em recalques diferenciais e danos à estrutura.

A fundação radier tem diversas aplicações, sendo comumente utilizada em construções de pequeno e médio porte, como residências, galpões e edifícios comerciais de até dois pavimentos. Oferece benefícios como economia de tempo e custos, distribuição uniforme das cargas, melhor desempenho em solos expansivos e facilidade de execução. 

É importante ressaltar que a viabilidade da fundação em cada caso deve ser avaliada por profissionais qualificados, considerando as características do solo e da construção.

Variações

Existem diferentes variações para a fundação radier. Tais como: radier estaqueado, nervurado, com concreto protendido e concreto armado. Vamos ver cada uma delas abaixo. 

Radier Estaqueado:

O radier estaqueado combina elementos de radier e estacas. Nesse tipo de fundação, as estacas são instaladas no solo para fornecer suporte adicional e resistência às cargas da estrutura. Esta é uma opção viável em terrenos com características geotécnicas desafiadoras, como solos de baixa capacidade de carga ou presença de lençol freático elevado. Essa combinação de radier e estacas oferece maior segurança e estabilidade à fundação.

Radier Nervurado:

O radier nervurado é uma variação do modelo de concreto armado, que apresenta nervuras ou vigas incorporadas à laje. Essas nervuras aumentam a rigidez e a resistência, permitindo a transferência de cargas de maneira mais eficiente para o solo. Essa configuração é frequentemente utilizada em edifícios com grandes vãos ou onde se deseja reduzir a espessura da laje, mantendo a capacidade de carga adequada.

Radier com Concreto Protendido:

No radier com concreto protendido, além das armaduras de aço convencionais, são adicionados cabos de aço protendidos. Esses cabos são tensionados antes da concretagem, aplicando forças de compressão no concreto. Isso ajuda a melhorar a resistência e a estabilidade do radier, permitindo que ele suporte cargas mais pesadas sem deformações excessivas. O concreto protendido oferece maior eficiência estrutural e pode ser vantajoso em situações que exigem suportar cargas elevadas.

Radier com Concreto Armado:

O radier com concreto armado é um tipo mais comum desta fundação (é a foto de capa do nosso artigo). Aqui, uma laje de concreto é reforçada com armaduras de aço para distribuir as cargas da estrutura sobre uma área ampla do solo. As armaduras de aço proporcionam resistência à tração e ajudam a reforçar a estrutura do radier, tornando-o adequado para uma variedade de condições e tipos de solo.

Diferença entre radier e laje

Embora tanto o radier quanto a laje sejam elementos estruturais utilizados na construção civil, existem diferenças significativas entre eles.

O radier é um tipo de fundação superficial (rasa) que tem como objetivo transmitir as cargas da estrutura da edificação para o solo. Consiste em uma placa de concreto armado que abrange toda a área de projeção da construção, distribuindo as cargas de forma uniforme sobre uma grande área do solo.

Por outro lado, a laje é um elemento horizontal que compõe a estrutura de um edifício, sendo responsável por suportar as cargas de uso, como pessoas, móveis, equipamentos, entre outros. Pode ser de diferentes tipos, como laje maciça, laje nervurada, laje pré-moldada, entre outras, e é projetada levando em consideração aspectos como resistência, rigidez e conforto.

Enquanto o radier é uma fundação, ou seja, tem a função de transmitir as cargas da estrutura para o solo, a laje é parte integrante da estrutura do edifício, atuando como elemento de cobertura de pavimentos ou entrepisos. Enquanto o radier está em contato direto com o solo, a laje está apoiada em pilares e vigas, formando o sistema estrutural do edifício.

Como é feito o radier?

A execução da fundação radier vai depender da variação que você escolher. No entanto, abaixo informamos um passo a passo para a execução mais comum deste tipo de obra.

Passo a passo para execução da fundação radier

  1. Limpeza e escavação do terreno: Realize a limpeza da superfície do terreno, removendo qualquer vegetação, detritos ou obstruções. Em seguida, proceda com a escavação do solo até atingir a cota de implantação necessária.
  2. Nivelamento e compactação: Após, nivele o terreno e realize uma compactação adequada para garantir uma base sólida e estável para a fundação.
  3. Impermeabilização: Coloque uma lona apropriada sobre o terreno escavado. Essa lona tem a função de impermeabilizar a fundação, protegendo-a contra a umidade do solo e evitando a penetração de água e substâncias indesejadas.
  4. Lastro de brita: Aplique um lastro de brita sobre a lona, com espessura entre cinco e dez centímetros para proteger a armadura da fundação contra materiais orgânicos presentes no solo e contra a umidade.
  5. Formas de madeira: Posicione as formas de madeira nas laterais, delimitando a área que será concretada. As formas servem como um molde para a laje de concreto, garantindo sua forma e dimensões corretas.
  6. Inserção das armaduras: Insira as armaduras de aço dimensionadas no projeto estrutural dentro da área demarcada pelas formas de madeira. Devem ser posicionadas de acordo com as informações do estudo geotécnico, considerando as características do solo e as cargas esperadas na estrutura.
  7. Instalações hidrossanitárias e elétricas: Posicione tubulações e conduítes de acordo com o projeto, evitando a necessidade de cortes e furos após a execução da fundação.
  8. Concretagem: Proceda com a concretagem da laje de concreto, preenchendo toda a área delimitada pelas formas de madeira. Certifique-se de que o concreto esteja de acordo com as especificações do projeto e realize uma distribuição uniforme.
  9. Cura: Após a concretagem, realize a cura apropriada da fundação radier. A cura consiste em manter a umidade do concreto por um período de tempo para garantir sua resistência e evitar problemas como fissuras.

Quando utilizar a Fundação Radier?

A Fundação Radier é amplamente aplicada em diferentes tipos de construções, não se limitando apenas a obras de pequeno porte. Sua escolha não depende exclusivamente da dimensão ou estrutura da edificação, mas sim das características do solo. Quando este  apresentar resistência adequada, independentemente da altura e das cargas da construção, ela vai poder ser utilizada.

É muito comum encontrar este método em projetos em que a fundação direta ocupa mais de 60% da área do terreno. Nestes casos, optar por este tipo de obra ao invés de sapatas, por exemplo, se mostra mais vantajoso e viável. 

Um exemplo notável é o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. Localizado em Dubai, possui 828 metros de altura e utiliza uma fundação Radier estaqueada. Essa escolha substituiu a necessidade de blocos de estacas, que seriam significativamente maiores se outra forma de fundação fosse adotada.

Além disso, ela também é frequentemente escolhida para evitar o recalque do solo, promovendo uma distribuição mais uniforme das cargas tanto para o solo quanto para as  estacas. Ao abranger toda a área da edificação, garante uma melhor distribuição do peso, contribuindo para minimizar os efeitos de recalque e assentamentos diferenciais.

Escolha do solo adequado

A escolha do terreno pode fazer toda a diferença para o sucesso da fundação radier em uma obra. Para isso, tenha em mente que a capacidade do solo para suportar cargas deve ser igual ou superior ao esforço esperado para a construção. 

Este é o primeiro grande passo, já que sem essa característica, o solo pode simplesmente não suportar o peso da edificação que estará distribuído ao longo da placa. Além disso, também é de suma importância levar em consideração as mudanças do subsolo.

Sabemos que nenhum solo é totalmente estável, mas é preciso prever todo tipo de possível mudança para verificar se a estrutura poderá suportar. Tudo isso para garantir que a estrutura da edificação não seja afetada pela alteração do solo, o que seria um problema.

Quando for necessário, é possível fazer estudos e projetos geotécnicos para viabilizar a instalação da fundação radier em solos mais desafiadores, como aqueles sujeitos a recalque por adensamento; ou até mesmo solos porosos onde há riscos de um colapso estrutural. 

Benefícios desse tipo de fundação

A Fundação Radier oferece uma série de benefícios que a tornam uma escolha atraente para muitos projetos de construção. Vejamos alguns dos principais logo abaixo:

  1. Economia: A utilização deste tipo de fundação pode resultar em uma redução significativa nos custos da construção. Em comparação com outros tipos de fundação, como sapatas ou estacas, requer menos investimento, resultando em economia financeira para o projeto.
  2. Redução no tempo de execução da obra: A execução é relativamente mais rápida em comparação com outros métodos de fundação. Como não é necessário escavar profundamente ou instalar estacas, o processo de construção é simplificado, resultando em uma redução no tempo necessário para a conclusão da obra. Isso leva a um cronograma de construção mais eficiente e permite que a estrutura principal seja iniciada mais rápido.
  3. Redução dos recalques diferenciais: Recalques diferenciais ocorrem quando diferentes partes da estrutura assentam em diferentes taxas, levando a deformações indesejadas e potencialmente danosas. Devido à sua distribuição uniforme da carga do edifício na base, é possível minimizar esses recalques. Resultando em uma fundação estável e reduzindo danos estruturais e deformações excessivas.
  4. Menos mão de obra: A execução da Fundação Radier também requer menos mão de obra em comparação com outros métodos de fundação. Como é uma laje de concreto contínua que abrange toda a área da edificação, o trabalho de instalação é simplificado e requer menos trabalhadores. Isso não apenas reduz os custos, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais eficiente, ágil e seguro.

Apesar das vantagens, existem alguns pontos contra que também é preciso levar em consideração. Vamos falar sobre eles a seguir. 

Contras

Uma das desvantagens da fundação radier está relacionada à necessidade de instalações hidrossanitárias serem realizadas precocemente. Para muitos isso pode ser um benefício, mas caso o projeto não esteja totalmente definido ou se o planejamento não for feito de forma adequada, pode se tornar um fator negativo. A antecipação dessas instalações em alguns casos pode levar a ajustes e retrabalhos posteriores, o que resultaria em custos adicionais e atrasos na obra.

Outro ponto negativo que podemos citar é quando surge a necessidade de aumentar a resistência da placa. Nestes casos, o processo pode ser mais desafiador do que em outros tipos de fundação. A modificação da resistência do radier pode envolver a adição de reforços estruturais ou o aumento da espessura da laje de concreto, o que demanda maior trabalho, elevando os custos do projeto.

Apesar dessas desvantagens, esse tipo de fundação continua sendo uma opção amplamente utilizada em diversas obras devido à sua atratividade econômica. A execução mais rápida, a redução de custos e a possibilidade de contar com uma equipe de trabalho menor são fatores que contribuem para sua popularidade. 

No entanto, é fundamental garantir que o solo apresente as características necessárias para a viabilidade desse tipo de fundação. Lembre-se que um estudo geotécnico adequado é essencial para avaliar a capacidade de carga e a estabilidade do solo, garantindo a segurança e eficiência do trabalho.

Ao considerar essa como uma opção, é importante avaliar cuidadosamente os prós e contras, levando em consideração as características específicas do projeto, as restrições do terreno e as necessidades da estrutura a ser construída.

Com planejamento adequado e o suporte de profissionais especializados, é possível tomar uma decisão informada sobre a escolha do tipo de fundação mais adequado para garantir o sucesso da construção.