Diferença entre Acidente e Incidente de Trabalho

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

14 de dezembro 2022| 8 min. de leitura

Compartilhe
Diferença entre Acidente e Incidente de Trabalho

Você sabe qual a diferença entre acidente e incidente de trabalho? Muita gente confunde essas duas determinações, ou mesmo pensam ser uma coisa só. Quando na verdade, são dois problemas diferentes que possuem suas peculiaridades.

O que irá definir se é um ou outro seria a natureza da atividade em que o trabalhador desenvolve o seu trabalho, onde acabou sofrendo um acidente (ou incidente). Por este motivo, fica clara a importância de saber diferenciar um do outro. 

Se você também possui essa dúvida, continue a sua leitura. No artigo de hoje, iremos mostrar a você qual a diferença entre acidente e incidente de trabalho, o que define cada um dos dois e como fazer para evitar as duas situações.

Tenha uma ótima leitura!

O que define um Acidente de Trabalho?

O conceito de acidente de trabalho foi estabelecido pela Lei nº 8.213, de julho de 1991, que instituiu o regime de benefícios previdenciários. No artigo de número 19, vemos o seguinte parágrafo:

“Art. 19. Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

Nesse sentido, é importante lembrar que as empresas são as únicas responsáveis ​​por tomar todas as medidas, individual e coletivamente, para proteger os trabalhadores. Além disso, também faz parte de seu dever alertar sobre todos os riscos das operações a serem realizadas e/ou dos produtos a serem manuseados, com aplicação de multas em caso de descumprimento.

O objetivo é sempre priorizar a segurança e a saúde dos colaboradores e reduzir o índice de acidentes no local. É responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência Social verificar se as normas de segurança e saúde são atendidas pelas empresas e funcionários.

Tipos de Acidentes de Trabalho

Os acidentes de trabalho podem ser de vários tipos, a começar pela intensidade da lesão causada ou natureza da atividade que o ocasionou. Como este tipo de situação gera danos tanto ao trabalhador quanto à empresa, o processo acaba sendo mais burocrático.

Veja abaixo a lista com os acidentes de trabalho mais comuns no Brasil:

  • Queda em altura;
  • Lesão corporal causada por máquinas ou equipamentos;
  • Choques elétricos;
  • Lesão por esforço repetitivo;
  • Lesão por materiais perigosos;
  • Más condições de trabalho.

Agora vamos ver o que define um incidente de trabalho.

E o Incidente de Trabalho?

Um incidente também é uma ocorrência inesperada, no entanto, menos grave que um acidente. Nesse sentido, é correto afirmar que, ao contrário do acidente, ele não afeta nenhuma parte: nem trabalhador nem empresa.

No entanto, todos os tipos de incidentes têm o potencial de se transformar em acidentes. Um evento como este é um forte indício de um risco que existe em uma determinada situação e não pode ser ignorado. 

Dessa forma, é a hora de tomar medidas de segurança para evitar que a situação se agrave, evitando que o incidente se torne um acidente que pode vir a ser grave.

Também é necessário determinar a diferença entre o que é um incidente e o que é um desvio. Desvio é qualquer ação ou condição que direta ou indiretamente possa causar danos às pessoas, à empresa ou ao meio ambiente.

Os desvios são aqueles que vão além das normas de segurança do trabalho e das normas regulamentadoras (NR). Desvios, eventos e acidentes são multifacetados e não decorrem de uma única causa, por isso necessitam de atenção. 

Tipos de Incidentes

Uma importante diferença entre acidentes e incidentes, é que diversos tipos de incidentes acabam não recebendo a devida atenção por não serem considerados graves ou graves.

Os trabalhadores acabam não comunicando várias situações que poderiam ser enquadradas nesta definição. Motivos: Medo de ser advertido, punido, perder o emprego, ser visto como descuidado ou sofrer algum tipo de perseguição (sim, acontece!).

É necessário manter um diálogo saudável com os trabalhadores para lembrá-los do que é um incidente, a diferença entre um desvio e um incidente e a importância de comunicar que ambos ocorrem! Veja alguns tipos comuns de incidentes do trabalho:

  • Escadas sem corrimão;
  • Ambientes de trabalho sujos e desorganizados;
  • Má iluminação;
  • Falta de sinalização de segurança;
  • Descaso com o fornecimento ou com o uso de EPIs;
  • Falta de treinamentos, reuniões e DDS com os colaboradores;
  • Entre outros.

Todos esses itens acima podem parecer meros detalhes, mas fazem toda a diferença para evitar que um incidente acabe gerando um acidente. 

Diferença entre Acidente e Incidente de Trabalho

As consequências de cada evento podem ser usadas como parâmetros para determinar a diferença entre acidentes e incidentes. Enquanto um acidente causa algum tipo de lesão ao trabalhador, um incidente não causa nenhuma lesão.

Para enfatizar a diferença entre acidentes e incidentes, temos o recurso chamado Pirâmide de Bird, criado por Frank Bird Jr. em 1969. Essa pirâmide serve para medir e qualificar os riscos enfrentados pelos trabalhadores de uma empresa.

Veja abaixo:

Diferença entre acidente e incidente

Também chamado de Triângulo da Segurança, este é um resultado de um estudo sobre a prevenção de acidentes de trabalho. Segundo Bird, se o número de incidentes diminuir, a taxa de acidentes de trabalho também poderá diminuir.

Dada a diferença entre acidentes e incidentes, podemos pensar que se usarmos medidas de segurança para prevenir primeiramente os incidentes, então as chances de acidentes, principalmente os graves, também diminuirão.

Resultando em muitos pontos positivos não só para os trabalhadores, quanto para a empresa, já que a segurança do trabalho é um dever de toda a companhia. 

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre acidente e incidente de trabalho, é hora de colocar a mão na massa. Lembre-se que o conhecimento é primordial para evitar situações desnecessárias nas empresas, então reúna-se com sua equipe e discuta essas ideias.

A principal diferença que podemos mencionar para concluir este artigo, é que o incidente precede o acidente. Ele não chega a causar lesões, mas ele tem potencial para se tornar um acidente e, por isso, precisa ser corrigido com urgência. 

Lembre-se de que a segurança do trabalho é uma responsabilidade de todos e por isso cada um deve fazer a sua parte. Continue no blog do Sienge para saber mais.