Guia Completo de BDI para empresa no Simples Nacional

Mariana Soares

Escrito por Mariana Soares

29 de agosto 2023| 10 min. de leitura

Compartilhe
Guia Completo de BDI para empresa no Simples Nacional

Neste guia completo vamos falar sobre como funciona o cálculo do BDI para empresa no Simples Nacional, especialmente construtoras de pequeno e médio porte.

BDI é a sigla para Benefício e Despesas Indiretas, um índice fundamental na precificação de obras no setor da construção civil. 

No entanto, muitas empresas que estão sob o regime do simples nacional têm dúvidas sobre como calcular corretamente esse indicador. 

Portanto, este artigo vai simplificar o processo e esclarecer todas as etapas necessárias para determinar com precisão o BDI em uma empresa do simples nacional!

Entenda o que é o BDI e a sua importância para construtoras

Como falamos, BDI é a sigla para “Benefícios e Despesas Indiretas”, um termo utilizado na área da construção civil para representar um percentual que é adicionado ao custo direto de uma obra. 

importância do bdi para construtoras

Esse percentual tem o propósito de cobrir os custos indiretos envolvidos na execução do projeto, bem como proporcionar uma margem de lucro para a construtora.

Qual a diferença entre custos diretos e indiretos de uma obra?

Os custos diretos são aqueles facilmente associados aos elementos específicos da obra, como mão de obra, materiais e equipamentos diretamente relacionados à construção. 

Por outro lado, os custos indiretos são aqueles que não podem ser atribuídos diretamente a uma parte específica da obra, como custos administrativos, aluguel de escritório, seguros, tributos sobre a receita e outros gastos gerais.

Qual a importância do BDI para a construção civil?

O BDI é uma maneira de considerar esses custos indiretos e ainda garantir uma margem de lucro para cada projeto

Ele é expresso como um percentual sobre o custo direto da obra e pode variar conforme o tipo de projeto, localização, complexidade e condições de mercado.

Portanto, o BDI não é um índice único. Ele deve ser calculado com base em diversos elementos específicos de cada obra para refletir, de fato, os custos indiretos daquele projeto.

Além disso, o BDI também é usado em processos licitatórios, onde a construtora inclui esse percentual no valor total da proposta para cobrir seus custos indiretos e lucro. 

Dessa forma, o BDI é uma parte essencial da precificação de projetos na construção civil, assegurando que todos os custos envolvidos na execução da obra sejam adequadamente considerados.

Agora que você já conhece a importância do BDI para a construção civil, vamos entender como funciona esse indicador para construtoras que se enquadram no regime tributário do Simples Nacional.

Construtoras no Regime Tributário do Simples Nacional

O regime tributário do Simples Nacional é uma forma simplificada e vantajosa de tributação para pequenas e médias empresas no Brasil. 

Ele reúne diversos impostos em uma única guia de pagamento, o que simplifica a burocracia e reduz a carga tributária para essas empresas.

Por essa razão, construtoras com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões conseguem maiores benefícios fiscais se optarem pelo Simples Nacional. 

Entre elas então a redução de impostos, a unificação da arrecadação, a redução de obrigações acessórias e o acesso facilitado à regularização e pendências.

A atividade de construção civil se encontra no Anexo IV de Tributação do Simples Nacional. 

Clique aqui para saber mais informações sobre a tributação de empresas enquadradas no Simples Nacional.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do Simples Nacional para construtoras?

Conforme falamos acima, as principais vantagens do regime tributário do Simples Nacional para construtoras estão relacionadas à redução e unificação de impostos recolhidos.

No entanto, a facilidade oferecida pelo enquadramento no Simples Nacional também impõe algumas limitações à construtora que faz a opção por esse regime de tributação.

O recolhimento de impostos é sempre com base no faturamento e a empresa não pode ter sócios ou filiais fora do Brasil.

Além disso, para garantir o enquadramento no regime de tributação facilitado pelo Simples Nacional, é preciso que a construtora trabalhe sempre dentro do limite de faturamento anual imposto pelo programa.

Qual o melhor regime tributário para construtoras?

Escolher o regime tributário adequado para as atividades de uma construtora é muito importante, especialmente para evitar multas ou outras penalizações da Receita Federal.

Empresas de pequeno, médio e grande porte, diferem entre si, essencialmente, em termos de faturamento. Portanto, entendendo essa limitação, você já será capaz de presumir o regime tributário adequado para as atividades da sua construtora.

No entanto, recomendamos sempre consultar um profissional especializado da área tributária para garantir o enquadramento tributário correto e a conformidade com as demais legislações tributárias do setor.

O Sienge preparou um conteúdo com 5 passos para abrir uma construtora, onde você pode conferir várias informações e dicas úteis sobre o assunto.

Como calcular o BDI para empresas no Simples Nacional?

No caso de construtoras, o BDI é muito importante para a precificação de imóveis de modo a considerar o cenário econômico e os diferenciais de cada empreendimento.

Por levar em conta os custos indiretos de uma obra, esse cálculo inclui a tributação da construtora.

Por essa razão, construtoras enquadradas no Simples Nacional conseguem calcular o BDI com uma dose extra de facilidade também!

A fórmula para cálculo do BDI na construção civil geralmente considera 3 tipos de tributos: Municipais, Estaduais e Federais.

No caso do Simples Nacional, como a tributação é única, você deve inserir no cálculo do BDI apenas a alíquota de tributação referente aos impostos devidos por empresas neste regime tributário e de acordo com a sua faixa de faturamento.

Mas a recomendação principal é sempre consultar um contador ou especialista em contabilidade para adaptar o cálculo do BDI de acordo com as particularidades do Simples Nacional. Assim você evita possíveis dores de cabeça no futuro.

Como utilizar o BDI para precificação de empreendimentos na construção civil?

O objetivo do BDI na precificação de empreendimentos é a inclusão de custos indiretos. Por isso, você deve colocar todos os custos não relacionados a etapas específicas da obra neste cálculo.

bdi precificação construção civil

Como cada construtora tem custos indiretos diferentes, a fórmula mais realista para o BDI de uma construtora depende de uma análise detalhada de todas as operações financeiras de entrada e saída da empresa.

No entanto, alguns elementos não podem ficar de fora!

  1. Custos e despesas indiretas (Taxa de Administração Central, Custos para imprevistos, Recomposição do dinheiro no tempo, etc);
  2. Impostos (No caso do Simples Nacional, aqui você tem uma alíquota única!);
  3. Lucro esperado pela empresa com o empreendimento.

Para facilitar ainda mais esse processo, o Sienge preparou uma Planilha Gratuita de Cálculo de BDI para Empresas de Pequeno Porte.

Como calcular um BDI realista e compatível com os custos reais de uma construtora?

Para além de saber como fazer o cálculo do BDI em construtoras, é preciso conhecer a fundo todos os elementos que compõem essa fórmula.

Por isso, confira abaixo algumas dicas essenciais para garantir a confiabilidade do BDI calculado para precificar os empreendimentos em uma construtora:

  • Faça um controle detalhado do orçamento de cada projeto.
  • Acompanhe o Orçado x Realizado ao longo de todo o projeto. Se algo não saiu como planejado, deve ser considerado.
  • Considere, sempre, a possibilidade de imprevistos. Ignorar imprevistos pode prejudicar a lucratividade de uma obra! 
  • Utilize índices de preços atualizados, como a tabela SINAPI.
  • Facilite a gestão orçamentária da sua construtora com o software de gestão especializado para construtoras.

Sienge Go! é a chave para a gestão eficiente em pequenas construtoras

Feito na medida para pequenas construtoras, o Sienge Go! oferece tudo que você precisa para acompanhar de perto tudo que acontece em cada obra!

Com 3 módulos integrados, de compras, financeiro e engenharia, você tem acesso aos dados mais relevantes e estratégicos para tomar decisões assertivas e fazer uma gestão eficiente.

Confira as principais vantagens e funcionalidades do Sienge Go!

  • Controle total do orçamento por etapa da obra;
  • Dashboard dinâmico e intuitivo;
  • Integração com a tabela SINAPI;
  • Consultoria especializada;
  • Análise DRE integrada.

Faça um teste grátis do Sienge Go! agora mesmo!

Organize suas finanças, orçamentos e controle os prazos dentro e fora da obra. Com o Sienge Go! você garante uma gestão eficiente e realista. Acabe com problemas de planejamento e gastos imprevistos.

Clique aqui para fazer um teste grátis do Sienge Go!