5 motivos para participar do Construsummit

Romário Ferreira

Escrito por Romário Ferreira

6 de setembro 2021| 9 min. de leitura

Compartilhe
5 motivos para participar do Construsummit

O Construsummit se tornou um dos principais eventos da indústria da construção civil e está de volta em 2021. Ainda no formato online, o evento acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro e reunirá os principais nomes do nosso setor.

Se você atua em alguma das pontas da cadeia da construção – seja na construção, incorporação ou no fornecimento de produtos e serviços -, você não pode perder essa chance de atualização. Afinal, em um cenário cada vez mais desafiador e em transformação, é essencial se atualizar constantemente e aprender com quem tem enfrentado os mesmos desafios que você.  

Por meio da Grua Conteúdo, eu pude fazer parte da curadoria do Construsummit e selecionei, dentre vários destaques, 5 motivos principais para você participar do evento. Continue a leitura e saiba mais!

1. O futuro da indústria no Construsummit: o que vem pela frente?

O evento se propõe a trazer reflexões sobre o atual momento do setor e também as perspectivas futuras. Ao mesmo tempo em que temos uma projeção otimista de crescimento de 4% no PIB do setor ao final de 2021 – a maior desde 2013, quando a alta foi de 4,5% -, há também uma certa imprevisibilidade.

Por isso, a palestra de abertura na plenária, realizada pelo diretor-executivo do Sienge, Ionan Fernandes, vai mostrar a importância da gestão estratégica de dados para garantir previsibilidade e maior integração na cadeia da construção.

Na sequência, entrando um pouco mais na área econômica, o Construsummit recebe a coordenadora de projetos no FGV/IBRE, Ana Maria Castelo, uma das referências no assunto no Brasil. Ela vai apresentar, do ponto de vista de cenário e perspectivas, o que podemos esperar para os próximos meses.

No painel seguinte, o evento receberá nomes de peso para responder a uma questão muito importante: “como superar os desafios para crescer ainda mais?”. E dentre esses desafios está, inevitavelmente, o custo e o fornecimento de insumos no país.

“Hoje, o principal fator que está impedindo o avanço das atividades do setor é o alto custo e a falta da matéria-prima. As empresas não sabem quando e por quanto terão os materiais”, explica Ieda Vasconcelos, economista da CBIC e assessora econômica do Sinduscon-MG.

A Ieda é presença confirmada no painel, ao lado do presidente da Abrainc, Luiz França, e do presidente da Abramat, Rodrigo Navarro.

Trilha Gestão

Além disso, a trilha Gestão, que acontece no dia 23/09, dará atenção especial a esses temas, com palestras e painéis sobre:

  • Perspectivas da indústria de materiais de construção para o 2º semestre de 2021
  • Importação de aço como estratégia para driblar a alta dos preços no mercado nacional
  • A importância dos dados para a saúde financeira da sua empresa: dicas e boas práticas
  • Perspectivas para os preços de imóveis residenciais no Brasil

2. Trilhas temáticas e desafios atuais

Além da plenária e da trilha Gestão, citada acima, o Contrusummit conta com mais 3 trilhas temáticas:

  • Construção
  • Comercial por CV
  • Ecossistema e integração

Dessa forma, o evento abrange os principais temas da cadeia produtiva e atende aos diferentes públicos.

Construção

Na trilha Construção, por exemplo, o foco está nos engenheiros e gestores de obras. Por isso, vamos discutir, entre outros temas,, os esforços para ampliar a disseminação do BIM no Brasil, as possibilidades da “hiperautomação” na tomada de decisões em canteiros de obra, métodos construtivos e construção modular. 

A trilha conta também com a apresentação de dois estudos de casos, mostrando: 

  1. como a Dimas Construções faz a digitalização do canteiro de obras;
  2. e como a G2Base, da Gerdau, está aumentando a produtividade na fundação através de novos processos, tecnologias e gestão personalizada. 

Comercial por CV

Na trilha Comercial, que é promovida CV – Construtor de Vendas, o evento discute temas como:

  • O novo comportamento do consumidor imobiliário
  • Vendas 100% digitais: do marketing pré-vendas ao atendimento pós-vendas
  • Como novos hábitos, valores e comportamentos de consumo transformaram os empreendimentos do mercado imobiliário
  • Os 10 principais erros nas estratégias de vendas no mercado imobiliário
  • Estratégias de lançamento de imóveis: dicas e boas práticas 
  • Como fidelizar o cliente através de uma experiência única de vendas e pós-venda

Ecossistema e Integração

Na terceira trilha, sobre Ecossistema e Integração, há temas e desafios que até pouco tempo atrás não faziam parte do dia a dia das construtoras. Por exemplo: como conciliar e expandir a integração de soluções e aplicativos na construção civil. Afinal, hoje mais do nunca, existem cada vez mais soluções para as obras, em todas as suas fases. 

Na prática, isso demonstra o crescimento de construtechs e proptechs no Brasil. Segundo dados da Terracotta Ventures, o setor cresceu 235% em apenas 5 anos. Por isso, vamos debater os impactos desse crescimento e as possibilidades para um incremento ainda maior.

3. Palestrantes de mercado

Após um longo trabalho de pesquisa e seleção, o Construsummit reuniu os principais nomes do setor, mais de 50 ao todo. Muitos deles são profissionais de mercado – de construtoras e incorporadoras – que enfrentaram ou estão enfrentando os mesmos desafios que você na sua empresa. 

Nessa linha, podemos destacar nomes como:

  • Alexandre Mangabeira, Diretor de Incorporação Comercial e Marketing da Tecnisa
  • Antônio Setin, CEO da Setin Incorporadora
  • Bianca Setin, Diretora de Operações da Setin Incorporadora
  • Breno Prestes, CEO da Prestes Construtora
  • Caio Bonatto, CGO na Tecverde Engenharia
  • Eduardo Parente, Diretor-Geral da Construtora Gavilla
  • Fábio Villas Bôas, Vice-presidente da Tecnisa
  • Gilberto Gaspar Junior, Gestor de TI da Inloop
  • Jonathan Degani, Gerente de Pós-Obra da Brasil ao Cubo
  • Maria Natalia Villagran de Dios, Gerente de Obras da Dimas Construções
  • Rafael Passos Valadares, Diretor Técnico da Direcional Engenharia
  • Ramon Roberto Deschamps, Gerente de Engenharia e Processos da RDO Empreendimentos
  • Ronaldo Cury, Diretor Institucional e de Relações com Investidores da Cury Construtora
  • Sabrina Ribeiro, Diretora de Operações da Cury Construtora

Além desses, o Construsummit recebe diversos outros especialistas renomados. A lista completa você encontra no site do evento.

4. Ajudar mais famílias a terem um lar 

O Construsummit é um evento com um propósito que vai além da transformação do setor da construção. O evento vai ajudar famílias a terem um lar. Isso porque o Sienge doará a arrecadação em ingressos para Construide.

A Construide é uma organização que constrói e reforma casas para famílias em situação de vulnerabilidade. Eles já realizaram mais de 40 obras, beneficiando cerca de 7 mil pessoas.

5. Muito networking no Construsummit 2021

A pandemia impactou fortemente os eventos, em todos os setores. Na construção civil não foi diferente. Então, o Construsummit é a oportunidade para colocar os contatos em dia e fazer novas conexões. Afinal, o evento receberá cerca de 5 mil pessoas.

O evento utilizará uma plataforma 3D que simula a participação real em um evento, com direito a salas paralelas de conteúdos e espaço com estandes virtuais. Dessa forma, é uma oportunidade para conhecer as últimas novidades da indústria, conectando-se com os patrocinadores do Construsummit. 

Portanto, não fique de fora! E se você é cliente Sienge, há um motivo a mais para participar: sua empresa tem direito a 3 ingressos gratuitos, que podem ser resgatados diretamente no site do evento