banner sienge

POR QUE USAR A TECNOLOGIA BIG DATA NA SUA CONSTRUTORA?

Blog > gestao, industria-da-construcao, software, tendencias
8 de setembro de 2015

Até 2019 serão dois sextilhões de bytes (zettabytes) trafegando anualmente pela internet. É o dobro do volume que será gerado entre 1984 e 2016. Quem afirma isso é a Cisco, empresa mundial de tecnologia, em sua décima edição da Visual Networking Index (VNI) Forecast divulgada em 2015.

No entanto, a esmagadora maioria desse dados não é estruturada e pode tanto ser de propriedade da empresa (como email, planilhas, documentos ou sistema de gestão) quanto pública (como posts em redes sociais, imagens, vídeos ou comentários em uma página de e-commerce).

E então, como essa quantidade gigantesca de dados pode trazer resultados efetivos para a sua construtora? A resposta está na tecnologia conhecida como Big Data, que em uma tradução literal seria apenas “grandes dados”, mas é muito mais do que isso. São ferramentas e práticas que possibilitam extrair muita informação de um volume extraordinário de dados de fontes diferentes, capturando-os e organizando-os de forma muito rápida, para que análises mais proveitosas e que tragam valor para o negócio.

O mercado da construção civil pode fazer uso dessa tecnologia em três frentes: pesquisa de mercado, desenho de projeto e no controle do desempenho operacional. Vamos a elas:

Pesquisa de mercado

O Big Data trabalha com o volume total dos dados existentes na empresa e na internet (estruturados e não estruturados), não apenas uma amostra, o que resulta em análises com mais precisão. Ele permite fazer novos questionamentos a qualquer momento, cruzar os dados de maneiras diversas para aprofundar o entendimento e segmentar a pesquisa para que a tomada de decisão seja a mais eficiente.

Esse detalhamento e flexibilidade trazem clareza no entendimento do perfil do público-alvo para um novo empreendimento, por exemplo. É possível mapear a idade, profissão, capacidade de pagamento e relacionar com o perfil familiar ou profissional. Além disso, também é possível utilizar os dados para entender as tendências do cenário econômico ou social de uma região específica, apoiando a seleção de projetos e ações de marketing.

 

banner sobre ebook uso da tecnologia

Desenho de projeto

A tecnologia Big Data permite varrer a internet coletando informações para compor  seus próprios painéis de análises e cenários de monitoramento, inclusive criando alertas.

É possível, por exemplo, levantar dados dos projetos (planejados, em andamento ou já executados), cruzar com o perfil do consumidor e os arquivos da construtora relacionados às modificações nos desenhos. Com isso, é possível identificar os tipos de mudanças que já foram realizadas em outros empreendimentos dedicados ao mesmo público-alvo para serem incorporadas na concepção das próximas obras. Com os dados em mãos, você realiza testes prévios nas plantas, reduzindo o volume de ajustes e o tempo envolvido nessas atividades.

A tecnologia também ajuda a estimar o custo dos empreendimentos com base em variáveis como o histórico e o cenário econômico atual, prevendo riscos e criando oportunidades. Isso é possível porque os projetos podem ser ajustados com informações frescas (em tempo real), com base nas tendências mais recentes.

Desempenho operacional

Tijolos e blocos de concreto, por exemplo, podem receber sensores para transmitir dados sobre suas condições, identificando vazamentos, taxa de corrosão ou falhas estruturais. Com a aplicação do Big Data, esses dados são coletados e estruturados para direcionar a manutenção preventiva e mapear a eficiência e a durabilidade dos reparos. Dessa forma, é possível apontar com antecedência os materiais ou procedimentos que tendem a gerar problemas, gerenciando o custo e o cronograma da operação.

As informações trabalhadas com a tecnologia Big Data também impactam na área de Compras, porque permitem entender o fluxo de demanda de materiais por empreendimento e quais são os gargalos de cada obra/região. Assim, o departamento consegue projetar melhor o fluxo de aquisições, evitando falta ou excesso de insumos.

A tecnologia Big Data está transformando a construção civil e sua construtora pode contar conosco para aproveitar todos os benefícios que ela traz. Para saber ainda mais sobre os benefícios que o setor de construção pode obter por meio do Big Data, veja este webinar  que realizamos recentemente abordando este tema.  Entre em contato, será uma satisfação participar deste momento!

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa