banner sienge

Código de barras é estratégia de controle de insumos na sua construtora

Blog > funcionalidades-sienge, industria-da-construcao, sienge, software
13 de novembro de 2015

Poucos segmentos possuem tanto dinamismo quanto a construção civil. Há envolvimento diário com muitos detalhes de projetos, dos mais variados portes. Desse modo, uma empresa só consegue ser competitiva se possuir boas estratégias e oferecer um serviço de qualidade. Para isso, precisa de uma visão bifocal. ‘Olhar para fora’: analisar o mercado e a concorrência, estar receptiva a novas tecnologias e ‘olhar para dentro’: saber como superar seus limites, desenvolver serviços e, especialmente, controlar bem o fluxo de produtos físicos.

Assim, a atuação do gerente de suprimentos se torna imprescindível. Controlar bem o que entra e o que sai da obra impacta todo o planejamento de recursos da construtora, desde a elaboração de orçamentos e cotação de compras até a tomada de decisão. No entanto, não raro, esse controle ainda é feito manualmente.

A grande novidade no setor é a aplicação de uma tecnologia já conhecida pela Indústria: o código de barras. Considerado o “RG” do produto, ele permite o acesso instantâneo às descrições do material, como: data de fabricação, tipo do produto, cor, volume e validade.

codigo-de-barras

Além da identificação do material pelo código de barras, essa tecnologia também permite fazer o registro dos movimentos dos insumos, informando exatamente em quais tarefas ou etapas os materiais foram aplicados. Dessa forma, é possível controlar com eficiência o estoque do almoxarifado central e das obras, evitando compras, pedidos e transportes (fretes) desnecessários. Na construção civil, essa precisão no controle de insumos significa capacidade de fazer um melhor planejamento e ampliar a rentabilidade de cada empreendimento, alavancando os resultados da empresa.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Os materiais representam cerca de 50% dos custos de uma obra

Etiquetando os produtos recebidos na obra com códigos de barras e fazendo a identificação com o equipamento leitor de códigos, sua empresa também ganha produtividade. Para se ter uma ideia da agilidade que essa tecnologia traz, um código de barras de 12 dígitos pode ser lido antes que um operador digite duas teclas no teclado. Agora, imagine o tempo economizado diante de um cenário de um grande empreendimento. E tempo não é apenas dinheiro, mas oportunidade para discussão de estratégias, de melhorias de processos e de entrega mais rápida e eficiente dos projetos.

Vantagens do uso do código de barras na construção civil:

 

  • Melhor planejamento para compra de insumos e orçamento da obra;
  • Melhor controle do estoque;
  • Diminuição no tempo para cadastrar e localizar materiais;
  • Redução de erros de digitação para inserir os detalhes do produto no sistema;
  • Redução de custo com frete, com mais assertividade nos pedidos.

Em uma inclusão manual, é comum errar 1 tecla a cada 100 digitadas. O sistema de código de barras tem erro menor que 1 a cada 3.000.000.

Essa tecnologia já é uma velha conhecida da Indústria e agora passa a ser uma grande parceira da construção civil também. Com todas as vantagens citadas aqui, é possível perceber que a gestão do estoque vai alcançar um novo patamar. Vale lembrar de um detalhe importante para o bom uso do código de barras: o manuseio das etiquetas precisa ser feito com cuidado, já que o leitor não consegue atuar em etiquetas danificadas.

A adoção do código de barras é um grande passo para fortalecer a visão bifocal necessária para sua empresa se diferenciar no mercado. Para adotar essa estratégia de gestão de estoque, aproveitando todos seus benefícios, conte com um parceiro especializado no segmento para impulsionar seus resultados!

Continue acompanhando o blog para ficar conectado com as tendências e novidades do segmento da construção civil. Até o próximo post!

banner sobre o quiz desperdicio

Brenda Bressan Thomé

  • Editora do blog Sienge
  • Especialista em comunicação em mídias digitais
  • Jornalista formada pela UFSC
  • Filha de Engenheiro Civil e apaixonada por Construção

Leave a comment

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa