POC (Prova de Conceito): o que é e como executá-la na construção civil

Romário Ferreira

Escrito por Romário Ferreira

7 de março 2022| 10 min. de leitura

Compartilhe
POC (Prova de Conceito): o que é e como executá-la na construção civil

Você sabe o que é POC? Se nunca ouviu falar nessa sigla, que vem do inglês Proof Of Concept, você vai descobrir agora um conceito que pode mudar sua forma de inovar na construção civil.

Afinal, a indústria da construção civil está cada vez mais aberta à inovação e à adoção de novas soluções tecnológicas, tanto na gestão e no projeto quanto nos canteiros de obras. Assim, conceitos como a POC surgem para dar vida a esse novo cenário de inovação e apresentar soluções que antes eram vistas apenas por outros mercados.

Pensando nisso, neste artigo eu vou te mostrar o que é uma POC, como ela se encaixa na construção civil e como executá-la do jeito certo. Acompanhe!

O que é uma POC?

POC, ou Proof of Concept, significa Prova de Conceito. E como o próprio nome diz, o objetivo da POC é validar uma ideia de negócio, uma inovação.

E essa validação inclui itens como:

  • descobrir se a solução funciona e resolve um problema real;
  • validar a oferta do produto ou serviço, ou seja, descobrir se há um mercado grande o suficiente com pessoas dispostas a pagar pela solução;
  • e encontrar barreiras legais ou de mercado que poderiam tornar o negócio inviável.

Dentro de uma estratégia de inovação aberta, é essencial validar conceitos e ideias que podem se tornar negócios lucrativos – ou simplesmente resolver problemas internos da sua construtora. Por isso, a POC surge como uma forma simples e prática de fazer isso com mais agilidade e o menor custo possível.

Mas talvez você se pergunte:

O que tem a ver um conceito de validação de ideias de negócio com o mercado da construção civil? A resposta é que tem tudo a ver, e vou te mostrar isso a partir de agora.

Qual é o papel da POC na construção civil

Em geral, a POC é muito útil em produtos digitais, como softwares, mas os princípios por trás da prova de conceito são muito mais amplos e servem para qualquer mercado. Além disso, como o mundo está cada vez mais digital, a construção civil também usa muito mais tecnologia, e isso abre espaço para inovação aberta como nunca antes.

poc pode mudar a forma da sua empresa inovar

Aliás, isso aproxima o mercado construtivo das grandes responsáveis pela inovação aberta, no Brasil e no mundo: as startups.

Muitas vezes, a ideia de uma startup é tão inovadora que tem potencial de desbravar mercados ainda inexplorados (e até inexistentes) e criar soluções superiores às atuais. E o melhor: quando o conceito funciona, elas conseguem fazer isso em grande escala.

Assim, aproximar sua construtora ou incorporadora de startups, como construtechs, pode ser uma ótima forma de fomentar a inovação de forma profunda e ganhar mercado. Então, o papel da POC na construção civil é criar soluções melhores para os problemas atuais.

Mas será que isso se limita apenas a conectar sua empresa com startups que criam materiais, sistemas e métodos construtivos? De forma alguma, e vamos falar mais sobre isso agora.

Como uma POC pode ser feita na construção civil

Aqui vai um aviso importante sobre POC: você pode aplicar uma prova de conceito em praticamente qualquer setor da sua empresa. Ou seja, você pode investir em soluções para tornar o canteiro de obras mais eficiente, para reduzir a produção de resíduos e melhorar a logística de controle de materiais.

Mas também pode aplicar uma prova de conceito no marketing da sua construtora, por exemplo. Aliás, esse é um dos pontos em que a grande maioria das empresas ainda falha muito. Se não for o seu caso, você deve conhecer gestores que só fazem investimentos em mídia tradicional, como anúncios em rádios, outdoors e panfletos.

Mas já ouviu falar em temas como marketing de conteúdo, copywriting e social media? Criar uma prova de conceito desses temas na sua empresa pode ser a forma mais simples e prática de usar soluções inovadoras e de eficiência comprovada para aumentar suas vendas.

Então, pense no seguinte:

Provas de conceito são importantes para todos os aspectos do negócio, não apenas para as soluções que você vai usar no canteiro de obras. Aliás, é preciso sempre enxergar a inovação como uma estratégia de várias frentes, não um movimento fechado em um setor.

Como fazer a parceria com uma startup para realizar a POC

De maneira prática, a aproximação da sua empresa com a startup parceira começa com a definição do problema que você quer resolver. Então, você terá de escolher qual startup tem a solução que parece mais interessante testar.

Depois de escolher a startup, as duas partes vão assinar um termo de cooperação técnica e financeira. Esse termo é um documento jurídico que serve como um contrato e protege todos os envolvidos com relação aos direitos e responsabilidades de ambos.

Daí, a empresa paga a startup para que ela desenvolva e apresente a prova de conceito, ou seja, para que ela prove que a sua solução funciona e pode atender a demanda. Só depois de a prova funcionar é que a startup vai desenvolver a versão final do produto ou serviço, já com as correções e mudanças que os profissionais observaram na fase de testes.

Como definir uma POC do jeito certo

Alguns princípios básicos podem guiar a ordem de cada atividade na definição e desenvolvimento da prova de conceito. Assim, é possível entregar o melhor resultado possível em um curto período de tempo.

Assim, o passo a passo abaixo mostra em que ordem você pode trabalhar para realizar a prova de conceito em parceria com uma startup, ou mesmo de maneira interna.

1. Definir a equipe responsável

A primeira etapa é definir quantas pessoas farão parte da equipe do projeto, e quem serão essas pessoas. É importante que seja uma equipe pequena, para manter o projeto ágil e sigiloso, além de manter os custos baixos.

2. Estabelecer o prazo de entrega

É essencial ter um prazo de entrega, de preferência curto, para que a prova de conceito seja simples e rápida. Quanto mais tempo leva, maior a tendência de adicionar elementos desnecessários e complicar o que era para ser um teste simples.

3. Desenhar o produto ou serviço

A equipe responsável deve transformar a ideia geral em um projeto específico, com todos os recursos e limitações do protótipo inicial do projeto. Além disso, ela deve ter sempre em mente qual é o objetivo principal do produto ou serviço, ou seja, qual problema ele deve resolver.

4. Executar o projeto

Depois de ter a “estrutura” do produto ou serviço pronta, a equipe vai executar todos os detalhes e dar vida a ele. Assim, ao final dessa etapa, a equipe terá um conceito que funciona e pode ser testado.

5. Testar e analisar

A próxima etapa é testar o produto ou serviço na prática, com um pequeno grupo de pessoas, e analisar os resultados. É importante que essa etapa responda perguntas como:

  • o produto/serviço resolve o problema em questão?
  • o custo para produção e venda o torna viável?
  • o que as pessoas acham dele?
  • existe algum impedimento legal que o torne inviável no mercado?

6. Corrigir e validar

Depois de analisar as falhas e pontos de melhoria no produto ou serviço, a última etapa é corrigir esses pontos e validar a versão final do produto. Então, a prova de conceito está concluída.

Sem dúvida, a POC é uma peça que pode contribuir muito para a inovação na construção civil. De forma rápida e barata é possível testar novos conceitos e soluções que resolvem grandes problemas de forma simples.

E lembre-se: a POC não se limita a soluções para o canteiro, mas também pode mudar sua forma de fazer marketing e vendas. Quer saber mais sobre como usar o marketing de conteúdo para crescer a sua empresa? Conheça o que a Grua Conteúdo pode fazer pela sua empresa!