Locação de equipamentos para construção civil: o que você precisa saber

Dayvson Carvalho

Dayvson Carvalho

Gestor de Projetos. Graduado em Administração pela ESAG. Apaixonado por números, dados e estatística.

9 de dezembro 2020

Compartilhe

Manter um canteiro de obras bem organizado e produtivo pode ser um desafio enorme. Além dos trabalhadores, é preciso dar conta de todos os materiais e ferramentas. Por isso, a locação de equipamentos para construção civil deve ser sempre uma possibilidade colocada na mesa antes de iniciar uma obra.

É claro que a organização não é o único motivo. Existem ainda outras vantagens que essa opção traz. Por outro lado, você precisa avaliar cada caso para ver se vale a pena alugar ou comprar certos equipamentos.

Neste artigo eu vou explicar para você como a locação funciona e o que você precisa saber para tomar uma boa decisão na sua próxima obra.

Como funciona a locação de equipamentos para construção civil

O processo de locação de equipamentos para construção civil funciona de forma bem simples: os responsáveis pela obra sabem quais são os equipamentos necessários para cada etapa da construção e para cada tipo de trabalho realizado no canteiro.

É muito importante ficar atento para encontrar parceiros confiáveis para aluguel de equipamentos para construção

Então, procuram uma empresa que aluga esses equipamentos e firmam um contrato pelo tempo necessário. Em geral, a própria empresa que é dona dos aparatos faz tanto a entrega quanto a retirada no local e dia combinados.

Mas não se engane:

Isso não quer dizer que alugar ferramentas e aparelhagem é só questão de achar quem alugue, pagar e fechar o acordo. É muito importante ficar atento para encontrar parceiros confiáveis, sem contar as outras possíveis armadilhas no meio do caminho. Vamos falar um pouco mais sobre elas agora.

Vale a pena fazer locação de equipamentos para construção civil?

Não é saudável concluir que a locação de equipamentos para construção civil sempre será a melhor escolha, de forma automática. Você precisa estudar o caso da sua empresa para decidir com sabedoria e, ao fazer isso, é importante colocar algumas questões na mesa.

Alguns dos pontos que vale a pena considerar com calma são:

1. Frequência de uso dos equipamentos

A frequência com que você usa certas ferramentas nas obras têm impacto direto sobre a decisão de comprar ou alugar. Afinal, alugar vai ter um custo maior no longo prazo, então pode ser melhor comprar os equipamentos mais usados e alugar os outros.

Mas, nem assim, a locação deve ser descartada logo de cara. Por quê?

Porque você precisa se lembrar de que quanto mais usado, mais manutenção o equipamento requer. Além disso, é mais provável que ele se desgaste rápido e sua vida útil diminua.

Por último, existe o custo de oportunidade, ou seja, alugar por um tempo pode dar o fôlego que o seu caixa precisa para fazer mais investimentos e crescer de forma mais acelerada.

2. Quantidade de equipamentos necessários

O segundo fator é a quantidade de equipamentos que você precisa manter no canteiro ao mesmo tempo, ou em até dois canteiros de uma só vez. Quanto mais equipamentos, mais caro é para comprar tudo.

Ainda assim, nem todas as ferramentas são tão caras ou difíceis de armazenar. Assim, pode ser melhor alugar apenas maquinário mais pesado e caro, e comprar as ferramentas menores.

Quais são as vantagens da locação de equipamentos para construção civil?

Afinal, o que você ganha, de forma concreta, ao alugar equipamentos em vez de comprar cada um? Em primeiro lugar, como já citei acima, não há necessidade de fazer só um ou outro.

Alugar equipamento para construção é um investimento sem desperdício

Em muitos casos, a melhor estratégia pode ser comprar alguns equipamentos mais usados e fazer a locação para os demais. Ainda assim, veja quais são as vantagens de alugar a maioria (senão todos) dos equipamentos que você usa nas suas obras:

1. Investimento sem desperdício

Uma das maiores vantagens da locação de equipamentos para construção civil é como ela elimina o desperdício. Em que sentido?

Em primeiro lugar, a obra terá somente os equipamentos necessários para o momento, o que economiza espaço e aumenta a organização do canteiro de obras. Além disso, nenhuma ferramenta ou máquina vai depreciar sem uso.

Por último, mas não menos importante:

Você só investe o necessário em cada obra, o que torna mais fácil preservar o fluxo de caixa. Aliás, você pode incluir o valor da locação no orçamento da obra a fim de não sofrer com o custo maior que ela tem sobre a compra no longo prazo.

2. Impacto logístico

Não é nada inteligente ignorar as condições de armazenamento que você vai ter de providenciar caso seja o dono de toda a aparelhagem e ferramentas da sua construtora. Estamos falando de coisas como:

  • manter cada equipamento seguro num depósito quando não estiverem no canteiro de obras;
  • transportar tudo do pátio ou depósito para o canteiro de obras em qualquer lugar em que a construtora for trabalhar;
  • organizar o uso dos equipamentos em diferentes obras, para não permitir desperdício nem atrasos;
  • fazer manutenção preventiva em cada máquina para aumentar seu tempo de vida útil e fazer o investimento valer a pena.

A falha em qualquer um dos pontos acima significa a mesma coisa para a sua empresa: prejuízo. Por isso, micro e pequenas construtoras em geral se dão melhor com a locação de equipamentos para construção civil, já que o impacto logístico é muito menor.

Que tipos de equipamentos vale a pena alugar na sua próxima obra?

Não precisamos fazer uma lista de cada equipamento que vale mais a pena alugar ou comprar. Afinal, cada empresa tem uma necessidade específica e deve avaliar isso por conta própria.

O ideal é alugar os equipamentos caros em vez de comprá-los

Mas o que vou fazer agora é dar a você um caminho a seguir para decidir quais são os equipamentos que mais fazem sentido alugar agora.

Em geral, podemos dividi-los em 2 categorias:

  • Pouco usados: são aqueles equipamentos que você usa muito pouco, quase nunca. Por exemplo, se você precisa fazer um serviço que raramente executa nas obras, isso pode exigir uma ferramenta diferente. Em vez de comprar, é melhor alugar;
  • Muito caros: mesmo que você use muito certa ferramenta, se ela for muito cara a ponto de uma eventual compra prejudicar o seu caixa, continue alugando. Mas, nesse caso, se planeje para comprar quando possível.

Sem dúvida, a locação de equipamentos para construção civil é uma ótima opção para diferentes cenários, ainda mais no caso de pequenas construtoras e incorporadoras. Usar essa alternativa pode ajudar a preservar seu caixa, facilitar a logística e ganhar tempo precioso para fazer a empresa crescer.

Além de boas práticas de investimentos, como a locação de equipamentos, qualquer construtora ou incorporadora precisa de boa gestão para crescer. Veja como uma plataforma de gestão voltada para a construção civil pode te ajudar!

Compartilhe