3 Metodologias de Organização para Utilizar em Seu Canteiro de Obras

Eng. Jonathan Degani

Escrito por Eng. Jonathan Degani

16 de maio 2019| 10 min. de leitura

Compartilhe
3 Metodologias de Organização para Utilizar em Seu Canteiro de Obras

Você já deve ter percebido que, quanto mais organizado o canteiro de obras, mais fácil é para se ter controle de estoque, melhor é a produtividade e a impressão que a obra passa. As vantagens de se ter um canteiro de obras organizado são inúmeras.

Neste artigo, apresento a você 3 metodologias que facilitarão a organização do canteiro de suas obras. Com isso você poderá aumentar a produtividade, o controle e a qualidade da obra. Você conhecerá os princípios necessários para aplicar no seu dia a dia e melhorar não só o canteiro de obras como também outras áreas do seu trabalho.

Para alcançar este objetivo, mostrarei os métodos 5S, PDCA e apresentarei os conceitos do Lean Manufacturing e os 7 desperdícios. Além disso, darei exemplos práticos de como implantar estes conhecimentos e torná-los parte de sua cultura e da sua empresa.

Qual a relação entre organização e produtividade?

Como a Organização gera Produtividade

Durante a construção, é necessário receber e armazenar diversos tipos de materiais que serão utilizados na obra. O recebimento e armazenamento adequado destes materiais contribuirá para a produtividade no canteiro de obras.

Você sabe como?

Vamos dar um exemplo do aço, um material que será utilizado em diversas etapas da estrutura de concreto armado. Ao comprar o aço, deve ser previsto um local protegido das intempéries próximo ao local de montagem das armações.

Além disso, a organização dos retalhos para reuso aumentará o seu aproveitamento e poderá reduzir o tempo usado para corte.

Além de aumentar a produtividade, a organização aumenta o controle.

Maior Controle

organização no canteiro de obras

Ao organizar o seu canteiro de obras será muito mais fácil ter o controle de que materiais estão disponíveis e em que quantidade. Será possível também comparar o quanto de material foi utilizado com o quanto foi produzido com aquele material.

Estes indicadores contribuem para saber se o traço do concreto está adequado ou se há muita perda de pisos no assentamento.

O controle do uso destes materiais auxilia também no controle de qualidade e, sem dúvida alguma, no controle dos custos. Para exemplificar, pense na seguinte situação: se os espaçadores que você comprou para a concretagem do baldrame ainda não terminaram ao concretar a laje do superior, há algo de errado. E se os anéis de vedação do esgoto sobraram?

Vamos analisar outra situação: se você comprou o material hidráulico todo, conforme a lista de materiais, mas o encanador pede mais ralos, o que você conclui? Os ralos devem estar em algum lugar da obra, mas para não atrasar o serviço, você é obrigado a comprar novos ralos. Lá no final da obra você encontra os ralos junto com outro material.

Além do maior controle, a organização no canteiro de obras resulta em menos retrabalhos.

Veja como:

Menos Retrabalhos e Mais Velocidade no Canteiro de Obras

Se o seu prazo está apertado, a organização do canteiro contribuirá para otimizar o seu tempo também por diminuir retrabalhos. Vamos pensar em alguns tipos de retrabalhos em uma obra:

  • Movimentação de materiais desnecessárias;
  • Retoques em pinturas;
  • Limpeza de pisos e rejuntes manchados;
  • Substituição de lâmpadas queimadas por queda de tensão;
  • Limpeza de manchas em aberturas e vidros.

A maioria ou todos estes retrabalhos podem ser evitados através da organização no canteiro de obras. No caso de movimentações desnecessárias, se bem planejado e respeitado o layout do canteiro, não haverá este problema.

Se após a pintura ser feita, não houver mais movimentação de materiais ou colaboradores que possam danificá-la, se resolve este problema.

Outro exemplo de retrabalho é o devido às manchas nos pisos e rejuntes. Estes acabamentos devem ser feitos por último ou devem receber proteção para prevenir este problema. Em especial nos casos de rejuntes claros pois estes absorvem a cor de qualquer óleo ou líquido mais escuro que entre em contato.

Por experiência própria, evite usar geradores de baixa capacidade para alimentar equipamentos e a iluminação caso não haja energia elétrica da rede. Isso pode causar oscilações fortes na tensão e danificar equipamentos e dispositivos como lâmpadas LED.

A proteção de aberturas e vidros antes de começar um processo de pintura garantirá que não haja retrabalho com limpeza dos mesmos. Estes são alguns exemplos das vantagens de se ter organização no seu canteiro de obras.

Agora vou apresentar a você 3 metodologias de organização e qualidade para implementar na gestão e no dia a dia do seu canteiro de obras.

5S

A metodologia japonesa 5S tem como objetivo aumentar a produtividade através dos seguintes conceitos:

  • Utilização
  • Organização
  • Limpeza
  • Padronização
  • Disciplina

Utilização: separa o necessário do desnecessário e elimina tudo que não for útil do espaço de trabalho.

Organização: organiza o espaço de trabalho de forma a otimizar os processos.

Limpeza: limpa e cuida do ambiente de trabalho.

Padronização: cria normas e padrões a serem seguidos para facilitar os processos.

Disciplina: engajamento de todos na melhoria contínua.

Através destes 5 conceitos é possível melhorar a produtividade em seu canteiro de obras.

Mas você pode estar se perguntando: como consigo implementar isso na minha obra?

Se tem uma regra básica para implementar qualquer tipo de solução ou programa é você ser o exemplo de que aquilo que está sendo proposta a sua equipe é bom e você acredita.

Portanto, se você quiser que seus colaboradores e liderados sigam estes conceitos do 5S, você deve segui-los no seu dia a dia. Eles só farão se você fizer, não se você só pedir ou mandar.

PDCA

O PDCA, ciclo da melhoria contínua, é um método para se realizar processos e melhorá-los sucessivamente. O nome é uma sigla das palavras Plan, Do, Check e Act que significam Planejar, Fazer, Verificar e Ajustar. Ao ajustar se volta ao início do ciclo, se planeja novamente e assim por diante.

Esta metodologia simples nos conduz a melhoria contínua pois a cada ciclo existe o ajuste da ação incorporado ao novo planejamento. Na prática, você pode planejar o seu canteiro de obras, executá-lo, anotar o que está dando certo e o que pode ser melhorado e tirar as conclusões do que pode melhorar para que o próximo canteiro seja ainda mais eficiente.

Aproveite esta ocasião para envolver a sua equipe em ajudar a pensar no que pode ser melhorado e como pode ser feito no próximo. Isso, além de ajudar a criar engajamento e um senso de participação, trará muitas boas ideias e aprendizado a você.

Você já ouviu falar no sistema Toyota de Produção?

Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing, também conhecido como sistema Toyota de produção, também foi criado no Japão e combina conceitos de 5S com outros conceitos de produtividade. O resultado é um sistema enxuto de produção, que preza pela organização e objetividade, como no método 5S.

Algo interessante de se destacar nesta filosofia é o foco na redução dos sete desperdícios:

organização no canteiro de obras

Cada um destes desperdícios pode ser reduzido ou eliminado através dos conceitos de:

  • defeito zero e busca da origem dos problemas;
  • eliminação das atividades que não agregam valor ao cliente;
  • melhoria contínua; processo puxado de produção;
  • flexibilidade de produção.

Diversos destes conceitos podem ajudar a otimizar o seu canteiro de obras. Por exemplo, a resolução de problemas assim que detectados podem evitar retrabalhos por conta de reclamações do cliente ou de vistorias da obra.

Outro exemplo de aplicação de um conceito Lean é eliminar, se possível, atividades que não agregam valor ao cliente como por exemplo a estocagem de acabamentos.

Os acabamentos por terem um valor relativamente alto, devem ser comprados com pouca antecedência antes de serem utilizados. Isso evita danificá-los e também economiza o capital até o momento certo.

Lembre-se de que qualquer mudança ou melhoria na organização do seu canteiro parte da melhoria da sua organização. Você é o exemplo para os seus liderados.

Espero que você possa aproveitar e implementar diversas destas metodologias em seu dia a dia e que isso contribua para a organização do seu canteiro de obras. Compartilhe nos comentários suas experiências em organização de canteiros de obras!