Liderança e mercado: 5 dicas para ser um incorporador líder

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

7 de outubro 2022| 13 min. de leitura

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Liderança e mercado: 5 dicas para ser um incorporador líder

Liderança não é um cargo para o qual nos inscrevemos. Não é uma categoria que define exatamente o que faremos dentro de uma equipe. Liderança é uma função incumbida àqueles que entendem que o fator humano é nosso maior recurso.

Da mesma forma, liderar não é necessariamente presidir, gerir ou administrar. A liderança vai além, uma vez que todos nós, independentemente de cargo ou título, podemos exercitá-la no dia a dia. 

Seja você corretor de imóveis de um time, gestor de equipes ou até mesmo diretor: nem preciso te conhecer para dizer que conhecer a liderança é o caminho certo para você. Porque liderar é uma arte exercitada por pessoas e para pessoas. 

E o que você aprende ao se tornar um bom líder? Simples:

  • Tolerância ao erro
  • Sensibilidade para novos talentos
  • Habilidade de dizer “não” do jeito certo
  • Criação de outros líderes
  • Capacidade de resolução de problemas
  • Habilidades interpessoais
  • Redução de danos e retrabalhos
  • Capacitação de equipes
  • Atingimento regular de metas 
  • Planejamento assertivo de novas metas
  • Humanização do trabalho

Quantos benefícios, não é verdade? E, acredite, essas são apenas algumas das milhares de vantagens em se tornar um bom líder. Na prática, isso gera maior retenção de profissionais, equipes mais desenvolvidas e, não podemos esquecer, lucros palpáveis

Que tal acompanhar o assunto mais a fundo?

O que é liderança em uma equipe?

Líder é aquele capaz de promover a mudança e influenciar pessoas dentro de um time. Através de pilares como protagonismo, empatia e execução, um líder tem o poder de engajar equipes, movimentar positivamente seu entorno e, mais, criar novos líderes. 

Apesar de usada recorrentemente para designar chefes (que representam um dos vários modelos de liderança) e gestores, a liderança não é necessariamente sinônimo de “cargo de poder”. É muito mais um conjunto de estratégias com foco na influência de pessoas. Dessa forma, qualquer profissional pode ser um líder. 

Mas, para isso, é necessário exercitar:

O autoconhecimento

Líderes precisam de amplo conhecimento sobre si para que compreendam qual o seu melhor tipo de liderança. Temperamentos diferentes resultam em lideranças distintas, e para saber à qual você pertence, nada melhor que uma boa dose de autoconhecimento. 

A empatia

É impossível liderar um time sem empatia. Ao se colocar na realidade do outro, você é capaz de compreender o que pode ser melhorado e o que precisa se manter como está. Além disso, a capacidade de empatizar gera retorno positivo do seu time 100% das vezes.

A inconformidade 

Pode parecer estranho, mas o líder deve ser um eterno inconformado. Sabe por quê? Quando nos conformamos, deixamos de lado nossa sede de mudança, e um líder deve sempre estar pronto para mudar, evoluir e revolucionar seu ambiente. 

O protagonismo

Um líder deve entender que sua liderança significa protagonismo. Mas não de si: das metas que lhe foram delegadas e da produtividade de sua equipe. O líder é responsável pelo sucesso de seu time, e precisa saber o que protagonizar e priorizar nas horas certas. 

Quais são os 3 principais modelos de liderança?

Existe uma multitude de lideranças, que podem variar de acordo com personalidade, ambiente profissional e necessidade de cada líder. Entender qual modelo se comunica melhor com seu perfil é o primeiro passo para implementá-la no mercado imobiliário.

Agora, vamos descobrir, com exemplos práticos, como se edifica cada tipo de liderança.

Liderança autocrática

O líder autocrático é, em verdade, um anti líder. 

Esse é aquele líder que conhecemos por chefe. Essa liderança tradicional cria uma hierarquia forte entre o chefe e seus subordinados, de modo que novas ideias tenham muita dificuldade de florescer e os colaboradores não se sintam confortáveis em fazer além daquilo que lhe foi designado. 

No mercado imobiliário, isso pode ser traduzido como aquele gestor considerado difícil, rígido e até mesmo ausente. Nesse cenário, o que se percebe é um baixíssimo grau de proatividade do time, bem como pouca flexibilidade por parte do gestor. 

Liderança democrática

O líder democrático é o oposto do autocrático. 

Esse é o líder que sabe gerir a todos, promovendo um ambiente positivo e a proposição livre de ideias por parte do time. Líderes democráticos sabem elogiar e potencializar as qualidades de cada um. 

Já em caso de erros, a liderança democrática evita apontar culpados e envergonhar as pessoas diante dos colegas de equipe. Ao contrário, o líder busca conversar, entender a raiz do problema e, só então, tomar as atitudes cabíveis para consertar o erro.

Para o mercado imobiliário, esse é o líder que propõe reuniões sempre que possível, ouve seus colaboradores, integra novas ideias à cadeia produtiva e não abre mão de ficar por dentro do nível de satisfação do time. 

Liderança liberal

A liderança liberal é, resumidamente, aquela que se abstém. 

Para líderes liberais, decisões são tomadas exclusivamente pelos componentes da equipe. Nesse sentido, o líder faz muito pouco para ensinar, guiar e propor um método às tarefas cotidianas do time. 

Embora o clima dessa liderança seja leve, perde-se muito em produtividade, uma vez que ela depende da flexão de todos os membros de uma equipe (sobretudo o líder). 

No mercado imobiliário, uma liderança liberal significa decisões pouco assertivas, sem foco no modelo data driven. Especialmente no setor de imóveis, cuja jornada de compra é demorada e muito bem pensada previamente, isso pode significar perda de autoridade da incorporadora, além de uma queda brusca e por vezes irreversível no número de vendas.

A boa liderança é um diferencial competitivo?

Não precisamos nem sair da caixa para entender a relevância de uma boa liderança no ganho de produtividade. E também não precisamos ir longe para entender por que, atualmente, ser um bom líder é um imenso diferencial competitivo. 

A Gallup, marca especializada em consultorias globais e soluções B2B, provou em pesquisa que 82% das empresas falham ao escolher seus líderes. A cada dez profissionais contratados para cargos de liderança, apenas um possui capacitação. 

Ou seja, otimizar a liderança na sua incorporadora já te coloca acima de mais de 80% das empresas mundiais. Sim, ser um bom líder é um diferencial competitivo que pode trazer frutos a curto, médio e longo prazo. 

Liderança no mercado imobiliário: qual a importância do conceito?

Tanto no mercado imobiliário quanto em qualquer outro setor, ser um bom líder cria um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Além disso, otimiza a produção e a produtividade do colaborador, duas coisas importantíssimas para a geração de lucro. 

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Certo, mas como todos esses conceitos se encaixam à realidade do seu setor? Bem, é relativamente simples: imagine que o líder do seu time de corretores esteja sempre de mau humor, pouco proativo e inacessível. É lógico que seus corretores não se sentirão confortáveis para pedir ajuda, solicitar uma opinião ou até mesmo admitir um erro. 

Isso significará, em breve, corretores pouquíssimo qualificados, que aprenderam pouco ou nada com sua liderança. Então, quais são as chances de uma família em busca da casa própria aceitar fechar negócio com esse corretor de imóveis desmotivado e inseguro?

O que é preciso para ser um incorporador líder?

Chegamos à cereja do bolo: o que é preciso para ser um incorporador líder, estimular a liderança em todos da sua equipe e colher os frutos desse engajamento coletivo dentro da sua empresa? 

É isso que descobriremos agora.

1. Escute seu time

O primeiro passo para uma liderança de qualidade é escutar atentamente o que sua equipe tem a dizer. Preste atenção nas sugestões, opiniões e principalmente críticas de cada pessoa. Sim, as críticas do seu time imobiliário podem dizer mais sobre sua empresa do que você imagina. 

2. Tenha voz ativa

Sua voz é aquela responsável por motivar o time. Então, líder, você não pode (e tampouco deve) se calar. Use sua voz para incentivar o trabalho em equipe, dar vazão a novas ideias e ser uma referência para os funcionários. Mas, mais que isso, use sua voz também para reconhecer talentos, exaltar os que merecem e mentorear os que precisam.

3. Estabeleça uma filosofia

Toda boa liderança precisa de uma filosofia na qual se basear. 

Essa filosofia nada mais é que uma máxima que traduzirá o objetivo da sua gestão. A filosofia normalmente vem na forma de uma frase curta, que pode ser entendida como a missão da sua liderança. 

É importante que sua filosofia esteja fixada na mente dos seus colaboradores. Eles precisam estar cientes daquilo que sua liderança significa na prática. 

4. Defina metas estruturadas

É muito frustrante para um time criar metas e não conseguir cumpri-las (ou sequer chegar perto do que foi estabelecido). Esse problema acontece quando a equipe não tem bons parâmetros e indicadores, e pode acabar desmotivando todos os envolvidos. 

Por isso, um bom líder deve se encarregar de entender o andamento do time e estipular metas inteligentes baseadas na capacidade produtiva dele. 

5. Ofereça feedbacks

Precisamos saber se estamos indo bem ou mal para delinear nossos próximos passos profissionais. Claramente, um líder precisa ser essa voz, esse norteador, seja para destacar acertos ou erros. Mas atenção: seus feedbacks devem ser seguidos de dicas, proposições e ideias de como implementar seu trabalho ainda mais. 

Liderança no mercado imobiliário: juntos rumo à inovação

A boa liderança é possível e deve ser incentivada em todos os mercados. O mercado imobiliário, que trabalha com valores relativamente altos, tempo de consideração mais longo e alto apelo emocional, deve apostar na liderança como forma de se manter de pé.

E o que seria do líder sem seus times? Todos são igualmente importantes na busca por uma empresa saudável, escalável e inovadora. Sabendo disso, compartilhe este texto com seus colaboradores e impulsione a criação de mais líderes no setor.

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