Gestão de tempo na construção civil: conheça a importância para pequenas construtoras

Mariana Soares

Escrito por Mariana Soares

26 de maio 2023| 17 min. de leitura

Compartilhe
Gestão de tempo na construção civil: conheça a importância para pequenas construtoras

O Sienge tem o compromisso de oferecer as melhores dicas e conteúdos para que gestores de pequenas construtoras tenham tudo o que precisam para fazerem uma gestão de sucesso e que traz resultados. Por isso, hoje vamos falar da gestão de tempo na construção civil e como ela causa um impacto positivo nos resultados das pequenas construtoras.

Você sabia que uma boa gestão do tempo não impacta somente a produtividade da construtora, mas também seus resultados e o lucro dos projetos?

Confira neste artigo as principais dificuldades e benefícios da gestão do tempo na construção civil e quais são as melhores formas de otimizar esse processo no dia-a-dia da obra.

Por que você deve se preocupar com a gestão de tempo na construção civil?

A gestão do tempo é sinônimo de otimização dos processos para evitar desperdícios. E o ponto crucial aqui é: esse desperdício não é somente material.

Uma má gestão do tempo impacta os prazos de entrega de um projeto, a produtividade de uma equipe, e desperdiça capital, mão-de-obra e, principalmente, oportunidades.

Você consegue identificar o que a sua construtora perde hoje por fazer uma má gestão do tempo?

Quais são os principais desafios da gestão de tempo na construção civil?

Cada empresa é impactada de uma forma única pela gestão do tempo. Por isso, os desafios para otimizar processos e evitar desperdícios são diferentes em cada setor.

A gestão de tempo na construção civil costuma ter como principal desafio o imprevisto

Sejam condições climáticas adversas, atraso na entrega de materiais, mudança repentina de preços no mercado e até problemas no canteiro de obra.

Mas imprevistos não são os únicos desafios! Também podemos adicionar:

  • A coordenação de todas as equipes envolvidas nos projetos;
  • A falta de preparação para fazer mudanças assertivas durante a execução da obra;
  • A dificuldade de fazer um controle e um monitoramento estratégico de todos os projetos em andamento;
  • Os possíveis conflitos e disputas contratuais.

Veja agora quais são os benefícios que uma gestão eficiente do tempo pode trazer para as construtoras.

Quais os benefícios de uma boa gestão de tempo na construção civil?

planejamento de prazos na construção civil

 

Uma construtora que consegue otimizar processos e lidar com os desafios que citamos acima não é a única parte envolvida a sentir o impacto positivo.

Todas as partes colhem os frutos da boa gestão do tempo na construção civil, inclusive o comprador. Confira!

Cumprimento de prazos

O comprador de um imóvel geralmente tem uma data em mente: a entrega final da obra.

Mas o gestor de uma construtora sabe que, ao longo da execução da obra, existem prazos para cada fase do projeto. Sendo assim, um imprevisto em uma única etapa pode comprometer a entrega final e estremecer a confiança e a satisfação do comprador.

Infelizmente, os compradores costumam esperar que a data de entrega não se cumpra. 

A baixa expectativa com a capacidade das construtoras de cumprirem prazos mostra como a gestão eficaz do tempo pode ser uma oportunidade de se destacar no mercado.

Redução de custos e aumento dos lucros

Lembra que falamos que gestão do tempo é sinônimo de otimização de processos? Isso está diretamente relacionado ao controle de custos.

Otimizar a aplicação dos recursos disponíveis evita a ociosidade e reduz o retrabalho, economizando tempo e dinheiro no decorrer do projeto.

Tempo é dinheiro!

Além disso, ao evitar atrasos na execução de cada etapa, o gestor tem menos gastos adicionais com horas extras, multas contratuais e outros custos imprevistos.

Aumento da produtividade

A produtividade de uma equipe no canteiro de obras definitivamente não depende somente da boa gestão do tempo que o dono de uma construtora faz. Mas o impacto é certo!

Definir prazos realistas e distribuir tarefas de maneira equilibrada maximiza a eficiência do trabalho realizado.

Prazos mal planejados podem levar a responsabilidade da finalização de uma etapa somente para os pedreiros, serventes, eletricistas, encanadores e pintores.

De fato, eles são responsáveis por executar as tarefas dentro do tempo planejado e com os recursos fornecidos. 

Mas se os prazos não forem definidos de forma realista, acelerar o processo pode comprometer a qualidade do serviço entregue.

Por isso, uma boa gestão do tempo na construção civil também tem a capacidade de otimizar a produtividade de todas as equipes envolvidas no escopo do projeto.

Melhoria na qualidade das entregas

Como consequência do que citamos acima, a melhora na qualidade das entregas é certa. 

Com a execução correta dos processos construtivos, a verificação de conformidade com normas técnicas e a realização de testes de qualidade, você reduz a chance de erros e problemas.

Quando cada etapa é devidamente planejada e executada, a qualidade da entrega final é aprimorada, garantindo a satisfação do cliente e a durabilidade da construção.

Como fazer uma gestão de tempo eficiente em projetos de construção civil?

Geralmente, o primeiro passo de um gestor ao detectar problemas de gestão de tempo é buscar alguma ferramenta especializada em time management.

No entanto, como vimos até aqui, fazer uma boa gestão do tempo envolve muito mais do que o uso de uma ferramenta para garantir adequação de prazos e controle de produtividade.

E, quando falamos de construção civil, existem elementos específicos que precisam ser revistos ou colocados em prática.

Com isso, não estamos minimizando a importância de ferramentas adequadas. Mas as ferramentas não darão conta de tudo!

Sendo assim, uma boa gestão do tempo na construção civil passa por dois âmbitos: práticas eficientes de gestão e ferramentas estratégicas.

Insira o imprevisto na equação!

Lembra que comentamos que um dos maiores desafios da gestão do tempo na construção civil é o imprevisto?

Pois bem! Ele também é parte da solução! Considerar o imprevisto como uma realidade é, em muitos dos casos, a mudança de chave que uma construtora precisa para otimizar os processos e fazer as mudanças necessárias.

5 práticas eficientes de gestão de tempo na construção civil

Confira as dicas essenciais que o Sienge preparou para você!

1. Faça um planejamento detalhado com base em informações reais

Até aqui falamos muito em definir prazos realistas. Mas como fazer isso na prática? Utilizando informações concretas para elaborar novos planejamentos.

Cronogramas de projetos pré-definidos com base em um modelo ideal não funcionam, especialmente se o gestor busca adequar a execução das etapas da obra ao tempo e ao modo que gostaria que ocorressem.

É fundamental que o gestor tenha em mãos informações detalhadas sobre a execução de cada fase da obra em projetos anteriores para avaliar o que funcionou e o que precisa ser melhorado.

gestão de projetos construção civil

Geralmente é possível encontrar alguma etapa cujo prazo nunca foi cumprido. 

Nesse momento, a virada de chave é utilizar essas informações para entender o que pode ser melhorado e adequar os prazos de novos projetos contemplando os imprevistos que dificilmente podem ser controlados.

Com isso, não queremos dizer que você não deve buscar um cenário ideal com a melhor execução de tarefas no menor espaço de tempo e com o menor custo possível.

No entanto, é essencial que decisões realistas sejam tomadas no presente para que o cenário ideal seja atingido no futuro. 

2. Delegue responsabilidades

Delegar responsabilidades evita a sobrecarga das equipes de trabalho e garante que cada atividade seja executada no momento certo.

Mas, para que isso aconteça, é preciso comunicar adequadamente as responsabilidades de cada um e a expectativa do gestor para cada execução.

Ou seja, é preciso orientar toda a equipe sobre como devem ser conduzidas as atividades em cada etapa para que o planejamento seja cumprido sem erros ou atrasos.

Para te ajudar, o Sienge preparou um e-book gratuito sobre Comunicação Assertiva no Canteiro de Obras. Confira!

3. Esteja preparado para os imprevistos

Tenha sempre um plano B! Sempre! E para saber quais alternativas você precisa ter sempre à mão, observe os acontecimentos em obras passadas.

Sempre que algo não ocorreu de acordo com o planejado, crie uma alternativa para a eventualidade do problema aparecer em projetos futuros.

gestão de tempo na construção civil imprevistos

Além disso, aproveite para mensurar os impactos de cada evento não planejado no orçamento da obra.

Se houve atraso na entrega de algum material, qual foi o impacto no orçamento daquela etapa? Como você resolveu? Foi a melhor forma de resolver ou você teria uma alternativa melhor caso tivesse se preparado para essa possibilidade?

Isso envolve não somente a parte de material, mas também a indisponibilidade de mão-de-obra e equipamentos, as flutuações de preços no mercado e a possibilidade de condições climáticas adversas que podem interromper ou comprometer determinadas etapas do projeto.

[Download gratuito] Como cotar e comprar melhor no ecossistema da construção civil

4. Monitore todos os processos relevantes

A falta de monitoramento é um desafio da gestão do tempo na construção civil. Como saber o que otimizar se não há um controle contínuo do que está acontecendo em cada fase da obra?

Quando o assunto é monitoramento de processos, muitos gestores acabam querendo monitorar e controlar tudo para garantir que a execução de todas as tarefas está em dia e conforme o recomendado.

No entanto, quem tenta monitorar tudo acaba não conseguindo monitorar nada!

O excesso de informações prejudica a tomada de decisões estratégicas e apenas sobrecarrega o gestor que tenta dar conta de centenas de informações que não são, de fato, relevantes para a otimização dos processos na execução dos projetos.

Por isso, antes de pensar em como monitorar, defina o que monitorar

Quais são os indicadores essenciais que devem ser acompanhados continuamente para garantir o sucesso da entrega da obra?

Confira esse artigo sobre Indicadores de Desempenho na Construção Civil e saiba exatamente o que você precisa monitorar para garantir a eficiência máxima na execução dos projetos.

5. Utilize tecnologias e ferramentas de gestão

A tecnologia pode ser a melhor amiga de um gestor quando falamos em otimização de processos e gestão eficiente do tempo e de recursos.

Essas soluções podem facilitar o monitoramento de indicadores essenciais, o acompanhamento do orçamento executado, a comunicação entre as equipes, a documentação de processos e o compartilhamento de informações necessárias.

Mas com tantas possibilidades no mercado, como saber qual a ferramenta ideal para otimizar a gestão do tempo em uma construtora? Para responder essa pergunta, primeiro é preciso entender qual é, de fato, a sua necessidade.

Ferramentas e tecnologias para gestão de tempo na construção civil

Confira algumas ferramentas que recomendamos para auxiliar nos processos de gestão do tempo na construção civil!

Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP)

A principal ferramenta para otimizar processos no cotidiano de uma construtora e tornar a gestão do tempo mais eficiente é o software integrado de gestão (ERP).

Ele oferece uma visão abrangente e integrada do andamento de todas as etapas da obra, do andamento das tarefas, do cumprimento de prazos e da alocação de recursos.

Além disso, também possibilita ao gestor acompanhar a execução do orçamento planejado à medida em que cada fase do projeto vai sendo executada.

Mas fique atento! É fundamental escolher um ERP específico para a construção civil. Dessa forma, você garante que as funcionalidades oferecidas sejam essenciais para as demandas de gestão e acompanhamento em obras

Conheça 8 vantagens práticas de um ERP para pequenas construtoras

Realidade virtual e modelagem 3D

Ferramentas de realidade virtual e modelagem 3D estão cada vez mais presentes na construção civil e também auxiliam na gestão do tempo!

Com elas, o gestor visualiza detalhadamente o projeto antes da sua execução. 

Assim, pode antecipar potenciais problemas de planejamento e evitar o retrabalho em alguma etapa. Quanto menos retrabalho, menor é o desperdício de tempo.

Comunicação eficiente

Quando falamos de comunicação, existem centenas de ferramentas no mercado para todos os tipos de empresas. 

Elas podem ser extremamente benéficas para a gestão do tempo ao possibilitar uma comunicação rápida e clara, especialmente sobre diretrizes a serem tomadas em determinadas situações.

Grandes construtoras podem se beneficiar de ferramentas de comunicação mais robustas e com funcionalidades específicas que otimizam a comunicação entre diversas equipes, principalmente quando nem todas as pessoas envolvidas estão na mesma cidade.

Pequenas construtoras também se beneficiam de ferramentas de comunicação online. Mas o gestor deve ter cuidado para não implementar o uso de uma ferramenta com muitas possibilidades que talvez não sejam necessárias para as demandas da equipe.

Entenda como Sienge Go! auxilia na gestão de tempo de pequenas construtoras

sienge-go

O Sienge Go! é um sistema integrado de gestão feito na medida para as necessidades de pequenas construtoras.

Com os módulos de Compras, Financeiro e Engenharia, o gestor pode acompanhar todos os processos sendo executados em cada etapa da obra.

Controle total do orçamento com Apropriação de Custos Por Etapas

Controle de todas as movimentações financeiras, como recebimentos, pagamentos, despesas, entre outros. 

A funcionalidade de Apropriação Por Etapas possibilita um controle em tempo real do Orçado x Realizado em cada etapa do projeto. 

Dessa forma, você toma decisões mais assertivas para não exceder o orçamento total em caso de imprevistos.

Dashboard dinâmico e intuitivo

demonstração erp para pequena construtora

 

Ao contrário das planilhas, o Sienge Go! possui um dashboard dinâmico e intuitivo com relatórios completos das movimentações de todas as áreas da construtora.

Integração com a tabela SINAPI

Tabela Padrão de Insumos e Composições e integração com a tabela SINAPI, com milhares de itens cadastrados. 

Em apenas 3 cliques você faz a medição da obra, e sabe em segundos o comparativo orçado vs realizado.

Consultoria especializada

Para facilitar ainda mais a administração de pequenas construtoras, o Sienge Go! também possui uma consultoria especializada para ajudá-lo a fazer uma gestão otimizada de recursos e processos.

Além disso, o Sienge Go! faz parte do ecossistema de produtos especializados em construção civil da Softplan, uma das maiores empresas de tecnologia e criação de softwares do Brasil.

Agende agora mesmo uma demonstração gratuita e confirme na prática que o Sienge Go! é o melhor ERP para auxiliar na gestão do tempo da sua construtora.

Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita