Conheça 8 vantagens práticas de um ERP para pequenas construtoras

Mariana Soares

Escrito por Mariana Soares

4 de maio 2023| 16 min. de leitura

Compartilhe
Conheça 8 vantagens práticas de um ERP para pequenas construtoras

Contratar um ERP para pequenas construtoras é a forma ideal para substituir as dezenas de planilhas de gestão financeira, de processos e de compras no cotidiano do empresário por um único sistema integrado.

Mas nem todos os gestores sabem exatamente quais são as vantagens de um software especializado para pequenas construtoras e o impacto positivo na lucratividade dos projetos.

Por isso, no artigo abaixo, trouxemos informações essenciais sobre as vantagens práticas de um ERP para pequenas construtoras e tudo que você precisa saber antes de contratar um ERP para sua empresa. Confira!

Você sabe para que serve um ERP na construção civil?

Um ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que pode ser utilizado por empresas de qualquer setor.

Na construção civil, o ERP é um sistema de módulos integrados que otimizam o gerenciamento de todas as atividades relacionadas ao dia-a-dia das construtoras.

Ou seja, em um único lugar é possível gerenciar custos, recursos, planejamento, pessoal, estoque, cronograma, e todas as demais atividades envolvidas do início ao fim de um projeto.

Na prática, o ERP para construtoras substitui as dezenas de planilhas que ficam distribuídas em diversos locais e apresentam todas as informações de forma desconexa.

Por isso, quando falamos em ERP para construção civil, o foco está na integração, na facilidade de acesso e no controle.

Por que utilizar um ERP para pequenas construtoras?

Quem observa de fora pode pensar que as planilhas dão conta da gestão de todos os processos em uma empresa que não possui tantos funcionários e projetos.

Mas quem tem uma pequena construtora sabe que isso não é verdade! De fato, em termos de escala, número de pessoas e número de projetos, as necessidades de uma pequena construtora são bem diferentes das necessidades de uma grande construtora.

No entanto, quem está na ponta da gestão sabe que quando falamos de gestão de processos, uma pequena construtora também têm diversas necessidades que nem sempre podem ser supridas com planilhas.

Nesse momento, você deve estar lembrando das suas pastas “Financeiro”, “Obra”, “Recursos Humanos”, “Projetos”, “Compras”… e também das planilhas que tem dentro de cada uma delas.

É aí que entra um ERP especializado para pequenas construtoras: ele integra em um só lugar todas as informações que o gestor precisa estar de olho no dia-a-dia para garantir o lucro dos projetos e o crescimento saudável da empresa.

8 vantagens de um ERP para pequenas construtoras na prática

Agora que você já sabe a importância de um ERP especializado para construtoras de pequeno porte, vamos colocar a mão na massa!

Trouxemos abaixo 8 vantagens na prática de utilizar um ERP para pequenas construtoras. Confira!

  1. É o fim das planilhas!
  2. Funcionalidades adequadas para uma empresa de pequeno porte
  3. Controle de custos e do orçamento
  4. Relatórios dinâmicos e objetivos
  5. Planejamento mais realista do orçamento
  6. Economia na compra de materiais
  7. Otimização nas horas trabalhadas por semana
  8. Operações centralizadas em uma única tela

 

1. É o fim das planilhas!

Bom, falar que é o fim das planilhas é uma expressão muito forte. Mas com certeza é o fim da desorganização que as planilhas não dão conta de arrumar.

planilha financeira para pequena construtora

Um ERP para empresas de construção civil, mesmo que pequenas, favorece a gestão otimizada dos processos porque todas as informações mais estratégicas do seu negócio estão em um único lugar.

2. Funcionalidades adequadas para uma empresa de pequeno porte

O mercado está cheio de alternativas de ERPs para construtoras, mas por que nem todos são adequados para a gestão de pequenas construtoras?

O objetivo de um sistema integrado de gestão é otimizar processos. Por isso, a última coisa que ele deve fazer é causar transtornos e dor de cabeça.

Se você contrata um ERP para construtoras de grande porte, além de investir mais recursos financeiros do que o necessário, você pode se perder com diversas funcionalidades que não fazem parte do cotidiano de uma pequena construtora.

Por isso, com o sistema adequado, você garante uma estrutura de funcionalidades pensadas exclusivamente para as necessidades de pequenas construtoras.

3. Controle de custos e do orçamento

Em um mercado volátil como é o da construção civil, controlar custos e ficar dentro do orçamento nem sempre é uma tarefa fácil.

Projetos atrasam, preços aumentam e o gestor de uma pequena construtora precisa trabalhar com um caixa reduzido para lidar com todos os imprevistos que acontecem na execução de todas as obras.

Com um ERP para pequenas construtoras,  o controle do orçamento é centralizado e pode ser acompanhado e revisto a todo instante.

Em um só lugar o gestor tem acesso a todos os dados de recursos, custos, orçado x realizado e, com isso,  pode se antecipar a imprevistos e não ficar no vermelho.

4. Relatórios dinâmicos e objetivos

Essa é uma das maiores vantagens de um ERP para pequenas construtoras. A realidade da maioria das construtoras de pequeno porte é a seguinte: 

Você precisa entender se, na prática, o orçado em uma etapa da obra coincidiu com o realizado. Ou seja, o que eu planejei de fato aconteceu?

Esse é o tipo de informação que precisa estar na mão de um gestor em um piscar de olhos. Ou melhor, em um clique.

Com uma gestão ineficiente de informações essenciais, para conseguir essa informação, o gestor de uma pequena construtora precisa muitas vezes cruzar os dados de planilhas diferentes.

Além disso, também precisa aplicar fórmulas e ainda separar essas informações em um terceiro local para analisar o melhor caminho dependendo do que os dados informam.

Em um sistema de gestão integrada, você gera relatórios em um instante com todas as informações relevantes e estratégicas para você saber se o Orçado e o Realizado coincidem. 

E se não coincidirem, você consegue tomar decisões mais assertivas e ágeis para preservar a lucratividade da obra.

5. Planejamento mais realista do orçamento

Você já deve ter ouvido a frase “quem não aprende com o passado está fadado ao fracasso”. Ela é muito importante quando pensamos em como utilizar dados de forma estratégica para tomar decisões. 

É com base neles que podemos olhar para o passado, ver o que aconteceu de positivo e negativo para o negócio e, a partir disso, tomar as decisões certas para o futuro.

Por isso, o planejamento de uma pequena construtora precisa levar em conta informações importantes sobre os projetos que já foram finalizados.

O caixa estourou em um projeto? Em qual etapa da obra? Houve prejuízo na lucratividade final?

Um ERP possibilita uma visualização integrada e simples de todas as etapas da obra, com todos os acontecimentos, principalmente os que dizem respeito ao orçamento.

Detectar onde o Realizado ultrapassou o Orçado, por qual motivo e, principalmente, dimensionar o impacto na lucratividade final do projeto são formas de planejar orçamentos futuros mais realistas.

6. Economia na compra de materiais

Acompanhar as flutuações do mercado para todos os materiais que são utilizados ao longo da obra não é uma tarefa simples. Geralmente, demanda um acompanhamento especializado e contínuo.

No entanto, em um sistema de gestão de compras você pode acessar com facilidade todo o investimento que já foi feito em cada tipo de material no passado.

Dessa forma, é muito mais simples saber se você está pagando um preço adequado e dentro do seu orçamento para determinados insumos.

Faça o download gratuito do Guia de Como Cotar e Comprar Melhor no Ecossistema da Construção Civil.

7. Otimização das horas trabalhadas por semana

No início deste artigo, falamos que um ERP para pequenas construtoras decreta o fim da desorganização que as planilhas nem sempre dão conta de arrumar.

E quando falamos disso, não estamos falando somente de processos descentralizados, mas de tempo.

gestão do tempo na construção civil

O tempo é um ativo valioso, especialmente na vida de um gestor. Gerir uma obra demanda muito mais do que experiência e capital. É preciso eficiência na gestão do tempo para que você possa focar no que realmente importa.

Com um sistema integrado de gestão, você economiza horas de trabalho ao direcionar seu foco para garantir que todas as etapas, processos e pessoas envolvidas em um projeto estejam em sincronia, dentro do planejado e seguindo as diretrizes estabelecidas.

São menos horas preenchendo planilhas, procurando informações e cruzando dados para encontrar insights valiosos. Essas horas passam a ser dedicadas para acompanhamento e tomada de decisões uma vez que essas informações são facilmente encontradas no ERP.

8. Operações centralizadas em uma única tela

Por fim, um ERP centraliza todas as informações que um gestor precisa em um único lugar. Na verdade, esta vantagem também é uma dica importantíssima na hora de contratar um ERP para pequenas construtoras.

Os melhores ERPs do mercado possuem um dashboard dinâmico com operações centralizadas, visão integrada e abrangente de todos os processos e departamentos, e facilidade de navegação.

É a partir desta ferramenta que você vai acessar todas as informações estratégicas e relevantes para garantir a lucratividade do seu projeto e o crescimento da sua empresa.

O que você precisa saber antes de contratar um ERP para pequenas construtoras?

Agora você já conhece as vantagens de um ERP especializado nos processos e necessidades de construtoras de pequeno porte. 

Para te auxiliar ainda mais nessa jornada, fizemos uma lista com os pontos mais importantes de se observar na hora de contratar um software de gestão integrada para sua empresa.

  • Escopo de funcionalidades: O ERP precisa ter funcionalidades essenciais que se adequem às necessidades da sua construtora. Mas você precisa saber que ERPs são elaborados para todos os tamanhos de empresas e cada uma têm necessidades específicas. Nessa hora, opte pelo essencial para a sua construtora sem exagerar em módulos que podem te atrapalhar no dia-a-dia por tentar adicionar novos processos que ainda não estão estabelecidos na prática.
  • Facilidade de uso: Um ERP pode ter todas as funcionalidades que você precisa, mas é importantíssimo que você consiga navegar por todas elas sem dificuldade.
  • Suporte e atendimento ao cliente: Dúvidas vão surgir e você precisa ter à disposição um serviço de atendimento ao cliente que inclui suporte técnico. Eventuais problemas precisam ser resolvidos o quanto antes!
  • Custo: O capital de giro de pequenas construtoras geralmente é mais limitado e precisa ser direcionado com cautela. Investir em um ERP vai colocar sua construtora em um novo patamar, mas isso não pode significar um prejuízo financeiro para sua empresa.
  • Segurança dos dados:  Diversas informações relevantes e estratégicas do seu negócio estarão em software online. Por isso, observe se a empresa que fornece o ERP escolhido oferece soluções de segurança digital para esses dados.
  • Fornecedor: Além de analisar o ERP em si, é preciso analisar a referência de mercado do fornecedor do software. Observe a reputação da empresa, a estabilidade financeira e a experiência no fornecimento de soluções para pequenas empresas. Assim você garante um bom relacionamento a longo prazo com a plataforma ciente de que está amparado para quaisquer problemas que possam surgir.
  • Consultoria: Além da solução ERP para pequenas construtoras, o que mais o fornecedor oferece para garantir o seu sucesso? Além de suporte técnico, os top players do mercado também precisam oferecer consultoria especializada no seu nicho de negócio para garantir que você consiga adequar o ERP de uma forma otimizada dentro dos seus processos e do seu cotidiano.

Conheça o GO Gestor Obras e entenda porque ele é o melhor ERP para pequenas construtoras do mercado

O GO Gestor Obras é um ERP para pequenas construtoras com módulos integrados para garantir o controle total de todas as etapas do projeto.

demonstração erp para pequena construtora

É o seu braço direito em uma gestão orçamentária otimizada para garantir a lucratividade dos seus projetos mesmo com as intercorrências que podem acontecer ao longo de uma obra.

  • Dashboard dinâmico feito na medida para as necessidades de pequenas construtoras;
  • Fácil de usar, com layout intuitivo e dinâmico para você encontrar rapidamente todas as informações que precisa;
  • 3 módulos integrados: Financeiro, Compras e Engenharia;
  • Funcionalidades para gestão eficiente de custos de orçamento: apropriação de custos por etapa da obra, controle Orçado x Realizado, e muito mais!
  • Relatórios completos e automatizados para você acessar a qualquer instante todas as movimentações em todas as áreas da construtora.
  • Consultoria especializada para pequenas construtoras: Seu sucesso é nosso objetivo. Por isso oferecemos uma consultoria especializada contínua junto do GO Gestor Obras

Agende uma demonstração gratuita do GO Gestor Obras

 

Clique aqui e agende agora mesmo uma demonstração gratuita

Você pergunta e o Funcionário Digital do GO Gestor Obras responde

O GO Gestor Obras ainda conta com um funcionário digital para entregar respostas rápidas para você ter todas as informações necessárias sempre à mão.

Sabe aquelas perguntas que você faria para um funcionário e precisaria esperar algumas horas pela resposta, pois seu colaborador teria que ir atrás da informação solicitada em diversas planilhas?

O Funcionário Digital do GO Gestor Obras visualiza todas as informações dentro do ERP e entrega uma resposta completa de forma instantânea.

A sua obra não pode parar. Conte com o GO Gestor Obras