Lean Construction – O que ele pode fazer para sua construtora

27 de setembro de 2017

Precisamos concordar que tem se tornado cada vez mais comum a busca por métodos, soluções e inovações para a redução de custos na construção civil. Você sabia que pode conseguir tudo isso por meio do Lean Construction?

Conhecido também como Construção Enxuta, o Lean Construction foi desenvolvido na década de 80 para melhorar os processos produtivos na construção civil.

Por mais popular que o método tenha se tornado, você pode ter algumas dúvidas sobre o assunto ainda, não é? Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar o que é Lean Construction, suas vantagens e como aplicá-lo na sua construtora.

Vamos começar?

O que é Lean Construction?

Resumidamente, o Lean Construction organiza a cadeia de suprimentos e adapta conceitos e princípios gerais da gestão e planejamento de obras. Dessa maneira, as etapas do processo produtivo são reduzidas.

Incorporado pelo Lean Thinking (Pensamento Enxuto), a filosofia é baseada nas atividades de fluxo e critérios de valor. Com isso, é possível remover ineficiências, implantar auto-inspeções e as inspeções sucessivas, melhoria no layout do projeto, entre outras vantagens.

O modelo conceitual do Lean Construction define a produção como um conjunto de atividades. Estas, encadeadas num processo lógico, têm como propósito transformar insumos (materiais) em produtos intermediários (revestimentos, alvenarias estruturas etc.).

Esse método é dividido em quatro fluxos de conversão:

  1. Fluxo de Montagem: os orçamentos e planejamento de obra representam a sequência de atividades que agregam valor ao projeto;
  2. Fluxo de Materiais: compreende as atividades de transporte, espera, processamento e inspeção de materiais;
  3. Fluxo de Informações: todas as informações relacionadas ao planejamento, orçamento e de projetos são gerenciadas de maneira mais otimizada;
  4. Fluxo de Trabalho: esse fluxo trata do conjunto de operações realizadas por cada equipe no canteiro de obras.

7 princípios básicos do Lean Construction

Além dos conceitos básicos, a Construção Enxuta tem um conjunto de princípios para gestão, que são:

1 – Redução das atividades que não agregam valor

Um dos princípios fundamentais do Lean Construction. Prevê como as eficiências dos processos construtivos podem melhorar a conversão das atividades e dos fluxos, eliminando as que não são necessárias;

2 – Valorização do projeto de acordo com as necessidades do cliente

Esse princípio estabelece que as necessidades dos clientes internos e externos devem ser identificadas e consideradas no planejamento e na gestão de projeto;

3 – Redução de variabilidade

Existem duas razões importantes para a redução de variabilidade. A primeira é a satisfação do cliente, já que um produto uniforme garante qualidade e corresponde às especificações previamente estabelecidas.

A segunda razão é que a redução da variabilidade diminui o número de atividades, valor e tempo para a execução do projeto;

4 – Redução de tempo

Esse princípio tem origem na filosofia Just in Time. Pode ser definido como a soma de todos os tempos no canteiro de obras. Alguns exemplos são: transporte, espera, processamento e inspeção;

5 – Redução de processos

Quanto mais simples as atividades no canteiro de obras, menos processos. Com isso, há um aumento de produtividade e lucratividade;

6 – Aumento na flexibilidade de saída

Vinculado ao conceito de processo gerador de valor, esse princípio refere-se à possibilidade de alterar as características do projeto entregue. Isso sem aumentar substancialmente os custos;

7 – Transparência dos processos

Por meio desse princípio fica mais fácil identificar os erros no planejamento, orçamento ou nos fluxos. Ao mesmo tempo, ocorre um aumento na disponibilidade de informações necessárias para a execução de tarefas.

Mas, tome muito cuidado!

O principal objetivo do Lean Construction é reduzir custos, mas não perca o controle disso. Tome cuidado para não exagerar na eliminação de processos, pois isso pode prejudicar a execução do projeto ao invés de ajudá-lo.

banner sobre o quiz insumos da construção civil

Nesse ponto você deve estar se perguntando:

Como implementar o Lean Construction na minha construtora?

O ideal dessa filosofia é oferecer um método de trabalho personalizado sem desperdício de ações subsequentes que podem ser necessárias para o sucesso do seu projeto. Por isso, para aplicá-lo no dia a dia da sua empresa, você precisa ter em mente que será necessário sustentar a cultura de melhoria contínua, transparência e liderança.

Para começar a seguir o processo de Construção Enxuta você precisa:

  • Selecionar fornecedores que estejam dispostos a adotar a entrega lean;
  • Definir e alinhar de maneira muito clara o escopo, orçamento e planejamento do projeto;
  • Compreender e aceitar a necessidade de adaptação e desenvolvimento de métodos de trabalho;
  • Seguir os princípios básicos do lean;
  • Identificar o que é importante no projeto e o que pode ser descartado;
  • Aplicar no dia a dia a rotina de mapear o fluxo de material, informação, trabalho e montagem.

Esses são os primeiros passos que você deve tomar para começar a trabalhar com o Lean Construction. Não se trata de tarefas difíceis, mas sim de criar uma rotina de inspeção constante para que os objetivos do seu projeto sejam alcançados.

Vale ressaltar que:

Não existe um modelo padrão de Lean Construction. A capacidade de empresas seguirem esse método de trabalho pode variar de acordo com a posição e circunstância de cada construtora e projeto.

Benefícios para você e sua construtora

A busca incessante por novos métodos de trabalho na indústria da construção civil é resultado da necessidade das construtoras alcançarem resultados mais satisfatórios e sucesso em seus empreendimentos.

Dentre as inúmeras possibilidades de criar novos processos construtivos está o Lean Construction. É um dos mais simples, fáceis de aplicar e que garante resultados significativos no dia a dia de um projeto.

Entre os principais benefícios que você e sua construtora podem alcançar, estão:

  • Aumento na produtividade;
  • Aumento na lucratividade;
  • Redução de custos;
  • Redução de etapas de trabalho;
  • Redução no prazo de entrega de obra;
  • Melhoria no relacionamento com os clientes, fornecedores e colaboradores;
  • Melhoria na gestão do projeto;
  • Redução no desperdício de materiais e mão de obra.

Além dessas, há outras vantagens!

Por meio da filosofia de trabalho sua construtora padroniza recursos e processos, otimiza a negociação de compras e obtém equilíbrio financeiro.

E fique atento à nossa dica!

Para ter mais sucesso na aplicação do Lean Construction você pode contar com auxílio de um ERP como o Sienge. Tratase de um software de gestão desenvolvido especialmente para a construção civil. Com ele você pode acompanhar em tempo real todos os fluxos, orçamentos e tempo de trabalho consumidos em cada etapa do projeto.

Dessa maneira fica muito mais fácil se adequar ao método de trabalho e avaliar os resultados no dia a dia do canteiro de obras.

Conclusão

Viu só como é simples aplicar o Lean Construction na sua construtora e se beneficiar das inúmeras vantagens que a filosofia de trabalho pode oferecer?

Se adequar ao Lean Construction representa um grande avanço na sua empresa e isso reflete diretamente na rentabilidade e produtividade da sua construtora.

E não se esqueça!

Investir em novas formas de trabalho, segurança e tecnologia não é um custo, é investimento. Nós já mostramos aqui como tudo isso pode ser vantajoso para você em diversos aspectos.

Antes de ir, não deixe de dividir conosco sua opinião sobre o post e, caso ele tenha te ajudado, curta e compartilhe nas suas redes sociais!

Tomás Lima

  • Gestor de Conteúdo
  • Graduado em Administração pela UFMG
  • Apaixonado por Construção Civil
 

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa