Lean Construction aplicado a obras: veja como a Prevision ajuda nesta implementação

Milton Alexandre Terhorst Ziehlsdorff

Escrito por Milton Alexandre Terhorst Ziehlsdorff

18 de outubro 2021| 8 min. de leitura

Compartilhe
Lean Construction aplicado a obras: veja como a Prevision ajuda nesta implementação

Processos construtivos mais eficientes, que garantem entregas de qualidade e no prazo. Este é o desejo de todas as construtoras. Porém, com os inúmeros desafios que enfrentam diariamente e a falta de recursos tecnológicos, o suprimento dessas necessidades acabam se tornando cada vez mais distantes. Para contornar esses desafios, um caminho é utilizar o Lean Construction aplicado a obras.

Lean Construction é uma filosofia que visa a redução do desperdício e aumento do valor agregado com as atividades realizadas. Assim, contribuindo para criação de processos mais inovadores, inteligentes e produtivos. A aplicação dessa metodologia gera grandes mudanças organizacionais na empresa e é essencial dispor de algumas ferramentas que vão apoiar essas mudanças.

Neste artigo, você vai conhecer os benefícios do Lean Construction e ver como é possível utilizar o Lean Construction aplicado a obras com o apoio da plataforma da Prevision. Acompanhe!

O que é Lean Construction aplicado a obras

Lean Construction é um termo baseado na filosofia Lean, que surgiu na década de 1950 no Japão no setor da indústria. Desde então, a filosofia Lean vem tornando os processos mais ágeis, eficientes e enxutos. Além desses benefícios citados, a filosofia também cria processos sustentáveis, que tem como objetivo  minimizar os desperdícios em toda a execução do projeto.

Reduzindo esse desperdício, muito comum na construção civil, é possível aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e gerar mais eficiência para a obra e para o projeto.

Os 8 desperdícios que o Lean visa combater são:

  • Superprodução;
  • Retrabalho e defeitos;
  • Movimentações desnecessárias (pessoas);
  • Processo desnecessário, que não agrega valor ao cliente;
  • Estoques em excesso;
  • Espera excessiva;
  • Desperdício Intelectual;
  • Transportes desnecessários (materiais);

—> Aprenda tudo sobre Lean Construction neste guia completo!

Princípios básicos do Lean Construction

As empresas que desejam adotar o Lean Construction aplicado a obras precisam seguir seus princípios básicos. Eles vão nortear as ações da empresa e, a seguir, você vai ver quais são os principais:

Princípio 1: Eliminar o que não acrescenta

Um dos objetivos de adotar o Lean Construction aplicado a obras é otimizar os processos e tornar o fluxo de trabalho mais produtivo. Para isso, não pode haver obstáculos que impeçam esses ganhos. Ao eliminar o que causa entraves e adotar métodos mais eficientes, a construtora consegue alcançar a produtividade que tanto deseja.

Princípio 2: Agregar valor à construção

Na construção civil, muitas tarefas são replicadas há anos sem ter uma explicação clara e objetiva sobre porque são usadas. A rotina atribulada que envolve esses projetos impede que os profissionais olhem para essas atividades e avaliem o seu real valor. Por isso, muitas tarefas que não agregam nenhum valor, apenas causam perda de tempo e de materiais são realizadas.

Uma das primeiras etapas do Lean Construction é olhar para o cenário e avaliar o que agrega valor de fato e deve ser mantido ou adotado.

Princípio 3: Diminuir a variabilidade

Por mais que não se saiba quais ou quanto, imprevistos sempre vão acontecer na obra. Quando surgem, podem impactar na execução de algumas atividades e até em entregas que acabam variando os resultados. Embora não seja possível impedir que os imprevistos aconteçam, é possível adotar alguns padrões para ter um melhor aproveitamento do tempo, reduzindo o desperdício e as variações em cada etapa.

—> Veja quais são as principais dúvidas sobre o modelo Lean e confira as respostas dos especialistas do setor!

Princípio 4: Otimizar o tempo

O Lean Construction busca eliminar todo e qualquer desperdício na obra e isso também inclui o tempo dedicado em cada tarefa. O ambiente se torna mais produtivo e eficiente, pois o tempo é otimizado quando as atividades que não agregam valor e não são fundamentais são eliminadas. Os profissionais se dedicam apenas àquilo que é fundamental para a qualidade e entrega.

Princípio 5: Tornar processos transparentes

As informações devem estar acessíveis a todos, pois isso garante que todo o time está trabalhando com o mesmo foco e objetivo. Além disso, diante de qualquer imprevisto, todos terão acesso àquelas informações e o gestor poderá tomar decisões mais estratégicas e rápidas para lidar com qualquer cenário.

Ter uma comunicação transparente quer dizer que as informações estão conectadas e disponíveis em um ambiente de fácil acesso. Ou seja, além de poder ser consultado a qualquer momento, são frequentemente atualizadas.

—> Acesse nosso infográfico e conheça os demais princípios que completam as 11 diretrizes sobre como utilizar o Lean Construction aplicado a obras!

Por que o Lean Construction é importante para as obras

O Lean Construction proporciona benefícios que nenhum outro modelo construtivo pode oferecer. A filosofia, aplicada à construção civil, é capaz de transformar não só os formatos de trabalho, mas principalmente a vida das pessoas.

O trabalho do gestor da obra passa a ter uma atuação mais estratégica e baseada em fatos, a partir dos dados obtidos no processo. Isso porque é possível tomar decisões de forma mais rápida e eficiente.

Os profissionais que atuam no canteiro de obras melhoram suas habilidades e adquirem técnicas que serão fundamentais para as suas carreiras. A eliminação do desperdício e a execução mais produtiva dos serviços são alguns dos exemplos dos ganhos.

Os engenheiros conseguem planejar e criar cronogramas com maior previsibilidade, além de ter uma visão real dos prazos. São benefícios que impactam no projeto de ponta a ponta, desde a sua concepção até a entrega para o cliente, que vai perceber mais qualidade e não terá problemas com atrasos.

Como aplicar o Lean Construction na sua obra

O Lean Construction aplicado a obras deve começar com uma análise do cenário de projetos da construtora. O Lean é simples e fácil de ser aplicado, mas deve começar com a atitude de cada colaborador até permear todas as áreas da empresa. É preciso olhar para cada etapa e entender o que faz ou não sentido, bem como aquilo que é ou não fundamental.

Utilizando a plataforma da Prevision, é possível ter processos mais enxutos desde a fase de planejamento de obras. No cronograma, adotando a técnica de Linha de Balanço, é possível ter uma visão clara do que está planejado, o que está sendo executado e acompanhar as entregas em tempo real.

Assim, diante de qualquer imprevisto, a Linha de Balanço ajusta as entregas no tempo, atualizando para o novo status da obra.

Apenas o fundamental é apresentado, por meio dos pacotes de serviços, que impede que a visualização cause dúvidas ou problemas de entendimento. Os benefícios são diversos e você pode testá-los na prática. Faça um teste grátis de 7 dias na plataforma!