banner sienge

ISO 9001 para iniciantes – Conceitos básicos

1 de março de 2018

Se você chegou nesse post provavelmente já deve ter escutado falar alguma vez na sua vida sobre a ISO 9001. Em geral quase todo mundo já ouviu falar, mas nunca se preocupou em descobrir o que é a ISO ou até mesmo do que se trata o assunto.

Neste post vamos te ensinar tudo que você precisa saber para começar a entender sobre o assunto e entender de verdade do que se trata na próxima vez que o assunto aparecer na sua vida.

Aqui você vai encontrar informações sobre o que é a ISO, quais as particularidades da ISO 9001, como você pode começar o processo para se certificar e quais vantagens sua empresa tem em obter a ISO 9001.

Você sabe o que significa ISO?

Se você não sabe o que significa a sigla “ISO” não tem problema, eu te explico. ISO é uma Sigla que significa “International Organization for Standardization”, em português quer dizer Organização Internacional da Padronização.

A ISO é uma entidade que foi fundada em Genebra na Suíça em 1947 com o intuito de manter a qualidade de empresas e produtos promovendo a normatização. Ela tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos.

Promovendo a normatização, a ISO cria algumas normas para ajudar a regulamentar o mercado e tornar mais fácil seguir os padrões de qualidade. As normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064.

Apesar de em cada país o acrônimo ter significados diferentes, a sigla escolhida foi ISO pois no grego a palavra “isos” significa igual, que está totalmente de acordo com o que a entidade se propõe.

No Brasil a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Afinal, o que é a ISO 9001?

Então vamos ao que interessa, no final das contas, o que é a ISO 9001? Agora que já sabemos o que é a ISO, não fica tão difícil de imaginar do que se trata a ISO 9001, não é mesmo?

Como já falamos anteriormente, a ISO como entidade visa promover a normatização da gestão de qualidade. A ISO 9001 em específico se trata de uma espécie de framework para ajudar na gestão de qualidade e criar processos de melhoria contínua.

prédio iso 9001 para iniciantes

Fonte: Por Cliff from Arlington, Virginia, USA – Janesville GM Assembly Plant, CC BY 2.0,

Através da ISO 9001, empresas conseguem atingir patamares maiores da gestão de qualidade e evoluir tanto seus processos, como seus produtos a um novo nível. Fazendo com que não só os clientes, mas a própria empresa veja valor da certificação, uma vez que a ISO 9001 ajuda na redução de custos e evita desperdícios.

Como posso ver a ISO 9001 no dia a dia da minha empresa?

A ISO 9001 visa acima de tudo a satisfação do seu cliente final. Mas essa norma também possui outros objetivos:

  • Buscar um processo de melhoria contínua, tanto no âmbito externo como no interno da empresa;
  • Manter os processos sempre eficazes, promovendo análises e acompanhamentos constantes
  • Fazer com que a empresa sempre esteja focada na satisfação do cliente de forma global;
  • Utilizar de processos para levar os conceitos para toda a empresa.

O relacionamento com o cliente e o olhar na qualidade é visível dentro dos objetivos da ISO 9001. No dia a dia pode ser visto em cada uma das ações da sua empresa, que visam a qualidade e a melhoria contínua.

A ISO 9001 é totalmente auditável e essa é uma grande vantagem, uma vez que você pode iniciar o processo de gestão de qualidade para obter sua certificação. No Brasil algumas instituições podem fornecer a certificação que é válida em todos os países do globo.

É sempre bom lembrar que os requisitos da ISO 9001 seguem um padrão e possuem objetivos específicos. Em geral empresas buscam consultoria para conseguirem a certificação, tornando assim o processo mais ágil e menos custoso.

Softwares de gestão também ajudam nesse momento da empresa, facilitando os controles e gerando mais engajamento dentro deste novo processo. Na sua empresa provavelmente o processo será novo e dentro de um controle mais visível, pode se tornar algo mais tangível para todos.

Como minha empresa pode conseguir esta certificação?

Depois de ler tudo isso aposto que você se perguntou se sua empresa pode conseguir esta certificação, essa pergunta é bem fácil de responder. A resposta é “sim”,qualquer empresa pode possuir uma certificação como esta e desfrutar dos seus benefícios.

No Brasil existe a ABNT, uma das instituições que fornecem a certificação de qualidade. O processo possui um diagnóstico rigoroso para verificar se as normas estão sendo seguidas e a melhoria continua de fato existe.

O passo a passo não é tão simples, o processo se inicia adquirindo um exemplar das normas que irá implementar na sua empresa. Na loja online da ABNT você poderá encontrar e adquirir o exemplar das normas. E com ele em mãos é a hora de iniciar todo o processo de cumprimento das regras para conseguir a certificação.

Muitas empresas preferem contratar consultorias, trazendo empresas especializadas para ajudar no processo de certificação. Em geral estas empresas fazem o diagnóstico dos seus processos, criam o plano de implementação das normas e por fim fazem a revisão final da sua empresa.

O último passo é contratar então uma certificadora licenciada pela ISO para conceder a certificação de qualidade para sua empresa. Ela irá fazer uma auditoria em toda sua empresa e nos seus processos e ao final, se tudo tiver sido implementado da forma correta, você terá o certificado da ISO 9001.

Quais as vantagens da ISO 9001 para minha empresa?

Ok, acho que você já entendeu o que é a ISO 9001 e também sabe como pode iniciar o processo de certificação. Mas agora aposto que quer saber quais são as vantagens reais de ter essa certificação dentro da sua empresa.

Apesar de serem bem claros, a maioria dos benefícios da ISO 9001 são indiretos, sendo assim você precisa estar atento e atribuir corretamente os resultados às ações.

De maneira geral a ISO 9001 ajuda sua empresa a entender melhor como ela mesmo funciona, otimizando processos e trazendo seu cliente cada vez mais perto de você. Isso faz com que toda empresa passe a agir de forma diferente e foque onde realmente precisa focar, trazendo mais produtividade e até mesmo mais lucros.

Os processos de gestão de qualidade também ajudam na hora de otimizar os seus custos, tornando a empresa mais eficaz. Conseguir reduzir os gastos e inclusive gerar aumento de faturamento constante devido a melhoria contínua.

E ainda tem mais uma vantagem:

A ISO é uma instituição reconhecida mundialmente, o peso do selo na hora de divulgar sua marca com certeza é um fator de diferenciação. Utilizar as vantagens de ter esta certificação pode trazer bons resultados e com certeza trará reconhecimento para sua empresa.

Conclusão

Toda empresa deveria se preocupar com a qualidade do que entrega e também com a forma que leva seus produto ou serviços para o seu consumidor final. O simples fato dessa preocupação se tornar genuína dentro da sua empresa vai ajudar a obter a certificação.

Lembrar que cada vez mais as empresas precisam estar de acordo com os padrões de qualidade também é um ótimo mindset de sucesso para o seu negócio. Sua empresa precisa se manter focada nos clientes e na contribuição que gera para eles todos os dias.

Apesar de parecer simples, o processo de certificação pode ser trabalhoso e até mesmo levar algum tempo. Vale ressaltar que receber ajuda de consultorias e possuir um software de gestão, com certeza irá facilitar o processo e consequentemente gerar menos custo para o seu negócio.

E por último e não menos importante:

Entenda que sua empresa não tem que ser certificada simplesmente para ter o selo da ISO 9001. A certificação é um reflexo do que está sendo feito hoje no seu negócio. Ter a sua empresa dentro dos padrões de qualidade não é apenas um item supérfluo, seguir os padrões de qualidade significa mais produtividade, muito mais lucro e um bom atalho para o sucesso.

Theo Demoly

  • Mais de 5 anos de experiência em marketing Digital, 4 deles dedicados à Construção Civil;
  • Head de Marketing de Digital na Unidade da Construção Civil;
  • Formado em Produção Publicitária pela UNIVALI e pós graduado em Marketing Estratégico pela ESPM;
 

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa