Como elaborar um orçamento de reforma? Dicas que podem ajudá-lo

Habitissimo

Habitissimo

Habitissimo é uma empresa líder na Espanha, no Brasil e na América Latina que ajuda a conectar oferta e demanda no setor de obras, reformas e serviços domésticos.

4 de setembro 2020

O sucesso em uma reforma tem como base um orçamento bem elaborado. Se você é um profissional que atua no segmento de reformas deve saber que essa é uma premissa importante para obter bons resultados em seus trabalhos.

Porém, nem sempre é fácil elaborar um orçamento de reforma capaz de atender a todas as necessidades de seus clientes, já que cada um possui demandas específicas. A boa notícia é que existem algumas estratégias capazes de facilitar a criação de um orçamento completo e atraente para seu público-alvo.

Quer saber quais são essas estratégias? Ao longo desse texto eu vou apresentar ideias e dicas que podem transformar a forma como você elabora seus orçamentos de reforma para apresentá-los aos seus clientes. Continue lendo até o final para se informar melhor sobre esse assunto.

 

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O que caracteriza um bom orçamento de reforma?

Quando o cliente solicita um orçamento para reformar determinado imóvel ou apenas parte dele, existem alguns pontos importantes que ele espera encontrar na proposta recebida. Veja quais são:

  • Clareza
  • Precisão
  • Detalhamento de custos
  • Lista de materiais
  • Esboço do cronograma da obra
  • Possíveis sugestões
  • Valor total

Ou seja, se você deseja criar um orçamento capaz de atender às necessidades de quem o solicitou, não abra mão desses. Fazendo isso, suas chances de conquistar o cliente e fechar um bom negócio serão muito maiores.

O primeiro passo para elaboração do orçamento

Não há como ter sucesso na criação de um orçamento se você não souber exatamente o que seu cliente precisa. Por isso, minha dica é: conheça as necessidades de quem solicitou o orçamento.

Comece com uma conversa informal para descobrir um pouco mais sobre os gostos e preferências da pessoa e dessa forma será possível traçar o perfil dela. Para aprofundar um pouco mais, você pode pensar em criar um pequeno questionário com perguntas importantes para saber o que seu cliente espera da reforma.

Tendo em vista essas informações, ficará mais fácil saber com quem está lidando e mais próximo de atender às expectativas do seu cliente. Por exemplo: procure se colocar no lugar dele enquanto estiver pensando na proposta de trabalho.

 

Foto: pixabay
Foto: pixabay

Detalhes que criam um diferencial
Além de se preocupar com o conteúdo da proposta de orçamento, é importante que você dê atenção à forma como ela será apresentada. Para deixar as informações mais organizadas, procure separar em colunas e destaque os pontos principais.

Se você possui um logotipo de sua empresa ou perfil profissional, vale a pena inserir nas páginas do orçamento para dar mais credibilidade ao documento.

Quando o arquivo estiver pronto, você pode optar por entregar pessoalmente ao cliente, para esclarecer possíveis dúvidas. Porém, nesse momento de pandemia o ideal é evitar contatos muito próximos, por isso eu sugiro que você salve o documento em PDF e o envie por e-mail ou WhatsApp.

Lembre-se de se colocar à disposição do cliente para qualquer esclarecimento ou ajuste na proposta.

5 Vantagens de um orçamento de reforma bem feito

Orçamento é como um guia da reforma e servirá como orientação para o desenvolvimento dos trabalhos no canteiro de obras. Descubra quais são os outros benefícios que pode alcançar a partir de um orçamento elaborado com cuidado e precisão. Veja abaixo algumas vantagens:

1. Reduz as chances de imprevistos

Muitas pessoas sentem arrepios só de pensar em reformas por medo dos transtornos que esse tipo de obra pode causar. Mas a realidade é que se a reforma for bem planejada, começando por um orçamento bem feito, não há o que temer.

Com um orçamento detalhado em mãos fica mais fácil saber o que será realizado em cada uma das etapas da reforma, reduzindo assim os riscos de que fuja do seu controle. Desse modo você terá uma visão mais clara do que já foi feito e o que ainda está por vir.

2. Permite maior controle dos gastos

Ninguém gosta de começar uma obra sem saber quanto ela irá custar, por isso essa é uma das principais funções do orçamento: apresentar uma estimativa realista dos valores a serem investidos na reforma.

É importante mencionar os custos de forma detalhada, a fim de o cliente saber exatamente no que está gastando seu dinheiro. Custos omissos ou mal especificados geram insegurança e desconfiança em seu trabalho.

Então a solução é: procure especificar ao máximo todos os gastos envolvidos na reforma através do orçamento, separando os valores dos materiais, as quantidades, as especificações, etc.

3. Possibilita um planejamento maior

Pode ser que ao receber a proposta de orçamento de reforma o seu cliente avalie que esse não é o momento ideal para fazer o investimento necessário na obra. Porém, com a proposta em mãos ele poderá se planejar para que a reforma aconteça no futuro próximo.

Nesse caso, destaque um prazo de validade para os valores apresentados no orçamento e mencione que em determinado período definido poderá sofrer reajustes. Assim, quando o cliente decidir realizar a obra, você terá liberdade para atualizar os valores de acordo com o tempo decorrido desde a apresentação da proposta.

Dica! Com o objetivo de fazer um bom planejamento, é válido incluir no orçamento um pequeno roteiro de como a obra será realizada.

4. Evita mal-entendidos

Você já passou por uma situação de ter tudo combinado com um cliente e na hora de acertar o valor final ele alegar que entendeu de outra forma? Se a resposta para essa pergunta for sim, então deve saber como é ruim passar por um mal-entendido durante uma obra.

O lado positivo é: com a ajuda de um orçamento bem detalhado as chances de ocorrerem mal-entendidos diminuem muito, visto que se o cliente entender algo diferente do combinado, basta olhar no orçamento e conferir o que foi acordado entre vocês.

Por isso é tão importante que o orçamento conte com o máximo possível de informações. Atualize sempre que surgirem alterações na proposta original de trabalho. Essa será uma garantia de que nada ficará mal resolvido, tanto para você como profissional quanto para o seu cliente.

5. Funciona como um registro da obra

Durante ou após a conclusão da obra, o orçamento pode servir como uma forma de registrar o que foi pensado e/ou executado. Nele pode constar informações importantes como os materiais utilizados, o custo de cada um deles, o prazo para conclusão da reforma, como também dados importantes pra esclarecer dúvidas sobre determinado material escolhido, o padrão dos acabamentos, entre outros pontos.

Lembre-se: é importante elaborar o orçamento como um documento para durar por muito tempo, não apenas para conquistar seu cliente. Quanto melhor ele for, maiores serão as chances do cliente contratar você novamente ou recomendá-lo para outras pessoas.

 

Foto: pixabay
Foto: pixabay

Orientações finais

Deu para perceber ao longo desse texto que um bom orçamento de reforma vai muito além da apresentação do serviço a ser realizado, correto? Ele deve ser o pontapé inicial para um trabalho bem feito que renderá frutos no presente e no futuro.

Insira no orçamento de reforma todas as informações relevantes para ter obras bem sucedidas. Qual será o resultado final? Uma proposta de trabalho é capaz de conquistar seus clientes e fazer com que eles se tornem fiéis a você. E é isso que todo bom profissional deseja, não é mesmo?

Se você achou que esse texto poderá te ajudar a elaborar melhor seus orçamentos de reforma a partir de agora, deixe seu comentário aqui embaixo contando qual foi a dica que mais gostou. Ah, não se esqueça de curtir o post e compartilhar o conteúdo com outros profissionais.