Drones na construção civil: Como utilizar para o mapeamento de áreas

Gabriela Pola

Gabriela Pola

Gabriela Pola, Analista de Marketing de Conteúdo da Mappa

8 de setembro 2021

Compartilhe

Você provavelmente já sabe que o uso de drones na construção civil pode trazer resultados impressionantes, como por exemplo acelerar a etapa de planejamento em até 75%. Mas para atingir esses resultados é fundamental saber como utilizá-los.

Para extrair o máximo do mapeamento aéreo você vai precisar não apenas de um drone, mas também de um software de processamento de imagens, um aplicativo de planejamento de voo e objetivos bem definidos.

Mas pode ficar tranquilo, para te ajudar a descobrir como utilizar drones na construção civil para mapeamento aéreo, agrupei todas as informações que você vai precisar neste artigo. Confira:

Como usar as imagens capturadas por drones na construção civil?

As possibilidades do uso de drones na construção civil vão além da otimização das rotinas de inspeção. Quando aliados ao processamento de imagens é possível gerar resultados desde o planejamento à execução de obras.

Afinal, essa dupla poderosa possibilita não apenas uma visibilidade ampla, mas também dados georreferenciados da área de interesse. Tudo isso através de curvas de nível, nuvens de pontos e do próprio ortomosaico.

Sabendo disso, vamos ver como o mapeamento de áreas e os drones na construção civil podem ser usados na prática?

No planejamento de obras

Garantir a máxima acurácia durante a etapa de planejamento é um dos principais papéis dos drones e do mapeamento aéreo na construção civil. Através dessas duas tecnologias é possível ter um conhecimento profundo sobre a área de interesse.

E agora você pode estar se perguntando “mas como drones podem garantir essa precisão?”. Essa resposta é bem simples: através de ortomosaicos, curvas de nível, nuvens de pontos, modelos 3D e modelos digitais de terreno e superfície.

Esses mapas georreferenciados gerados automaticamente ajudam a otimizar e a fornecer dados fundamentais para tarefas como:

  • Levantamentos topográficos
  • Planejamento do canteiro de obras
  • Identificação de pontos de drenagem
drones-na-construção-civil-usos
Mapas gerados automaticamente no software Mappa.

Além disso, em um software de processamento de imagens como a Mappa você ainda pode realizar medições e coletar coordenadas sem ir à campo, otimizando o seu trabalho e da sua equipe.

drones-na-construção-civil-medição-de-area
Ferramenta de medição disponível na plataforma Mappa.

Durante a execução da obra

Nesta etapa o mapeamento de áreas e o uso de drones na construção civil ajudará a garantir que a execução seja o mais fiel possível ao seu projeto. Ou seja: menos erros, menos retrabalho e desperdício.

E para garantir que essas rotinas de inspeção sejam produtivas e precisas, você vai utilizar principalmente o ortomosaico, ferramentas de medição e coleta de coordenadas. Com eles você poderá:

  • Comparar o andamento do canteiro de obras com o projeto
  • Fazer gestão remota da obra
  • Tornar a etapa de terraplanagem mais precisa
uso-de-drone-na-construção-civil

Comparação entre Ortomosaico gerado automaticamente no software Mappa e projeto topográfico criado no AutoCAD.

 

animacao-gestao-da-obra
Ferramenta de anotação e coleta de coordenadas disponível no software Mappa.

O que é preciso para fazer mapeamento de áreas com drones na construção civil?

Agora que você já sabe como usar as imagens de drone na construção civil, vamos ao próximo passo: saber o que é preciso parar para fazer mapeamento aéreo. Aqui vou apresentar as tecnologias que vão te ajudar a garantir bons resultados e a extrair as informações que você precisa.

E pode ficar tranquilo, te garanto que não é nada complexo! Além do drone certo, você vai precisar de:

Para entender melhor cada um desses tópicos, continue lendo o artigo:

Planeje sua operação e seus objetivos

Você pode estar se perguntando: como vou começar a planejar uma operação antes de ter um drone? Não tem segredo: é preciso entender quais são as aplicações e necessidades do seu negócio.

Para te dar um norte, elenquei algumas perguntas que você pode se fazer para começar a rascunhar seu planejamento:

  1. Quais desafios pretendo vencer usando drones na construção civil?
  2. Qual o tamanho das áreas que serão mapeadas?
  3. Qual é a estimativa de voos por dia, semana ou mês?
  4. O possível operador já tem experiência prévia com levantamento aéreo?

Quanto às possibilidades de aplicação, você não precisa se restringir às sugestões dadas ao longo deste artigo. O mapeamento com drones é uma tecnologia extremamente versátil.

A empresa 3E Arquitetura e Engenharia, por exemplo, utiliza as aeronaves principalmente em projetos de pavimentação de estradas e rodovias. Para descobrir como a empresa acelerou em 75% a etapa de planejamento, clique aqui.

E claro, não se esqueça de que quanto mais simples e objetivas forem suas primeiras operações, mais fácil será implementá-las.

O drone certo para a sua operação

Com seus objetivos em mente, chegou a hora que você estava esperando: escolher o drone certo para a sua operação.

Atualmente, existem duas categorias de drone diferentes: os VANTs de asa fixa e os multirotores.Elas apresentam diferenças bem marcantes em relação à performance, investimento e mais uma série de características.

Na tabela abaixo você pode conferir um comparativo entre os dois tipos de aeronave:

asa-fixa-versus-multirotor-online

Além de levar em consideração suas necessidades e o planejamento da sua operação, busque sempre por drones compatíveis com aplicativos de plano de voo. Já que são esses apps que permitem a realização de levantamentos aéreos autônomos.

Aplicativos de planejamento de voo

Os aplicativos de plano de voo são aliados fundamentais para a sua operação, eles ajudam a garantir a acurácia e precisão necessárias para o seu projeto. Entretanto, nem todos serão compatíveis com seu drone ou o sistema operacional do seu smartphone.

Confira alguns dos aplicativos testados e indicados pela Mappa:

  • Pix4d Capture (gratuito e compatível com Android)
  • DroneLink (pago e compatível com iOS)
  • Drone Harmony (gratuito e compatível com Android)

Licença de voo para operação de drones

Estar com as licenças de voo em dia é tão importante quanto ter o drone certo. A boa notícia é que essa etapa é simples, e pode ser concluída pela internet através do site do DECEA.

Além disso, existem dois tipos de voo regulamentados pela ANAC: o VLOS e o BVLOS. O primeiro permite que operações sejam realizadas a alturas de máximo 120 metros e em um raio de 500 metros. A maioria dos voos de para mapeamento aéreo pode ser realizados nesta categoria.

Já na certificação BVLOS o piloto pode fazer levantamentos aéreos para além da linha visual visada. Essa categoria possui mais exigências e requisitos em comparação com o VLOS.

Software de processamento de imagens de drone ágil

Já imaginou usar drones na construção civil, mas não extrair todo o potencial do seu equipamento? Na etapa de processamento de imagens as fotos da sua aeronave são transformadas em mapas georreferenciados, e através deles é possível extrair insights poderosos.

E como estamos falando em produtividade e eficiência, é fundamental escolher um software de processamento de imagens que se adapte ao fluxo de trabalho da sua empresa. Afinal, você não quer gerar mais um gargalo e desperdício na sua empresa, não é?

Aliás, foi pensando em desafios de empresas como a sua que a Mappa foi criada. Afinal, criar mapas de drone e gerar resultados através do mapeamento aéreo não precisa e nem deve ser uma tarefa onerosa.

Para você entender melhor as diferenças entre softwares de processamento local e a Mappa, confira a tabela abaixo:

software-de-processamento-de-imagens-de-drone

Agora que você já sabe como utilizar o mapeamento com drones na construção civil, que tal dar o próximo passo?

Com a Mappa você poderá gerar Ortomosaicos, MDT, M

DS, Curvas de Nível, Nuvem de Pontos e Modelos 3D em apenas 10 cliques! Peça uma demo e entenda como o mapeamento com drones pode acelerar seus resultados.

Leia mais!
Como a utilização de drones na construção civil te ajuda
Resultados do uso de drones na construção civil

Compartilhe