Resultados do uso de drones na construção civil

Gabriela Pola

Gabriela Pola

Gabriela Pola, Analista de Marketing de Conteúdo da Mappa

9 de agosto 2021

Compartilhe

Nos últimos anos é quase inevitável esbarrar no uso de drones na construção civil quando o assunto é inovação, não é mesmo? Mas ainda assim, não é tão fácil encontrar dados concretos sobre o resultado da aplicação desta tecnologia no campo de obras.

Não precisa se preocupar, não é à toa que o uso de drones cresceu 239% apenas em 2018, de acordo com a Drone Base. Os drones são capazes de mitigar problemas vitais do setor, como o retrabalho, o desperdício de recursos e os atrasos no cronograma de obras.

E para te ajudar a compreender o resultado real do uso de drones na construção civil, coletamos dados reais de empresas do setor que já usam esta tecnologia ao seu favor. 

Como o uso de drones pode ajudar na construção civil?

Alguns problemas como o retrabalho, atrasos no cronograma e desperdício de materiais e orçamento são muito comuns na rotina do setor de construção civil.

E digo mais: não somos apenas eu e você que concordamos com essa informação. De acordo com dados levantados pela McKinsey Company, projetos no setor de construção tradicional ao redor do mundo costumam enfrentar em média 20% de atraso em seus projetos.

Além disso, costumeiramente o desperdício em obras faz com que o orçamento planejado seja ultrapassado em 80%. E você pode estar se perguntando “mas afinal, quais são as principais causas de tanto desperdício?”. Eu tenho algumas respostas: 

  • Pouco controle sobre estoque de materiais e equipamentos;
  • Informações insuficientes ou desatualizadas sobre o campo de obras;
  • Inspeções imprecisas e com dados defasados geram retrabalho e dificultam a tomada de decisões assertivas.

E como o uso de drones na construção civil pode aplacar esses problemas? 

A resposta é simples: acelerando o trabalho em campo, fornecendo dados precisos, promovendo economia de recursos e reduzindo o retrabalho. 

Isso tudo através de dados, amplitude e alcance visuais proporcionados pelo mapeamento com drones. Afinal, ver projetos de cima oferece uma nova perspectiva.  

Além disso, quando aliados a um software de processamento de imagens, é possível gerar uma série de resultados como ortomosaicos, curvas de nível, MDT, MDS, nuvem de pontos e modelos 3D. 

Ortomosaico gerado automaticamente no software Mappa.
Ortomosaico gerado automaticamente no software Mappa.

Esses resultados são fundamentais para potencializar o mapeamento com drones em todas as etapas do projeto. Para entender o papel dos produtos de processamento nos resultados do uso de drones na construção civil, continue lendo este artigo.

Quais são os resultados reais do uso de drones na construção civil?

Agora vamos à pergunta que não quer calar: qual o resultado que o mapeamento com drones pode trazer para a construção civil?

E para trazer todos os dados e benefícios, separei este assunto em 3 tópicos distintos: planejamento de obras, execução de projetos e atualização das informações no campo de obras.

Afinal, em cada uma destas etapas o papel desempenhado pelas aeronaves e o processamento de imagens será diferente. Confira:

Planejamento de obras

O planejamento de obras depende muito de uma compreensão detalhada da área de interesse, por isso a topografia é fundamental neste estágio. E nós sabemos que a topografia tradicional é um processo lento, principalmente quando se tratam de obras extensas, como rodovias e grandes condomínios residenciais.

Com os drones é possível acelerar a etapa de planejamento de obras em 75% e ainda reduzir custos de operação em até 85%. Principalmente devido ao aumento da produtividade, velocidade de execução e redução da equipe em campo. Para descobrir atingir esses resultados, confira este artigo.

Como você já está percebendo, os benefícios do mapeamento com drones vão muito além da velocidade. Aliás, a precisão de produtos de processamento de imagens como as curvas de nível, Modelos Digitais de Terreno e Modelos Digitais somam a essa lista.

Através desses resultados é possível identificar alguns pontos fundamentais no planejamento de obras como:

  • Pontos de drenagem
  • Mudanças na elevação
  • Melhores locais para construção, escavação e armazenamento de materiais
Modelo digital de terreno gerado automaticamente pelo software Mappa.
Modelo digital de terreno gerado automaticamente pelo software Mappa.

Execução de projetos de construção civil

Os resultados do uso de drones obtidos na etapa de planejamento irão impactar diretamente na fase de execução. Afinal, um projeto mais preciso e criado com base em dados acurados é o primeiro passo para reduzir a taxa de erros.

Dessa forma, nesta etapa, os principais ganhos gerados pelo mapeamento com drones são:

  • Aumento da produtividade nas inspeções de obra;
  • Redução significativa na taxa de retrabalho; 
  • Gestão otimizada do campo de obras.

Comparando o andamento da obra com o projeto

Já pensou em identificar erros na execução da obra e corrigidos rapidamente, antes que eles gerem prejuízos no orçamento ou atrasos no cronograma?

Para isso, é possível sobrepor arquivos CAD do projeto aos ortomosaicos do campo de obras. Esse procedimento permite a comparação precisa entre o que foi projetado e a evolução da obra.

Integração entre o projeto criado pela empresa Topoagro e o ortomosaico gerado automaticamente na plataforma Mappa.
Integração entre o projeto criado pela empresa Topoagro e o ortomosaico gerado automaticamente na plataforma Mappa.

Monitoramento e inspeção de obras

A inspeção de obras também é um procedimento chave para garantir que a execução de uma obra seja tão bem feita quanto o seu planejamento. O uso de drones nesta fase permite a criação de uma rotina de inspeção rápida, produtiva e automatizada.

E não só isso, esta tecnologia gera um registro do progresso do campo de obras e informações atualizadas. Criar uma linha do tempo através da comparação de voos ajuda a controlar e validar tarefas com mais rapidez, garantindo o cumprimento dos prazos.

Assim fica muito mais fácil que todo o trabalho seja avaliado de forma criteriosa pelo engenheiro responsável.

 

Redução do retrabalho

Tanto a comparação do andamento da obra, como a rotina de inspeção atuam diretamente na redução de retrabalho. Em alguns projetos essa taxa pode chegar a ser zerada, já que os mapas de drone fornecem uma grande quantidade de informações acuradas.

Em projetos de pavimentação urbana, por exemplo, dados como bueiros, falhas no meio-fio, postes, entre outras, frequentemente não são levantados por completo. Por fim, é necessário checar inúmeras fotos para conferir quais elementos ficaram de fora.

Esse é apenas um dos exemplos possíveis de retrabalho que o uso de drones na construção civil pode auxiliar a mitigar. Assim, é viável evitar medidas extremas como a demolição e prevenir desperdícios de materiais, mão de obra e tempo.

Informações do campo de obras atualizadas

De grandes projetos a obras mais simples, informações atualizadas são fundamentais para garantir um bom andamento. 

Mas essa preocupação pode ficar para trás, manter equipes atualizadas com dados confiáveis se torna uma tarefa simples com o uso de drones.

De acordo com dados da DroneBase, quando equipadas com as aeronaves e o processamento de imagens, empresas do setor reportaram um aumento de 65% na comunicação de informações de campo e reduziram a espera por dados em 53%.

Conclusão

Agora ficou muito mais fácil entender a variedade de resultados gerados pelo uso de drones na construção civil, não é mesmo? Desde o planejamento à execução de obras, os benefícios gerados por esta tecnologia são transformadores.

Então, é importante ter em mente que os resultados apresentados neste artigo foram obtidos através do mapeamento com drones aliado a um software de processamento de imagens. Já que as aeronaves são apenas a tecnologia responsável por capturar os dados.

Para dar o próximo passo e descubra como iniciar uma operação de drones na sua empresa!

Compartilhe