Crescimento e desenvolvimento: como evoluir na gestão de obras

Vagner Cunha

Escrito por Vagner Cunha

20 de julho 2022| 7 min. de leitura

Compartilhe
Crescimento e desenvolvimento: como evoluir na gestão de obras

Sair da zona de conforto, nem sempre é fácil, não é mesmo? No entanto, é o sentimento de inquietude e vontade de fazer cada vez melhor que nos faz tomar o primeiro passo para o crescimento e o desenvolvimento, dentro e fora do âmbito profissional. 

Sendo assim, é através da busca por melhores resultados e perspectivas que você, gestor de obras, conseguirá transformar esse sentimento de estagnação em ações necessárias, e consequentemente, em resultados efetivos. 

Transformar esse sentimento de querer sair da zona de conforto em ação, é a chave da jogada, e está diretamente ligado a ideia de crescer e se desenvolver.

O cenário da construção civil está em constante mudança. Diariamente, nós, gestores de obras, estamos em contato com projetos e situações que demandam desde construção de escolas, à construção de habitações, rodovias, prédios comerciais, dentre vários outros.

Por isso, por meio deste artigo, iremos tratar sobre a importância dessas duas habilidades: crescimento e desenvolvimento, que são extremamente importantes e indispensáveis em uma gestão de obras de alta performance, responsáveis por ajudar a elevar a produtividade, dentro da sua gestão.

Capacitação para o desenvolvimento profissional

Para o enfrentamento dessas diversas situações que estão inseridas no dia a dia do gestor de obras, é preciso que ele tenha em mente a importância da sua capacitação e desenvolvimento. 

Questione-se: “qual treinamento eu preciso realizar para trazer maior desenvolvimento pro meu projeto?”, ou: “como eu posso trazer habilidades de gestão para implementar no meu dia a dia?”.

Sem desenvolvimento fica muito difícil alcançar os resultados desejados, afinal a construção civil e todas as atividades inerentes ao processo existem dinâmica. Sendo assim, o foco no desenvolvimento do âmbito profissional tem como primeiro passo a busca por treinamentos e capacitações direcionadas para que, dessa forma, seja possível alcançar os resultados almejados.

E esses resultados advindos do seu desenvolvimento profissional vêm não apenas através de crescimento financeiro, mas através da entrega de projetos mais arrojados, dentro dos 4 pilares da gestão de obras, ou seja, dentro do prazo, custo, qualidade e segurança, garantindo resultados efetivos.

Aprendizado: como colocar em prática e utilizá-lo na hora da tomada de decisões

De nada adianta aprender e não colocar nada em prática, certo?

O crescimento e o desenvolvimento precisam estar alinhados com a tomada de decisões para que todo esse conhecimento seja colocado em prática, por meio de ações assertivas.

Sendo assim, o líder gestor e o profissional que quer crescer na carreira, precisa estar disposto a sair da sua zona de conforto e buscar desafios de crescimento, dentro no projeto.

Muitas vezes tais desafios podem vim disfarçado de dificuldades, então, é nessa hora que você deve mudar a chave e buscar as suas habilidades de desenvolvimento para alcançar novos voos, sentindo-se pronto para enfrentar novos desafios.

Crescimento e desenvolvimento são duas habilidades que devem fazer parte da linha de valores de qualquer empresa da construção civil!

Investir em cultura de aprendizagem

A cultura de aprendizagem diz respeito a um conjunto de práticas e ações realizadas dentro de uma empresa ou grupo, para desenvolver o potencial da equipe e seus colaboradores, aprimorando habilidades em aprender coisas novas e compartilhando conhecimento entre si. 

Dito isso, trazer a cultura de aprendizagem para dentro da sua rotina de trabalho é essencial. Afinal, é através dela que você irá trazer direcionamento comum ao seu time. Sendo assim, a partir do momento que todos são capacitados para alcançar os resultados em comum, o resultado vêm como uma consequência.

Treinamentos, leituras, congressos, atualizações em técnicas profissionais e comportamentais são extremamente importantes para o crescimento do seu grupo.

Lembrando que tudo isso deve ser feito, por meio de uma linguagem clara e acessível, pois além de saber aplicar a teoria na prática, um bom gestor também sabe lidar com a comunicação da equipe, buscando ouvir opiniões, sugestões, informações e compreender qual a visão de todos para um mesmo objetivo em comum.

A responsabilidade do gestor 

Importante tocarmos em um ponto que é a responsabilidade do gestor dentro do processo. O líder/gestor deve ser o exemplo para a equipe e deve estar apto a treinar e capacitar seus colegas, para que os processos sejam executados sempre dentro dos pilares do prazo, custo, segurança e qualidade. 

Os mestres de obras, encarregados e empreiteiros também precisam aprender a ser líderes e, muitas vezes, esses profissionais carecem de uma capacitação que não receberam em outras oportunidades. 

Dessa forma, trazer as pessoas para o centro da gestão de obras, pautado na formação de novos líderes, capazes de dividirem tarefas e serem os melhores naquilo que se propõem a fazer, é um ponto que faz a diferença na gestão de obras, tornando-a efetivamente de alta performance.

O profissional, que traz como objetivo se capacitar e capacitar o seu time, será sempre lembrado de maneira positiva.

E você, que tipo de profissional quer ser e como quer ser lembrado?

Conclusão

Sendo assim, é possível concluir que a empresa da construção civil que não renova o conhecimento e a capacitação dos seus colaboradores dificilmente alcançara resultados promissores. 

A educação transforma e você precisa estar ciente de que quem não absorve a cultura de se desenvolver pessoal e profissionalmente falando, deve também ter a consciência de que estará fadado a aceitar somente as oportunidades que sobrarem.

Portanto, crescimento e desenvolvimento são algumas das várias habilidades que trazemos para que você tenha consciência e possa potencializar as relações de trabalho dentro da sua obra e da sua gestão. Afinal, potencializando essas relações você será capaz de ampliar também os seus resultados.

Tudo isso observando a importância da capacitação profissional, aprendizado na teoria e na prática, investimento em cultura de aprendizagem, atrelados a responsabilidade do gestor como um bom líder.

Gostou desse artigo? Acesse nosso site para mais informações!