Como elevar a produtividade na gestão de obras

Gabriel Andrade

Escrito por Gabriel Andrade

19 de maio 2022| 8 min. de leitura

Compartilhe
Como elevar a produtividade na gestão de obras

Todo empreendimento da construção civil visa entregar um produto: a reforma, o ponto comercial, o prédio, a indústria, a estrada, habitações, escolas, hospitais etc. No entanto, para se chegar a esse produto final, existe uma sequência lógica de atividades a serem desenvolvidas. E aí vem o questionamento: como desenvolver tais atividades visando uma maior produtividade na gestão de obras e entrega de resultados de excelência?

A resposta é simples: a produtividade está diretamente relacionada a sua mão de obra, a sua média liderança, ou seja, encarregados, técnicos, mestres de obras, estagiários etc. Mas o que você, gestor, pode fazer para melhorar essa produtividade, tomando como base a importância do planejamento?

Pensando nisso, listei a seguir 3 passos capazes de elevar a produtividade da sua gestão de obras e da empresa como um todo. Confira!

Desenvolver um planejamento da área operacional da sua obra

O planejamento operacional da obra está relacionado principalmente à produção. E aqui é essencial que sejam desenvolvidos planejamentos dentro daqueles elementos que já estamos falando há algum tempo:  prazo, custo, qualidade e segurança, que são os 4 pilares da gestão de obras.

É necessário que você, como gestor, faça um planejamento de cada perspectiva e busque estruturar o seu projeto a partir de dois segmentos, chamados de linhas e apoio. 

A linha é quem está executando a obra, o engenheiro de campo que trabalha diretamente e faz a obra acontecer, por exemplo. Já o apoio, são as estruturas da engenharia pautadas em desenvolvimento de projetos, parte de suprimento e comercial.

Se você estrutura essas duas equipes, você está consequentemente alinhando também o seu planejamento operacional e dando o primeiro passo para o bom funcionamento da sua obra. 

Afinal, é lá onde tudo acontece: efetividade da mão de obra, imprevistos, investimentos, desperdício ou não de material, e o principal: o desenvolvimento, de fato, do projeto, que vai sair do papel e passar para a implantação.

Sendo assim, o planejamento da área operacional é o primeiro passo para você alcançar o sucesso e elevar a produtividade da gestão de obra!

Financeiro, Desenvolvimento, Vendas e Marketing: elementos essenciais no planejamento

Estruturar o seu planejamento tático é mais um passo para o crescimento do seu negócio. Mas, afinal, como executar esse tipo de planejamento? Para isso, você precisa entender o que compõe o setor tático:

  • Setor de Vendas e Marketing: o uso de recursos como o marketing é uma das formas mais efetivas de divulgar novas tecnologias e informações na construção civil, que é um setor que sempre valorizou informações precisas, corretas e esclarecedoras. Sendo assim, a construção e divulgação de um conteúdo de qualidade, objetivo e criativo tem impacto direto nas vendas e consequentemente no lucro na sua empresa.
  • Setor Financeiro: onde você realiza um controle financeiro de todas as obras que estão acontecendo, de forma específica, controlando o seu fluxo de caixa, os valores que entram e saem, bem como os possíveis imprevistos financeiros que podem vir a acontecer.
  • Setor de Desenvolvimento do Produto: é extremamente importante para o seu crescimento, afinal, é a parte de desenvolvimento dos projetos, composto por análise do terreno, ações de vendas para o empreendimento específico, regulamentação jurídica. Esse setor movimenta o mercado da construção e o fluxo de produtos, pois é aqui que ocorre a venda de sonhos, seja de um projeto habitacional ou comercial, estabelecendo uma relação de confiança entre a empresa e o cliente.

Dessa forma, observa-se que o setor tático é extremamente importante para fazer o Planejamento Operacional funcionar bem – e deve estar alinhado com a sua capacidade operacional de fazer acontecer!

Aprimore as estratégias usadas na sua empresa

Você, gestor, também deve aprimorar o seu setor estratégico, ou seja, o conjunto de estratégias que serão implementadas para o desenvolvimento das atividades com eficiência, gerando, dessa forma, bons resultados e retorno financeiro.

Para isso, o seu planejamento estratégico deve ser composto, basicamente por:

Cultura de aprendizagem

Práticas e ações realizadas dentro da sua empresa ou grupo, para desenvolver o potencial dos colaboradores aprimorando suas habilidades em aprender coisas novas e compartilhando conhecimento entre si. E isso pode ser feito através de treinamentos da sua equipe, participação em congressos e suporte de consultores para atualização nas melhores técnicas profissionais.

A capacitação de centenas de profissionais, através do desenvolvimento das suas habilidades comportamentais já está comprovadamente relacionada com resultados positivos como: a redução de desperdícios, aumento da produtividade e incentivo de características como a criatividade, inovação, liderança, trabalho em equipe e gestão do tempo.

Inovação e tecnologia

Esse setor tem sido cada vez mais comentado no mundo empresarial. Usar ferramentas, técnicas e modelos diferentes do convencional pode ser a chave para a criação e desenvolvimento de produtos e serviços de sucesso. Sendo assim, deve estar alinhado com a busca pela otimização do trabalho no desenvolvido de uma construção civil.

Importante ressaltar que a inovação vai além de instrumentos tecnológicos altamente sofisticados. Inclui também a adaptação de rotinas operacionais que já existem, mas que podem ser incrementadas através de processos criativos, seja nos escritórios ou no próprio canteiro de obras.

Ou seja, o seu planejamento estratégico, deve estar alinhado com o Planejamento Operacional e com o Planejamento Tático!

Conclusão

Sabe qual é o erro de muitos gestores? Vou te contar: Acreditar que esses planejamentos devem ser apenas a longo prazo, quando na verdade essas estratégias devem ser implementadas e analisadas dia após dia. Aplicar essas atividades na sua rotina, com foco em ações de alavancagem, é o que vai tornar a sua empresa um diferencial a ser seguido!

Diante disso, é possível concluirmos que o empresário da construção civil, precisa desenvolver formas de planejamento, de acordo com os três segmentos apresentados, começando pela realização de um planejamento operacional da sua obra, seguindo com a estruturação do seu planejamento tático e o aprimoramento do planejamento estratégico da sua empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse também o nosso site e não esqueça de dar uma olhada no artigo que saiu sobre mão de obra qualificada e a responsabilidade do gestor!