Gestão de Alta Performance na construção civil: por onde começar?

Juliana Correia

Escrito por Juliana Correia

28 de outubro 2021| 10 min. de leitura

Compartilhe
Gestão de Alta Performance na construção civil: por onde começar?

A rotina de um gestor de obras é dinâmica. Precisamos acompanhar e controlar todas as etapas de execução de obras além de gerir todo os processos externos para que a obra aconteça. Diante desse cenário, muitas vezes priorizamos a execução das atividades, deixando de lado os controles gerenciais, como o planejamento, controles de qualidade, acompanhamento de custos, entre outros, para realizar uma gestão de alta performance.

Por isso, o alcance da gestão de alta performance, requer alguns hábitos que, cultivados diariamente, podem ser a fórmula do seu sucesso. Mas, você sabe quais hábitos são esses? Não? Não se preocupe, vou te explicar:

Um bom gestor sempre está em busca constante pelo conhecimento

Gestão de Alta Performance na construção civil

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando você estiver capacitado a liderar equipes, treinar pessoas e extrair o melhor delas, o sucesso profissional se tornará uma consequência.

No entanto, para que isso ocorra, é necessário que você esteja em constante aprendizado, aprimorando o seu conhecimento em técnica para se manter atualizado nas melhores práticas da construção civil, seja no setor de tecnologia, marketing digital ou inovação e também em habilidades comportamentais que lhe permitiram elevar sua performance na liderança e no desempenho da sua equipe, tudo isso em prol de bons resultados.

Também é importante adequar-se as mudanças que ocorrem cada vez mais rápido no mercado da construção que vem exigindo do profissional a capacidade de potencializar a produção para melhoria dos resultados, redução dos desperdícios, bem como proatividade na resolução problemas, execução dos objetivos traçados e tomada de decisões assertivas alinhadas com a equipe.

Líderes com um bom desempenho, devem entender que o mundo está em constante mudança e, sendo assim, devem estar dispostos a se adequar a essas modificações, deixando para trás pensamentos engessados e arcaicos. Assim como buscamos ferramentas para otimizar nossa produtividade no canteiro temos que aprimorar e buscar também, novas formas para gerenciar e liderar nossas equipes em busca de resultados melhores.

Sendo assim, com a busca de conhecimento constante, você estará capacitado para resolver as mais diversas situações, bem como as transformações que venham a ocorrer no segmento da construção civil.

E você, está disposto a se dedicar para essa atualização?

Valorizar e apoiar sua equipe em busca da evolução em conjunto para alta perfomance

gestão de alta performance na construção civil 1

Sabe aquela frase: ninguém é feliz sozinho?

Pois bem, ela faz muito sentido, principalmente na obra, onde estamos constantemente dependendo um do outro para que a produção aconteça, seja numa equipe que trabalha em conjunto ou em relações de trabalho interligadas, onde um segmento só pode começar quando o outro termina. Sendo assim, para conquistar uma boa produtividade, é preciso que você e sua equipe trabalhem juntos com foco no mesmo objetivo de entrega de resultados. Mas, você pode estar se perguntando, como eu posso transformar minha atual equipe em uma equipe de alta performance?

Primeiro, construa rotinas operacionais e metodologia de gerenciamento alinhadas com suas equipes buscando potencializar o conhecimento, assim como as boas práticas já existentes na obra. Isso pode ser feito através do investimento em treinamentos da equipe e atualizações construindo, dessa forma, a cultura de aprendizagem.

Segundo, defina sua média liderança e dê responsabilidade para ela, delegando suas atividades através das programações semanais, descentralizando as responsabilidades de forma planejada para que o seu foco seja nas decisões de gerenciamento e não em tarefas operacionais. Ou seja, o foco do gestor deve estar presente nas estratégias e decisões antecipadas para minimizar os impactos na produção.

Terceiro, sempre deixe claro quais os objetivos da obra e o foco nas quatro perspectivas: prazo, custo, qualidade e segurança. Para isso, realize reuniões com discussão dos resultados e acompanhamento do desempenho da equipe, controlando indicadores que sejam claros para tomada de decisões e definição das ações.

Foque no que o seu cliente precisa

O sucesso de toda empresa ou obra é pautado na forma como os seus clientes o avaliam, sejam eles internos, externos, seus colaboradores, ou consumidores finais. Para que eles se sintam satisfeitos, você precisa direcionar a sua conduta para que seus colaboradores se sintam motivados, buscando o mesmo objetivo que o seu, para que assim vocês possam satisfazer os interesses do consumidor final e diretores.

gestão de alta performance na construção civil 2

Dito isso, foque em passar todas as informações que sua equipe precisa para execução do serviço: insumos, produtividade necessária, treinamentos para execução da atividade com qualidade e segurança. Assim também a diretoria, transparência das informações, murais de gerenciamento da obra, rotinas de comunicação das partes envolvidas, assim como para os clientes com atualizações do andamento da obra, construindo assim confiança e fidelização para que a informação não fique incompleta ou confusa.

Outro ponto importante é deixar o cliente participar ativamente, afinal, assim como a empresa está disposta a fazer um bom trabalho, o cliente é o principal interessado em ver a obra pronta. Logo, garanta que ele participe de todas as etapas da construção.

Utilize linguagem equivalente para cada seguimento de seus colaboradores, aos setores internos da empresa, em sua produção, diretoria e clientes, afinal, trabalhamos com diferentes culturas e níveis de escolaridade. De preferência fale com linguagem objetiva e de fácil entendimento. Nossa linguagem técnica nem sempre é a mesma linguagem utilizada em outros setores, assim como os termos podem variar de região para região.

Qual a importância disso? Um cliente informado fica menos ansioso e ao mesmo tempo se sente mais seguro quanto ao trabalho que está sendo organizado, assim como os colaboradores se sentem participativos, e parte do negócio se tornando mais engajados no objetivo.

Torne a tecnologia uma aliada

Líderes de alta performance sabem usar a tecnologia a seu favor com o intuito de otimizar o tempo, agilizar as demandas e garantir a produtividade e segurança das suas obras, realizando uma gestão de alta performance.

Na construção civil existem inúmeras ferramentas que auxiliam no gerenciamento, tornando-o dinâmico e objetivo, agilizando o processo para construção dos mesmos. Em controle de seguranças, aplicativos que auxiliam no monitoramento do canteiro, qualidade com FVS digitais, planejamento com plataformas com utilização de linha de balanço dinâmicas que proporcionam análise dos fluxos de atividades do canteiro e distribuição de equipes, e custos com plataformas que geram indicadores essenciais para o controle, são exemplos disso. A tecnologia te ajuda em tarefas do dia a dia, tornando-as mais fáceis, objetivas e auxiliam na gestão de tempo.

Saiba a importância do planejamento para uma gestão de alta perfomance

Planejar é extremamente importante em todos os setores das nossas vidas! Afinal, é planejando que temos uma perspectiva clara sobre o que precisa ser feito. Ou seja, quais as metas que precisam ser traçadas e objetivos que precisam ser alcançados.

Gestores de alta performance devem estar sempre atentos em elaborar um planejamento detalhado e compatível com a realidade da obra contendo todas as informações, riscos e benefícios, tempo que será gasto, dentre outras questões com o objetivo de garantir que os processos ocorram de forma previsível e mais eficiente possível.

Com o planejamento é possível executar o controle de médio prazo na base para análise das restrições, levantando todos os possíveis riscos e impactos que a obra pode sofrer elaborando as estratégias de forma estruturada e principalmente, protegendo a produção. Ou seja, brindando a execução das atividades de possíveis interrupções, sendo capaz de minimizar imprevistos, atrasos e até mesmo desperdícios de recursos e tempo e focar em melhorias para potencializar a produtividade.

Para você que busca fazer uma gestão de alta performance ou transformar sua empresa elevando o seu potencial, aplicar esses conceitos são fundamentais para potencializar os seus resultados, conheça a Assessoria Executiva que vai levar sua empresa para o próximo nível. Não esquece de compartilhar e deixar seu feedback pra gente entender se fez sentido pra você!

Leia mais!
Líder de alta performance: o que fazer para se tornar um?
Cultura de Aprendizagem: diferencial competitivo em profissionais da construção civil