Conheça os temas e destaques do Construsummit 2022

Taiana Silveira

Escrito por Taiana Silveira

2 de setembro 2022| 9 min. de leitura

Compartilhe
Conheça os temas e destaques do Construsummit 2022

Está chegando mais uma edição do único evento de Gestão e Tecnologia que integra toda a Cadeia da Construção, reunindo as principais entidades setoriais, construtoras, incorporadoras e empresas ligadas ao setor. Realizado pelo Sienge e CV CRM, o Construsummit 2022 acontece nos dias 14 e 15 de setembro, em Florianópolis.

Serão dois dias de muito conhecimento, debates, interações e oportunidades de networking. E um dos principais destaques do Construsummit 2022 é o seu formato: híbrido. Além da programação presencial, o evento conta com conteúdos online divididos em duas trilhas (Sala Sienge e Sala CV).

Ao todo, são mais 70 palestrantes debatendo os desafios da indústria da construção e mercado imobiliário. Quem participar do conteúdo presencial também poderá interagir com um túnel de experiência 3D e metaverso, visitar uma exposição de maquinários e conferir os estandes de patrocinadores.

Contexto e trilhas de conteúdo

A integração da cadeia da construção civil é o pano de fundo do evento este ano. Isso porque uma cadeia conectada em todos os pontos está diretamente ligada à eficiência, produtividade e ganhos financeiros. Por isso, toda a programação está pautada na jornada de negócio da construção, do pré ao pós-obra, com discussões sobre desafios atuais, tendências, cases práticos de soluções e conceitos aplicados no dia a dia. 

Plenária

A plenária, um dos principais destaques do Construsummit 2022, aborda temas relacionados à economia, crédito, governança, industrialização, futuro do mercado imobiliário, experiência do cliente, produtividade, entre outros.

Na primeira manhã, por exemplo, destaque para o cenário econômico. Palestras e um painel com dirigentes do setor discutem a imprevisibilidade do setor e, sobretudo, como se planejar no atual cenário. A questão do funding e cenário do crédito imobiliário brasileiro também estão entre os destaques do Construsummit 2022.

Durante as apresentações presenciais também propomos reflexões como as seguintes:

  • Futuro da construção: que papel ela vai ter na sociedade do futuro?
  • Como a integração da cadeira pode contribuir para o aumento da produtividade do setor?
  • Como a escolha da governança e tecnologia impacta o futuro das construtoras?
  • Como a inovação pode ser um caminho para a transformação?
  • As empresas estão preparadas para atender os clientes imobiliários do futuro?

Alguns dos palestrantes confirmados para a plenária são: 

  • José Carlos Martins, Presidente da CBIC
  • Rodrigo Navarro, Presidente da ABRAMAT
  • Filipe Pontual, Diretor Executivo da ABECIP
  • Ieda Vasconcelos, Economista-chefe da CBIC e Assessora Econômica do Sinduscon-MG
  • Sandro Gamba, Diretor de Negócios Imobiliários do Banco Santander
  • Felipe Cardoso dos Reis, Head de Inovação e P&D da MRV&CO
  • Raul Juste Lores, Jornalista, Escritor e Criador do Canal “São Paulo nas Alturas” 
  • Ricardo Mateus, Fundador da Brasil ao Cubo
  • Alexandre Frankel, CEO da Housi e Presidente do Conselho da Vitacon
  • E muitos outros! Confira no site do evento.

Programação online

A programação online do Construsummit está dividida em 10 blocos de conteúdo, que serão transmitidos durante os dois dias de evento, entre as Salas Sienge e Sala CV (Construtor de Vendas).

A Sala Sienge conta com os seguintes blocos temáticos:

  1. Ambiente Regulatório
  2. Inovação no Canteiro de Obras
  3. BIM
  4. ESG
  5. Industrialização na Construção Civil

Já os blocos da Sala CV são:

  1. Mercado Imobiliário
  2. Inovação no Mercado Imobiliário
  3. Experiência do Cliente
  4. Marketing
  5. Vendas 

Conteúdos da Sala Sienge

A trilha Sienge é focada em engenheiros e gestores de obras. Os conteúdos buscam retratar as mudanças que temos visto no setor. Conheça cada um dos temas desta trilha.

  1. Ambiente Regulatório: Diversas são as normas e processos que devem ser atendidos no momento de organizar o planejamento de um projeto ou executar uma obra. O bloco é dedicado para tratar de leis e resoluções que atingem diretamente o setor da construção civil, como o Marco Legal de Garantias e a nova legislação de registros públicos.
  2. Inovação no canteiro de obras: Há um grande movimento para a modernização e otimização de processos com apoio de tecnologias nos principais players do mercado. Entretanto, inovar não é apenas uma questão de tecnologia. Por isso, conheça exemplos práticos (e reais) de inovação em construtoras e seus resultados. 
  3. BIM: O uso do BIM está ganhando força na construção civil, porém qual é o nível de maturidade na implantação da metodologia no Brasil? Descubra os desafios e oportunidades que acompanham essa digitalização. 
  4. ESG: A agenda ESG exige o envolvimento de todos os níveis organizacionais de uma empresa e, cada vez mais, o tema é prioritário nas agendas das empresas que desejam crescer em um mercado cada vez mais desafiador e competitivo. Nesse bloco, entenda como o ESG está sendo implementado em construtoras e incorporadoras.
  5. Industrialização na Construção Civil: A transformação do canteiro de obras em linhas de montagem já é uma realidade no Brasil. Descubra exemplos dessa modalidade de construção e entenda o que grandes fornecedores têm feito para apoiar a industrialização do setor.

Conteúdos da Sala CV

Se você é ligado ao mercado imobiliário, vendas, marketing ou atua na jornada do cliente, o conteúdo da sala do Construtor de Vendas (CV) é para você. Confira abaixo os temas que estarão nesta trilha.

  1. Mercado Imobiliário: As principais tendências de produto do mercado imobiliário serão abordadas nesse bloco. Mudanças no Programa Casa Verde Amarela, Projeto Construção 2030 e o perfil do cliente Phygital são alguns dos exemplos dos impactos na forma de vender e morar.
  2. Inovação no mercado imobiliário: Quais são as novas tecnologias e inovações no mercado que vieram para ficar? Palestras e painéis abordam como a tokenização de ativos imobiliários e blockchain estão revolucionando o mercado imobiliário. 
  3. Experiência do cliente: Como a cadeia da construção vai conviver com uma sociedade digitalizada, uma vez que a realidade aumentada, metaverso e novas formas de viver em condomínios já são uma realidade? Acompanhe nesse bloco como se adaptar às tendências e melhorar a experiência do cliente imobiliário.
  4. Marketing: Essa trilha aborda a nova realidade do mercado digital com ações e estratégias para engajar e converter seus leads em clientes. Também traz um bate papo sobre a tendência dos imóveis como serviço e quais são os impactos disso para as empresas do mercado imobiliário.
  5. Vendas: Em um cenário econômico incerto, como precificar os lançamentos de novos produtos imobiliários? Com esse questionamento, abrimos essa trilha de conteúdo e, na sequência, exploramos as oportunidades acerca de ferramentas, técnicas e como um ecossistema integrado pode facilitar e otimizar as vendas imobiliárias. 

Por que participar do Construsummit 2022?

O Construsummit 2022 marca, para nós, o retorno dos eventos presenciais. Em um formato híbrido, você terá acesso a um conteúdo de alto valor com os principais especialistas do mercado imobiliário e da indústria da construção como um todo. 

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, o Sienge apoia a Construide, uma ONG que constrói casas populares para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Parte do lucro do evento é revertido para a organização, que já realizou mais de 65 obras, impactando cerca de 27 mil pessoas.

Acesse agora mesmo o site do evento e confira todos os destaques do Construsummit 2022. A programação completa já está disponível, assim como a lista de palestrantes confirmados. Em caso de dúvidas sobre inscrições, entre em contato pelo e-mail: construsummit@softplan.com.br