Como funciona o frete FOB?

Bruno Loturco

Escrito por Bruno Loturco

21 de fevereiro 2022| 9 min. de leitura

Compartilhe
Como funciona o frete FOB?

Você já ouviu falar em FOB? Esse termo não é exclusivo da construção civil, mas tem muito a ver com uma parte muito importante de toda obra: o orçamento. Por isso, é importante conhecer essa sigla e, mais do que isso, saber como ela impacta as suas obras.

O FOB é um daqueles conceitos que passam despercebidos com muita facilidade, já que ele tem a ver com um detalhe que a maioria dos envolvidos numa obra não precisa lidar. Apesar disso, entender o impacto do FOB pode economizar muito dinheiro e garantir que a sua obra fique dentro do orçamento até o fim.

Por isso, neste artigo eu vou mostrar para você o que é FOB, como ele funciona e como ele afeta o transporte dos materiais de construção civil.

O que é FOB?

A sigla FOB é uma de 11 siglas usadas pelo Incoterms, uma proposta de termos internacionais de comércio usados para descrever diferentes tipos de transporte de carga.

O termo FOB, de forma específica, é mais usado no comércio marítimo e vem do inglês Free On Board, que significa “Livre a Bordo”. Mas o que isso quer dizer? Na prática, quer dizer que a responsabilidade pela segurança da carga é toda do cliente.

E essa responsabilidade inclui coisas como:

  • seguro da mercadoria;
  • custos de transporte;
  • transporte final até o local em que a carga será usada.

Assim, no modelo de frete FOB, a carga não é entregue no destino final em que o comprador vai usá-la, mas em outro local. Então, depois disso ele precisa organizar um novo transporte até o destino final. Ou seja, dá para perceber que isso afeta a logística de transporte de materiais de construção em uma obra.

Mas antes de entender quanto o FOB afeta esse transporte, é importante saber como ele funciona em mais detalhes.

Como funciona o FOB?

Assim que o comprador faz um pedido de orçamento dos itens que ele precisa, já na cotação vem registrado o tipo de frete em que os materiais serão entregues. Em geral, os tipos de frete mais usados são CIF e FOB, sendo que um é o oposto do outro. Ou seja, no frete CIF a mercadoria é entregue no canteiro de obras e a responsabilidade pela segurança e transporte é do vendedor.

Mas no FOB a parte do vendedor acaba quando ele despacha a mercadoria, além de entregar tudo em uma fábrica ou depósito, não no canteiro. Assim, quando os materiais são vendidos com o frete FOB, em geral seu preço é mais baixo, pela dedução do frete e do seguro.

Por outro lado, depois que a mercadoria chega ao ponto combinado, o comprador faz o transporte até o canteiro de obras, de acordo com o plano de trabalho.

Como o FOB afeta o transporte de materiais de construção civil

De forma prática, é possível dizer que o modelo de frete FOB pode ser um problema ou uma vantagem para o transporte de materiais nas suas obras. Como assim?

insumos entregues no canteiro de obra

Em locais com fácil acesso e grandes quantidades de mercadorias usadas ao mesmo tempo no canteiro, pode ser melhor usar outro tipo de frete, como o CIF. Assim, a logística fica mais simples, já que os materiais são entregues no canteiro, de forma segura.

Por outro lado, em obras mais distantes ou de difícil acesso, o custo do frete de cada item pode causar um impacto muito forte no orçamento final. Por isso, nesses casos é melhor usar o frete FOB, que permite ser mais flexível na gestão da entrega dos materiais no canteiro, reduzindo tempo, custos e tornando o processo mais seguro.

3 pontos importantes sobre o FOB que você precisa saber

Agora que você já entendeu que o FOB é um tipo de frete de materiais e que ele pode ter um papel importante no seu orçamento de obra, é hora de tomar alguns cuidados importantes. Afinal, quando se trata de logística de obra, todo cuidado é pouco, e não basta apenas saber que tipo de frete será usado, mas considerar todo o seu impacto no preço final da obra.

Assim, veja a seguir alguns cuidados importantes que você sempre deve manter com relação ao frete FOB:

1. Identificação do modelo de frete

O primeiro cuidado que você precisa tomar com relação ao frete FOB tem a ver com identificar esse modelo de frete já no orçamento que recebe dos fornecedores. Por quê?

Muitos orçamentos não deixam evidente que o frete em questão é FOB, e limitam a colocar o tipo de frete em uma nota de rodapé ao enviar suas propostas. Assim, se o responsável pelo orçamento não estiver muito atento, ele pode contar apenas o preço dos itens em seus cálculos, o que vai causar um problema financeiro no decorrer da obra.

Por isso, sempre procure saber de forma clara que tipo de frete o fornecedor está disposto a oferecer, para que você possa calcular todos os custos reais da compra. Afinal, pode ser que em alguns casos não faça sentido usar o frete FOB, então saber disso vai agilizar sua tomada de decisões sobre quais propostas de compra aprovar.

2. Cálculo correto dos preços no orçamento

O segundo cuidado tem a ver com o cálculo do frete correto. Já falamos acima sobre um dos possíveis problemas de cálculo, que seria esquecer do frete e do seguro de transporte. Mas não se engane, há outros tipos de erro que você precisa tomar cuidado para evitar.

cálculo correto do frete é essencial

Por exemplo, um erro comum seria deixar de lado a possível flutuação no preço do frete no caso de itens importados que levam mais tempo para chegar. Nesses casos, seria bom trabalhar com uma certa margem de segurança no cálculo.

3. Atenção à logística de entrega

A logística da entrega é outro ponto essencial que merece sua atenção na obra. Afinal, um bom planejamento de logística pode economizar muito dinheiro, mas o contrário também é verdade.

Por exemplo, imagine que você tem uma obra grande em um local afastado, com pouco acesso. Então, você compra vários insumos de obra com diferentes fornecedores, cada um com uma quantia diferente.

Se você contratar o frete CIF para cada um, o valor final pode ser alto demais, por conta do espaço vazio em alguns caminhões. Mas e se você comprar tudo com o frete FOB e organizar a entrega de tudo uma única vez, com outro caminhão? É bem provável que o frete fique menor, e até que o processo seja mais rápido.

Isso é um exemplo de como você pode pensar e executar uma logística de entrega com sucesso. Assim, é importante ter sempre uma visão completa da obra e do que será preciso comprar em cada estágio dela.

Assim, o FOB não é nada de outro mundo. Pelo contrário, é apenas um tipo de frete de materiais, com seus prós e contras, como qualquer outro. Mas o trunfo de conhecer esse tipo de frete é saber quando faz mais sentido usá-lo. Além disso, é importante saber como calcular o seu uso da forma correta no orçamento de obra.

Além de uma boa gestão de transporte, há vários outros elementos que também podem melhorar a logística das suas obras. Veja agora como o layout de canteiro pode otimizar seu trabalho no canteiro!