Como elaborar um cronograma de obra de forma eficiente

Gabriela Torres

Escrito por Gabriela Torres

17 de agosto 2022| 9 min. de leitura

Compartilhe
Como elaborar um cronograma de obra de forma eficiente

Problemas como atrasos, falta ou desperdício de materiais e baixa produtividade são problemas recorrentes em canteiros de obras por todo o Brasil. Uma das soluções para corrigir esses problemas é a elaboração de um bom cronograma de obra, capaz de garantir que todas as etapas da obra sejam executadas de forma estruturada.

Em resumo, o cronograma de obra é um documento que gerencia todas as atividades do canteiro de obras. E também detalha todos os serviços, evidenciando seus prazos e duração.

O documento é elaborado como uma planilha, com as etapas divididas em espaços de tempo, que podem ser semanas, quinzenas ou meses, dependendo do tamanho, duração e complexibilidade do projeto.

O cronograma de obra deve ser acessível a todos os colaboradores do projeto, para facilitar a instauração de uma cultura positiva na organização, despertando uma responsabilidade maior no canteiro. Isso porque permite uma visão exata de como cada atividade pode impactar na execução do projeto.

Tipos de cronograma de obra

Os cronogramas de obra podem ser divididos em três tipos: físico, financeiro e físico-financeiro.

O cronograma físico se limita a informações sobre o planejamento de atividades que serão executadas na obra. Já o cronograma financeiro é o responsável por demonstrar as previsões de custos e fluxo de caixa.

O cronograma físico-financeiro, como o próprio nome já diz, é o que une os dois últimos, demonstrando tanto as informações das atividades que serão executadas, quando as informações financeiras. Esse tipo de cronograma é o mais indicado para gestores que buscam ter uma visão mais holística da obra para tomadas de decisão mais assertivas.

Diferença entre cronograma de obra de médio e longo prazo

Além de serem divididos em físico, financeiro e físico-financeiro, o cronograma de obra pode ser diferenciado por cronogramas de médio e longo prazo.

O cronograma de médio prazo é limitado a apenas uma etapa do projeto, possui mais detalhes dos processos da etapa e é usado enquanto a etapa está sendo realizada.

Já o cronograma de longo prazo abrange o projeto como um todo, com etapas bem definidas. Porém, com os processos menos detalhados e é mais utilizado do começo ao fim da obra.

Ou seja, ao final da obra, você terá vários cronogramas de médio prazo, um para cada etapa e um cronograma de longo prazo.

A importância do cronograma de obra

Planejar e ter um controle das atividades da sua obra é fundamental para o bom andamento e desempenho do projeto.

As falhas no planejamento são as principais causadoras de problemas como desperdícios ou falta de materiais, baixa produtividade no canteiro, aumento de custos e atrasos na obra.

Portanto, definir um cronograma de obra e ter um controle total das atividades que precisam ser executadas são primordiais para que os processos fluam bem e que o projeto diminua consideravelmente a possibilidade de os problemas citados atingirem a obra.

Benefícios de montar um cronograma de obra

A construção de um cronograma de obra eficiente demanda do profissional encarregado dessa tarefa muito estudo sobre o projeto, análises do método construtivo, do orçamento e dos prazos definidos no início da obra.

Em contrapartida, ele oferece uma série de benefícios:

Melhor programação de tarefas

O acompanhamento da evolução das atividades do cronograma permite ao gestor a análise das atividades que já aconteceram, estão acontecendo e vão acontecer. Isso permite evitar qualquer obstáculo que apareça.

Por exemplo: se alguma etapa da obra atrasar e for impactar diretamente em outra etapa ou no restante da obra, conhecer esse gargalo, possibilita ao gestor tomar decisões mais assertivas para mitigar o problema.

Redução de custos

O cronograma de obras ainda permite uma redução de custos. Já que o documento possibilita análise total da obra e evita desperdícios de materiais, garante que não haja compras desnecessárias o que impacta diretamente no custo total do projeto.

Controle de prazos

Além de evitar desperdícios de materiais, o cronograma de obras garante um controle e cumprimento dos prazos definidos no início.

Melhor resposta contra falhas e contratempos

O cronograma é o maior aliado para o gestor contra falhas e contratempos. Ter mapeado todas as atividades, custos e prazos, possibilita encontrar soluções para possíveis problemas e imprevistos com antecedência.

Programar compras

Por possuir um mapeamento de todas as atividades, o cronograma também evita o desperdício de materiais, já que ele permite que o administrador compre os materiais de acordo com necessidade e avanço da obra.

Como elaborar um cronograma de obra passo a passo

As etapas de um cronograma de obra eficiente podem variar de acordo com o projeto. Porém, em geral, cumprem as mesmas etapas de elaboração.

Então, para realizar esse documento, você deve fazer uma lista de todas as atividades, estabelecer os prazos de cada etapa, fazer uma relação de atividades, fazer a execução do cronograma, além, é claro, de realizar um contínuo acompanhamento dos resultados.

Veja, a seguir, um passo a passo simplificado de como elaborar um cronograma de obra:

Passo 1: Faça uma lista de todas as atividades

A primeira etapa para a criação do cronograma é listar todas as atividades. Para isso, é recomendado montar uma EAP (Estrutura Analítica de Projeto), que se refere às atividades que serão feitas e seu desmembramento em atividades menores, além dos insumos, serviços e equipamentos que serão usados em cada etapa.

É muito importante ser detalhista e criterioso nessa etapa. A ausência de alguma atividade ou subatividade no cronograma pode gerar atrasos e custos inesperados ao seu projeto.

Passo: Estabeleça os prazos de cada etapa

É muito comum que orçamentos tenham informações separadas por tipos de serviço e precisam ser destrinchadas no cronograma. Separe, logicamente, as atividades que possuem relação e dependência, para assim, definir os prazos de cada tipo de serviço.

Passa: Faça a relação de atividades

Como dito anteriormente, existem atividades que possuem dependência, ou seja, uma precisa da outra para serem concluídas. Um cronograma de obra eficiente sempre deve levar essas relações em conta, para garantir que as tarefas não sejam realizadas numa ordem incorreta.

Passo: Executar o cronograma

Hora da mão da massa. Pode-se usar dois métodos para executar o cronograma no canteiro. A linha de balanço é indicada para obra com atividades repetitivas e mais complexas. Enquanto método de Gantt é direcionado para obras menores.

O cronograma deve prever espaços de tempo para possíveis reparos ou otimizações que precisem ser feitas durante a obra.

Passo: Acompanhe os resultados

Por fim, mas não menos importante, é necessário um acompanhamento contínuo do andamento do cronograma. Como referência, você pode usar métricas de desempenho para medir como está indo o cronograma, e fazer ajustes, quando for necessário.

Ainda tem dúvidas? Discuta esse e outros temas no Sienge Comunidade agora mesmo!