As principais funcionalidades de um bom CRM Imobiliário

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

12 de novembro 2021| 12 min. de leitura

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As principais funcionalidades de um bom CRM Imobiliário

Funcionalidade é a qualidade que designa aquilo que exerce uma função. Ou seja, o termo se refere às diversas utilidades que determinada coisa pode ter. Para incorporadoras, construtoras e loteadoras, ter uma plataforma rica em funcionalidades é essencial para o gerenciamento completo de atividades e tarefas. O uso do CRM imobiliário vem crescendo sobremaneira, por sua qualidade geral e capacidade de ampliar os horizontes da gestão comercial, a plataforma atualmente se converte numa necessidade empresarial, muito além de uma ferramenta.

Mas, para cumprir com o que promete, o CRM imobiliário deve trazer consigo a maior quantidade de funcionalidades possível. Assim, garante a eficácia de processos e entrega uma solução completa, voltada exclusivamente para as necessidades imobiliárias.

Quer saber mais sobre as principais funcionalidades de um bom CRM imobiliário? Aprenda agora, neste artigo criado através da parceria entre CV CRM e Sienge.

Espelho de Vendas do CRM imobiliário

Também conhecido como Mapa de Disponibilidade, o Espelho de Vendas é uma das principais funcionalidades do CRM imobiliário. Mas por quê?

A gestão de disponibilidade de unidades pode ser um tanto quanto caótica quando realizada manualmente. Sem uma ferramenta adequada, é praticamente impossível saber quando determinado imóvel está reservado. Além disso, por vezes, é bastante demorado o processo de descobrir as informações essenciais de cada unidade.

Esses déficits podem trazer uma série de problemas secundários. Um deles é a reserva duplicada, que acontece quando dois corretores distintos reservam a mesma unidade ao mesmo tempo para leads diferentes. Isso acaba gerando um mal estar imenso, uma vez que um dos consumidores acabará perdendo sua reserva.

Para sanar o problema, o Espelho de Vendas é a funcionalidade que apresenta visualmente todas as unidades do seu empreendimento. Através dele, seus corretores podem visualizar em tempo real quais imóveis estão disponíveis, reservados, vendidos ou bloqueados.

Não bastasse isso, as melhores ferramentas do mercado também disponibilizam as tabelas de preço atualizadas, um mapa da vizinhança do empreendimento e a possibilidade de “fila de disponibilidade”. Quando é realizado o auto cadastro na fila, o corretor é prontamente notificado caso a unidade desejada fique disponível outra vez.

CRM imobiliário

Gestão de Leads

Os leads são contatos da nossa empresa. Eles circulam pelo funil de vendas e precisam ser qualificados para que cheguem, de fato, à compra. Ou seja, os leads são nossas oportunidades de negócio.

Por serem tão importantes, sua empresa precisa ter sempre em mente o quão essencial é gerenciar seus diferentes leads. E isso tem um motivo: cada lead está em um momento de compra específico, que pode ser menos ou mais próximo do fechamento de negócio. Portanto, gerenciar cada um desses grupos é imprescindível para que eles cheguem até o momento de compra.

Sendo assim, podemos dizer que a gestão de leads é uma das funcionalidades mais importantes do CRM imobiliário. Afinal, é através dela que suas equipes entenderão cada grupo de potenciais clientes, traçará formas de encaminhá-los e, finalmente, convertê-los.

Funil de Vendas

O funil de vendas é o caminho que nossos leads seguem até a compra. Ele possui topo, meio e fundo, sendo esta última a etapa em que a venda ocorre.

Apresentar um funil de vendas de fácil visualização pode diferenciar um CRM modesto de um CRM imobiliário completo e eficiente. Isso acontece porque, na era digital, Inbound Marketing tem sido uma das maiores armas para prospectar novos clientes, e o funil de vendas é parte essencial da metodologia.

Entender, acompanhar e intervir na jornada de compra digital do seu cliente pode aumentar exponencialmente seu nível de vendas concluídas com sucesso. Portanto, o funil de vendas é uma funcionalidade que não deve ser esquecida num bom CRM.

Gestão de comissão

O Corretor de Imóveis é um agende de extrema importância para o sucesso de uma empresa imobiliária. Ele funciona como a ponte que “linka” cliente e mercado e, para isso, precise de estudo constante.

Nada mais justo, então, que reconhecer a necessidade de sua comissão de direito. Contudo, gerenciar esse processo financeiro pode ser uma verdadeira dor de cabeça sem um CRM.

Pensando nisso, a gestão de comissão é a funcionalidade do CRM que dá à incorporadora muito mais autonomia e facilidade de pagamento, ao passo que traz mais transparência para o corretor de imóveis. Assim, é uma aplicação importante do CRM imobiliário e não deve ser ignorada.

Workflow personalizável

Rotina é importante na vida e no trabalho. E, com os fluxos de trabalho (workflows), essa rotina não precisa ser exaustiva ou complicada. Os workflows chegam para nos ajudar a categorizar nossas atividades e hierarquizar nossas demandas com mais facilidade.

No entanto, gerenciar workflows manualmente acaba se tornando uma bola de neve conforme a empresa cresce, evolui e adiciona etapas aos seus fluxos de trabalho.

Sendo assim, um bom CRM imobiliário costuma aplicar a funcionalidade do Workflow Personalizável, feito diretamente na plataforma. Cada setor pode ter seu próprio fluxo e nutri-lo com novas atividades sempre que necessário, em apenas alguns cliques.

Gestão de campanhas

Campanhas fazem parte de um bom pré-vendas. Nos dias de hoje, não se pode pensar em processo comercial sem ao menos um pouco de publicidade envolvida. Justamente por isso o mundo das vendas dá preferência àqueles que se mostram ao público.

Sobretudo no ambiente digital, os anúncios são muito importantes. Eles funcionam como uma vitrine do seu produto, conferindo mais visibilidade e ampliação no seu território de atuação.

A gestão de campanhas deve ser uma realidade para o CRM imobiliário, uma vez que a funcionalidade permite estudar, metrificar e gerar relatórios das suas melhores campanhas digitais. Assim, é possível ver o que funcionou ou não, bem como os reflexos do impacto da sua campanha com o público.

Análise de crédito

A gestão da análise de crédito é uma tarefa quase que diária dentro do mercado imobiliário, especialmente para empresas especializadas em projetos habitacionais como o Casa Verde e Amarela, antigo MCMV.

Fazer um estudo de viabilidade para entender se o fiador possui ou não capacidade de arcar com o financiamento é essencial. Contudo, também pode ser bastante exaustivo.

Por conta disso, a gestão de análise de crédito é uma aplicação muito bem vinda no CRM imobiliário. Você pode enviar os dados do comprador para o centro de análise com facilidade e receber o retorno muito mais rápido do que se a atividade fosse feita manualmente. Isso é modernidade, tecnologia e conforto para o seu cliente.

Portal do Cliente

O Portal do Cliente é um setor previsto para o seu consumidor. Nele, o cliente pode ter acesso à segunda via de boletos, acompanhar o andamento da obra (caso tenha optado por comprar na planta), abrir solicitações de assistência técnica e muito mais.

Quando um CRM imobiliário aposta em soluções como o Portal do Cliente, seu objetivo é cuidar não apenas da sua empresa, mas também do seu consumidor. Assim, é criado um canal único e exclusivo de comunicação para toda a sua empresa, sem necessidade de milhares de plataformas que não conversam entre si.

É válido ressaltar que o Portal do Cliente não é uma funcionalidade presente em todos os CRMs que encontramos no mercado. É, muito pelo contrário, uma estratégia de estímulo ao relacionamento com o cliente aplicada apenas pelos melhores do segmento.

Gestão de Pós-venda no CRM imobiliário

Eis aqui uma coisa negligenciada no mercado imobiliário: o pós-venda. Por mais que tentemos, parece que nunca damos ao processo a relevância que merece.

Mas a verdade é que o pós-venda pode mudar completamente o rumo de uma empresa imobiliária. Ele é responsável por grande parte do relacionamento que estabelecemos com o cliente, e, quando bem aplicado, está diretamente relacionado ao aumento nas taxas de indicação e recompra.

Ou seja: é preciso apostar no pós-venda “pra ontem”.

E com isso um bom CRM imobiliário pode ajudar. A funcionalidade de pós-venda não está disponível em todos os softwares do setor, mas, acredite: está presente nos melhores deles. Com ele, você gerencia o relacionamento com seu cliente e permite muito mais proximidade entre empresa e consumidor.

Integrações

Finalmente, chegamos às integrações.

Integrações são importantes para gerar uma comunicação integrada e, muito mais que isso, criar um ecossistema de tecnologias para a sua empresa. Ainda assim, é comum encontrarmos CRMs que não oferecem a funcionalidade, por isso, preste atenção!

Quando seu CRM integra com outras plataformas do setor, estabelece uma conexão única entre as mais diferentes ferramentas, tornando sua gestão muito mais organizada. Dessa maneira, administrar diferentes áreas do ciclo comercial se torna extremamente simples. E, por fim, suas equipes evitam o extravio de dados, a perda de informação e a migração entre diferentes veículos.

Conclusão

Muitos são os sistemas que se autodenominam CRM. Mas nem todos possuem as funcionalidades basilares que uma boa plataforma da área precisa ter. Por isso, é importante ter bastante cuidado ao escolher a plataforma que acompanhará sua gestão comercial.

Tenha sempre em mente que o que mais importa é que o CRM escolhido “dê match” com sua empresa, e possa sanar os problemas que você de fato tem. Ou seja, o ideal é que o seu CRM atenda às suas necessidades.

Mas e aí, gostou de descobrir mais sobre as muitas funcionalidades de um bom CRM imobiliário?

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