O que é arquitetura Art Déco

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

2 de fevereiro 2023| 8 min. de leitura

Compartilhe
art déco

A Art Déco é um dos movimentos mais famosos da arquitetura, que se popularizou no passado e tem características bem específicas que atraem milhares de pessoas no mundo todo. 

Se você tem interesse neste assunto, continue sua leitura. Neste artigo, nós vamos trazer algumas informações e aspectos importantes sobre o estilo art déco para que entenda seus principais traços e detalhes.

Possibilitando que adquira mais conhecimento sobre esse estilo arquitetônico que é tão marcante na história do país. Vamos lá? 

A origem de Art Déco na Arquitetura

O design da Arquitetura Art Déco é um estilo que se popularizou em 1920 e continuou muito forte até o período de 1930. Trata-se de uma arquitetura que tem como principal característica o uso de formas geométricas precisas, limpas, retas e angulosas.

Além disso, é importante saber que é um estilo arquitetônico muito sofisticado e elegante, que foi amplamente usado em todos os tipos de construções da época.

Desde os edifícios públicos, residenciais e comerciais eram impactados pela arquitetura da época. O que faz com que muitos imóveis até hoje tenham fachadas originais preservadas.

Entretanto, vale ressaltar que a art déco não é um estilo arquitetônico tradicionalmente brasileiro.

Na realidade, é uma arquitetura que foi muito popular no mundo todo, especialmente em cidades grandes como Nova York, Paris, Miami e, posteriormente, no Brasil em algumas das capitais.

Portanto, não é algo que tenha sido tradicionalmente cunhado no Brasil e reflita a arquitetura local como são as obras de Oscar Niemeyer, por exemplo, que é um gênio brasileiro da arquitetura e também utilizou muita art déco em suas obras.

Entenda mais sobre a arquitetura Art Déco

Introduzida no Brasil em meados de 1920, a arquitetura art déco é um estilo de design que se fez presente nas obras nacionais até meados de 1930.

Caracterizado por formas geométricas precisas, o estilo arquitetônico se faz presente no país até os dias de hoje quando analisamos prédios como o Edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer em São Paulo.

O local é considerado até os dias de hoje como um dos edifícios art déco mais importantes da América Latina.

Um aspecto interessante é que, o estilo arquitetônico usa fortemente motivos decorativos exagerados, como frisos, molduras e motivos florais, animais ou figuras humanas.

É um estilo muito rebuscado, que acaba desencadeando sofisticação para a fachada.

Exemplos de edifícios Art Déco mais importantes do país

A arquitetura Art Déco no Brasil foi amplamente utilizada, o que faz com que tenhamos muitos exemplos do estilo ainda presentes no país, como:

  • Edifício dos Correios, em São Paulo;
  • Edifício Itália, no Rio de Janeiro que foi projetado por Lúcio Costa e Otávio Augusto Teixeira;
  • Edifício Mallet, em Recife.
  • Teatro Municipal, no Rio de Janeiro que foi projetado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo e inaugurado em 1909;
  • Edifício Kessel, em São Paulo que foi projetado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo;
  • Edifício Elídio, em Salvador, projetado por Jorge Matoso.

Portanto, se você quer entender mais sobre esse estilo arquitetônico elegante e sofisticado, é possível conhecer os prédios de pertinho ou aproveitar as imagens desses prédios para se inspirar.

Materiais de Art Déco

Um aspecto interessante é que, quando pensamos em art déco características devemos nos atentar aos materiais que foram usados por muito tempo para a composição dos prédios que seguem essa arquitetura.

Como o caso do aço, usado não só na estrutura dos prédios, como também nos detalhes decorativos. Bem como, o concreto usado para estrutura e revestimento dos prédios que seguem esse padrão arquitetônico.

O vidro também se faz muito presente em janelas e fachadas, para permitir o bom uso da luz natural através das janelas.

Os tijolos são amplamente usados como revestimento de fachadas, deixando um detalhe muito bonito e característico desse tipo de arquitetura.

Assim como, as pedras usadas no revestimento de fachadas e detalhes decorativos. A madeira presente nos acabamentos internos para dar um visual mais aconchegante e o mármore nos revestimentos de piso e madeira, predominantemente usado em tons claros.

Os azulejos estão muito presentes nos revestimentos de pisos e paredes com padrões geométricos e cores vibrantes. Bem como, o metal usado em detalhes decorativos como molduras, frisos e ornamentos em geral.

A importância dos materiais no estilo arquitetônico

Tais materiais são parte importante do estilo arquitetônico art déco. O que faz com que seja interessante analisar nos imóveis que ainda seguem esse padrão a presença dos materiais e como eles são aplicados.

Afinal, é justamente esse tipo de padrão que faz com que seja possível ter um resultado único na arquitetura que usa esse estilo elegante e sofisticado.

Até os dias de hoje, quem é fã desse estilo pode recorrer a um bom arquiteto para reproduzir o visual desejado na fachada de seu imóvel ou em ambientes internos.

Portanto, quem gosta do estilo pode aproveitar a abundância dos mesmos materiais que estão disponíveis nos dias de hoje, para implementar esse estilo em suas próximas construções.

Vale a pena fazê-lo com a ajuda de um bom arquiteto que tenha amplo conhecimento sobre art déco para que possa cuidar de cada detalhe do projeto arquitetônico de seu imóvel.

Arquitetura art déco no Brasil incorpora elementos

Um aspecto interessante para quem é apaixonado por arquitetura, é que no Brasil, a art déco sofreu influência de elementos da arquitetura colonial e barroca brasileira, como os azulejos portugueses e os painéis de cerâmica.

Tudo isso constrói a identidade do padrão arquitetônico de prédios de 1920 e 1930, quando o estilo era mais forte.

A elegância e sofisticação trazidos pelo estilo se tornaram parte da cultura e da história brasileira. Um dos principais arquitetos nacionais a utilizar o estilo em suas construções foi o Lúcio Costa, já citado anteriormente.

Até os dias de hoje é possível aproveitar belíssimas igrejas que seguem esse padrão arquitetônico para visitar, conhecer e se encantar. Como o caso da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Rio de Janeiro.

Além das obras ligadas à religião, também é possível encontrar o estilo arquitetônico em locais como parques e jardins, como o Jardim Botânico de São Paulo.

Em sua próxima viagem, vale muito a pena observar as construções mais antigas para identificar a arquitetura distinta e única da época.