O que é Marmorato e como fazer na sua casa

Escrito por Redação Sienge

16 de dezembro 2022| 10 min. de leitura

Compartilhe
O que é Marmorato e como fazer na sua casa

Não é de hoje que as pedras naturais são utilizadas para trazer um ar de requinte nas casas. No entanto, elas não são tão acessíveis e, por conta disso, surgiram outras formas mais simples de se transmitir a mesma impressão. O marmorato é um ótimo exemplo. 

Essa técnica imita a textura e a aparência do mármore, que é uma das pedras mais cobiçadas e utilizadas em imóveis a fim de trazer elegância para o ambiente. Muito utilizado em cozinhas e banheiros, o mármore também pode compor escadas, paredes, lareiras, etc.

Parecido também com o cimento queimado, a técnica do marmorato pode ser uma ótima opção para quem busca o requinte dentro de casa, mas não deseja gastar grandes fortunas para isso. Portanto, no artigo de hoje, você vai conhecer mais sobre o marmorato!

Além disso, vamos elencar um rápido passo a passo bem simples para você aplicar na sua casa. Tenha uma ótima leitura!

O que é Marmorato? Entenda a técnica 

O Marmorato é uma técnica para pinturas de parede, que imita a aparência e a textura do mármore natural, fazendo com que as paredes pareçam brilhantes e lisas.

Essa é outra técnica da construção civil, principalmente na área de pintura, que proporciona um acabamento refinado, mas é mais acessível porque o próprio mármore é mais caro e demanda mais tempo e trabalhos manuais de instalação.

O mármore é uma pedra natural e geralmente tem um preço mais alto. Por isso, o efeito mármore é muito utilizado ao sugerir um acabamento moderno e elegante ao ambiente, e principalmente para economizar no orçamento da obra.

Além do preço, a vantagem de escolher o mármore como acabamento de parede é que ele pode ser usado tanto em paredes internas quanto externas. Além disso, possui uma grande variedade de cores e estilos, que podem ser utilizadas sozinhas ou em combinação entre si.

É um pouco mais complexo do que uma pintura comum, por isso recomendamos o auxílio de um profissional capacitado. Mas seguindo o nosso passo a passo abaixo você também pode conseguir resultados incríveis.

Utilizando essa técnica dentro de casa

Também chamado de tinta mármore, uma das vantagens do Marmorato é que ele possui um acabamento muito versátil na decoração de ambientes.

Esta versatilidade deve-se à possibilidade de utilização de texturas em diferentes contextos, bem como à variedade de cores, técnicas, combinações e acabamentos.

Além de texturas que imitam os estilos tradicionais de mármore, como mármore carrara, calacata oro, piguês ou mármore preto (mármore nero), há também texturas de mármores coloridos, azul, cinza, vermelho, roxo, rosa, marrom e muito mais.

Para utilizar na sua casa, o marmorato  pode ser utilizado em ambientes internos e externos, cômodos inteiros ou apenas em partes, como destaque do ambiente.

Em salas, corredores, escritórios, escadas e até quartos, essa textura confere ao ambiente um ar mais refinado e elegante. Esta é uma textura que imita a pedra natural e tem um alto valor no mercado.

A textura do próprio mármore já aprimora muito o ambiente, mas para deixar o efeito ainda melhor, é importante considerar a decoração como um todo.

Ao definir um projeto, considere uma boa combinação de texturas de mármore com diferentes tipos de pisos, por exemplo, para ter uma atmosfera de elegância e conforto ao mesmo tempo.

Para realçar o brilho da parede, você pode aproveitar para colocar iluminação e luminárias embutidas próximas ao mármore, e prestar atenção na coloração e textura da parede.

Em um ambiente onde se propõe uma mistura de diferentes estilos e texturas, uma possibilidade é decorar as paredes de mármore com quadros, prateleiras e plantas.

Considerando que a textura do mármore pode dar uma sensação de frescor ao ambiente, uma sugestão interessante é contrastar a decoração com móveis ou mesmo pisos de madeira.

Como material de maior conforto térmico, a madeira está perfeitamente equilibrada com o mármore. Use e abuse das sugestões e aproveite!

Como fazer a textura Marmorato

É claro que a melhor maneira de fazer a textura marmorato é buscando um profissional com experiência no assunto.  Porém, você pode seguir o passo a passo abaixo para fazer em casa:

1) Reúna os materiais necessários

Para aplicar a técnica do marmorato na sua casa, você vai precisar de alguns itens específicos antes de começar. Veja quais são eles:

  • Desempenadeira, de preferência de aço com canto arredondado;
  • Espátulas;
  • Massa de Textura Marmorato escolhida;
  • Politriz ou uma flanelinha para o polimento manual;
  • Cera incolor pastosa;
  • Massa corrida;
  • Tinta branca de látex;
  • Lixas para dar o acabamento.

Após reunir todos estes materiais, passe para o próximo item.

2) Prepare a parede

A parede que receberá o efeito marmorato deverá ser preparada previamente. Para isso, limpe bem a parede ou superfície, lixe para retirar o máximo de imperfeições, aplique massa corrida nos furos e demais deformidades da parede, e aplique a tinta branca como base.

Procure deixar a parede o máximo lisa possível, pois isso fará toda a diferença no efeito marmorizado do final. 

3) Aplicando o Marmorato

Agora que a parede já está pronta para o próximo passo, a tinta branca já secou, você poderá aplicar a textura marmorato desejada. Para isso, utilize uma espátula para pegar um pouco da massa e espalhar pela parede com a desempenadeira.

Não importa se você vai passar a textura em linhas retas ou de forma aleatória. O importante é aplicar a textura de forma irregular mesmo, a fim de dar aquele efeito disforme. Assim, você vai perceber o mármore se formando à medida que vai espalhando a textura.

Espere o marmorato secar por 7 a 8 horas. 

4) Lixa

Passado o tempo de cura da primeira demão de marmorato, você pode utilizar uma lixa para retirar todo o excesso da textura da primeira demão. Isso irá dar um efeito ainda mais perfeito no final. 

Após lixar corretamente a superfície, passe um pano para tirar a poeira.

5) Próxima demão de Marmorato

Depois da lixa, hora de passar mais uma demão da textura marmorato! Para isso, faça o mesmo processo de aplicação da primeira demão: utilize a desempenadeira e vá passando a massa de acordo com a sua intuição.

Espalhe bem por onde a primeira demão não deixou muita textura. Depois, espere 12 horas para secagem e passe novamente mais uma demão.

6) Acabamento com cera 

Depois de 3 demãos de marmorato, com a parede ou superfície bem seca, é hora de fazer o acabamento com a cera, no intuito de dar mais brilho à peça. Esse ponto é fundamental para dar o efeito mármore, já que a pedra natural possui essa característica. 

Portanto, basta você aplicar a cera em pasta incolor por todo o local, utilizando uma esponja macia ou a própria desempenadeira. A cera leva uns 15 minutos para secar e, após isso, basta finalizar com o polimento com a flanela ou politriz.

Conclusão

A técnica do marmorato é uma opção mais acessível que o mármore e, como vimos, tem a capacidade de transformar as paredes da sua obra ou reforma em um ambiente totalmente moderno, elegante e sofisticado.

Além de ser uma opção para projetos residenciais, o mármore também pode ser uma ideia interessante para shoppings como escritórios, cafeterias, etc.

Embora o preço do material seja bem mais barato que o da pedra natural, na hora de contratar a mão de obra, é importante não olhar só o preço.

Como vimos, a aplicação passo a passo da textura do mármore exige técnica para dar um excelente acabamento.

Então, se você puder optar por um profissional com experiência neste tipo de textura, os resultados podem ser ainda melhores.